A instalação é simples, muito semelhante à de uma simples correia de aperto, com a diferença de ser necessário recorrer a uma pequena alavanca, fornecida com o conjunto, para efectuar o ajuste, após o que se procede ao travamento, accionando uma pequena patilha que bloqueia o movimento do rolete.
Para desinstalar basta soltar o mecanismo de travão, após o que se pode rodar livremente o rolete, deixando solto a corrente que pode assim ser retirada, aconselhando-se, se possível, a uma pequena lavagem preliminar antes de ser colocada no saco de transporte, onde os utensílios necessários e as luvas fornecidas com o conjunto podem ser facilmente guardadas.
Naturalmente, existem pequenos truques, como o posicionar os pneus num determinado ângulo que facilite a instalação e remoção, o acomodar as correias de fixação durante o período em que estão em uso, ou mesmo as diferenças a nível de condução, e os limites de velocidade a respeitar, que segundo o fabricante destas correntes não deve exceder os 50 quilómetros por hora, mas que, certamente, depende em muito do tipo de piso, devem ser apreendidas e interiorizadas pelo utilizador para usar com segurança e conforto este tipo de equipamento.
Um conjunto de meia dúzia, que inclui um conjunto de acessórios e o saco de transporte, pode ter um preço que ronda a vintena de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, e serve para um par de pneus, com três correntes em cada, o que garanta uma tracção acrescida às rodas motrizes, podendo ser o suficiente para permitir a um veículo sair de uma situação de atascamento.
sábado, outubro 12, 2019
sexta-feira, outubro 11, 2019
Redes de carga em Defender - 2ª parte
Estamos diante de um produto de muito boa qualidade, com uma utilização flexível, e com a "Mud Stuff" a fornecer todas as instruções de montagem necessárias, bem como dicas ou sugestões complementares, sendo inequívoco que quem o adquirir ficará bem servido, mas o preço de uma simples rede pode ser desencorajante, dado que não está presente nenhuma inovação ou melhoramento relevante e esta é uma ideia conhecida.
Obviamente, existem alternativas, estando disponíveis no mercado redes de grandes dimensões, compatíveis com a caixa da carga do Defender, com diversos ganchos de fixação compatíveis com as goteiras interiores, e que podem igualmente ser utilizados de forma semelhante às da "Mud Stuff", devendo-se ter em atenção se, com o peso transportado, não abatem em demasia, ou se os objectos podem passar pelos intervalos da rede.
Quem optar por uma solução alternativa, pode encontrar em vendedores "on line", como o EBay, redes de muito boas dimensões, bem finalizadas e com entre dez e doze ganchos de plástico resistente, que não ferem o metal, por pouco mais de uma dezena de Euros, e que, pela diferença de preço e porque podem ser utilizadas para outras finalidades, podem justificar a aquisição e experimentar a sua compatibilidade com os vários usos possíveis.
Esta é uma solução bastante interessante, e com um preço acessível, tal como o tendem a ser as que passam, sobretudo, pela utilização de uma rede, permitindo acomodar num espaço tipicamente inútil um conjunto de items volumosos e leves, como sacos de dormir, "anoraks", ou almofadas, os quais tendem a ocupar um espaço que pode, racionalmente, ser destinado a objectos mais pesados, sendo de equacionar caso se pretenda aproveitar da melhor forma o espaço da caixa de carga de um Defender.
Obviamente, existem alternativas, estando disponíveis no mercado redes de grandes dimensões, compatíveis com a caixa da carga do Defender, com diversos ganchos de fixação compatíveis com as goteiras interiores, e que podem igualmente ser utilizados de forma semelhante às da "Mud Stuff", devendo-se ter em atenção se, com o peso transportado, não abatem em demasia, ou se os objectos podem passar pelos intervalos da rede.
Quem optar por uma solução alternativa, pode encontrar em vendedores "on line", como o EBay, redes de muito boas dimensões, bem finalizadas e com entre dez e doze ganchos de plástico resistente, que não ferem o metal, por pouco mais de uma dezena de Euros, e que, pela diferença de preço e porque podem ser utilizadas para outras finalidades, podem justificar a aquisição e experimentar a sua compatibilidade com os vários usos possíveis.
Esta é uma solução bastante interessante, e com um preço acessível, tal como o tendem a ser as que passam, sobretudo, pela utilização de uma rede, permitindo acomodar num espaço tipicamente inútil um conjunto de items volumosos e leves, como sacos de dormir, "anoraks", ou almofadas, os quais tendem a ocupar um espaço que pode, racionalmente, ser destinado a objectos mais pesados, sendo de equacionar caso se pretenda aproveitar da melhor forma o espaço da caixa de carga de um Defender.
quinta-feira, outubro 10, 2019
INEM compensa falta de meios com acordos - 2ª parte
Cobrir turnos em falta recorrendo a elementos externos, como bombeiros, tem sido a norma, nunca uma situação excepcional, sendo cada vez mais óbvio que o INEM não tem os recursos necessários, nem os previstos no seu quadro organizativo, e que as soluções apontadas apenas tentam, inutilmente, esconder o óbvio de um problema que, para além de se arrastar, se tem vindo a agravar.
