sábado, maio 01, 2021

Opera 76 estável já disponível

Já pode ser descarregada e instalada a versão 76 do Opera, o navegador que temos utilizado, devendo este ficar na compilação 76.0.4017.94 após o processo de actualização, o qual é efectuado de forma completamente automática e demora poucos segundos a realizar, repondo imediatamente o estado da versão anterior, incluindo as janelas abertas na altura do início do processo.

Esta nova versão é baseada no Chromium 90, do que decorrem os melhoramentos inerentes à plataforma utilizada, pelo que o número de correcções e melhoramentos introduzidos, e que constam do registo de alterações, designado por "change log", é extenso, surgindo menos tempo do que o habitual após o lançamento da versão anterior, o que indicia que o principal objectivo era a mudança no Chromium utilizado, mais do que a implementação de novas características.

Quando observamos o "change log" para esta versão, é patente que seria exactamente a mudança de Chromium o motor desta actualização, bem como a correcção de um vasto conjunto de "bugs" de que enfermava a versão 75, e que, face à possibilidade de mudar a versão do Chromium, representaria um mau investimento optar por continuar a introduzir melhoramentos ou correcções numa plataforma que seria, inevitavelmente, substituída.

Assim, a evolução para a versão 76 será a opção mais racional, mesmo que represente uma ausência de novas funcionalidades ou características, que costuma estar presente nas actualizações, sendo ainda possível que durante a vigência desta versão venham ainda a surgir novidades a este nível, algumas das quais solicitadas pelos utilizadores, como melhoramentos no "player", tornando-o mais flexível, sobretudo quando usado um segundo écran.

sexta-feira, abril 30, 2021

Duplicação de écrans para dispositivos móveis - 2ª parte

São suportados a maioria dos ficheiros usados em apresentações, incluindo-se PDF, MS Word, MS Excel, MS Powerpoint e I Works, um bom conjunto de formatos de imagens, que inclui GIF, JPEG, BMP, TIF, JPG e TIFF, bem como os formatos de vídeo MKV, WMV/VC-1 SP/MP/AP, MPG, MPEG, dat, avi, mov, iso, mp4, rm, H.265, real Video 8/9/10, com resoluções até 1080P e formatos áudio MP1, MP2, MP3, WMA, OGG, ADPCM-WAV, PCM-WAV e AAC.

Sendo de pequenas dimensões, com alimentação via USB, este modelo é muito fácil de instalar e utilizar, mesmo num veículo, tendo um conjunto de "leds" que facilitam a monitorização do estado em termos de conexões e de alimentação, bastando premir o botão de ligar para, uma vez configurado, o equipamento ficar imediatamente operacional.

Naturalmente, para além de verificar todas as compatibilidades entre os sistemas ou dispositivos envolvidos, é conveniente ter conhecimentos sobre o tipo de ligações e protocolos utilizados para proceder à configuração inicial, após o que o uso se revela muito simples, dado que estamos a falar, essencialmente, da duplicação do écran de um equipamento noutro, pelo que a operação continua a ser a originalmente existente.

Com um preço que fica abaixo da vintena de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, o conjunto é composto pelo receptor, um cabo RCA e outro USB e um manual de utilizador, em inglês, podendo ser uma opção interessante para quem pretende efectuar apresentações numa televisão, com controle a partir de um dispositivo móvel, sem que tal represente um investimento considerável.

quinta-feira, abril 29, 2021

Evolução das plataformas de comércio "online" - 1ª parte

O comércio "online" tem evoluído de forma particularmente rápida nos últimos anos, e este ano de pandemia veio acelerar estas evolução, ganhando uma preponderância que, ainda muito recentemente, poucos anteviam, sendo certo que a tendência será acelerar ainda mais, sobretudo com a maior acessibilidade que resultará da chegada do 5G, que permitirá um acesso permanente a estas plataformas.

Utilizamos este tipo de plataforma desde há muito, e a evolução tem sido substancial, pelo que, desde o tempo em que recorriamos, quase exclusivamente, ao eBay, até aos dias de hoje, muito mudou, e com isso as nossas preferências, que resultam da adequação de cada "site" às nossas necessidades e à forma como encaram cada tipo de produto e respectiva forma de venda.

Entre estas plataformas, o eBay assume um papel central, pela inovação dos conceitos, pela variedade e pela universalidade, desenvolvendo o conceito e abrindo caminho para que outras iniciativas obtivessem, igualmente, o sucesso que lhes permitiu crescer e, actualmente, rivalizar com quem, inicialmente, dominou o mercado dos leilões e das transações entre particulares.

O aumento da concorrência, em sí, pelo menos conceptualmente, benéfico para o utilizador, não trouxe apenas vantagens, acabando por obrigar o eBay, e outras plataformas, a evoluir rapidamente, adaptando-se uma nova realidade mundial, que, nas décadas mais recentes, se alterou profundamente, sendo que, nalgumas vertentes, as mudanças prejudicaram os utilizadores.

quarta-feira, abril 28, 2021

Íman para "pesca magnética" - 2ª parte

Este típo de íman em neodimium é extremamente forte face às dimensões, podendo dar origem a efeitos inesperados, como o íman saltar subitamente em direcção a um objecto magnético, levando a corda atrás, pelo que mesmo fora da actividade a que habitualmente se destina, pode resultar perigoso para o utilizador ou para quem esteja próximo.

