sábado, janeiro 08, 2011

2010 teve temperaturas e chuvas superiores à média - 1ª parte

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Chuvas em Portugal

No ano de 2010 registaram-se em Portugal temperaturas médias, a nível de mínimas e de máximas, superiores à média registada pelo Instituto de Meteorologia (IM) ao longo dos últimos 29 anos, com os dados a confirmar algo que parece ser intuitivo para muitos.

É sobretudo em relação à pluviosidade que o ano de 2010 mais se destaca, sendo o mais chuvoso da última década, com o valor de 1063 mm a ultrapassar em 20% a média dos últimos anos e o mês de Março a ser o terceiro mais chuvoso das últimas três décadas.

As alterações climáticas a nível mundial, mas neste caso no Sul da Europa, têm tido como efeitos mais visíveis o aumento de temperatura, incluindo o maior número de vagas de calor, bem como o nível de pluviosidade e, o que também não deixa de ser relevante, a maior indefenição das estações do ano.

Se em temos meteorológicos este será, resumidamente, o cenário, em termos práticos as consequências são inúmeras e patentes na disseminação dos fogos por uma maior parte do ano, o número e gravidade das inundações e o efeito numa agricultura já bastante enfraquecida por todo um conjunto de factores de origem política e económica.

sexta-feira, janeiro 07, 2011

Cordas cinéticas abaixo dos 40 Euros - 2ª parte

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Uma corda cinética de 5 metros

Desta forma, e com a ausência de linearidade e a forma brusca como a energia é libertada, factor essencial para remover um objecto preso, sobretudo quando a força linear disponível é insuficiente, existe um momento de maior perigo, o qual requer ser antecipado, planeando com a maior prudência toda a sequência da operação.

Dada a quantidade de energia armazenada, o partir de um corda cinética, sobretudo se tal acontece numa altura em que o objecto a ser recuperado já se encontra solto ou em movimento, pelo que todos quantos estejam presentes se devem encontrar protegidos e a uma distância de segurança.

As cordas cinéticas, pelas suas capacidades e preço actual, são um equipamento cuja presença em veículos que circulem em locais inóspitos ou isolados ou que participem em missões de socorro deve ser equacionada, complementando, mas não substituindo os modelos convencionais, os quais continuam a ter o seu devido lugar.

Faróis adicionais para todo o terreno - 3ª parte

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Os populares Wipac de 100W

Normalmente será necessário adquirir um conjunto de peças adicionais para instalação, que incluem o interruptor, terminais e conectores, um "relay" e a cablagem em extensão suficiente para efectuar todas as ligações necessárias, num valor total que andará pela meia dúzia de euros.

Os preços são igualmente muito variáveis, mas encontramos um par de faróis de 16 cm diâmetro e 55W por apenas uma vintena de Euros, enquanto outros similares mas com a lâmpada de 100W chegam a perto de trinta, mas por unidade, sendo de equacionar a aquisição dos primeiros e a troca de lâmpadas.

Para modelos de maiores dimensões, também de 100W, o valor sobe ainda mais, rondando os cinquenta euros por unidade, mas será de equacionar se a maior superfície reflectora justificará este dispêndio adicional.

Relembramos que o uso de faróis está regulado, com determinação do número, funcionalidade ou tipificação, local de instalação, forma de activação, sinalização de uso, bem como um conjunto de características técnicas, pelo que a legislação em vigor deve ser estudada antes de se proceder ao planeamento e aquisição dos equipamentos.

quinta-feira, janeiro 06, 2011

Rede de carga para capot

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Uma rede de carga

Transportar carga adicional pode implicar colocá-la em locais menos convencionais, como sobre um tejadilho ou mesmo sobre o capot de uma viatura, para o que é necessário uma rede com algumas características específicas.

As dimensões da rede, em tiras de nylon de alta densidade de cor negra, são de 110 por 90 cm, terminando com 4 pontos de fixação ou ganchos em "J", com regulação da extensão por um sistema de fivelas de aperto, que permite igualmente uma remoção fácil.

Quando comparado com um modelo específico para os Defender que mencionamos anteriormente, este é de menor dimensão e, por não ter sido feito de acordo com as medidas do capot, tem menos capacidade de carga, mas surge como uma alternativa de muito mais baixo custo, permitindo, mesmo assim, acomodar tendas, sacos de dormir e outros objectos leves mas volumosos.

Os preços são bastante variáveis, em função das dimensões e da qualidade, mas pode-se esperar um valor que varie entre os 50 e os 60 Euros para os modelos mais resistentes e elaborados, os quais são, efectivamente, os únicos que proporcionam a necessária segurança no transporte da carga.

Faróis adicionais para todo o terreno - 2ª parte

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Um farol adicional para todo o terreno

As lâmpadas, normalmente de halogéneo, tipicamente serão H3, de crómio e quartzo, com entre 55 e 100W, ligadas à instalação eléctrica do veículo, sendo activadas de forma distinta conforme sejam 2 ou 4 devido a exigências da legislação em vigor.

