sábado, maio 19, 2018

Fotos antigas com a "Huji Cam"

A aplicação "Huji Cam", cujo nome lembra os antigos rolos de filme analógico da Fuji, destina-se a permitir que equipamentos Android e iOS tirem fotografias que aparentam ser dos anos oitenta, altura anterior à da fotografia digital, pelo que os resultados se aproximam, dentro do possível, daqueles que eram obtidos com as antigas câmaras analógicas.

A "Huji Cam" está disponível para descarga na "Play Store", é gratuita, suportada por publicidade, permitindo "revelar" fotos, através de um processamento em "background" e efectuar modificações, incluindo na data que vai constar no resultado final, sendo muito simples de utilizar mesmo por quem tem pouca prática como fotógrafo.

Apesar de alguns possíveis erros, para os quais existem soluções, e de resultados que dependem substancialmente do equipamento utilizado, seja em termos das características da câmara, seja pelo próprio processamento, existe uma consistência que revela que estamos diante de um programa com qualidade, embora destinado a um nicho específico de mercado.

Sugerimos aos nossos leitores que se interessam pela fotografia, sobretudo pelo formato analógico, e que queiram obter com um dispositivo móvel resultados semelhantes aos obtidos por uma câmara dos anos oitenta, que testem esta aplicação e efectuem algumas experiências, podendo obter alguns resultados interessantes ou mesmo surpreendentes.

sexta-feira, maio 18, 2018

Caixas herméticas - 1ª parte

As caixas herméticas, estanques e à prova de choque, construídas em plástico ABS de alta resistência e almofadadas ou isoladas no interior são essenciais em viagens, destinando-se a proteger pequenos objectos dispendiosos, tal como equipamentos electrónicos, como telemóveis ou GPS, que resistem pouco a impactos e menos ainda a água ou mesmo humidade.

Disponíveis nas mais diversas formas, cores, configurações e dimensões, estas caixas são relativamente acessíveis, sobretudo quando comparadando o seu valor com o do conteúdo que podem proteger, podendo custar pouco mais de 3 Euros para uma caixa com 165 x 105 x 50 milímetros e perto do triplo para uma com 200 x 98 x 82 milímetros.

É de notar que, sendo estas dimensões externas, se deve prever que diminuam perto de 10 milímetros em todas as direcções, com este valor a diminuir de acordo com o tipo de revestimento utilizado e o desenho da caixa, sendo de evitar que os objectos apenas caibam na diagonal ou pressionado o forro, o que leva a diminuir o nível de protecção dos equipamentos guardados no interior.

Alguns modelos possuem sistemas de fixação, seja para prender uma correia, comum, sobretudo, nas caixas mais pequenas, seja para passar uma cinta de aperto, enquanto alguns, mais raros, permitem o recurso a um cadeado para serem fechadas, algo que só terá alguma utilidade caso estejam fixas ou bem presas, o que só é realista nos modelos mais dispendiosos, construídos em metal.

quinta-feira, maio 17, 2018

MAI cede a empresas de helicópteros - 1ª parte

A falta de opções e o fracasso das negociações com empresas italianas levou o Ministério da Administração Interna (MAI) a negociar com as empresas portuguesas que acusou de cartelização, concretamente a Helibravo/Heliportugal, Babcock e HTA-Helicópteros, o que implica recuar em toda a linha e desmentir afirmações anteriores quanto à existência de um conjunto de meios aéreos.

Depois de longos meses de concursos e negociações sem resulados, do anúncio de que os meios estariam adjudicados, que se verificou não corresponder à realidade quando o contrato com a empresa Ariane não foi assinado, por esta não ter conseguido os meios necessários, a opção foi, inevitavelmente, por cair perante as empresas acusadas de práticas comerciais incorrectas.

Com o aproximar do Verão, em pleno mês de Maio, com o mercado internacional esgotado, após adjudicação dos meios disponíveis a outras entidades, o MAI teve que voltar a depender das empresas do costume, e a depender a capacidade destas, o que passa pela substituição de meios, como os Ecureuil B3 pelos B2, com capacidade inferior.

Actualmente, a Babcock tem com o contrato de aluguer de helicópteros para o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Helibravo venceu o primeiro concurso para dez helicópteros ligeiros, a Heliportugal tem o de operação dos três helicópteros ligeiros operacionais deste o início de Maio, e a HTA tem contratos similares em Espanha, tendo feito negócios com o MAI no passado, sendo estas as empresas agora contratadas.

quarta-feira, maio 16, 2018

O "strobe" S-LITE

Os "strobe" são, de forma simplificada, dispositivos de localização com pequenas luzes tipo "led" que permitem a visualização a uma distância elevada, sendo utilizados para assinalar a presença de pessoas e equipamentos, podendo ser particularmente úteis durante missões de socorro.

O "led", para além de contribuir para a localização do portador, permite iluminar objectos a curtas distâncias, funcionando como uma pequena lanterna, e, pelas suas características, usa pouca energia, o que permite operar durante dias, sendo conveniente possuir uma bateria de substituição dado que não é intuitivo nem particularmente vísivel a nível de intensidade quando a energia vai acabar.