A utilização é, obviamente, muito simples, com muitos adeptos da "pesca magnética" a escolher pontes de pequenas dimensões e altura, para tentar encontrar objectos ocultos sob as águas, efectuando tentativas em diversos pontos, recolhendo objectos, que têm que ser libertados manualmente, o que tem óbvios perigos, tal como é perigoso, e poluente, quando se abandonam objecto assim recolhidos de forma inadequada.

Queremos realçar que este tipo de pesca tem óbvios perigos, dado que é impossível saber qual o tipo de objecto que pode ficar preso no íman, podendo vir agarrado a este desde artefactos explosivos a recipientes com produtos tóxicos, que, quando manipulados, podem resultar em consequências graves não apenas para quem está directamente em contacto, mas também para quem esteja nas proximidades.

Por perto de uma vintena de Euros, é possível adquirir o modelo com íman mais potente, capaz de levantar até 250 quilos de peso, e que pode ser utilizado em diversas situações, não apenas naquela para que foi originalmente destinado, sendo obviamente útil quando o seu uso é feito de forma racional e prudente.

terça-feira, abril 27, 2021

Duplicação de écrans para dispositivos móveis - 1ª parte

Uma opção simples e de baixo custo para fazer apresentações, replicando o conteúdo do écran de um dispositivo móvel num écran de maiores dimensões, como o de uma televisão, o que permite uma muito melhor visualização e audição de conteúdos.

Este modelo, designado por C28, é de pequenas dimensões, com apenas 82 x 49 x 16.5 milímetros, e pode duplicar funções como "router" privado, é compatível com dispositivos com iOS 7.0 ou superior e "Airplay Mirroring" e Android 4.2 e superior com o protocolo "Miracast", sendo conectado via HD ou AV a um sistema receptor, tendo uma resolução máxima de 1920 x 1080P.

Este equipamento sistema recorre ao sistema operativo Linux, como um "kernel" 3.0.8, possui um processador RK3036 com dois núcleos Cortex-A7, com velocidade até 1.0 GHz, e tem uma memória RAM do tipo DDR3 de 128 Mb e outra do tipo "flash" com a mesma capacidade.

A comunicação com o dispositivo transmissor é efectuada via WiFi, a operar na frequeência dos 2.4 GHz, ou via conexão Ethernet fixa a 10/100 Mbs, ligando ao receptor via conector HD ou AV, e sendo alimentado por uma porta micro USB a 5V/1A.

segunda-feira, abril 26, 2021

Contrato da Altice com o SIRESP termina no fim de Junho - 2ª parte

É óbvio para qualquer observador atento que as relações entre o Estado, via ANACOM, e as operadoras de telecomunicações se tem degradado, como consequência de um concurso para atribuição de licenças 5G particularmente desastroso, que coloca Portugal na cauda da Europa no respeitante a tecnologias de comunicações, correndo o risco de, caso surjam recursos a tribunal, todo o processo de atrase.

Assim, não seria de espantar que a Altice colocasse uma maior pressão sobre o Governo, recusando um prolongamento de seis meses e servindo-se do SIRESP, mas a prestação de outros serviços, como o da Televisão Digital Terrestre (TDT) ou a nível de infraestruturas de comunicações pudessem vir a pesar numa negociação cujo termo, em caso algum, devia ter sido adiada para além conclusão do prazo do contrato vigente.

Manifestamente, o Governo, ao ir adiando decisões, colocou-se numa situação muito vulnerável, abrindo a possibilidade de o serviço ser interrompido a partir do final da época crítica, bem como a de um péssimo acordo, que, para além de prejudicar os interesses do Estado, pagando um valor elevado por alguns meses de serviço, não implica, no final, ter um contrato ou, sequer, um novo modelo para o SIRESP que permita ao sistema continuar operacional.

Este é mais um exemplo da má gestão por parte do Estado de um sistema considerado como crítico em situações de emergência e que, portanto, deveria merecer uma atenção especial e prioritária, antecipando a possibilidade de uma interrupção ou degradação do serviço, recorrendo a uma negociação séria, na qual o prolongar do contrato actual através de uma requisição civil nunca deveria ter lugar por comprometer negociações e acordos futuros.

domingo, abril 25, 2021

Íman para "pesca magnética" - 1ª parte

A chamada "pesca magnética", que consiste, essencialmente, em recuperar objectos magnéticos que permanecem sob a água recorrendo a um sistema de cabos e ímans, tem-se tornado perigosamente popular em diversos países europeus, pelo que era de esperar que os equipamentos para esta actividade surgissem a preços competitivos.

Para este tipo de actividade é necessário um cabo de elevada resistência e um íman potente, podendo, nalguns casos, fazer parte do conjunto um sistema de rodanas ou mesmo um guincho, de modo a que possam ser removidas cargas mais pesadas ou que, por estarem presas, ofereçam maior resistência.

Um exemplo dos equipamentos base disponíveis tem como base um íman NdFeB e uma placa de aço 304, que podem ter diferentes diâmetros, neste caso de 41.8, 36.0 e 31.9 milímetros, capazes de remover objectos com pesos até 250, 150 e 80 quilos respectivamente.

A esta peça metálica, está presa, através de um mosquetão, um cabo de nylon de elevada resistência com 6 milímetros de diâmetro e 10 metros de comprimento, podendo ser, na extremidade oposta, adicionado um objecto que facilite a aplicação da força.