É sobretudo da combinação entre a lâmpada e a superfície reflectora, bem como o formato exacto do conjunto que depende a sua capacidade, sendo manifesto que existe uma relação directa entre estes factores e a iluminação proporcionada pelo farol.

Podendo, seja por razões financeiras, seja pelo espaço disponível, que depende do local de instalação, e do próprio consumo, dado que uma lâmpada de 100W consome mais que uma de 55W, por exemplo, é óbvio que uma maior potência e superfície reflectora permitem uma melhor iluminação.

Também é de ter em conta se existe uma protecção contra impactos, normalmente em forma de grelha que pode ser em plástico ou metal, e se a cablagem se encontra devidamente protegida, essencial para que estas se mantenham em funcionamento em situações extremas e de modo a proteger a instalação do próprio veículo.

quarta-feira, janeiro 05, 2011

Cordas cinéticas abaixo dos 40 Euros - 1ª parte

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Uma corda cinética de 5 metros

Depois de um período em que o preço as tornava pouco acessíveis, o preço das cordas cinéticas tem vindo a baixar, com valores que se aproximam dos 40 Euros para comprimentos de 5 metros e de pouco mais de 50 para cordas com 8 metros.

Estes valores são para cordas em nylon com diametros de 24 mm, com 8 cordões entrelaçados, finalizadas com olhais e destinadas a pesos de até 2.000 kg, com carga de ruptura pelos 12.000 kg e os comprimentos são os resultantes de uma medição quando as cordas não se encontram sob tensão.

As cordas cinéticas potenciam em muito um equipamento de recuperação, como um sistema de reboque ou um guincho, dada a grande capacidade de armazenamento de energia que possuem, funcionando de forma semelhante à de um elástico gigante, o que obriga a usá-las com prudência.

Ao contrário de uma corda convencional, que transmite de forma linear uma dada força exercida numa das suas extremidades para a outra, e tem um comportamento que é intuitivo, uma corda cinética vai libertar subitamente a energia acumulada, sendo menos previsível o momento em que tal sucede.

Faróis adicionais para todo o terreno - 1ª parte

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Um farol adicional para todo o terreno

Quem conduziu um Land Rover Defender ou Serie em condições de baixa visibilidade, de noite, com nevoeiro ou em situações onde os faróis instalados de origem sejam a única fonte de iluminação, poderá queixar-se da insuficiencia dos mesmos em muitas circunstâncias e sentir alguma insegurança na condução.

Como solução, existe o recurso a um conjunto de duas ou quatro faróis suplementares que podem, no primeiro caso, serem instalados numa protecção frontal montada no para-choques ou na grelha, e no segundo numa barra sobre o tejadilho.

Existem, obviamente inúmeros modelos de faróis destinados a veículos de todo o terreno, pelo que os que forem mencionados sê-lo-ão a título meramente exemplificativo do que é mais comum, sem entrar em marcas ou modelos específicos e ficando apenas pelas características essenciais.

As dimensões tendem a ser algo padronizadas, seja em redor do diâmetro de 16 cm, que tendem a ter uma profundidade de perto de 13 cm e uma altura de aproximadamente 20, incluindo o suporte, ou um pouco maiores, rondando a vintena de cm de diâmetro, o que implica todo um volume ligeiramente superior.

terça-feira, janeiro 04, 2011

Ano de um Land Rover por número de "chassis"

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O número de chassis de um Land Rover

A data de fabrico de um dado veículo produzido pela Land Rover pode ser apurado através do número de "chassis" ou VIN, contribuindo assim para determinar, por exemplo, se este é compatível com um dado modelo.

Para veículos entre 1984 e 2001, que corresponde a uma parte muito substancial dos Land Rover adquiridos em 2ª mão, para quem não tem um calculador de VIN disponível, este são os códigos utilizados pela marca:

SALL*****AA***** até 1984
SALL*****BA***** 1987
SALL*****EA***** 1988
SALL*****FA***** 1989
SALL*****GA***** 1990
SALL*****HA***** 1991
SALL*****JA***** 1992
SALL*****KA***** 1993
SALL*****LA***** 1994
SALL*****MA***** 1995
SALL*****TA***** 1996
SALL*****VA***** 1997
SALL*****WA***** 1989
SALL*****XA***** 1999
SALL*****YA***** 2000
SALL*****1A***** 2001
SALL*****2A***** 2002

Recuperador de óleo com flitro - 2ª parte

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O recuperador de óleo com flitro

A instalação é simples, bastando escolher o local do recuperador e instalar a tubagem, a qual deve ser acondicionada com braçadeiras, de modo a ficar protegida, sendo este tipo de equipamento compatível com motores turbocomprimidos e atmosféricos.

