A campanha do Pirilampo Mágico de 2017 da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENARCI) teve início no passado domingo, decorrendo durante o mês de Maio, com a venda do popular boneco, bem como de autocolantes, canecas ou pins em numerosos estabelecimentos espalhados por todo o País, incluindom lojas tão diversas como farmácias, mercearias ou cafés, para além dos pontos de venda oficiais.
Nesta época de crise e de restições, entre estas a nível de apoios e ajudas institucionais, são muitas as instituições de de solidariedade social que sentem dificuldades, facto tanto mais complexo face ao aumentodo número de solicitações, entre estas as que são oriundas de famílias em dificuldades ou a quem foram retirados apoios.
Esta campanha é uma campanha que já se encontra entre as mais queridas e apoiadas pela população portuguesa, sendo essencial no apoio a um conjunto de instituições que apoiam numerosos utentes e respectivas famílias, para as quais o contributo de cada Pirilampo, que tem um preço de 2 Euros, é importante na difícil missão que cumprem.
Assim, sugerimos aos nossos amigos e leitores que apoiem, mais uma vez, esta iniciativa, adquirindo este simpático Pirilampo e ajudando a passar a mensagem ou mesmo a estabelecer pontos de venda, colaborando com as instituições que são beneficiadas por estas vendas.
sábado, maio 06, 2017
sexta-feira, maio 05, 2017
Ração de combate assegura alimentação nas primeiras 24 horas - 2ª parte
Um dos problemas que se têm mantido durante o combate aos fogos tem a ver com a logística, sendo inúmeros os casos em que se verificam falhas graves na distribuição de alimentos, e mais ainda tratando-se de alimentação adequada às circunstâncias, pelo que a opção de rações, caso apropriadas para cada situação, é uma evolução no sentido positivo.
Por outro lado, a especificidade das rações para as várias situações levanta outro tipo de questões, seja em termos da logística envolvida, seja nas suas diversas composições, sendo ainda de ter em atenção qual a quantidade e tipo de líquidos incluídos, bem como a sua forma de acondicionamento e peso.
Para quem não conheça, os principais elementos de uma ração de combate usada pelas forças armadas portuguesas incluem duas latas de 300 gramas, sendo uma de Jardineira e a outra de Rancho, à base de carnes de porco, e duas latas de conservas, uma de sardinhas e outra de paté de fígado.
Acresce uma embalagem de doce, 3 pacotes de bolachas sem sal, outro de leite em pó meio gordo, dois pacotes de açucar e outros dois de sal, e um conjunto de complementos que consistem em lenços de papel, acendalhas quimicas e o respectivo equipamento para aquecimento, comprimidos de descontaminação para água, fósforos e um saco para o lixo.
Por outro lado, a especificidade das rações para as várias situações levanta outro tipo de questões, seja em termos da logística envolvida, seja nas suas diversas composições, sendo ainda de ter em atenção qual a quantidade e tipo de líquidos incluídos, bem como a sua forma de acondicionamento e peso.
Para quem não conheça, os principais elementos de uma ração de combate usada pelas forças armadas portuguesas incluem duas latas de 300 gramas, sendo uma de Jardineira e a outra de Rancho, à base de carnes de porco, e duas latas de conservas, uma de sardinhas e outra de paté de fígado.
Acresce uma embalagem de doce, 3 pacotes de bolachas sem sal, outro de leite em pó meio gordo, dois pacotes de açucar e outros dois de sal, e um conjunto de complementos que consistem em lenços de papel, acendalhas quimicas e o respectivo equipamento para aquecimento, comprimidos de descontaminação para água, fósforos e um saco para o lixo.
quinta-feira, maio 04, 2017
"Icon" - o livro da Land Rover sobre os Serie e Defender
Após inúmeras publicações não oficiais, a própria Land Rover apresentou o seu próprio livro, de excelente qualidade a nível de conteúdos e imagens, sobre os diversos modelos Serie e Defender, sob o título de "Icon", assinalando assim o termo da produção da sua mais icónica linhagem, cuja extensão temporal se confunde com a da própria marca.
