sábado, agosto 22, 2009

Incêndio em Belas ameaça casas - 1ª parte


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O incêndio perto de Belas

Perto de 500 bombeiros e 12 elementos do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da Guarda Nacional Republicana combateram hoje um incêndio que deflagrou pelas 12:18 em Belas, no concelho de Sintra, ameaçando várias habitações.

Foram mobilizados meios aéreos, incluindo aviões Canadair e helicópteros pesados Kamov Ka-32, máquinas de rasto e enviados grupos de reforço de Santarém e Setúbal, bem como elementos das forças de segurança para isolar a área e proceder ao corte de estradas.

O incêndio teve início perto do Belas Clube de Campo e o forte vento fez alastrar rapidamente as chamas, pondo em perigo diversas habitações, algumas das quais tiveram que ser evacuadas, enquanto alguns veículos tiveram que ser rebocados.

Este incêndio, numa zona perto de Lisboa, serve de alerta para a possibilidade de ocorrências mesmo em locais onde tradicionalmente são raras e o nível de alerta e de vigilância das próprias populações tende a ser menor do que no Interior, onde os fogos são mais comuns.

sexta-feira, agosto 21, 2009

Campanhas pelos animais em supermercados


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O logo da Ajuda Alimentar Animal

A Ajuda Alimentar Animal vai proceder a acções de recolha de alimentos e outros produtos necessários ao bem estar dos animais em acções que começam a realizar-se a partir deste fim de semana.

Nos próximos sábado e o domingo, 22 e 23 de Agosto, a recolha é no hipermercado Pão de Açúcar, em Cascais, e no seguinte, a 29 e 30 de Agosto será no Jumbo de Alverca, seguindo-se o Lidl de Albufeira, a 4, 5 e 6 de Setembro, e o Jumbo de Matosinhos, a 3 e 4 Outubro.

Nestas acções pretende-se recolher ração seca e húmida para cães e gatos, mantas, produtos de higiéne, incluindo areia sanitária para gatos, brinquedos, e outros items que ajudem no bem estar dos animais.

Caso não haja nenhuma campanha próxima, pode-se consultar a lista de voluntários de modo a conhecer o ponto de recolha mais próximo, onde poderão ser entregues os alimentos ou outros produtos.

Direcção assistida em Séries - 7ª parte


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Um amortecedor de retorno ao centro

Diminuir o tamanho do volante, substituindo-o por um modelo de diametro semelhante ao de um veículo moderno, como o de um Defender, pode ajudar a reduzir o problema de uma tendência para a sobreviragem quando se efectua um pequeno movimento de direcção, mas obviamente não resolve o problema de fundo inerente ao desenho e conceito desta direcção assistida, demasiado linear e que se revela incapaz de distinguir a velocidade do Série.

Outra situação que é evidente, embora possa ser corrigida, é o facto de nos Série não haver um retorno ao centro da direcção, tal como acontece com a maioria dos veículos modernos nos quais, quando em movimento e largando o volante, o movimento tende para a linha recta com alguma rapidez.

Neste caso concreto, os amortecedores de direcção com retorno ao centro que mencionamos em textos anteriores, dos quais existem modelos para os Série com direcção assistida, podem resolver este problema, colocando a direcção mais compatível com a de um veículo moderno ao diminuir o tempo de retorno.

Apesar de alguns problemas, o recurso à direcção assistida, sobretudo se combinada com um amortecedor de retorno ao centro, será uma solução a ter em conta e talvez a melhor opção para utilizar um Land Rover Série no dia a dia sem demasiados problemas em termos de estacionamento ou de outras manobras a baixa velocidade.

quinta-feira, agosto 20, 2009

Direcção assistida em Séries - 6ª parte


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Um amortecedor de direcção num Serie

Após algumas experiências, regressamos à análise da direcção assistida em Séries já na perspectiva dos resultados, mais do que da instalação ou concepção, as quais foram abordados em textos anteriores.

Se por um lado é evidente que manobras a baixas velocidades ou em terrenos difíceis, onde a aderência dificulta os movimentos da direcção, já verificamos existirem situações onde a direcção assistida implica, pelo menos, alguma habituação, mas também cuidados e atenção redobrada.

Ao contrário dos veículos mais modernos, onde a assistência diminui com a velocidade, nos Série esta mantém-se de forma linear, o que, potenciado pelo volante de grandes dimensões, resulta em desvios rápidos com apenas um pequeno movimento na direcção, podendo exagerar substancialmente o que se pretendesse serem pequenas correcções.

Este aumento da sensibilidade resulta na necessidade de uma certa adaptação, de um maior cuidado na realização de movimentos mais bruscos, mas dificilmente poderá ser efectivamente corrigida, já que deriva do próprio sistema de direcção assistida, que não prevê qualquer progressividade semelhante à de modelos mais modernos.

