sábado, fevereiro 16, 2019

Google Plus encerra a 02 de Abril

O fim do Plus, a rede social do Google, que pouco sucesso teve, já fora anunciada em Dezembro, tendo agora sido fixado o dia 02 de Abril para o seu encerramento no respeitante a contas particulares, ficando activas as contas empresariais, concretamente aquelas que estão incluídas no G-Suite.

Para além de nunca ter obtido a adesão dos utilizadores, e daí a sua falta de sucesso, uma falha de segurança ocorrida há três anos e revelada recentemente veio ditar o fim de uma rede que nunca conseguiu implementar-se, provavelmente devido à forma como foi pensada e estruturada, mas também por ter chegado depois de a concorrência se ter implementado e adquirido experiência e funcionalidades difíceis de ultrapassar.

Reiteramos, mais uma vez, que antes da data de encerramento os utilizadores que assim o desejem podem fazer a salvaguarda dos dados, sendo que em Março serão adicionados novos dados, que permitem descarregar um maior volume de informação, altura em que, esta operação deve ser efectuada ou repetida, seguindo as informações que o Google disponibiliza.

Não há formas de migração de conteúdos, pelo que, infelizmente, só com trabalho se pode tentar reconstruir a teia de contactos numa outra rede social, partilhando endereços e informações e convergindo noutro ponto de reunião cujas funcionalidades, mesmo que genericamente superiores, serão diferentes e poderão não corresponder ao que os utilizadores que optaram pelo Google Plus pretendem e que motivou uma escolha pouco comum.

sexta-feira, fevereiro 15, 2019

Presidente da câmara de Pedrogão foi constituido arguido - 2ª parte

De resto, os erros não foram corrigidos, e nem sequer nos vamos debruçar sobre o processo de reconstrução, que merece uma análise separada, mas que ajuda a melhor entender o papel de cada um nesta tragédia e, caso provados em tribunal, nos crimes conexos e subsquentes, pelo que a responsabilidade da autarquia e dos seus responsáveis é inegável e iniludível, concretizada na persistência de erros que estiveram na origem dos trágicos eventos que todos conhecemos.

Junto da estrada 236, onde tantos perderam a vida, e em cujo pavimento ainda é possível encontrar marcas das viaturas que aí arderam, e onde muitos ocupantes perderam a vida, a vegetação cresce de forma desordenada e perigosa, sendo a principal diferença face à altura dos fogos a ausência de árvores de maiores dimensões, algo que, caso nada seja feito voltará a fazer parte do cenário.

Em termos de segurança, é visível que, após algumas acções iniciais, naturais após uma tragédia, aquilo a que se pode chamar normalidade, nomeadamente a ausência de trabalhos de manutenção ou acções de prevenção, impôs-se novamente, ainda sob o mandato daqueles que hoje são arguidos de um processo onde a sua conduta prévia está em causa e que, manifestamente, nada aprenderam com o sucedido.

O não assumir de responsabilidades, a negação das evidências, as desculpas que variam entre o ridículo e o absurdo, o escudar-se atrás de subordinados, são repetidos até à exaustão enquanto desmentidos pelas evidências a que já hoje há acesso ou pelas inúmeras reportagens que expoem claramente o essencial, mesmo que muitos dos detalhes ainda sejam desconhecidos ou, no limite, nunca venham a ser provados.

quinta-feira, fevereiro 14, 2019

Compasso para navegação

Com o cada vez menor recurso a mapas físicos, e menos ainda para tarefas de navegação, vários foram os utensílios que cairam em desuso, entre os quais o compasso para mapas, que, no entanto, ainda pode ser adquirido por menos de 3 Euros, incluindo portes, para um modelo de pequenas dimensões, mas que mantém as características e funcionalidades de compassos de maiores dimensões.

Em aço inoxidável, com aproximadamente 11 centímetros de comprimento e uma abertura que vai até aos 43 milímetros, este tipo de compasso, diferente dos habitualmente utilizados por não ter uma mina ou ponta de grafite para escrita, tem, ainda, um parafuso central destinado a fixar o ângulo de abertura.

Esta característica, que evita alterações durante as operações, mesmo que em condições mais complicadas, como numa embarcação navegando sobre um mar revolto, é essencial, aumentando em muito a precisão e facilidade de utilização, permitindo marcar distâncias num mapa, eventualmente sobre uma linha que define um rumo, depois de regulado de acordo com a escala do mapa.

Conjuntamente com um mapa e uma bússola, ou outra forma de determinar a orientação do mapa, eventualmente complementado por uma régua, este tipo de compasso, tal como vários instrumentos de navegação, mesmo que tendo sido substituídos por tecnologias mais recentes, continuam a ter um lugar não apenas na História, mas junto de quantos queiram manter viva uma ciência que permite continuar independentes de sistemas que, falhando, impossibilitam a maioria de se orientar.

quarta-feira, fevereiro 13, 2019

Presidente da câmara de Pedrogão foi constituido arguido - 1ª parte

No dia 04 do corrente mês, o presidente da câmara municipal de Pedrogão foi constituido arguido, sendo o 13º no processo relacionado com os incêndios aí ocorridos há perto de um ano e meio atrás e que não é o mesmo que se centra no polémico processo de reconstrução, várias vezes denunciado e onde as irregularidades são óbvias e, quase certamente, irão ser consideradas como crimes.

Sempre nos intrigou que o presidente da autarquia, e responsável máximo pela protecção civil municipal, não tivesse sido constituido como arguido, quando os responsáveis máximos de outras autarquias abrangidas por este incêndio e alguns dos seus colaboradores ou funcionários subalternos, incluindo eleitos pertencentes ao executivo camarário, já eram arguidos desde há muito.