Este livro, de capa dura, com mais de duas centenas de páginas divididas por dez capítulos, inclui a história destes modelos, algumas das expedições em que participaram, a sua participação em acções humanitárias, todas acompanhadas de textos descritivos e ilustradas por numerosas fotografias de alta qualidade.
Com prólogo de Richard Hammond, são entrevistados desde trabalhadores da linha de montagem a altos quadros da empresa, passando por figuras públicas e por membros da equipa que está a projectar o sucessor do Defender, transmitindo assim as experiências de alguns dos que mais directamente lidaram com este modelo.
As encomendas poderão ser efectuadas através do "site" da própria Land Rover, onde este livro, ainda indisponível, tem um preço anunciado de 50 libras, pouco menos de 60 Euros, desconhecendo-se ainda se existirão outros canais de venda, nomeadamente nas conhecidas livrarias "on line", ou se será possível adquirí-lo directamente nos revendedores da marca.
Este livro, de capa dura, com mais de duas centenas de páginas divididas por dez capítulos, inclui a história destes modelos, algumas das expedições em que participaram, a sua participação em acções humanitárias, todas acompanhadas de textos descritivos e ilustradas por numerosas fotografias de alta qualidade.
Com prólogo de Richard Hammond, são entrevistados desde trabalhadores da linha de montagem a altos quadros da empresa, passando por figuras públicas e por membros da equipa que está a projectar o sucessor do Defender, transmitindo assim as experiências de alguns dos que mais directamente lidaram com este modelo.
As encomendas poderão ser efectuadas através do "site" da própria Land Rover, onde este livro, ainda indisponível, tem um preço anunciado de 50 libras, pouco menos de 60 Euros, desconhecendo-se ainda se existirão outros canais de venda, nomeadamente nas conhecidas livrarias "on line", ou se será possível adquirí-lo directamente nos revendedores da marca.
quarta-feira, maio 03, 2017
Ração de combate assegura alimentação nas primeiras 24 horas - 1ª parte
O Secretário de Estado da Administação Interna, Jorge Gomes, anunciou que será distribuída uma ração de combate aos elementos integrados no Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF), que assegurará a alimentação durante as primeiras 24 horas de operações.
Segundo este governante, esta ração em embalagens individuais proporcionará "uma alimentação especifica para o tipo de teatro de operações onde vão atuar e vão abastecidos para 24 horas" e será distribuída a todos os corpos de bombeiros que integrarem o dispositivo de modo a que cada elemento possa levar a sua própria alimentação.
Embora esta seja uma solução pensada para as primeiras 24 horas, altura em que a logística tem mais dificuldade em assegurar alimentação adequada, o facto é que a possibilidade de "voltar a distribuir se houver necessidade", leva a crer que esta opção por rações de combate pode ser de maior duração do que o expectável, podendo, no limite, cobrir todo o período de duração de uma dada missão.
Também a especificidade para o tipo de teatro de operações indicia que haverá diversos tipos de ração, com composições que variam de acordo com a missão e o local onde decorra, o que levanta questões em termos logísticos e na própria adequação, sendo certo de que terão que ser distintas das utilizadas pelas forças armadas, cuja composição levanta algumas dúvidas caso se pretendam utilizar neste tipo de operações.
Segundo este governante, esta ração em embalagens individuais proporcionará "uma alimentação especifica para o tipo de teatro de operações onde vão atuar e vão abastecidos para 24 horas" e será distribuída a todos os corpos de bombeiros que integrarem o dispositivo de modo a que cada elemento possa levar a sua própria alimentação.
Embora esta seja uma solução pensada para as primeiras 24 horas, altura em que a logística tem mais dificuldade em assegurar alimentação adequada, o facto é que a possibilidade de "voltar a distribuir se houver necessidade", leva a crer que esta opção por rações de combate pode ser de maior duração do que o expectável, podendo, no limite, cobrir todo o período de duração de uma dada missão.