O preço com portes incluidos começa na trintena de Libras, para capacidades de meio litro e atingem as quarenta, para as versões de um litro, incluindo todos os acessórios necessários à sua instalação, acrescendo taxas caso sejam adquiridos fora da Comunidade Europeia.

Apesar da tentação de optar pelo menor preço, com uma pequena variação de perto de uma dezena de Euros desde o modelo de menor capacidade até aos com o reservatório maior e com filtro, será de escolher um destes últimos, sobretudo no caso dos motores que comportem mais óleo, os quais têm capacidade superior aos 7 litros.

Este é um equipamento de custo relativamente baixo e que não se destina a aumentar o desempenho, mas a proteger o motor, pelo que será um investimento a ter em conta sobretudo quando são solicitados maiores esforços, como acontece em motores modificados.

segunda-feira, janeiro 03, 2011

Em busca do lobo ibérico

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Um lobo ibérico no seu "habitat"

Encontrar lobos ibéricos em liberdade, portanto fora do Centro de Recuperação da espécie (CRLI) é um dos projectos para 2011, provavelmente durante a Primavera, quando o tempo melhorar e antes da entrada em vigor das restrições resultantes do Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PNDFCI).

Dado que as maiores concentrações de lobos em território nacional estão perto da fronteira Norte, sobretudo no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) e nos Parques Nacionais do Alvão, Montesinho e do Douro Internacional, com as áreas protegidas, algumas das quais foram atingidas pelos fogos, a terem um papel essencial na perservação da espécie, estas serão as zonas preferenciais para serem percorridas.

Observando os vários mapas de distribuição a que tivemos acesso, será no parque de Montesinho, junto da fronteira espanhola, onde se encontrará a maior concentração a nível nacional, mas para além do local será importante escolher uma época favoravel para a observação, bem como adoptar técnicas que permitam fazê-lo sem interferir com o seu "habitat" natural.

Agradecemos a todos quantos possam fornecer informações suplementares, contactos ou sugestões que as enviem com a brevidade possível, de modo a poder organizar esta expedição.

Recuperador de óleo com flitro - 1ª parte

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O recuperador de óleo com flitro

Os recuperadores ou recirculadores de óleo de motor destinam-se a recuperar o óleo em circulação, retendo impurezas e facilitando a visualização do nível e estado do mesmo, nos modelos que possuem um segmento exterior transparente.

As variações de pressão de óleo permitem que este circule pelas tubagens, passando pelo recuperador devido a um efeito de sucção, depositando aí resíduos, que de outra forma voltariam a circular internamente pelo motor.

Os modelos disponíveis são quase infinitos, em termos de formato e capacidade, com e sem filtro de respiração, mas todos obedecem aos mesmos princípios, pelo que a opção depende do espaço no interior do veículo, da quantidade de óleo em circulação e das próprias exigências de qualidade, que dependerá do uso e do nível de exigência do motor.

Assim, para uma capacidade de um litro e corpo de formato cilíndrico em alumínio T6061 maquinado temos uma dimensão aproximada de 210 mm de altura e 120 de diametro sem contar com o filtro de respiração lavável e substituível.

Igualmente as tubagens de entrada e saída existem em diversos diametros, sendo neste caso de 12 mm, e a maioria dos modelos tem um íman destinado a atrair objectos metálicos, os quais ficam depositados no interior do reservatório, saindo assim de circulação.

domingo, janeiro 02, 2011

A câmara para automóvel HD720P - 3ª parte

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A câmara para automóvel HD720P com "leds"

Existem diversos modelos muito similares, com diferenças estéticas, com e sem "leds" de iluminação e, o que é mais relevante, com e sem o "interface" HDMI, com os preços a variar desde perto de 45 Euros, com envio a partir da Ásia e a que podem acrescer direitos alfandegários, até a mais de uma centena de Euros quando adquiridas na Europa.

Existe, inclusivé, a possibilidade de ter comando remoto, mas é o facto de alguns modelos terem o exterior do conector HDMI sem os respectivos circuitos que deve levar a uma averiguação cuidadosa, inquirindo o vendedor quanto às reais possibilidades do equipamento, sendo uma pista importante a capacidade de memória suportada, que caso suporte HDMI será, em princípio de 64 Mb, e de 32 Gb para os restantes modelos.

Também se deve ter em atenção que no preço não está incluido o cartão de memória, que pode ir até aos 64 Gb, mas com a melhor relação qualidade/preço nos de 32 Gb, sendo possível gravar perto de 25 minutos por Gb na resolução de 1280 x 768, com mais de uma hora e meia por Gb para resoluções mais baixas ou com menos imagens por segundo.

Com esta variação, faz todo o sentido uma análise cuidada da oferta e selecionar, dos quatro modelos disponíveis, o mais adequada, sugerindo-se o que inclui a ligação HDMI, mas sem os "leds" de iluminação, os quais são ineficazes em estrada e têm o inconveniente de adicionar uma luz que, segundo o Código da Estrada, é completamente irregular.
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