sábado, junho 16, 2018

Para um Verão que se avizinha - 4ª parte

Para os adeptos do uso de botas, os modelos adequados ao tempo quente serão a escolha correcta para esta época do ano, com as Magnum Amazon Desert Boots, idealizadas para o Exército Britânico, a oferecerem uma relação preço qualidade bastante favorável, em parte graças a uma grande disponibilidade no mercado, resultante do elevado número produzido.

Este modelo de botas, construídas em couro e nylon 1150 Dernier, obedece a especificações militares, tendo sido testadas nos teatros de operações do Iraque e Afeganistão, são resistentes, leves e respiráveis, com um desenho ergonómico e um sistema de atacadores que permite uma grande facilidade no seu aperto e desaperto.

A sola e tacão anti-derrapantes, incluem materiais compósitos e placa metálica, protegendo o pé, de acordo com as normas de segurança militares aprovadas pela NATO, e o tratamento anti-bactérias Agion combate a presença de fungos e micróbios, proporcionando conforto, mesmo em caso de uso prolongado em temperaturas elevadas.

Apesar de novas estas botas terem preços que rondam os 120 Euros, quando provenientes de excedentes militares ou virtualmente novas, o preço pode cair muito substancialmente, sendo possível encontrá-las com muito pouco uso por perto de uma dúzia de Euros, a que acrescerão portes que, podendo duplicar o preço, continuarão a resultar num excelente negócio.

sexta-feira, junho 15, 2018

Chegou o Verão

Para muitos, este é um Verão que tardava, com algumas subidas de temperatura interrompidas pelo mau tempo e por alguma chuva, o que não impediu que o número de ocorrências em termos de incêndios florestais não fosse substancial, mas as condições climatéricas foram determinantes para um cenário que, apesar de tudo, se revelou dentro do esperado para este período.

A previsão de que o tempo quente terá chegado, de forma mais contínua e consistente, terá, naturalmente, um impacto directo no número de ocorrências, sendo de prever que a semana que se avizinha seja a primeira em que o dispositivo deste ano será efectivamente testado, numa altura em que nos aproximamos do primeiro aniversário sobre a tragédia de Pedrogão Grande.

Sendo quase certo, face à extensão da área ardida em 2017, que este será um ano onde, comparativamente, arderá uma área menor, facto que resulta de um conjunto de circunstâncias óbvias, a possibilidade de se verificar uma ou mais tragédias pontuais está presente, bastando para tal que convirjam no espaço e no tempo os factores necessários, tal como sucedeu em Pedrogão no ano passado, e será na existência ou não destes casos particulares que se avaliará o ano em termos de fogos.

Inegavelmente, este ano foi efectuado um maior trabalho a nível da prevenção e as populações estão mais alerta e preparadas, pelo que, no actual cenário, os atrasos contratuais que atrasaram a disponibilidade dos meios considerados necessários e as dúvidas quanto à composição do dispositivo dificilmente terão um impacto severo na fase crítica que se aproxima.

quinta-feira, junho 14, 2018

Para um Verão que se avizinha - 3ª parte

Escolher um "power bank" destinado a permitir o arranque de um veículo implica alguns cuidados, nomeadamente possuirem características em termos de capacidade e de disponibilização da corrente adequados, tendo em atenção os vários componentes e a qualidade dos mesmos, sendo certo que basta que os cabos sejam menos eficientes para que todo o processo falhe.

Idealmente, deveria ser efectuado um teste, porque em muitos casos as características anunciadas, sendo adequadas para um veículo específico, são traídas pela qualidade do material ou por pequenos detalhes que podem não se encontrar nas especificações técnicas, normalmente reduzidas ao essencial e onde omissões são correntes, do que decorre facilmente a aquisição de um modelo funcionalmente inútil.

Podendo revelar-se difícil encontrar nas especificações a informação pretendida, é normal que estas informem até que cilindrada, para gasolina e diesel o "power bank" pode proporcionar um arranque, sendo sempre de considerar uma margem de tolerância razoável, e, caso se encomende "on line", escolher um equipamento com cabos tão grossos quanto possível, mesmo que tal implique uma volumetria superior ao pretendido.

Um equipamento deste tipo vai ter um preço que se aproxima da centena de Euros e, para além da sua função primordial, permite dispor de uma fonte de iluminação, com duração para bastantes horas, e a possibilidade de carregar numerosos dispositivos electrónicos, pelo que será um investimento a considerar por quantos circulem em locais mais remotos.

quarta-feira, junho 13, 2018

Aplicação "Cartas Militares" - 2ª parte

Entre as funcionalidades incluídas, estão a gravação e navegação por percursos e rotas, a definição, visualização e partilha de pontos de passagem, ou "waypoints", a pesquisa por toponímias ou coordenadas, o centramento automático da posição no mapa, a rotação automática de acordo com sentido de movimento e a leitura dos ficheiros em forma KML, utilizados pelo Google Earth.

Existe a possibilidade de exportação em formato KML para o Google Earth, o que permite uma edição e reimportação posterior, caso assim se pretenda, sendo que este formato permite interagir com outras aplicações ou plataformas, algumas das quais são muito populares entre os praticantes de actividades em locais remotos, onde o suporte de sistemas cartográficos mais comuns se revela inadequado.