Recenseamento Nacional dos Bombeiros Portugueses


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A bomba hidráulica e correia de transmissão

Como resultado de uma decisão governamental foi implementada pela Autoridade
Nacional da Protecção Civil
(ANPC) a plataforma do Recenseamento Nacional
dos Bombeiros Portugueses
(RNBP) que visa manter informação actualizada sobre os efectivos existentes.

Esta plataforma, para além de um conjunto de funcionalidades, permite o acesso a dados pessoais, bem como a solicitação da sua correcção, requerer a emissão de declarações e certificados e o controle do cumprimento das 275 horas impostas pela legislação em vigor.

Por ser um endereço ainda pouco conhecido e porque da sua não utilização ou do não registo do número de horas impostas por lei resultam consequências, como a transição automática do activo para o quadro de reserva, e implicam autorização superior para regressar ao activo, a divulgação do RNBP é mais do que necessária.

O portal Bombeiros.pt alertou para esta necessidade de divulgação e de actualização de dados, mencionando também algumas situações algo estranhas, como a falta de um certificado de segurança, essencial numa conexão segura e que deve ser inerente à entrada de dados numa base de dados com esta amplitude e importância, razão pela qual consideramos ser importante fazer passar esta mensagem.

quarta-feira, agosto 19, 2009

Antenas e suportes no EBay - 3ª parte


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Uma antena magnética

Como alternativa, sobretudo para os que pretendem uma instalação menos permanente, existem modelos com base magnética, que podem não ser de utilização fácil sobre as carroçarias em alumínio dos Land Rover Série e Defender, mas que permitem uma utilização imediata caso se encontre uma forma de passar o cabo sem necessidade de efectuar furos.

Estes modelos, tipicamente, vêm completos, incluindo a antena, base, cabo e conector, bastando encontrar um superfície magnética, que pode ser o suporte do sobressalente no capot, e efectuar a ligação ao conector do rádio.

Outra vantagem é, obviamente, a de a antena ser facilmente amovível, evitando assim a possibilidade sempre presente de esta ser furtada e facilitando o seu uso noutro veículo, bastando para tal que este tenha um rádio instalado.

Com um preço que ronda a vintena de euros, um modelo magnético acaba por ter um custo equivalente ao conjunto de uma antena convencional, base e cabo, pelo que a opção será sempre em termos de características e de funcionalidades e não por questões económicas.

Em textos futuros iremos abordar a questão da instalação do sistema de rádio CB, incluindo antena no Land Rover Serie 3, tentando fazê-lo da forma mais simples possível e de forma a que os equipamentos sejam facilmente desmontáveis e migrados para outro veículo em caso de necessidade.

Google Street View chega a Portugal - 1ª parte


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Uma imagem de Lisboa

O Google Street View chegou a Portugal, com as principais ruas de Lisboa e Porto a serem incluidas em diversas perspectivas que permitem uma visualização ao nível da rua.

Portugal passa a ser o 12º país onde este serviço é implementado, estando previsto que a seguir às duas cidades já incluidas se siga Braga, sendo intenção do Google ir alargando sucessivamente o Street View a outras localidades.

Uma das vantagens do Street View é a possibilidade de ver as ruas ao nível de um observador que nelas circule, podendo observar em toda a volta, mudar o angulo de visão, olhando mais para cima ou para baixo e ter uma sensação de proximidade única.

O sistema é extremamente fácil de utilizar, recorrendo a um pequeno ícon amarelo que se encontra do lado esquerdo do écran e deslocá-lo para o local a partir do qual se pretende efectuar a visualização.

terça-feira, agosto 18, 2009

Antenas e suportes no EBay - 2ª parte


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Um suporte para antena

Entre os modelos de suporte compatíveis com a antena Stinger, encontramos um que se adequa aos Land Rover Series e Defender, sendo de construção sólida e de aspecto agradável após a instalação.

A conexão dos cabos é feito através de terminais em anel que se posicionam para lá dos parafusos de montagem, de modo a que o cabo fique dentro do veículo, devidamente protegido da chuva e outros elementos.

A Stinger é flexível e pode ser ajustada ou esticada com facilidade, de modo a ser instalada e posicionada da forma considerada mais adequada.

O preço ronda as 9 libras com um cabo de 5 metros e conectores ou as 5 libras sem qualquer cabo ou acessório, sendo que, pela diferença de preço, escolhemos a primeira opção, evitando assim a possibilidade de pequenas incompatibilidades entre componentes.

Incêndio destrói hangar da EMA


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Um Kamov no combate a um incêndio florestal

O hangar da Empresa de Meios Aéreos (EMA) em Ponte de Sor, no distrito de Portalegre foi destruido por um incêndio a perto de um mês da data marcada para a inauguração, colocando outra vez nos noticiários uma entidade que nasceu no meio de polémicas, muitas vezes usadas como factor de luta política e que foi posteriormente esquecida.

