sábado, junho 27, 2020

Google reforça segurança de "passwords" - 2ª parte

Será a partir do cruzamento de informações, que serão alojadas sob a forma de uma sequência encriptada, que o Google irá proceder a verificações e avaliar do risco de uma "password" estar comprometida, com a desencriptação local a ser efectuada apenas durante os processos de comparação e no alerta para o utilizador cuja conta pode estar comprometida.

O utilizador receberá a informação por parte do Google, mas não é obrigado a mudar a "password", cabendo-lhe verificar se efectivamente a suspeita é fundada e, caso o seja, proceder em conformidade, de modo a manter a conta segura e evitar consequências, caso se tenha verificado um acesso indevido aos dados ou informações.

O Google é a única empresa que oferece gratuitamente este tipo de serviço aos seus utilizadores, velando pela seguranças das suas credenciais e alertando para a possibilidade de estes estarem comprometido, algo que outras empresas fazem, cobrando um valor por vezes importante, sem, muitas vezes, alcançarem o grau de sofisticação implementado pelo Google.

Apesar de todas as implementações que visam proteger uma conta, o facto é que a responsabilidade primária cabe a cada utilizador, e que nenhuma tecnologia consegue suprir a falta de prudência ou comportamentos menos adequados, tal como seguir ligações incluídas em mensagens fraudulentas, como as que caracterizam o "phishing", pelo que se requer de todos, porque a segurança também colectiva ou comunitária, que adoptem hábitos de prudência e de bom senso.

sexta-feira, junho 26, 2020

Opera 69 estável já disponível

Já está disponível a versão 69 estável do Opera, que, neste momento e depois da actualização, deve reportar a compilação 69.0.3686.36, devendo ser actualizadas as versões anteriores, num processo automatizado e transparente, que decorre em segundos e restaura, de forma automática, as páginas então abertas.

As duas novidades mais visíveis foi a inclusão do Twitter na barra lateral, tal como já sucedia com outras plataformas, como o Instagram ou o WhatsApp, e a informação meteorológica local, através de um novo "widget", que necessita de ser configurado com a localização do utilizador.

O sistema de circulação entre "tabs" foi melhorado, tendo agora um maior número de páginas visíveis, e foram introduzidas novidades nos "workspaces", sendo agora possível abrir directamente ligações, com notificação de que um novo "workspace" foi aberto.

Tal como em actualizações anteriores, para além do que é visível, em termos de novidades ou de novas funcionalidades, são introduzidas correcções e melhoramento no desempenho, mantendo um conjunto de características, como a VPN gratuita, o bloqueador de publicidade ou a integração com outras plataformas que nos levaram a optar por este navegador.

quinta-feira, junho 25, 2020

O fim de um milagre - 2ª parte

A fraqueza do Estado, durante o período de desconfinamento, terminado o "estado de emergência", foi sendo sucessivamente testada em ajuntamentos ou festas, que violavam as normas estabelecidas e o próprio bom-senso, e que rapidamente proliferaram, com um número de participantes cada vez maior, sem que uma acção enérgica tenha evitado esta escalada.

Os ajuntamentos nos postos de abastecimento de combustível em Cascais ou nas ruas de Braga, a festa de aniversário clandestina em Lagos ou a que ocorreu na praia de Carcavelos, onde esteve presente um milhar de participantes, foram dispersados pelas forças policiais, algo que não sucedeu em iniciativas de carácter político onde, mesmo perante o incumprimento de normas, a aceitação destas revela uma duplicidade de critérios incompatível com a defesa da saúde pública.

Os próprios orgãos do Estado envia mensagens contraditórias, impondo restrições pontuais enquanto se congratula, de forma rídicula e subserviente, pela vinda para Portugal da fase final de um torneio de futebol, com o anúncio a ser feito numa cerimónia onde estiveram presentes os principais dirigentes políticos e que, para muitos, incluindo profissionais de saúde, roçou o insultuoso, sendo, no mínimo, indecoroso ou pouco digno.

Sem sequer promover um enquadramento legal que permita às forças de segurança agir de forma adequada, para o que seria necessário que a violação do estabelecido em termos de limitações passasse a ser, automaticamente, um crime de desobediência, do que resulta que, apenas caso se desobedeça a uma ordem de dispersar, dada de acordo com as regras legais, se incorra nesse tipo de crime, a impunidade é virtualmente absoluta, levando a uma reincidência sem consequências penais.

quarta-feira, junho 24, 2020

Google reforça segurança de "passwords" - 1ª parte

O Google, reconhecendo que as "passwords" representam uma das maiores vulnerabilidades quanto se verifiquem tentativas de intrusão, sendo muito habitual encontrarem-se "passwords" demasiado simples, algumas quase intuitivas ou com sequências conhecidas, e, em muitos casos, partilhadas com numerosos sistemas de acesso.

Apesar de haver uma exigência crescente, que muitos sistemas implementam, nalguns casos obrigando a mudanças periódicas, noutros reforçando-a com uma verificação adicional, normalmente via telemóvel, mas que pode recorrer a uma conta adicional, usada como segurança, o facto é que ainda existem falhas de segurança evidentes e que, naturalmente, serão perigosas para o utilizador e para quem com ele interage.