Diversas outras aplicações recorrerm a cartas militares, devidamente calibradas para o efeito, tal como o Oziexplorer ou o CompeGPS, tendo cada uma um conjunto de funcionalidades própria, e preços diferenciados, sendo que acresce sempre o preço dos mapas a utilizar e que pode onerar muito substancialmente o custo total da solução, sendo sempre de avaliar se os mapas a utilizar terão que ser pagos.

Naturalmente, no caso desta aplicação, o objectivo é a venda de licenças, sendo que o custo surge como bastante favorável face a outras opções da concorrência, a que acresce a excelente qualidade da cartografia do CIGeoE, com o custo de 9.99 Euros a comparar-se muito favoravelmente aos 7.00 Euros de uma única carta na escala 1/25.000 em papel.

terça-feira, junho 12, 2018

Folheto de procedimentos em caso de incêndio florestal

A Protecção Civil disponibilizou um desdobrável, que pode ser consultado "on line", ou descarregado e impresso, com um conjunto de conselhos úteis a seguir em caso de incêndio florestal, o qual deve ser lido e estudado sobretudo pelas populações residentes em áreas rurais, onde o risco de fogo é superior.

São abordadas as precauções a tomar, medidas de contingência, procedimentos em caso de perigo ou processos de evacuação, com um conjunto de medidas prévias, como a preparação de um "kit" de emergência, ou a adoptar durante uma ocorrência, mas não as medidas prévias, como a limpeza de terrenos, as quais foram descritas separadamente e constam da legislação em vigor.

Muitas das vítimas dos fogos do ano passado perderam a vida em consequência de falta de informações ou conhecimentos, nomeadamente relativamente aos comportamentos a adoptar, pelo que este tipo de informação, e a sua ampla divulgação, faz todo o sentido numa altura em que o Verão se aproxima, esperando-se, naturalmente, que as tragédias vividas em 2017 não se repitam.

Aconselhamos os nossos leitores residentes em zonas mais sensíveis a quem este folheto não tenha sido entregue, a descarregar e imprimir o ficheiro, em formato PDF, estudando-o e mantendo-o por perto, de forma a ser fácil de consultar em caso de necessidade e a seguir as indicações nele contidas, adaptando-as de acordo com cada situação específica e as instruções das autoridades presentes.

segunda-feira, junho 11, 2018

Aplicação "Cartas Militares" - 1ª parte

Por ser relevante quando se aproxima o Verão, lembramos que está disponível uma aplicação que usa como suporte as conhecidas cartas militares Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) e que são particularmente populares entre todos quantos circulam fora de estrada, em locais mais remotos, onde a informação topográfica nelas contida se revela de grande utilidade.

A aplicação, designada por "Cartas Militares", está diponível para Android e iOS, sendo gratuita, mas o acesso às cartas militares com maior resolução, como as conhecidas cartas da série 888 na escala 1/25.000, são pagas, sendo necessário adquirir uma licença que custa 9.99 Euros.

Independentemente da escala, que varia entre os 1/500.000 e os 1/25.000, está presente uma representação contínua do terreno, com a selecção do tipo de cartografia a ser escolhida de acordo com o dispositivo em uso, e do licenciamento exitente, podendo funcionar em modo "off line", o que implica uma gravação dos ficheiros no dispositivo, podendo ocupar perto de 2 Gb, mas, tal como sucede com outros programas com este tipo de opção, pode variar substancialmente.

Estão presentes dados de navegação, incluindo os diversos elementos presentes no terreno, que incluem a informação topográfica, como relevo do terreno, vegetação e hidrografia, bem como edificações, redes viárias e diversas informação geográfica, como coordenadas, altitude ou velocidade.

domingo, junho 10, 2018

Defender 90 com rádio controle da Tamiya

A Tamiya, um dos fabricantes de modelos mais conhecido, e de melhor qualidade, apresentou um Land Rover Defender 90 na escala 1/10, destinado aos adeptos do rádio modelismo, que deverá estar no mercado no próximo mês de Setembro, em forma de modelo para montar, incluindo na caixa os componentes e peças necessárias.

Com tracção integral, amortecedores, um chassis CC-01, e uma carroçaria em plástico particularmente realista e bem acabada, onde estão presentes os principais detalhes, este modelo para montar será, sem dúvida um favorito dos adeptos do todo o terreno e da Land Rover, que aqui vão encontrar uma réplica particularmente bem finalizada de um dos mais conhecidos veículos da marca.

O preço ainda não foi anunciado, mas sabemos que existem modelos do mesmo fabricante com preços que rondam os 200 Euros, caso de outros modelos de todo o terreno, pelo que não nos espantaria se o preço deste novo Defender 90 andasse por perto, embora muito ainda possa acontecer e, face à qualidade deste modelo, o preço possa revelar-se francamente superior.

Deixamos o alerta aos nossos leitoes que apreciam os modelos controlados por rádio, o todo o terreno, e os Land Rover, para quem em Setembro estejam atentos a novidades da Tamiya as quais costumam estar presentes nas diversas lojas da especialidade que se encontram no nosso País ou acessíveis via Internet.