O Google atribui um número, mas o utilizador pode alterá-lo, para o que terá que pagar uma dezena de dólares, existindo diversos planos de adesão e de preços, dependendo do tipo e da extensão dos serviços pretendidos.
Está previsto para breve a possibilidade de efectuar chamadas através de um computador, de forma similar ao que se faz com o Skype, bem como o acesso de residentes noutros países, entre os quais Portugal.
Obviamente, a implementação deste tipo de serviço e a concorrência com outros operadores, tem todo um conjunto de implicações não apenas legais, mas na forma como o mercado se organiza, acabando o Google Voice por funcionar como um novo operador, mesmo que virtual, sendo ainda difícil de prever o impacto que este serviço possa vir a ter.
Num mercado estabilizado como o português, onde a tendência é para o conservadorismo nas soluções e para uma fraca concorrência, do que resultam preços e serviços muito similares, a chegada do Google Voice pode favorecer os consumidores, obrigando os actuais operadores a rever as respectivas posições.
sábado, junho 26, 2010
sexta-feira, junho 25, 2010
Cozinhar na porta traseira de um Land Rover
A mini-cozinha na porta traseira
A Mobile Storage Systems desenvolveu uma pequena prateleira rebatível adequada ao uso de um fogão que pode ser instalada na porta traseira de um Discovery ou Defender, a qual possui a robustez térmica e física que permite usar um fogareiro duplo, que pode ser adquirido no mesmo fornecedor.
Este dispositivo tem uma prateleira rebatível que serve como mesa e outra onde fica alojado o fogareiro, independentes uma da outra, bem como dois paineis laterais que servem de corta-ventos, incluindo ainda uma fechadura de segurança.
O acabamento, em placa semelhante às utilizadas como protecções, pode ser em alumínio ou negro, de modo a integrar-se tão bem quanto possível no veículo, acabando por ocupar um mínimo de espaço e permitindo ganhar algum tempo precioso em expedições.
Metade dos postos SOS das estradas desactivados - 3ª parte
Uma das IP que terão portagens
Também uma evolução técnica, que incluisse, por exemplo, um sistema adicional de videovigilância, paineis avisadores ou, no limite inferior, amplificação ou retransmissão do sinal GSM onde este seja mais fraco, de modo a que exista um contacto permanente com os automobilistas.
No entanto, gerida de forma empresarial e actualmente defecitária, é notório que a opção foi a de limitar os gastos, cortando num sistema que é reconhecidamente pouco utilizado, mas que, quando o é, pode contribuir para salvar vidas humanas.
quinta-feira, junho 24, 2010
Serviço telefónico do Google aberto ao público americano - 1ª parte
Depois de um período onde o acesso era apenas por convite, o Google abriu ao público residente nos Estados Unidos o "Googe Voice" um serviço de chamadas gratuito baseado em voz sobre IP (VOIP).
O novo serviço permite aos utilizadores agregar diversos números de telefone num único contacto e gerí-los através da Internet, situação que levou diversas operadoras de comunicações a apresentar queixas contra o Google.
Nos telemóveis onde a aplicação do Google estiver instalada, é possível efectuar chamadas e enviar mensagens gratuitas, inclusivé para múltiplos destinatários, usar correio de voz e inclusivé realizar chamadas internacionais.
A ligação entre diversas plataformas, com destaque para o "Android" e para o "browser" do Google, o "Chrome", permite uma enorme integração, com recepção de SMS via correio electrónico, sistemas de tradução ou atalhos a nível de teclado.
O novo serviço permite aos utilizadores agregar diversos números de telefone num único contacto e gerí-los através da Internet, situação que levou diversas operadoras de comunicações a apresentar queixas contra o Google.
Nos telemóveis onde a aplicação do Google estiver instalada, é possível efectuar chamadas e enviar mensagens gratuitas, inclusivé para múltiplos destinatários, usar correio de voz e inclusivé realizar chamadas internacionais.
A ligação entre diversas plataformas, com destaque para o "Android" e para o "browser" do Google, o "Chrome", permite uma enorme integração, com recepção de SMS via correio electrónico, sistemas de tradução ou atalhos a nível de teclado.
Metade dos postos SOS das estradas desactivados - 2ª parte
É manifesto que, com o advento e massificação dos telemóveis, os postos de socorro perderam grande parte da sua importância, caindo quase em desuso e podendo considerar-se como um encargo inútil, mas esta não é uma verdade absoluta.
Se na maioria dos casos a opção mais imediata, e a mais prática, é o recurso ao telemóvel, os postos deverão ser encarados como um complemento, sobretudo nos locais onde a cobertura da rede móvel possa ser menos eficaz ou onde não exista redundância no caso de falha de um retransmissor, sendo de equacionar um reposicionamento em vez de uma desactivação.