Cada conta Google tem um "Security Checkup dashboard", uma página que concentra um conjunto de informações e opções de segurança, adicionou a "Password checkup", um novo utilitário destinado a reforçar esta vertente, que, sob uma aparente simplicidade, é um sistema complexo que analiza se uma dada combinação entre o nome de utilizador e a respectiva "password" foram comprometidas.

O processo de verificação do Google implica uma análise de "sites" ou sistemas onde houve intrusões das quais resultara uma fuga de informações, procedendo ao registo, devidamente codificado, por questões de segurança e privacidade dos dados, para posterior comparação com outras autenticações, detectando coincidências.

terça-feira, junho 23, 2020

O fim de um milagre - 1ª parte

Aquilo a que alguns, de forma pomposa e extemporânea chamaram o "milagre português" surge, de forma cada vez mais nítida, como uma completa falácia, hoje completamente desmentido pelos dados estatísticos e pela análise factual, tornando-se óbvia a falta de direcção e liderança em todo o processo.

Sem iniciativa política, cedendo às pressões da opinião pública, foram sendo sucessivamente decretadas medidas restritivas ou de confinamento, reforçados meios do sistema de saúde, ou aplicadas algumas ténues medidas de salvaguarda económica, numa trajectória errática e reactiva, sem um rumo certo e um pulso firme.

E tal como foram implementadas restrições, estas foram levantadas, sem métricas ou critérios precisos, num calendário composto por etapas quinzenais que eram cumpridas sem que uma efectiva avaliação do passo anterior fosse concluída, algo que, seja pelos prazos estabelecidos, seja pela inexistência de uma avaliação objectiva e quantificável, era virtualmente impossível.

Mas se não foram implementados critérios e métricas, tal não se deve a uma impossibilidade de os estabelecer, mas na incapacidade de os implementar e fazer cumprir, o que fica bem patente para aceitação de todo o tipo de excepções, fruto da incapacidade de confrontar forças com influência social, ou, simplesmente, pelo receio de perda de popularidade, numa lamentável manifestação de fraqueza do Estado e na sua dificuldade em impor normas básicas que todos deviam seguir.

segunda-feira, junho 22, 2020

Actualização de Maio do Windows 10 chega a todos os computadores

Para aqueles que não optaram por métodos alternativos, como descarregar e instalar manualmente a grande actualização de Maio do Windows 10, esta está a chegar faseadamente aos computadores que usam este sistema operativo, sendo certo que, desde o lançamento até aos dias de hoje, a Microsoft tem vindo a corrigir diversos erros, compatibilizando-o com um maior número de equipamentos.

Ao contrário do sucedido com outras actualizações equiparáveis, onde o faseamento decorria, sobretudo, da necessidade de evitar um volume de tráfego excessivo, neste caso o desfazamento resulta da correcção de erros conhecidos, alguns dos quais afectam de forma diferenciada equipamentos com um determinado conjunto de componentes, como placas gráficas e de rede, versão do micro-processador e respectivo micro-código, BIOS, para mencionar algumas das características mais relevantes a serem tidas em conta.

Também queremos alertar para o facto de esta actualização ser particularmente morosa, quando comparada com as efectuadas de forma periódica, tipicamente na segunda terça-feira de cada mês, pelo que se deve escolher uma altura em que haja uma maior disponibilidade e se possa suspender o trabalho, pois o processo implica reiniciar o sistema por diversas vezes, período durante o qual é impossível usar o computador.

É de prever que, num prazo muito curto, a possibilidade de todos os computadores serem actualizados para este versão, designada por 2004, esteja presente no menu de actualização, sendo o processo, actualmente, desencadeado de forma manual, mas prevendo-se que, no futuro, esta actualização deixe de ser opcional e decorra de forma automática em todos os equipamentos que a suportem.

domingo, junho 21, 2020

Land Rover Owners de Julho de 2020 já nas bancas

Já está presente nos locais de venda habituais a edição de Julho de 2020 da Land Rover Owners International, com o destaque a ir para os melhoramentos, e são inúmeros e nas mais diversas áreas, que se podem introduzir nos modelos da marca, tornado-os mais aptos para um conjunto de actividades específicas.

Este é um artigo particularmente interessante, porque aponta para opções distintas de acordo com o tipo de utilização concreta, sendo apresentadas diversas opções, que servirão de orientação, já que a variedade, sobretudo no respeitante aos modelos mais comuns, como os Defender ou Discovery, são inúmeras, demasiadas para serem abordadas na sua totalidade.

Um Defender 130 particularmente versátil e adaptado a um posto de trabalho móvel, e que pode inspirar outros a ter o seu escritório ou oficina sobre rodas, a recuperação de um Serie 3 V8 e o guia de compras dos raros "Lightweight", destinados, de origem, a fins militares, são igualmente interessantes, tal como os artigos acerca de expedições, entre estes um sobre uma viagem na Galiza, bem perto de nós, e outro na longínqua Indonésia.

Em termos técnicos, a reconstrução de um Defender 90, desde o chassis, a conversão de um Serie 3 para motor Mazda ou a instalalação de uma cabeça de motor de Rover 60 num Serie 1 são interessantes, sendo também de ler as secções que contam com a participação dos leitores, entre estas as que divulgam as actividades dos clubes de adeptos da marca, bem como os guias de compra e divulgação de novos produtos, a que acresce a extensa publicidade temática, bem como testes a produtos, compondo um conjunto particularmente interessante.