sábado, novembro 06, 2021

Etiquetas e privacidade - 1ª parte

Com o aumento do comércio online, justifica-se adoptar diversas precauções, muitas das quais são conhecidas, enquanto outras são quase sempre ignoradas, nomeadamente quando, no momento de descontração e entusiasmo em que se recebe uma encomenda, as embalagens são descartadas, muitas vezes com informações relevantes.

Actualmente, muitos vendedores adicionam nas etiquetas, para além do nome completo, coincidindo com o do meio de pagamento, e da morada, indispensável para a entrega, outros dados, como o telefone, por vezes endereço de correio electrónico, e mesmo informações adicionais destinadas, por exemplo, ao desalfandegamento.

Portanto, a embalagem de uma simples encomenda, mesmo que de baixo custo, pode incluir um vasto conjunto de informações, que, com o termo da isenção do pagamento de IVA para bens com valor inferior a 22 Euros, aumentou de forma muito substancial, com grande parte das encomendas extra comunitárias a incluir, actualmente, muito mais informações do que há poucos meses atrás.

Ao atirar para o lixo uma embalagem com a etiqueta intacta, pode-se estar a revelar um bom conjunto de informações, que, caso incluam visíveis ou facilmente descodificáveis, dados de desalfandegamento, abre-se uma porta para fraudes ou abusos de confiança, bem como para a possibilidade de uma usurpação de identidade, já que esses dados permitem uma pesquisa cujos resultados os podem complementar.

sexta-feira, novembro 05, 2021

Opera 81 final já disponível

Já foi disponibilizada a versão final do Opera 81, que, caso seja actualizado nesta altura, deverá, após o termo do processo, inteiramente automatizado, reportar a compilação 81.0.4196.31, revelando poucas mudanças relativamente à versão anterior, pelo que estamos diante de melhoramentos na programação e não a nível de funcionalidades.

A alteração mais vísivel é a nível das tabs, agrupadas por domínio, sendo agora possível ver o endereço completo quando o rato passa sobre cada tab individual, tendo sido corrigidos pequenos erros, como a nível de falhas no refrescamento de listas de ficheiros descarregados, ou no não carregamento da barra lateral.

Também a versão do Chromium que serve de base foi actualizada, passando a ser a 95.0.4638.54, o que representa, em teoria, uma maior estabilidade e melhor desempenho, mas tal não nos parece que tenha acontecido, com algumas visualizações ou mesmo carregamento de páginas a aparentar maior lentidão, pelo que esta actualização, ao contrário de outras, deve ser encarada com alguma reserva.

O Opera passou a ser actualizado com base mensal, passando para a versão seguinte em cada mês, mesmo que a tal não corresponda a implementação de novas funcionalidades, rompendo com uma antiga tradição de apenas grandes alterações implicarem uma mudança de versão, sem que o ritmo das actualizações tenha efectivamente sido alterado, pelo que será, sobretudo, uma forma de determinar mais facilmente a versão.

quinta-feira, novembro 04, 2021

Interruptor para bateria com controle remoto - 1ª parte

Instalar um interruptor que desconecta a bateria de um veículo pode ser, no caso de modelos mais antigo, sem electrónica e, muito possivelmente, sem alarme ou imobilizador, um dos métodos mais simples para evitar furtos, sendo relativamente popular umas décadas atrás.

O KTNNKG KT239 é um interruptor de circuito, com controle remoto, destinado a veículos com baterias de 12V, com corrente funcional até 200A e de pico até 360A, capaz de suportar temperaturas entre os -20º e os 80º, e que, pela suas pequenas dimensões, de apenas 46 x 46 x 45 milímetros, pode ser facilmente instalado no compartimento do motor ou num local mais discreto.

A instalação é extremamente simples, bastando desligar o borno negativo da bateria e conectá-lo no interruptor, usando um cabo para fazer a ligação entre o outro borno deste e a bateria, após o que se usam dois cabos, com menor diâmetro, que servem para manter alimentado o interruptor.

O funcionamento é extremamente simples, com o comando, que, em teoria, pode operar até quase 100 metros de distância, a possuir um botão para ligar e outro para desligar o interruptor, que não se desliga quando o motor está em funcionamento, dispondo ainda de um "led" que indica o accionamento.

quarta-feira, novembro 03, 2021

Novas eleições, novas sondagens - 2ª parte

É sempre necessário fazer uma análise fina, que, de forma alguma pode ser efectuada a nível nacional, misturando realidades completamente distintas, sendo essencial analizar desfasamentos ou erros nos locais específicos onde cada sondagem for realizada, o que também facilita trabalhos futuros, constituindo uma bolsa de localidades que, com maior precisão, acompanhem a realidade nacional.

Iremos anotando, tanto quanto possível, as várias sondagens que vão sendo publicadas, como forma de obter um histórico que permita uma análise permanente, confrontando-as com acontecimentos que possam ter impacto na decisão dos eleitores e que tenham ocorrido pouco tempo antes da realização dos trabalhos de campo, e, após a disponibilização dos resultados eleitorais, procederemos às comparações possíveis.