Devemos, no entanto, lembrar que nem todos os utentes de uma via poderão dispor de um telemóvel operacional, sobretudo em caso de acidente, e que, eventualmente, quem detecta um sinistro também poderá não ter consigo nenhum meio de comunicação, pelo que necessitaria de um meio alternativo para pedir socorro.
Naturalmente, estes serão situações pouco comuns, mas possíveis de existir, e das quais poderá resultar o atraso no socorro, com as consequência que todos reconhecemos serem possíveis em termos da sua eficácia.
Se na maioria dos casos a opção mais imediata, e a mais prática, é o recurso ao telemóvel, os postos deverão ser encarados como um complemento, sobretudo nos locais onde a cobertura da rede móvel possa ser menos eficaz ou onde não exista redundância no caso de falha de um retransmissor, sendo de equacionar um reposicionamento em vez de uma desactivação.
Devemos, no entanto, lembrar que nem todos os utentes de uma via poderão dispor de um telemóvel operacional, sobretudo em caso de acidente, e que, eventualmente, quem detecta um sinistro também poderá não ter consigo nenhum meio de comunicação, pelo que necessitaria de um meio alternativo para pedir socorro.
Naturalmente, estes serão situações pouco comuns, mas possíveis de existir, e das quais poderá resultar o atraso no socorro, com as consequência que todos reconhecemos serem possíveis em termos da sua eficácia.
quarta-feira, junho 23, 2010
Microsoft cria base de dados com contas de e-mail roubadas
O "header" de uma mensagem de correio
A nova base de dados vai ser gerida pela National Cyber-Forensics and Training Alliance, uma organização sem fins lucrativos que actua na área da segurança informática e será utilizada em conjunto com ferramentas que monitorizam contas suspeitas.
Desta forma, pretende-se diminuir o número de fraudes, o comércio ilegal de contas de correio electrónico, o volume de correio indesejável e outro tipo de ataques muitas vezes originárias de contas obtidas através de infecções ou pela falta de cuidado dos seus legítimos titulares.
As informações obtidas serão disponibilizadas às entidades que necessitem de recorrer a estes dados como forma de prevenção, caso dos operadores de comércio ou pagamentos electrónicos, ou mesmo para perseguir utilizadores ilegais, como acontece com as forças policiais que combatem a fraude na Internet.
Metade dos postos SOS das estradas desactivados - 1ª parte
Um posto de SOS a esconder um radar
Assim, dos 300 postos SOS o instituto que gere as Estradas de Portugal (EP) pretende manter apenas 153, alegando que no ano passado se registaram pouco mais de três chamadas por mês através deste meio.
Ainda segundo a mesma entidade, a empresa mantém várias dezenas de Unidades Móveis de Inspecção e Apoio, destinadas a prestar socorro aos utentes destas vias, efectuando patrulhamentos permanentes.
Esta opção é considerada negativa por parte da Liga dos Bombeiros Portugueses, para quem a desactivação dos postos descredibiliza um sistema que, independentemente do uso, funcionava, bem como para o Automóvel Clube de Portugal (ACP), que considera que o socorro será dificultado e que os postos deviam ser actualizados e não extintos.
terça-feira, junho 22, 2010
Caixas para plataforma de Land Rover - 2ª parte
A caixa da Landiebox instalada num Defender
Existem diversas variantes, incluindo uma que inclui quatro prateleiras almofadadas e com diferentes sistemas de abertura, mas obedecendo ao mesmo conceito e com dimensões semelhantes, recorrendo sempre ao mesmo sistema de instalação que apenas pode oferecer algumas dificuldades no caso de colidir com o escape de alguns 200 Tdi.
O preço do modelo mais comum é de 150 libras, mas com um código promocional desce para as 140, acrescendo sempre portes, o que, não sendo barato, pode constituir uma alternativa interessante aos vulgares cofres, com a vantagem de não ocupar espaço útil.
Para quem pretender encomendar até ao final de Junho e quiser usufruir de um desconto, o poderá utilizar o código promocional LRM1278, incluido na revista Land Rover Monthly, podendo assim poupar uma dezena de libras.
Isqueiro militar "Turboflame" - 2ª parte
O facto de a chama queimar de forma limpa, sem resíduos, e por um período de até 10 minutos, aliado à intensidade do calor, permite usar o "Turboflame" para aquecer refeições enlatadas ou derreter materiais, podendo inclusivé ajudar em pequenas soldaduras.
Este isqueiro tem 5 anos de garantia, uma dimensão de 78 x 30 mm e um peso de 85 gramas, e inclui um manual de instrucções, sendo recarrgável com o gás butano disponível em inúmeros pontos de venda.
Estão disponíveis outras versões deste isqueiro, com capacidades semelhantes, mas com um desenho diferente e um menor isolamento, o que os torna menos adequados a situações mais extremas ou à sua inclusão num "kit" de sobrevivência.