A ideia de manter acordos com postos médicos que funcionam 24 horas por dia faz reviver a velha confusão que muitos pretendem implantar, misturando o socorro com a assistência, como se as duas vertentes se fundissem numa só e um reforço de uma compensasse a escassez de recursos da outra, esquecendo que são complementares e actuam em âmbitos diferentes, mesmo que concorrendo para o mesmo fim.
Aparentemente, e não obstante protestos e promessas, o número de serviços de assistência existentes em muitas povoações do Interior continuam encerradas, por vezes contra a absurda e incumprível promessa de o encerramento ser compensado através da disponibilização de novos meios de socorro, incluindo-se aqui, nalguns casos, a presença de helicópteros, os quais, para além de nunca presentes em número e qualidade compatíveis com o prometido, em caso algum poderiam compensar a falta de uma presença médica local.
Com o progressivo degradar dos recursos e, consequentemente, do serviço prestado pelo INEM, o risco para as populações aumenta, atingindo níveis intoleráveis nas zonas mais remotas, com o tempo de atendimento e socorro a ultrapassar largamente o estabelecido, sem que daí advenham consequências para quem tomou as decisões, por acção ou omissão, que resultaram na lamentável e trágica situação que hoje se vive.
A ideia de manter acordos com postos médicos que funcionam 24 horas por dia faz reviver a velha confusão que muitos pretendem implantar, misturando o socorro com a assistência, como se as duas vertentes se fundissem numa só e um reforço de uma compensasse a escassez de recursos da outra, esquecendo que são complementares e actuam em âmbitos diferentes, mesmo que concorrendo para o mesmo fim.
Aparentemente, e não obstante protestos e promessas, o número de serviços de assistência existentes em muitas povoações do Interior continuam encerradas, por vezes contra a absurda e incumprível promessa de o encerramento ser compensado através da disponibilização de novos meios de socorro, incluindo-se aqui, nalguns casos, a presença de helicópteros, os quais, para além de nunca presentes em número e qualidade compatíveis com o prometido, em caso algum poderiam compensar a falta de uma presença médica local.
Com o progressivo degradar dos recursos e, consequentemente, do serviço prestado pelo INEM, o risco para as populações aumenta, atingindo níveis intoleráveis nas zonas mais remotas, com o tempo de atendimento e socorro a ultrapassar largamente o estabelecido, sem que daí advenham consequências para quem tomou as decisões, por acção ou omissão, que resultaram na lamentável e trágica situação que hoje se vive.
quarta-feira, outubro 09, 2019
Opera 64 final disponibilizado
A versão 64 final do Opera, um "browser" que nos tem convencido pelas suas características e funcionalidades, está disponível desde o dia de ontem, a passada 3ª feira, devendo, após o processo de actualização, que é efectuado a pedido, caso se pretenda obter desde já a nova versão, ou pelo processo de rotina efectuado periodicamente, informar que a versão é, nesta data, a 64.0.3417.54.
A novidade mais evidente, e cujo anúncio é particularmente visível, é o novo "Snapchat tool" que permite, para além de copiar áreas do écran, proceder à respectiva personalização, adicionando texto, "emojis", desenhos à mão livre ou "stickers", o que pode ser do agrado de quem utilize este tipo de opções para interagir em redes sociais.
No entanto, maios relevante, será o sistema que bloqueia o seguimento de actividade, essencial para a privacidade, mas que, segundo quem desenvolve o Opera pode acelerar o desempenho em 20%, recorre ao "EasyPrivacy Tracking Protection List" e confere protecção contra "scripts" de terceiros, reduzindo a possibilidade de intrusão ou de partilha inadvertida de dados.
Naturalmente, continuam a ser suportadas as anteriores funcionalidades, incluindo o bloqueio de anúncios, mesmo de terceiros, tal como a VPN ou a interligação com sistemas de mensagens instantâneas, sendo óbvio que a grande maioria das revisões e melhoramentos do código serão apenas intuíveis através da melhoria do desempenho, ficando invisíveis para o utilizador comum que utiliza o Opera como navegador sem se preocupar com os detalhes de programação.
A novidade mais evidente, e cujo anúncio é particularmente visível, é o novo "Snapchat tool" que permite, para além de copiar áreas do écran, proceder à respectiva personalização, adicionando texto, "emojis", desenhos à mão livre ou "stickers", o que pode ser do agrado de quem utilize este tipo de opções para interagir em redes sociais.
No entanto, maios relevante, será o sistema que bloqueia o seguimento de actividade, essencial para a privacidade, mas que, segundo quem desenvolve o Opera pode acelerar o desempenho em 20%, recorre ao "EasyPrivacy Tracking Protection List" e confere protecção contra "scripts" de terceiros, reduzindo a possibilidade de intrusão ou de partilha inadvertida de dados.
