sábado, março 19, 2016

De garrafa a candeeiro

Existem numerosos "leds" com carregamento USB cujo formato, semelhante ao de uma simples rolha, permite projectar a luz para o interior de uma garrafa, a qual, desta forma, se converte em algo semelhante a um candeeiro, com a vantagem de resistir bem ao vento e mesmo a chuva ligeira, mantendo uma luminosidade razoável.

Esta pequena lâmpada fornece luz por duas horas e meia, após um hora de carregamento via USB, recorrendo a uma porta ou alimentador convencional, avisando durante o processo com uma cor vermelha, e possui um interruptor rotativo num dos extremos, ligando e desligando com um simples movimento.

Existem numerosos modelos, de melhor ou menor qualidade, com preços que variam enormemente, podendo ser adquiridas, por preços mais favoráveis, em pequenos conjuntos de quatro unidades, compondo um efeito interessante quando utilizadas em simultâneo em garrafas de diferentes cores.

Construída em plástico e cortiça, tem um pequeno "led" de luz branca 6000K, com uma vida útil expectável de 30.000 horas, segundo o fabricante, tendo dimensões de 61 x 25 milímetros, um peso de apenas 16 gramas, tendo um preço que ultrapassa em pouco o par de Euros, incluindo portes a partir da Ásia.

sexta-feira, março 18, 2016

Pena suspensa para pai de menor que matou em acidente - 3ª parte

Para a menor que conduzia, este acidente mortal poderá resultar num trauma severo, com consequências imprevisíveis, mas que poderão projectar-se para toda a sua vida adulta, independentemente do acompanhamento que venha a ter e dos esforços para que ultrapasse uma situação da qual, sendo protagonista, será a menos culpada.

O que parecia ser uma simples brincadeira, algo de inocente, teve consequências trágicas para todos os envolvidos, de ambas as famílias, comprometendo o futuro e felicidade de todos, podendo, no limite, também ter arruinado financeiramente uma das famílias, obrigada a pagar uma muito vultuosa indemnização superior a duas centenas de milhar de Euros através dos seus próprios recursos.

Caso tivesse havido uma pena de prisão efectiva, algo que ainda é possível quando escrevemos este texto, dada a possibilidade de recurso, o desfecho seria ainda mais penalizador, sendo que, face à exposição ao perigo dos próprios filhos, não nos admiraria, tal como não seria de espantar que fossem adoptadas outras medidas a nível de protecção de menores, as quais consideramos serem absolutamente necessárias face à irresponsabilidade demonstrada por este pai.

Este caso serve como exemplo, e como alerta, para todos quantos acham, de alguma forma, engraçado, permitir a menores, que obviamente não possuem habilitação legal, conduzir veículos motorizados, antecipando muito pouco as consequências possíveis e acreditando que os azares apenas acontecem aos outros, algo que, efectivamente, a realidade desmente de forma nua e crua.

quinta-feira, março 17, 2016

DJI apresentou o "Phantom 4" - 4ª parte



Outras características e funcionalidades presentes nas gerações anteriores foram melhoradas, com a introdução de novas tecnologias que funcionam de forma complementar, num todo consistente, muito fiável e que pode ser utilizado por todos, mesmo por aqueles que apenas pretendem uma plataforma de recolha de imagens e, por essa razão, nunca desenvolveram capacidades de operação de "drones".

Indiscutivelmente, este é um sector em rapidíssimo desenvolvimento, onde as novidades tecnológicas se sucedem a uma rapidez impressionante, permitindo implementar um conjunto de funcionalidades que, muito recentemente, pareciam autêntica ficção científica e que hoje se encontram ao alcance de todos.

O "Phantom 4" é um dos expoentes máximos desta evolução, sendo de destacar a inteligência artificial de que vem dotado, a qual permite uma operação extraordinariamente simples e segura, mesmo por parte de quem tenha pouca ou nenhuma experiência com este tipo de dispositivo, permitindo ao operador concentra-se essencialmente nas filmagens, aquilo para o que este "drone" foi realmente concebido.

Para quem necessite de um "drone" para obtenção de imagens, não podemos deixar de recomendar este modelo, que, tal como os seus antecessores, é uma referência para a concorrência e irá, certamente, inspirar muitos fabricantes a replicar as suas características mais marcantes, dando assim origem a uma nova geração de "drones" com características bem mais avançadas do que ainda recentemente era sequer imaginável.

quarta-feira, março 16, 2016

Pena suspensa para pai de menor que matou em acidente - 2ª parte

Devemos realçar o facto objectivo de os dois menores no interior do veículo, a condutora e o menor ao colo do pai, que seguia no banco da frente, portanto sem os dispositivos de retenção obrigatórios para transportar crianças com aquela idade, terem corrido um sério risco, situação que, consideramos, não foi devidamente contemplada, secundarizada face a uma vítima mortal.

No entanto, em caso de acidente, ocorrido nestas condições, a possibilidade de a criança transportada ao colo do pai ser projectada está sempre presente, bem como a possível inadequação dos sistemas de retenção do veículo a uma jovem de apenas 12 anos, dependendo, obviamente, da estatura e compleição física da mesma.

