Após os erros e confusões no apuramento para a 3ª etapa do concurso "Realize o seu sonho", presumimos que a qualificação para a 4ª etapa terá sido atribuida a todos os projectos nos quais as questões colocadas nesta fase foram integralmente respondidas, dada a impossibilidade de outro tipo de avaliação em 38 horas, período que decorreu entre o final da 3ª fase e o anúncio dos resultados.
Para esta etapa, onde será revista a composição da equipa, de forma a avaliar se possui as competências necessárias, e elaborado o plano de marketing, foram apurados 25% dos projectos a concurso, o que, tendo em conta o elevado número de concorrentes, se traduz num vasto número de participantes ainda em competição pelos poucos lugares que implicam benefícios práticos.
Naturalmente que acreditamos na valia do nosso projecto em concurso, e estamos certos de que, mesmo com apoios de pouca monta à escala empresarial, o mesmo seria viável e o retorno do investimento decorreria num espaço de tempo curto, algo que resulta do estudo de viabilidade efectuado antes de o submeter a concurso, procedimento que consideramos essencial desde a concepção de qualquer projecto.
É nosso objectivo, caso seja possível no curto espaço de duas semanas, realizar um pequeno vídeo promocional, o que implica a disponibilidade para nos deslocarmos a um local adequado e proceder à edição do resultado, conferindo um aspecto minimamente profissional, sem o que, naturalmente, não teria o efeito positivo e diferenciador com que pretendemos distinguir-nos de outros projectos a concurso.
sábado, março 15, 2014
sexta-feira, março 14, 2014
Pranchas de salvamento - 2ª parte
Uma prancha de salvamento em material sintético
Naturalmente que o desenho que consta da imagem implica, para além do recorte do perímetro da prancha, o recorte das várias passagens, o que pode ser algo complexo ou moroso, pelo que podemos sugerir algumas modificações para quem pretenda conceber algo funcionalmente equivalente.Mantendo a mesma forma exterior, bem como a espessura, qualidade e tratamento do material, seria de efectuar furos de 20 mm de diâmetro com intervalos de 200 mm, por onde se passa um cabo, que necessita de deixar espaço para a passagem das mãos, o qual alterna entre a parte superior e inferior da prancha.
Desta forma, ficam laços por onde se pode segurar a prancha, bem como espaço para fixar correias que prendam o paciente, sendo possível usar simples nós para evitar que o cabo corra em demasia, evitando deslizamentos que podem levar ao desequilibrio da prancha.
Em alternativa aos furos em formato redondo, podem ser feitos cortes rectangulares, processo mais moroso mas que facilita a passagem de tirantes ou cintas, sendo ainda possível aparafusar manilhas ou outras ferragens para fixação para pegas ou sistemas de retenção.
quinta-feira, março 13, 2014
Óleos Delek para veículos
Fundada em 1951, poucos anos depois da instituição do estado de Israel, a Delek Lubricants-Delkol é a companhia israelita que lidera o mercado nacional a nível de óleo para motores a explosão, oferecendo uma notável variedade de produtos que obedecem às especificações internacionais na respectiva área.
Da gama constam lubrificantes para diversos tipos de motor de automóveis, com diferentes utilizações e desempenho, incluindo caixas de velocidade e transmissões, para motociclos, barcos, equipamento agrícola, maquinaria pesada e indústria, abrangendo a maioria dos motores a explosão existentes no mercado, com produtos à medida das suas especificações.
Entre estes, destaca-se o Motorsynth TDI 5W-40, sintético, que obedece às especificações API SN/SM/SL/CF ACEA A3/ B4, C3, Daimler Chrysler MB 229.31/51 e Volkswagen 502/505/505.01 e se encontra aprovado pelo grupo VAG para os motores TDi, constando entre os óleos que podem ser utilizados nos seus veículos mais recentes a par de marcas bem mais conhecidas.
Pouco conhecido entre nós, os óleos da Delek, como o Motorsynth TDI 5W-40, apresentam, na Matricauto, em Lisboa, onde os encontramos, preços bastante acessíveis, rondando os 25 Euros para 4 litros do tipo de óleo mencionado, o que corresponde a um valor inferior ao de um único litro com especificações equivalentes produzido por uma marca mais conhecida.