Com apenas 55 por 40 milímetros e um peso de 30 gramas, os "strobes" S-LITE, a que recorremos como exemplo, estão disponíveis em diversas cores, incluindo o vermelho, verde, branco, amarelo e rosa sendo muito fácil de fixar a uma peça de vestuário, a uma correia ou a um capacete, seja directamente, seja usando um pouco de velcro.

O preço, incluindo portes começa nos 6 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, podendo atingir valores bastante elevados para os modelos de melhor qualidade, que implementam mais funcionalidades, e que se destinam, essencialmente, a um uso militar, permitindo a visualização a partir de aeronaves que disponham de equipamento adequado.

terça-feira, maio 15, 2018

O receptor de GPS Ublox para sistemas Windows - 2ª parte

Este receptor destina-se a computadores com sistema operativo da família Windows, suportando as versões a partir do Windows XP, incluindo o Windows CE, e até ao Windows 10, sendo necessário instalar o controlador, que pode ser descarregado, em formato comprimido, a partir desta ligação.

Seguidamente, o ficheiro deve ser descomprimido e o controlador instalado, podendo-se nessa altura conectar o receptor a uma porta USB e verificar o seu funcionamento, devendo os testes serem efectuados no exterior, como forma de obter a melhor recepção do sinal dos satélites.

Os dados são fornecidos segundo o sistema de coordenadas WGS-84, aceite pela generalidade dos programas, como o OziExplorer ou o CompeGPS, que necessitam de ser configurados para aceitar dados neste formato específico e na porta usada pelo dispositivo, podendo-se recorrer ao programa incluído, apenas disponível em inglês, para efectuar testes.

Por pouco mais de 6 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, este receptor da Ublox é uma solução a ter em conta para aqueles que utilizam cartografia digital num computador portátil e necessitam da informação posicional proveniente do sistema GPS e Glonass para tirar pleno partido dos mapas, podendo ser complementado por uma ligação móvel à Internet, que permita utilizar outro tipo de soluções.

segunda-feira, maio 14, 2018

Capacetes para filmagens - 4ª parte

Naturalmente, pode-se utilizar outro modelo de capacete, já que a maioria das câmaras de acção incluem diversos tipos de suporte que permitem vários métodos de fixação, mas nenhuma tão firme como quando existe um suporte nativo no próprio capacete, solidamente fixo por parafusos ou rebites, o que reduz muito substancialmente a trepidação que se sente quando se utiliza velcro ou mesmo correias para proceder à fixação.

Os "Fast helmet" permitem à cabeça respirar, sendo comparativamente leves, e o sistema de fixação, sobretudo os vendidos separadamente, são muito eficazes, sendo confortáveis de utilizar, mas têm o inconveniente de ser possível que pequenos objectos passem através dos orifícios existentes no capacete, pelo que, neste aspecto concreto, oferecem um nível de protecção inferior ao de outros modelos completamente fechados.

O preço de um destes capacetes, incluindo portes a partir da Ásia fica entre os 16 e os 20 Euros, dependendo do fornecedor e da inclusão ou não de óculos de protecção, estando disponíveis em negro, verde ou amarelo escuro, enquanto um suporte ficará perto da meia dúzia de Euros e uma câmara adequada a pouco menos de 20, a que acresce um cartão de memória de, pelo menos 16 Gb, recomendando-se um com o dobro desta capacidade e alta velocidade de escrita, adequada a vídeo de alta definição.

Desta forma, para uma solução de filmagem completa terá um custo que começará nos 40 Euros e poderá chegar ao dobro, caso se incluam uns óculos, sendo este um investimento a ter em conta por parte de todos quantos pratiquem desportos radicais ou gostem de explorar locais onde este tipo de protecção seja essencial.

domingo, maio 13, 2018

Novo catálogo da Terrafirma disponível em formato electrónico

Está disponível, unicamente em formato digital, o catálogo da Terrafirma para veículos da marca Land Rover, com actualização até Abril do corrente ano, podendo ser descarregado sem custos a partir do "site" do distribuidor e guardado localmente em formato PDF para posterior consulta.

Com um total de 92 páginas, este catálogo é, essencialmente, uma actualização do anterior, tendo sido incluídos alguns novos produtos, revistos outros e removidos ou substituídos alguns dos mais antigos, pelo que muitos não se aperceberão de diferenças, mas o facto de existirem alterações justifica a substituição de edições mais antigas por esta.

Para além dos acessórios, com descrição, fotografia ou aplicabilidade, podem-se encontrar descrições e dicas de utilização, bem como as situações nas quais alguns dos items descritos são mais úteis e se justifica a sua aquisição, justificando algumas das opções técnicas, como o tipo de material utilizado ou a configuração das peças.

Naturalmente que aconselhamos os nossos leitores que possuam ou se interessem por Land Rover a descarregar este catálogo, onde se podem encontrar inúmeros acessórios e peças, muitos dos quais com interesse, seja para aquisição, seja como fonte de inspiração na altura de efectuar melhoramentos ou aquisições.