Consideramos que este tipo de estudo e análise deve ser efectuado em todos os actos eleitorais, até se detectar um padrão, mesmo que com necessidade de introduzir factores de correcção, de modo a poder extrair conclusões que vão para além de simples previsões, detectando se algo de errado se passa num país que, supostamente, vive em plena liberdade e democracia.

Convidamos os nossos leitores, nomeadamente aqueles que se interessam pela política e pelas ciências sociais, a, igualmente, acompanhar este processo, ir procedendo às suas próprias comparações e extraindo conclusões ou, na impossibilidade de tal acontecer, teorizar sobre as razões que levam a que processos tão testados forneçam resultados substancialmente errados.

terça-feira, novembro 02, 2021

Land Rover Owners de Dezembro de 2021 já nas bancas

Já pode ser adquirida nos pontos de venda habituais a edição de Dezembro de 2021 da Land Rover Owners International, tendo como protagonista o novo Range Rover, disponível em duas plataformas, e que possui quatro rodas direcionais e capacidade para até sete ocupantes, naquele que é o mais luxuoso veículo desta marca produzido até hoje.

Outro artigo em destaque, infelizmente adaptado à realidade britânica, é o guia de aquisição dos Land Rover mais baratos, com preços que partem do milha de Libras, algo completamente distinto da realidade nacional, tal como o são os que versam um Series IIA Dormobiles e um Series III Lightweight reconstuído, sendo exemplos de modelos raros e com características particularmente interessantes.

As aventuras na Namíbia e os passeios nas zonas mais recôndidas do Yorkshire, um conjunto de artigos técnicos, entre estes a descrição da instalação de um bloqueio de diferencial eléctrico, procedimentos para a manutenção de rotina de um Land Rover, revelam-se úteis, sendo que este último artigo pode permitir alguma poupança, desde que efectuado correctamente e com os produtos recomendados.

Estão igualmente presentes as secções que todos conhecemos, desde as que divulgam actividades de clubes às que apresentam novos produtos, passando pelo teste prologado de produtos e pela participação dos leitores e incluindo a extensa publicidade temática, para além de numerosos artigos menos extensos, o que não significa que sejam menos interessantes e úteis.

segunda-feira, novembro 01, 2021

Novas eleições, novas sondagens - 1ª parte

Com a realização de novas eleições, cuja data será anunciada brevemente, surge uma nova oportunidade de verificar se as sondagens irão antecipar os resultados eleitorais ou, tal como sucedeu nalguns casos recentes, a nível de eleições autárquicas, se afastarão de forma substancial da realidade.

Temos, portanto, uma nova possibilidade de estudar o relacionamento entre sondagens e os resultados obtidos nas urnas, verificar quais os erros e, eventualmente, determinar qual a sua origem, que, consideramos, permitirão obter um conjunto de informações que não a pretendida, mas que, nem por isso, deixa de ser menos interessante, por permitir aferir outro conjunto de realidades.

É de notar que existem diferenças flagrantes entre eleições gerais e locais, com eventuais erros em localidades ou mesmo distritos a poderem ser amortecidos pelo conjunto dos dados nacionais, caso não seja apresentados dados por localidade, essenciais para analizar eventuais disparidades.

De acordo com a teoria que temos vindo a desenvolver, o desfasamento entre sondagens e resultados será maior onde houver uma maior dependência dos eleitores face ao poder instituido, pelo que tenderá a acontecer em cidades onde existam mais organismos públicos e nas autarquias que proporcionam mais empregos, com uma maior coincidência a ocorrer noutros locais, onde a intervenção e presença do Estado seja de menor relevo.

domingo, outubro 31, 2021

Defender 110 da Master na escala 1/64

Têm surgido no mercado diversas miniatura dos modelos mais icónicos da Land Rover, em várias escalas, sendo manifesto o melhoramento qualitativo, que resulta de novos métodos de produção, onde o recurso a tecnologias mais sofisticadas permite obter resultados finais de excelência, sem que tal resulte num preço de venda proibitivo.

O Defender 110 produzido pela Master na escala 1/64, cujas pequenas dimensões associamos, tipicamente, aos modelos da Matchbox, está disponível em diversas versões, entre estas uma que representa um veículo do célebre "Camel Trophy", completamente equipado e com um nível de detalhes e qualidade de finalização impressionantes para a escala.

Trata-se de um model completamente finalizado, que dispensa trabalho por parte do comprador, e que se encontra ao nível dos "kits" para montar, incluindo os acessórios utilizados em expedições, como placas de desatascanço, diversos tipos de caixas, "jerry cans" com os respectivos suportes, os cabos para afastar a vegetação e grelhas de protecção.

Com um preço obviamente muito superior ao normal para esta escala, ficando perto dos 40 Euros, incluindo portes e IVA, este é um modelo de excelente qualidade, fornecido numa caixa expositor, podendo revelar-se um presente muito interessante, e bem acolhido, neste Natal que se aproxima.