Da gama constam lubrificantes para diversos tipos de motor de automóveis, com diferentes utilizações e desempenho, incluindo caixas de velocidade e transmissões, para motociclos, barcos, equipamento agrícola, maquinaria pesada e indústria, abrangendo a maioria dos motores a explosão existentes no mercado, com produtos à medida das suas especificações.
Entre estes, destaca-se o Motorsynth TDI 5W-40, sintético, que obedece às especificações API SN/SM/SL/CF ACEA A3/ B4, C3, Daimler Chrysler MB 229.31/51 e Volkswagen 502/505/505.01 e se encontra aprovado pelo grupo VAG para os motores TDi, constando entre os óleos que podem ser utilizados nos seus veículos mais recentes a par de marcas bem mais conhecidas.
Pouco conhecido entre nós, os óleos da Delek, como o Motorsynth TDI 5W-40, apresentam, na Matricauto, em Lisboa, onde os encontramos, preços bastante acessíveis, rondando os 25 Euros para 4 litros do tipo de óleo mencionado, o que corresponde a um valor inferior ao de um único litro com especificações equivalentes produzido por uma marca mais conhecida.
quarta-feira, março 12, 2014
Pranchas de salvamento - 1ª parte
Uma prancha de salvamento em madeira
As pranchas de salvamento, em diversos materiais, são muito usadas em operações de socorro, estando presentes em veículos de emergência durante missões de salvamento, devendo a sua presença ser devidamente equacionada em expedições em locais remotos.Dado que a aquisição deste tipo de equipamento pode ser impossível, como resultado do custo inerente, com base num dos inúmeros modelos cortados a partir de uma simples placa de madeira, pode ser desenhada uma versão fácil de construir e transportar.
Estas pranchas podem ser cortadas em aglomerado de madeira, ou madeira prensada, com perto de 20 mm de espessura, e que deve ser isolada, para efeitos de preservação e como forma de permitir uma lavagem mais fácil, recorrendo a verniz sintético.
Estão recortadas 11 passagens, das quais uma, no topo, é para um cabo de reboque ou tracção, enquanto as 10 restantes se destinam à passagem de faixas de fixação e como pegas para efeitos de transporte, permitindo que até meia dúzia de socorristas, três de cada lado, possam carregar a prancha.
terça-feira, março 11, 2014
Parlamento Europeu aprova implementação do sistema "eCall" - 4ª parte
Logicamente, nestas condições, o "eCall" terá pouca utilidade prática excepto se o veículo estiver a ser monitorado e, caso seja reportado o seu desaparecimento, se possa proceder a algum tipo de operação de busca com base na última posição conhecida, na direcção da marcha e na velocidade a que efectuava o trajecto.
Tal situação, bem como a existência de registos, sejam internos, no próprio equipamento, seja externos, na entidade para os quais os dados são transmitidos, levanta questões a nível de privacidade, mesmo que a destruição dos dados seja assegurada e efectuada de forma automática num espaço de tempo muito curto, sendo que, apesar da determinação do Parlamento Europeu, esta perigo existe, dado que qualquer equipamento móvel tem registo na rede que utiliza.
Sendo um sistema que há muito devia ter sido generalizado, o "eCall", para além de um conjunto importante de vantagens, também representa um perigo a nível de devassa da vida privada, aumentando a descriminação dos residentes em zonas mais desfavorecidas face a quem vive nos grandes centros urbanos, sem atingir os fins a que se propõe caso o sistema hospitalar e de socorro não esteja à altura das solicitações.
Em Portugal, onde o deslumbramento pela tecnologia ofusca necessidades mais básicas e imperiosas, o "eCall" será acolhido como uma imposição comunitária, quase certamente como uma fonte de receitas para o Estado, por via tributária e pela redução nos custos de tratamentos, mas dificilmente terá o impacto que se espera, o qual implicaria substanciais melhorias no actual sistema de socorro, cada vez mais fragilizado nas zonas mais remotas do território nacional.