Apesar da intensidade do fogo, dado que o Centro de Meios Aéreos se mantém em funcionamento e a estrutura danificada ainda de encontrava em construção, a operação das aeronaves não deverá ser afectada, mas o atraso na finalização daquela que se prevê ser o mais importante centro de operações da EMA parece ter sido considerado como pouco relevante pela comunicação social.

Não deixa de merecer alguma reflexão o facto de, sem que se tenham verificado alterações de fundo, mantendo-se a EMA a operar de forma semelhante aquela em que se encontrava na altura da sua formação, continuando a enfermar do mesmo tipo de problemas, esta tenha sido esquecida pelos agentes políticos que agora parecem ignorar o que tanto contestaram.

Tal como acontece com a EMA, sobre a qual já nos pronunciamos, são muitas as questões ligadas com os incêndios florestais e as suas causas estruturais, nomeadamente a nível do ordenamento do território que hoje parecem ser pouco relevantes, mesmo em período pré-eleitoral, facto reforçado pela ausência de verdadeiras propostas de solução nos programas até hoje apresentados.

Infelizmente, quando parece não haver uma solução imediata ou ganhos político-eleitorais palpáveis, existe uma manifesta falta de interesse no sentido seja de apurar situações polémicas, seja no de resolver problemas que a todos nos afectam, mas cuja resolução, por ser complexa, dispendiosa ou apresentar custos a nível de popularidade, parecem ser eternamente adiados.

segunda-feira, agosto 17, 2009

Antenas e suportes no EBay - 1ª parte


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Uma Trucker 80 Mini Stinger

A aquisição de um rádio CB, da gama dos 27 MHz, implica, ou a existência ou a aquisição de uma antena capaz de operar nas mesmas frequências e, caso não esteja incluido, um suporte compatível, bem como a respectiva cablagem.

Entre os conjuntos de antena, base e cabo disponíveis a baixo preço, escolhemos alguns que podem ser adquiridos no EBay inglês, colocando como limite a vintena de libras, sem incluir os portes, valor que consideramos ser o suficiente para complementar um rádio como o Midland 48 mencionado em textos anteriores.

A primeira opção foi no sentido da Trucker 80 Mini Stinger, que suporta frequências entre os 26 e os 28 MHz, tem um comprimento de 0.89 m e um S.W.R. inferior a 1:1.5.

Esta antena de 1000 watts tem uma conecção para montagem de rosca de 3/8” x 24, compatível com muitas das bases mais comuns e custa uma dezena de libras mais portes no EBay inglês, podendo os custos de envio ser distribuidos por diversos equipamentos.

Conector para tomada de isqueiro


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Um modelo de conector de isqueiro 12 volts

Um pequeno acessório, extremamente acessível mas igualmente muitíssimo útil, é o adaptador para tomadas de isqueiro, que permite terminar cabos, como os que provêm de um CB, de modo a poderem ser ligados directamente a uma tomada de isqueiro.

Existem, essencialmente, dois modelos, um com fusível e outro sem, sendo ambos fáceis de desmontar de modo a que os cabos possam ser aparafusados no interior.

Uma das utilidades destes conectores é construir um cabo conversor, de modo a que a ficha que termina os rádios Midland, como o modelo 48 Multi que possuimos, possa ser ligado directamente a uma tomada de isqueiro ou a um adaptador triplo, de modo a que diversos equipamentos possam ser ligados na mesma tomada.

Um par destes conectores custa perto de três euros, incluindo portes, mas podem ser adquiridos em conjunto com outros equipamentos de modo a que o custo de transporte seja virtualmente inexistente.

domingo, agosto 16, 2009

Rádio CB Midland 48 Excel Plus Multi - 2ª Parte


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Um Midland 48 Excel Plus Multi

O Alan 48 possui função de "scan", com 5 memórias programáveis para canais, com bloqueio de teclado, funções PA (public address) e EMG (emergency channel - 09) e controle de ganhos de microfone e RF.

O rádio tem 154 x 50 x 175mm, pesa 1.00 Kg de peso e inclui sistema de suporte e um microfone de precisão com sistema de mudança de canais, podendo ser ligado a instalações eléctricas de 12 e 24 volts, abrangendo assim veículos ligeiros e pesados.

O preço da versão Multi parte dos 114 euros, a que acrescem portes que poderão rondar os 15 euros, sendo igualmente necessário adquirir uma antena, que custará a partir de uma vintena de euros, para quem não disponha de uma.

Também é possível adquirir os 48 Multi em 2ª mão, nos leilões do EBay ou recondicionadas na fábrica por valores que se aproximam dos 80 euros ou mesmo menos, correndo os riscos inerentes à compra de um produto usado.
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