sábado, janeiro 13, 2024

Isqueiro eléctrico com "led"

Os avanços tecnológicos e a queda de preço da electrónica permite aquirir equipamentos interessantes por preços bastante baixos, incluindo-se aqui um pequeno isqueiro, de funcionamento eléctrico, que tem, igualmente, função de lanterna, o que dispensa o carregamento através de combustíveis inflamáveis.

Com um sistema de duplo arco, capaz de proporcionar uma temperatura muito elevada, capaz de acender um fogo com facilidade, e com um conjunto de "leds", com opção de diversas cores, que proporcionam uma iluminação razoável, perfeitamente utilizável, este isqueiro pode ser utilizado num grande número de situações.

Com um corpo exterior em plástico transparente, que fecha de forma estanque, permitindo ser submergido, e que protege de impactos, o isqueiro dispõe de circuitos de protecção, sendo carregado via USB, usando um vulgar cabo do tipo C, com o nível de carga visível num conjunto de "leds" laterais.

Muito fácil de utilizar, seguro e fiável, com uma bateria que dura dias de utilização normal, este isqueiro tem um preço que, incluindo portes e IVA, fica um pouco abaixo dos 7 Euros, sendo uma alternativa a ter em conta para quem opta por um sistema eléctrico, esperando-se que tenha uma durabilidade que permita a sua amortização, algo que só com o tempo poderemos concluir.

sexta-feira, janeiro 12, 2024

Quando as actualizações do Windows falham - 1ª parte

Na última actualização do Windows 10, um dos "updates", o KB5034441, provoca um erro, com o código 0x80070643, que permanece, independentemente de se reiniciar o sistema ou repetir manualmente o procedimento que visa actualizar o sistema operativo, sem que, efectivamente seja instalado de forma automática.

Este erro repete-se de forma generalizada, resultando em inúmeros protestos e reclamações, já que uma actualização disponibilizada a nível mundial tem, obrigatoriamente, de ter sido adequadamente testada, em múltiplos equipamentos, com características distintas e um conjunto de configurações tão abrangente quanto possível, algo que, obviamente, não sucedeu.

A Microsoft disponibilizou um conjunto de instruções que permite proceder à instalação desta actualização, que visa corrigir uma falha de segurança do BitLocker, e que, funcionando, implica efectuar um conjunto de operações delicadas, que passam pela alteração do registo do sistema e execução de instruções via linha de comando.

Sabendo que este tipo de procedimento não se encontra ao alcance de todos, e que manter pendente a actualização implica a repetição sucessiva e sem sucesso, sugerimos que se recorra a um utensílio da própria Microsoft que permite esconder, de forma defenitiva, actualizações não desejadas, seja por provocarem erros na instalação, seja posteriormente, durante o funcionamento do computador.

quinta-feira, janeiro 11, 2024

Alerta de vaga de frio - 1ª parte

A chegada de uma vagas ou ondas de frio, um fenómenos meteorológicos considerado como extremo, que resulta de uma massa de ar frio, geralmente seco, que se desenvolve sobre uma área continental, é motivo de alerta e preocupação num país onde a preparação para enfrentar este tipo de situação é escassa, com inúmeras habitações a não ofereceram as condições adequadas.

Uma vaga de frio é caracterizada pela ocorrência de um mínimo de seis dias consecutivos, durante os quais as temperaturas mínimas do ar ficam abaixo dos 5º positivos, valores que, na maioria dos países europeus, estão muito longe de serem considerados alarmantes ou implicarem medidas de contingência, mas que, entre nós, imediatamente têm consequências.

É difícil saber quantos residentes habitam casas onde a carência térmica, resultante da incapacidade de manter uma temperatura que proporcione bem estar e proteja a saúde, sendo certo que, em alturas de maiores dificuldades económicas, o aquecimento é sacrificado, pelo que cremos que os números serão muito superiores aos disponibilizados, sendo extremamente improvável que, quem enfrenta carências a vários níveis, mesmo que temporárias, dispenda dinheiro a aquecer a casa.

Esta vaga chega numa altura particularmente complexa, com tempos de atendimento hospitalar excessivos, embora se tenham verificado melhorias nos últimos dias, a seguir a uma época festiva, propensa a um maior contacto social e, consequentemente, a um maior contágio de doenças, sobretudo respiratórias, e quando existe um óbvio desgaste na população, após um período de sacrifícios e restrições resultantes da situação enonómico-financeira.

quarta-feira, janeiro 10, 2024

Promoções da CES 2024

Decorre desde ontem, dia 9 de Janeiro, e o dia 12 de Fevereiro a CES 2024, o maior evento de electrónica de consumo a nível mundial, aproveitado por inúmeros fabricantes para apresentar as últimas novidades e projectos ou protótipos, que poderão ser ainda revistos, de acordo com a sensibilidade dos potenciais utilizadores, ou, no limite, serem cancelados, ultrapassados pelas circunstâncias.

Em simultâneo com a CES, muitas empresas, incluindo-se aqui diversos grossistas, promovem um conjunto de produtos, igualmente na área da electrónica, embora, nalguns casos, alargado a equipamentos conexos ou complementares, oferecendo a possibilidade de efectuar aquisições por um preço francamente inferior ao habitualmente praticado e incluindo na oferta algumas da últimas novidades.