Também a especificidade para o tipo de teatro de operações indicia que haverá diversos tipos de ração, com composições que variam de acordo com a missão e o local onde decorra, o que levanta questões em termos logísticos e na própria adequação, sendo certo de que terão que ser distintas das utilizadas pelas forças armadas, cuja composição levanta algumas dúvidas caso se pretendam utilizar neste tipo de operações.
terça-feira, maio 02, 2017
Consola MUD para Defender - 2ª parte
Esta consola permite, com algumas restrições, instalar dispositivos 2 DIN, como muitos sistemas Android, que implementam múltiplas funcionalidades, sendo que, neste caso, a profundidade dos mesmos e a própria localização dos conectores e encaminhamento dos cabos assume particular relevância.
Alguns dos modelos 2 DIN menos dispendiosos, com Android 5.1 e suporte para GPS, "hotspot" e câmara de rectaguarda, para citar apenas algumas das funcionalidades presentes, tem apenas 5 centímetros de profundidade total, tendo um preço que ronda os 120 Euros, incluindo portes, mas acrescendo taxas alfandegárias, inevitáveis para um equipamento deste tipo.
Incluímos fotos deste modelo concreto de dispositivo para que seja possível verificar visualmente a escassa profundidade do mesmo, perto de 5 centímetros que incluem o rebordo que fica no exterior da consola, bem como o posicionamento de conectores, que não coincidem com a prateleira existente no "tablier" e que se deve evitar cortar.
É de notar que para dispositivos com maior profundidade se torna necessário efectuar cortes no veículo, salvo se for uma diferença muito marginal que possa ser compensada removendo a protecção em plástico ou efectuando pequenos ajustes no posicionamento da consola, sendo que consideramos esta opção que implica cortar o metal como francamente desaconselhada.
Alguns dos modelos 2 DIN menos dispendiosos, com Android 5.1 e suporte para GPS, "hotspot" e câmara de rectaguarda, para citar apenas algumas das funcionalidades presentes, tem apenas 5 centímetros de profundidade total, tendo um preço que ronda os 120 Euros, incluindo portes, mas acrescendo taxas alfandegárias, inevitáveis para um equipamento deste tipo.
Incluímos fotos deste modelo concreto de dispositivo para que seja possível verificar visualmente a escassa profundidade do mesmo, perto de 5 centímetros que incluem o rebordo que fica no exterior da consola, bem como o posicionamento de conectores, que não coincidem com a prateleira existente no "tablier" e que se deve evitar cortar.
É de notar que para dispositivos com maior profundidade se torna necessário efectuar cortes no veículo, salvo se for uma diferença muito marginal que possa ser compensada removendo a protecção em plástico ou efectuando pequenos ajustes no posicionamento da consola, sendo que consideramos esta opção que implica cortar o metal como francamente desaconselhada.
segunda-feira, maio 01, 2017
Bomba para transferência de fluídos - 2ª parte
Naturalmente que caso se pretenda transferir substâncias tão diferentes como combustíveis ou água, devem estar disponíveis duas bombas, cada uma destinada exclusivamente a uma destas tarefas, evitando misturas que resultam em contaminações sempre perigosas, seja para o veículo, seja para a saúde de quem ingira a água.
Um complemento a ter em conta é pelo menos um reservatório, como um "jerry can", que pode ser o vulgar modelo metálico de origem militar ou um dos inúmeros modelos em plástico, neste caso, preferencialmente, com uma graduação que permita verificar o nível de enchimento, e que permite flexibilizar muito o uso das bombas, transferindo líquido com maior facilidade e controle.
As bombas eléctricas, que tipicamente são accionadas por ligação directa à bateria do veículo ou via tomada de isqueiro, permitem uma operação mais rápida e com menor esforço, mas encontram-se numa gama de preços diferente, muito embora possam ser adquiridas igualmente por preços muito módicos, com o conjunto completo a ficar por menos de uma quinzena de Euros.