Nas actas de reuniões da autarquia, o presidente da câmara assume que existe uma repartição e não uma delegação de tarefas, que, mesmo existindo, nunca poderia eximir de responsabilidades quem delega e pode, caso algo não decorra de forma adequada, revogar essa delegação, passando a desempenhar as funções em causa ou delegando em alguém com maior competência.

Assim, mesmo alegando que delegara poderes e tarefas, e quem supostamente as desempenhava foi constituido como arguido, não deixa de haver, no limite, uma responsabilidade solidária sendo que, efectivamente, a de quem possuiu uma maior capacidade decisória e a legitimidade dos votos e inerente cargo, nunca, sob qualquer pretexto, pode deixar de prestar contas pelas suas acções e pelas de quem dele depende e nos quais confiou.

terça-feira, fevereiro 12, 2019

Promoções para veículos no Lidl

Apesar de muitos dos produtos para veículos que vão estar em promoção nas lojas da cadeia Lidl a partir de dia 5ª feira, dia 14, algumas merecem ser recordadas, tal como o conjunto em sí, por ser possível efectuar algumas aquisições a preços particularmente favoráveis.

Usado por muitos, o carregador de baterias, que pode ser adquirido por 19.99 Euros, tem-se revelado eficiente e durável, pelo que será de ter em conta, com base na experiência de quem o utiliza, podendo a sua utilização ser complementada pelo medidor de carga de bateria, muito intuitivo, e que tem o preço de 3.99 Euros.

A lanterna recarregável, com "leds", tem um preço de 14.99 Euros, sendo uma boa opção para ter num veículo, tal como se pode justificar a presença do conjunto de lâmpadas ou de escovas para os limpa-vidros, sendo de verificar se os modelos que constam da promoção são os adequados ao modelo de veículo do potencial comprador.

O "kit" de mãos livres "bluetooth" não possui um visor onde apareça o número de quem liga, pelo que pode não ser a melhor escolha, independentemente do preço de 17.99 Euros, enquanto os conjuntos de tapetes, cobertura para veículos ou mesmo o chapéu de chuva que abre de forma invertida, tendo preços competitivos, são de ter em conta para quem necessite deste tipo de acessório.

segunda-feira, fevereiro 11, 2019

Ex comandante da ANPC responsabilizado pela devastação em Mação - 4ª parte

Está-se a abrir um importante precedente no sentido de acabar com uma impunidade reinante que tem vindo a permitir a muitos assumir cargos para os quais não estão preparados, seja em que vertente ou aspecto for, desempenhando-o de forma negativa e, por vezes, culposa, sem que daí advenham quaisquer consequências, sendo que, muitas vezes, são promovidos dentro da estrutura a que pertencem.

Podemos, no limite, admitir que alguém aceite um cargo para o qual, efectivamente, não está preparado e em condições de desempenhar, mas que, durante o exercício, não tenha a percepção da sua incapacidade, nem que não existam mecanismos de controle, e aqui incluímos a própria tutela política, que determinem a sua pronta substituição, é inaceitável, sobretudo em áreas tão delicadas como o socorro e menos ainda quando no topo da estrutura operacional que o superintende.

Esta acção da IGAI e, esperamos, a continuação desta através do Ministério Público tem, necessariamente, de passar a ser a norma aplicável quando situações similares, e serão várias, são constatadas, sendo necessário agilizar procedimentos para que, sempre que um responsável cometa erros graves, não haja demora na sua substituição.

Tal como sucede noutros sectores, e nomeadamente na vida pública, onde processos contra políticos ou banqueiros começam a ter desenvolvimentos, é absolutamente necessário que todos quantos têm capacidade de decisão em orgãos do Estado, sejam responsabilizados pela sua conduta sempre que esta possa ser considerada como culposa, mesmo que de forma negligente, e que as vítimas sejam ressarcidas, implicando aqui os responsáveis, que devem responder solidariamente com o Estado que os nomeou.

domingo, fevereiro 10, 2019

"Switches" de 1 Gigabit para uso doméstico - 2ª parte

A instalação é intuitiva, bastanto proceder à ligação dos cabos de rede e do transformador exterior, sem que seja necessário proceder a qualquer tipo de configuração, salvo em situações muito especiais, em que os endereços físicos são controlados, ficando imediatamente pronto para ser utilizado, depois de um arranque quase imediato.

Suportando as normas IEEE802.3, IEEE802.3u, IEEE802.3x e IEEE802.3ab e o protocolo CSMA/CD, com 5 portas de velocidade adaptativa capazes de funcionar a 10, 100 e 1000 Mbits/s, recorrendo a cablagem do tipo CAT3 or CAT3+ UTP para 10Base-T, para 100Base-TX, CAT5 UTP, e para 1000Base-T, CAT5 or CAT5+ UTP.

É suportada aprendizagem automática e actualização de endereços físicos, ou "MAC address", bem como funções de filtragem de velocidade, armazenamento e encaminhamento, estando presente um "led" para cada porta, o que permite, num equipamento sem sistema de gestão, a obtenção de algum tipo de informação de estado a nível de comunicações.

Estes "switches" tipicamente operam entre os 0º e os 40º e humidade sem condensação entre os 10% e os 90%, podem ser armazenados entre os -40º e os 70º, com humidade, sem condensação, entre os 5% e os 90%, pelo que se adequam bem às condições de uma habitação, onde estes valores são, quase certamente, observados.