Podem-se esperar reduções de preço de entre 25 e 50% em diversos artigos, que podem ir desde dispositivos móveis ou de rede a câmaras, passando por todo o tipo de electrodomésticos ditos inteligentes ou por impressoras 3D, pelo que a variedade é enorme, tal como a gama de preços, naturalmente ligada às características dos vários produtos, o que justifica uma visita virtual à exposição e uma análise das propostas em vigor.

Naturalmente, todos quantos recebem mails dos maiores grossistas, como o Aliexpress, a Geekbuying ou o Banggood, irão deparar-se com diversas ofertas, incluindo de produtos individuais, mas também descontos por quantidade ou valor, sendo normal haver ofertas diárias, com preços que são apenas válidos no próprio dia ou em períodos muito curtos, pelo que convém estar alerta e, caso se justifique, aproveitar a oportunidade.

terça-feira, janeiro 09, 2024

Sinistralidade rodoviária volta a aumentar - 6ª parte

Quando grande parte das infrações detectadas passa pela ausência de título de condução válido, em boa parte por falta de renovação, e aqui excluimos as apreensões, ou pela falta de seguro ou ausência de inspecção do veículo, situações que aumentaram substancialmente, estamos diante de faltas de documentos cuja emissão tem um custo que muitos condutores não estão em condições de suportar, enquanto não podem perscindir de um transporte próprio num país onde as alternativas muitas vezes não correspondem às necessidades dos potenciais utilizadores.

Reiteramos que o aumento da sinistralidade não é somente uma questão de segurança rodoviária, tem por detrás um conjunto de factores muito mais vastos, a nível social e económico, que dificilmente se podem ultrapassar por via administrativa ou jurídica, carencendo de uma intervenção profunda a nível das causas.

Só com a intervenção por parte do poder político, que tem a capacidade de legislar, e das entidades a quem compete fazer cumprir a legislação, se pode corrigir uma série de anomalias que, para além de aumentar o número de acidentes de viação, distorcem o mercado laboral e violam princípios básicos de igualdade defendidos pela Constituição, mas que parecem ser impunemente ignorados.

Fazemos votos que, durante a legislatura que se iniciará brevemente, estes problemas sejam abordados de forma equilibrada e humana, respeitando os direitos de todos, que sabemos serem, em muitos casos, difíceis de conciliar, mas para os quais, com trabalho e o necessário investimento, será, sem dúvida, possível encontrar soluções de compromisso que favoreçam a economia nacional sem comprometer a justiça social.

segunda-feira, janeiro 08, 2024

Alterações do Google Maps em Fevereiro - 2ª parte

Está, igualmente, prevista a eliminação do "modo de condução", considerada pouco eficiente, com os utilizadores a serem direccionados para o model de navegação padrão, que tem sido melhorado, podendo, em alternativa, recorrer ao Google Auto, actualmente disponível na maioria dos países e muito mais vocacionda para ser utilizado em veículos, onde oferece múltiplas funcionalidades.

Consta que o Google pretende que se utilize cada vez mais comandos e interacção por voz, o que torna a condução mais segura, reduzindo o recurso ao écran, sendo de prever que as pequenas revisões no "interface", como o posicionamento e dimensão dos botões, facilitem o controle sobre a aplicação e reduzam o tempo que o utilizador usa para um controle visual e durante o qual os olhos deixam de se focar na estrada.

Ficarão disponíveis, no modo de navegação, funcionalidades como as que ilustram a inensidade do tráfego, com sugestão de itinerário, tempo estimado de chegada e interacção copm outros utilizadores, com os melhoramentos a serem introduzidos brevemente num conjunto de 80 cidades em todo o Mundo, esperando-se uma expansão rápida que torne estas funções mais abrangentes.

Se por um lado, com as novas funcionalidades, se pretende que os utilizadores evitem atrasos, escolham o melhor percurso, de acordo com os critérios preferenciais, e tenham acesso aos pontos de reabastecimento, de acordo com o tipo e características dos respectivos veículos, também a visualização do percurso tem uma nova dimensão, contribuindo para uma melhor identificação de elementos visuais.

domingo, janeiro 07, 2024

Celebra-se o Natal ortodoxo

Celebra-se hoje, dia 07 de Janeiro, o Natal ortodoxo, pelo que, para os inúmeros cristãos que seguem este rito, este é um dia de festa, não apenas a nível religioso, mas também pelo que representa em termos de encontro familiar e pelo seu valor cultural.

No Leste da Europa, são muitos os que celebram o Natal no dia de hoje, mesmo na Ucrânia, cuja data oficial de celebração passou para o dia 25 de Dezembro, mas onde muitos continuam a celebrar na data tradicional, respeitando o calendário juliano, sem que tal possa, de alguma forma, ter uma leitura política, sendo esta uma questão essencialmente religiosa e cultural que se deve respeitar.

Independentemente das diferenças e do próprio enquadramento, o significado do Natal permanece o mesmo, sendo comum aos vários ramos da fé cristã, pelo que o ênfase será, inevitavelmente, na lembrança dos valores e princípios que nos unem e que deviam ser sempre mais fortes do que aquilo que nos pode separar.

Aos nossos amigos ortodoxos que celebram o Natal no dia de hoje, apresentamos os nossos votos de Festas Felizes e que num futuro próximo todos possam comemorar esta data em paz e rodeados daqueles que lhes são mais querido, o que, infelizmente, nos dias de hoje, não será possível para muitos.