sábado, abril 20, 2013

Um Evoque como rato...

Image Hosted by Google O Range Rover Evoque como rato

Por uma dúzia de Euros, os apreciadores do Range Rover Evoque poderão usar uma miniatura deste modelo da Land Rover como rato nos seus computadores pessoais, substituindo modelos mais genéricos e que, sem dúvida, serão bem menos originais.

O modelo possui um botão para ligar, na parte inferior, uma roda para "scroll" e dois botões, tendo ainda dois "leds" frontais com luz, comunicando via "bluetooth", na versão sem fios, ou via USB, na versão que requer uma conexão física ao computador.

Image Hosted by Google O Range Rover Evoque como rato

O tamanho do rato, ou do modelo, é de 115 x 50 x 40 mm, um pouco maior do que um rato convencional, e no seu interior ficam as duas baterias AAA necessárias ao seu funcionamento.

Este rato tem uma precisão de 1600 DPI e "zoom" e é compatível com os sistemas operativos Windows, desde os 95 e ME ao Windows 7, passando pelo 2000 e XP, bem como com os Mac, incluindo no conjunto um "interface" "bluetooth" USB para o computador na versão sem fios.

sexta-feira, abril 19, 2013

O "smartphone" Runbo X5 - 4ª parte

Image Hosted by Google um "smartphone" Runbo X5

Está presente o GPS, os habituais sensores de proximidade, campo magnético, luz e acelerómetro, bem como um rádio FM com suporte de função RDS, um apontador laser, o tradicional "hotspot" móvel, "slot" duplo para cartão SIM, etc.

A bateria de iões de lítio, recarregável via USB, tem 3800 mAh e permite um tempo de "stand by" de até 380 horas, o que representa pouco mais de 15 dias, e até 10 horas de conversação, embora o total dependa sempre, e em muito, do uso e funções específicas utilizadas.

Image Hosted by Google Caixa do "smartphone" Runbo X5

O Runbo X5, pode estar até 30 minutos sob 2 metros de água, de acordo com a certificação IP67, resiste a poeiras e a uma queda de até 2 metros, mas toda esta resistência e características implicam dimensões elevadas, de 154 x 73.5 x 25mm, e um peso de 312 gramas.

Custando perto de 250 Euros, o conjunto inclui o telefone, bateria, transformador, auricular, chave de parafusos para abertura, cabo USB, antena externa e manual do utilizador, este é um telemóvel multi funcional destinado a utilizadores com necessidades muito específicas, sendo um exemplo interessante do que actualmente se produz para um segmento de mercado em crescimento.

quinta-feira, abril 18, 2013

Carregador manual USB

Image Hosted by Google Um carregador manual USB

Ficar sem carga na bateria de um telemóvel ou outro equipamento é algo comum e, para além de desagradável, pode ter consequências, dado que alguns destes equipamentos podem ser absolutamente necessários nas mais diversas situações.

Para além dos habituais sistemas de carregamento, que implicam uma ligação eléctrica, um simples dínamo com conector USB, que é ligado ao equipamento através do cabo que normalmente o acompanha, pode resolver este problema, caso a bateria ainda não esteja completamente descarregada.

Este pequeno dínamo é feito em plástico, tem uma pequena manivela que recolhe, e permite que a corrente de 6V e 300 mA carregue um equipamento, sendo de estimar que a um minuto de rotação, a 100 a 120 rotações por minuto, corresponda a perto de três minutos e meio de conversação.

Com apenas 52 x 45 x 30 mm e um peso de somente 58 gramas, sendo tão fácil de transportar como um maço de tabaco, e é compatível com um grande número de telemóveis das marcas mais populares, pelo que, por menos de um par de Euros, é um investimento a ter em conta.

O "smartphone" Runbo X5 - 3ª parte

Image Hosted by Google um "smartphone" Runbo X5

Em termos mais comuns, o Runbo tem um écran táctil capacitivo multi ponto, de 5 pontos, com 4.3" WVGA, apresentando uma resolução de 480 x 800, e possui duas cameras, uma com 0.3 MP e outra com 5.0 MP ou 2592 x 1944 pixels, com focagem automática e "flash" com "leds", que em versões actualizados passou para os 8 MP.

São suportados vídeos nos formatos MP4, 3GP, MOV, MPEG, MKV, FLV, etc. e a sua captura com 1280 x 720 pixels, ou 720P, a 30 imagens por segundo, suportando ainda os formatos áudio mais comuns, como o MP3, AAC, AMR ou MID, sendo também possível proceder à gravação de "clips" áudio.