Com preços que começam em pouco mais de um Euro, a presença de um par de bombas manuais num veículo utilizado em expedições representa um investimento a ter em conta, seja pelo baixo preço e pelo escasso volume que ocupam, mesmo devidamente acondicionadas e protegidas, seja, sobretudo, pelos problemas que permitem resolver em locais mais isolados onde poucas alternativas estão disponíveis.
Um complemento a ter em conta é pelo menos um reservatório, como um "jerry can", que pode ser o vulgar modelo metálico de origem militar ou um dos inúmeros modelos em plástico, neste caso, preferencialmente, com uma graduação que permita verificar o nível de enchimento, e que permite flexibilizar muito o uso das bombas, transferindo líquido com maior facilidade e controle.
As bombas eléctricas, que tipicamente são accionadas por ligação directa à bateria do veículo ou via tomada de isqueiro, permitem uma operação mais rápida e com menor esforço, mas encontram-se numa gama de preços diferente, muito embora possam ser adquiridas igualmente por preços muito módicos, com o conjunto completo a ficar por menos de uma quinzena de Euros.
Com preços que começam em pouco mais de um Euro, a presença de um par de bombas manuais num veículo utilizado em expedições representa um investimento a ter em conta, seja pelo baixo preço e pelo escasso volume que ocupam, mesmo devidamente acondicionadas e protegidas, seja, sobretudo, pelos problemas que permitem resolver em locais mais isolados onde poucas alternativas estão disponíveis.
domingo, abril 30, 2017
Serviço de clientes da Eaglemoss
Os imprevistos acontecem e uma avaria num equipamento electrónico, mesmo que de boa construção, é algo que pode suceder a todos, pelo que a garantia e a assistência por parte do fornecedor ou fabricante ganha, neste caso, especial relevo, não só em termos práticos, mas como factor diferenciador.
Quando um dos relógios da Eaglemoss, adquiridos via revista Visão, integrada no grupo Impresa, se avariou, contactamos que o vendedor, quer o fabricante, no sentido de proceder à troca, já que uma reparação se afigura algo complexa, tendo respostas completamente diferentes.
Enquanto o serviço de clientes da Impresa fez uma sugestão impossível, que passava pelo registo do relógio num "site" destinado a activar as garantias, mas que não possuía opção nem para Portugal, nem para Espanha, e proceder posteriormente ao envio para a morada neste último país, a Eaglemoss adoptou uma postura completamente diferente, procedendo ao envio a partir de Inglaterra, via UPS, uma nova unidade, sem quaisquer encargos.
Caso tivessemos optado pela solução da Impresa, suportariamos os custos de portes internacionais, correndo o risco de, por falta do registo, não ter direito a qualquer reparação em garantia, mas, felizmente, a alternativa da Eaglemoss, que adquire os relógios a um fabricante chinês, optou pela acção correcta face a uma avaria em garantia, numa solução que não implica custos para o cliente e, naturalmente, aumenta o nível de satisfação, resultando numa maior fidelização.
Quando um dos relógios da Eaglemoss, adquiridos via revista Visão, integrada no grupo Impresa, se avariou, contactamos que o vendedor, quer o fabricante, no sentido de proceder à troca, já que uma reparação se afigura algo complexa, tendo respostas completamente diferentes.
Enquanto o serviço de clientes da Impresa fez uma sugestão impossível, que passava pelo registo do relógio num "site" destinado a activar as garantias, mas que não possuía opção nem para Portugal, nem para Espanha, e proceder posteriormente ao envio para a morada neste último país, a Eaglemoss adoptou uma postura completamente diferente, procedendo ao envio a partir de Inglaterra, via UPS, uma nova unidade, sem quaisquer encargos.
Caso tivessemos optado pela solução da Impresa, suportariamos os custos de portes internacionais, correndo o risco de, por falta do registo, não ter direito a qualquer reparação em garantia, mas, felizmente, a alternativa da Eaglemoss, que adquire os relógios a um fabricante chinês, optou pela acção correcta face a uma avaria em garantia, numa solução que não implica custos para o cliente e, naturalmente, aumenta o nível de satisfação, resultando numa maior fidelização.
Subscrever:
Mensagens (Atom)