Assim, temos dois crimes de exposição ao perigo, que consideramos estar sempre presente quanto um pai ou tutor permite a um menor, sem habilitação própria, conduzir um veículo, seja na via pública, seja em terrenos particulares, pelo que o responsável por este acidente, ou semelhantes, deverão sempre ser condenados por este crime.

Esta morte, que resulta de negligência grosseira, para além de uma condenação penal tem como consequência o pedido de retorno por parte da companhia seguradora do sinistrado que, tendo pago a indemnização respectiva à família da vítima, quer agora recuperar esse montante, cobrando-o ao seu segurado por este ter permitido a um menor, sem habilitações, conduzir a viatura segura.

terça-feira, março 15, 2016

DJI apresentou o "Phantom 4" - 3ª parte



Naturalmente, o retorno automático fica muito beneficiado com esta tecnologia, efectuando-se de forma muito mais inteligente, graças aos sensores que permitem estabelecer a melhor rota, sempre evitando obstáculos, e fazendo aterrar o "drone" no local pretendido e em segurança com o simples premir de uma tecla.

A câmara do "Phantom 4" é a melhor de sempre, permitindo obter uma qualidade de filmagens melhorada, incluindo uma câmara com lente com oito elementos separados, aumentando a qualidade e evitando problemas cromáticos e distorções conhecidos, acabando por ser uma peça essencial naquilo que, mais do que um "drone", é uma autêntica "câmara voadora de alta defenição".

Filmando em ultra-alta defenição, a 4K a 24, 25 e 30 imagens ou "frames" por segundo ou no conhecido 1080P, a 60 e 120, a qualidade das filmagens é de uma qualidade profissional, permitindo o seu uso imediato, dado que mesmo os problemas de distorção, para os quais existem filtros em diversos programas, não é aqui sentido.

A bateria foi completamente redesenhada, muito mais compacta e com melhor acesso, permitindo ao "drone" voar durante até 28 minutos, integrando-se na nova fuselagem, com todo o conjunto a primar pelos excelentes acabamentos e pela enorme rigidez e resistência, apenas possível utilizando materiais de última geração.

segunda-feira, março 14, 2016

Botas militares inglesas - 5ª parte

Queremos alertar para a necessidade de verificar cuidadosamente o estado das botas a adquirir, evitando fotos genéricas e descrições do estado do tipo "grade 1", a que corresponde um artigo em muito bom estado mas cuja interpretação tem, naturalmente, alguma flexibilidade, tendo o vendedor a tendência a melhorar a graduação de acordo com os seus próprios interesses.

Também é de ter em atenção que os tamanhos ingleses são completamente diferentes dos europeus, a que estamos habituados, pelo que é essencial verificar cuidadosamente as equivalência, recorrendo a um das numerosas tabelas disponíveis na Internet, e confirmando através de outras fontes, evitando assim erros que saem sempre dispendiosos.

Este é um tipo de botas específico, concebidas para fins militares e policiais, igualmente adequadas a quem participe em missões de socorro ou na área da segurança, com possibilidade de serem utilizadas em caminhadas sobre terrenos difíceis, mas não serão tão polivalentes em termos de uso contínuo como umas "Magnum", mais leves e confortáveis.

Escolhidas no tamanho correcto, o que pode implicar alguma espera, e a preço favorável, abaixo da meia centena de Euros para um par novo ou quase novo, já incluindo os respectivos atacadores, estas botas são uma opção a ter em conta para quem previlegie a robustez e o baixo preço, sem prejudicar em demasia o conforto, garantindo assim anos de uso, mesmo em circunstâncias das quais resultem um elevado desgaste.

domingo, março 13, 2016

DJI apresentou o "Phantom 4" - 2ª parte



O sistema, designado por "Point and Cloud Stereoscopic Recognition" tem um alcance de 15 metros na horizontal e 9 na vertical, construindo uma imagem virtual de objectos, tanto de dia como de noite, travando ou desviando o "drone" automaticamente em caso de colisão eminente, sem qualquer intervenção do operador.

Desta forma, basta ir tocando sucessivamente nos destinos pretendidos no écran táctil para que o "drone" se dirija para eles, contornado obstáculos e adaptando-se continuamente às diversas condições de voo, selecionando velocidade e altitude, bem como a trajectória ideal.

No modo "ActiveTrack", a câmara distingue objectos específicos, seguindo-os automaticamente, bastando para tal selecioná-los no écran táctil, resultando num perfíl de voo completamente automático e independente de um controle remoto, permitindo, por exemplo, seguir alguém, ou mesmo um animal ou objecto, de forma autónoma, reconhecendo qualquer angulo do objecto a seguir.

Este "drone" tem capacidade de voar até 5 quilómetros com a bateria de origem, podendo efectuar filmagens circulares em torno de um objecto, mesmo que móvel, de forma automática, sempre recorrendo às funcionalidades que mencionamos, efectuando por sí todo um conjunto de manobras particularmente complexas.