A transmissão de dados via WiFi obedece às normas 802.11 b/g/n e em modo EDGE os "downloads" atingem os 237 Kbps e os "uploads" os 118 Kbps, enquanto via GPRS se ficam pelos 85.6 Kbps e 42.8 Kbps, respectivamente, estando ainda disponível comunicação via USB 2.0 e "bluetooth" V2.1+A2DP.

O "software" instalado é omais comum, incluindo Facebook, Twitter, Microblog, Google Search, Maps, Gmail, MSN, Yahoo, Skype, Facebook Messenger, QQ, etc, suporte para os formatos mais comuns de "Ebook", bem como alguns jogos.

quarta-feira, abril 17, 2013

O "smartphone" Runbo X5 - 2ª parte

Image Hosted by Google um "smartphone" Runbo X5

Desta forma, temos um misto de telemóvel, que opera nas frequências universais, aliadas a um "walkie talkie", com frequências compatíveis com as utilizadas pelos PMR, que operam nos 446 MHz, em UHF, mas que abrange ainda as frequências amadoras entre os 430 e os 440 MHz.

Mais estranho, mas admitamos que possa ter interesse para alguns mercados, é a operação nas frequências de 457 a 464 MHz, que são destinadas, essencialmente, a operadores nas áreas da energía, gás, água e outros prestadores deste tipo de serviços, interrogando-nos se este "smartphone" não terá sido pensado para fins industriais.

Se bem que interessante, o facto de utilizar este conjunto de frequências, compatíveis com rádios CB que implicam licença, pode levantar algumas questões quanto à utilização do Runbo X5, sendo aconselhável verificar se o seu uso implica pedir esclarecimentos ou licença junto da ANACOM, como autoridade reguladora do sector.

No entanto, este acréscimo de flexibilidade, compatibilizando o Runbo com uma larga gama de rádios, que incluem um grande número de CBs presentes nos veículos todo o terreno, representa, para quem recorrer a esta funcionalidade, um valor acrescentado interessante, mesmo tendo em conta o curto alcance de operação, que se cifra nos 5 km.

terça-feira, abril 16, 2013

O "smartphone" Runbo X5 - 1ª parte

Image Hosted by Google um "smartphone" Runbo X5

Depois dos telefones convencionais de alta resistência, adequados a uma utilização em locais inóspitos, onde características de resistência e estanquicidade são essenciais, sendo muitos certificados segundo a norma IP-67, chegou a vez dos "smartphones" adequados ao mesmo uso.

Naturalmente, que implementar este tipo de características num "smartphone" é mais complexo, dada a vulnerabilidade do écran táctil, o maior consumo da bateria, que pode limitar a autonomia do equipamento, bem como a necessidade de proteger os numerosos conectores, por onde pode entrar poeira e água.

Entre estes modelos, destaca-se o Runbo X5, um telefone inteligente, ou "smartphone", baseado na plataforma Android 4.0 e que utiliza o processador Cortex TM-A9, Dual Core, 1.0 High Speed, com o "chipset" MTK6577, e que vem com uma memória RAM de 1 Gb e ROM com 4 Gb.

Destinando-se a utilização universal, o Runbo X5 opera nas redes de 3ª geração WCDMA nas frequências de 850/1900/2100 MHz e nas de 2ª geração GSM 850/900/1800/1900 Mhz, as quais são complementadas pelo sistema de rádio a operar entre os 400 e os 470 MHz e com alcance de 5 km.

segunda-feira, abril 15, 2013

Alerta para "sites" indisponíveis

Image Hosted by Google um écran do "Pingdom"

O "Pingdom" é um sistema simples e gratuito que permite aos gestores de "sites" ser informados, por correio electrónico ou por mensagem via telemóvel, quando algum dos "sites" que gerem ficar inacessível, deixando de responder a solicitações.

Como o próprio nome indicia, o "Pingdom" usa um sistema de pergunta e resposta, semelhante ao conhecido "ping", que visa domínios e não sistemas que possuem endereço de IP próprio e autónomo, embora estes também possam ser contemplados, enviando este pedido com periodicidade regular, sem que o responsável necessite de efectuar qualquer acção.

Após estabelecer a periodicidade dos testes, entre 1 e 5 minutos, o sistema monitoriza automaticamente o "site", recolhendo dados de disponibilidade e enviando alertas, caso surjam problemas, sendo este sistema usado por diversos domínios, entre os quais alguns dos mais conhecidos, como o Google, Instagram ou HP.

Para utilizadores particulares, o sistema é gratuito e inclui um crédito de 20 SMS, controlando até 10 domínios e permitindo um único "login", mas para empresas, as versões pagas permitem alertas provenientes de centenas de servidores, incluindo numerosas condições de erro, não apenas de disponibilidade, mas a nível de transações, sendo uma opção interessante para profissionais.