Tal situação, bem como a existência de registos, sejam internos, no próprio equipamento, seja externos, na entidade para os quais os dados são transmitidos, levanta questões a nível de privacidade, mesmo que a destruição dos dados seja assegurada e efectuada de forma automática num espaço de tempo muito curto, sendo que, apesar da determinação do Parlamento Europeu, esta perigo existe, dado que qualquer equipamento móvel tem registo na rede que utiliza.
Sendo um sistema que há muito devia ter sido generalizado, o "eCall", para além de um conjunto importante de vantagens, também representa um perigo a nível de devassa da vida privada, aumentando a descriminação dos residentes em zonas mais desfavorecidas face a quem vive nos grandes centros urbanos, sem atingir os fins a que se propõe caso o sistema hospitalar e de socorro não esteja à altura das solicitações.
Em Portugal, onde o deslumbramento pela tecnologia ofusca necessidades mais básicas e imperiosas, o "eCall" será acolhido como uma imposição comunitária, quase certamente como uma fonte de receitas para o Estado, por via tributária e pela redução nos custos de tratamentos, mas dificilmente terá o impacto que se espera, o qual implicaria substanciais melhorias no actual sistema de socorro, cada vez mais fragilizado nas zonas mais remotas do território nacional.
segunda-feira, março 10, 2014
Rede de carga para capot para Defender
Rede de carga no capot de um Defender
A "Rock N Road" é um fabricante de acessórios para todo o terreno, com uma interessante gama de produtos destinados a expedições, destacando-se diversos modelos de caixas modulares e empilháveis e redes de arrumação, incluindo modelos para interior, tejadilho e capot.As redes são feitas com faixas de 25 mm, suportando até 1000 kg, ou de 50 mm, com capacidade de carga até aos 2000 kg, obedecendo à certificação BS EN ISO 9001, revelando uma qualidade que permite o seu uso militar, estando ao serviço dos fuzileiros ingleses e de diversas entidades policiais ou ligadas ao socorro.
Disponíveis nas cores negro, vermelho, amarelo, amarelo de alta visibilidade, azul claro e escuro e verde, com possibilidade de selecionar o tipo de gancho de terminação, de acordo com as opções do cliente e com opção de adicionar um plástico de isolamento, que protege tanto a carga como o capot do veículo.
O preço destas redes, sem incluir portes a partir de Inglaterra, ronda a centena de Euros, sendo particularmente úteis em expedições, dado aumentar a capacidade de acomodação de carga, de forma facilmente acessível, sem alterar substancialmente o centro de gravidade, com a desvantagem de, em certos casos, poder reduzir a visibilidade do condutor.
domingo, março 09, 2014
Parlamento Europeu aprova implementação do sistema "eCall" - 3ª parte
Testes de funcionamento do "eCall"
Apesar de não ter sido mencionado, a existência do "eCall" pode ter efeitos a outros níveis, como, por exemplo, em caso de roubo ou furto, a pedido do proprietário ou das autoridades, ou na regulação de tráfego, recolhendo dados anónimos, caso este tipo de funcionalidade, que está presente, seja utilizada.É também de recordar que o "eCall" tem custos que vão para além do equipamento e do sistema a implementar, dado que cada veículo tem que possuir uma ligação, mesmo que activável apenas em caso de necessidade, a uma rede móvel, do que resultam encargos para os operadores, os quais, naturalmente, os farão transitar para os utilizadores.
A forma de pagamento de um serviço que se pretende gratuito, mas que, como tudo, efectivamente nunca o é, dado existirem encargos, pode passar pelo incremento de um imposto ou taxa anual que incida sobre o veículo e que, provavelmente, incidirá sobre a totalidade dos veículos, mesmo os que não possuem o "eCall", dado que o mesmo pode ser implementado mesmo após a sua construção.
Inegável, é a dependência do "eCall" da rede móvel, algo que, em zonas mais remotas e acidentadas, não oferece garantias de cobertura, com o agravante de que é exactamente nessas regiões, mais afastadas dos grandes centros urbanos, onde os meios de socorro e centros hospitalares com urgências são mais escassos e se encontram a maiores distâncias.
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