O "Turboflame" militar custa perto de uma dezena de Euros, incluindo portes de Inglaterra para Portugal e pode ser adquirido na cor verde, com a tampa negra, ou inteiramente negro, sendo uma alternativa a ter em conta mesmo face a isqueiros mais tradicionais e cujo preço pode ser equivalente.
Este isqueiro tem 5 anos de garantia, uma dimensão de 78 x 30 mm e um peso de 85 gramas, e inclui um manual de instrucções, sendo recarrgável com o gás butano disponível em inúmeros pontos de venda.
Estão disponíveis outras versões deste isqueiro, com capacidades semelhantes, mas com um desenho diferente e um menor isolamento, o que os torna menos adequados a situações mais extremas ou à sua inclusão num "kit" de sobrevivência.
O "Turboflame" militar custa perto de uma dezena de Euros, incluindo portes de Inglaterra para Portugal e pode ser adquirido na cor verde, com a tampa negra, ou inteiramente negro, sendo uma alternativa a ter em conta mesmo face a isqueiros mais tradicionais e cujo preço pode ser equivalente.
segunda-feira, junho 21, 2010
Caixas para plataforma de Land Rover - 1ª parte
A caixa da Landiebox instalada num Defender
Qualquer destas soluções implica, naturalmente, alguma perda de espaço interior e é facilmente identificável como o local onde se poderão encontrar objectos de algum valor, podendo ser alvo de tentativas de arrombamento.
A Landiebox propõe como alternativa caixas de alumínio, com tampa em metal, que podem ser colocadas entre as longarinas e travessas de um Land Rover Defender, aproveitando o espaço inferior deixado livre pelos componentes mecânicos.
Esta opção implica, naturalmente, efectuar cortes na plataforma de carga dos veículos, de modo a que a caixa possa ser introduzida, ficando a tampa superior ao nível do chão, de modo a que não existam desníveis.
Meios do INEM podem ser desactivados - 2ª parte
Um operador ao serviço num CODU
Obviamente, estas ambulâncias teriam mais serviços noutros locais, mas a sua transferência implica desproteger populações normalmente envelhecidas, as quais necessitam de socorro urgente, mesmo que este seja raramente solicitado.
No entanto, esta opção não se deve a motivos operacionais, mas tão somente a questões de ordem financeira, onde os valores são invertidos, resultando num manifesto desprezo pela vida humana em favor de um suposto equilíbrio de contas que, a médio ou longo prazo, não se verificará, tais as consequências secundárias e os efeitos colaterais desta e de decisões similares.
A desactivação de meios de socorro, seja os prometidos como compensação pelo encerramente de serviços de urgência, seja os que já se encontravam nas respectivas bases, afectando zonas do Interior terão sempre consequências a nível do ordenamento e desenvolvimento do território nacional, aumentando as actuais assimetrias e contribuindo para o empobrecimento das áreas mais desfavorecidas.
domingo, junho 20, 2010
"Chip" aprovado antes de regulamentado - 3ª parte
Pior ainda seria a interdição da implementação de portagens ou a impossibilidade constitucional de usar "chips" da forma e segundo as especificações pretendidas, do que resultaria um flagrante desperdício de verbas públicas em equipamentos a distribuir gratuitamente que, para todos os efeitos, não passariam de lixo electrónico, inútil para o fim a que se destinam.
É de lembrar que a Comissão Nacional para a Protecção de Dados já por uma vez se pronunciou desfavoravelmente quanto à introdução deste tipo de equipamento e que da forma como os dados recolhidos sejam geridos e consolidados podemos estar diante de um sistema de seguimento através do qual se torna possível determinar o percurso de uma dada viatura sempre que esta use vias onde os "chips" sejam lidos.
Mas para além das utilizações constantes da lei, a possibilidade de leitura não autorizada dos "chips", da utilização indevida da informação recolhida ou de falsificações dos dispositivos, sempre possíveis quando estes atingem um volume que a torna rentável, tudo pode contribuir para que um novo pesadelos surja não só nas estradas, mas na vida dos automobilistas portugueses.
É de lembrar que a Comissão Nacional para a Protecção de Dados já por uma vez se pronunciou desfavoravelmente quanto à introdução deste tipo de equipamento e que da forma como os dados recolhidos sejam geridos e consolidados podemos estar diante de um sistema de seguimento através do qual se torna possível determinar o percurso de uma dada viatura sempre que esta use vias onde os "chips" sejam lidos.
Mas para além das utilizações constantes da lei, a possibilidade de leitura não autorizada dos "chips", da utilização indevida da informação recolhida ou de falsificações dos dispositivos, sempre possíveis quando estes atingem um volume que a torna rentável, tudo pode contribuir para que um novo pesadelos surja não só nas estradas, mas na vida dos automobilistas portugueses.
Subscrever:
Mensagens (Atom)