Naturalmente, continuam a ser suportadas as anteriores funcionalidades, incluindo o bloqueio de anúncios, mesmo de terceiros, tal como a VPN ou a interligação com sistemas de mensagens instantâneas, sendo óbvio que a grande maioria das revisões e melhoramentos do código serão apenas intuíveis através da melhoria do desempenho, ficando invisíveis para o utilizador comum que utiliza o Opera como navegador sem se preocupar com os detalhes de programação.
terça-feira, outubro 08, 2019
INEM compensa falta de meios com acordos - 1ª parte
Os 38 acordos estabelecidos entre o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e corporações de bombeiros, alegadamente sazonais, revelam, efectivamente a enorme falta de meios, seja em termos de pessoal, seja de veículos, uma evidência denunciada inúmeras vezes por parte de quem presta socorro e está ao corrente destas falhas, com as quais se depara diariamente.
Destes 38 acordos, 11 passaram a defenitivos, ficando em aberto o prolongamento dos restantes, mesmo que de forma provisória, para além do intervalo entre Abril e Setembro, que seria um período mais crítico, seja em termos de ocorrências, seja como consequência do período de férias, do que resulta uma flutuação negativa na disponibilidade de pessoal.
No entanto, esta é a época de maior pressão para as corporações de bombeiros, a braços com um aumento do número de incêndios florestais, pelo que, para além do atraso no socorro, sobretudo em áreas mais remotas, o treino e equipamento de quem presta o socorro é inferior ao que seria prestado por meios do próprio INEM.
Com um efectivo insuficiente e demasiados meios parados por falta de tripulações, e isto sem contar com aqueles que se encontram em manutenção, reparação ou reinstalação de equipamentos por estes não obedecerem aos critérios de qualidade exigíveis, as capacidades do INEM ficam muito abaixo do que seria necessário para prestar um serviço de socorro adequado às populações, sobretudo as que residem mais afastadas dos grandes centros urbanos, onde a situação é particularmente complexa.
Destes 38 acordos, 11 passaram a defenitivos, ficando em aberto o prolongamento dos restantes, mesmo que de forma provisória, para além do intervalo entre Abril e Setembro, que seria um período mais crítico, seja em termos de ocorrências, seja como consequência do período de férias, do que resulta uma flutuação negativa na disponibilidade de pessoal.
No entanto, esta é a época de maior pressão para as corporações de bombeiros, a braços com um aumento do número de incêndios florestais, pelo que, para além do atraso no socorro, sobretudo em áreas mais remotas, o treino e equipamento de quem presta o socorro é inferior ao que seria prestado por meios do próprio INEM.
Com um efectivo insuficiente e demasiados meios parados por falta de tripulações, e isto sem contar com aqueles que se encontram em manutenção, reparação ou reinstalação de equipamentos por estes não obedecerem aos critérios de qualidade exigíveis, as capacidades do INEM ficam muito abaixo do que seria necessário para prestar um serviço de socorro adequado às populações, sobretudo as que residem mais afastadas dos grandes centros urbanos, onde a situação é particularmente complexa.
segunda-feira, outubro 07, 2019
Colete reflector com múltiplos bolsos
Uma alternativa, algo profissional, aos coletes reflectores cuja presença em veículos é obrigatória, é o colete de múltiplos bolsos, em material mais resistente, que se adapta e ajusta melhor ao corpo, e que se revela prático pela presença de diversos bolsos, acabando por ter uma capacidade de acomodação semelhante à de muitos coletes destinados a expedições.
Este colete é fabricado num misto de poliester e tecido reflector de cor verde, a que acrescem as faixas reflectoras, num tamanho único, com a largura de ombros a rondar os 41 centímetros e o comprimento a ficar perto dos 66, com o fabricante a informar que podem haver pequenas variações num tamanho e modelo que pretende que seja universal.
A característica mais relevante, face aos modelos mais conhecidos, é o facto de fechar por fecho eclair e não por velcro, o que garante uma maior protecção contra o vento, e, sobretudo, dispor de um conjunto de quatro bolsos, um deles com múltiplos compartimentos que permitem acomodar canetas, isqueiros ou outros pequenos objectos em alvéolos separados, para além de um rádio e um telemóvel.
O preço, que ronda os 7 Euros, incluindo portes, é bastante superior ao dos coletes comuns utilizados pela maioria dos automobilistas, mas este é um modelo completamente diferente, de qualidade muito superior e com uma flexibilidade de uso que permite ser utilizado em situações distintas, adequando-se a uma utilização profissional, podendo ser impresso e assim ficando personalizado em nome de uma instituição ou organização.
Este colete é fabricado num misto de poliester e tecido reflector de cor verde, a que acrescem as faixas reflectoras, num tamanho único, com a largura de ombros a rondar os 41 centímetros e o comprimento a ficar perto dos 66, com o fabricante a informar que podem haver pequenas variações num tamanho e modelo que pretende que seja universal.
A característica mais relevante, face aos modelos mais conhecidos, é o facto de fechar por fecho eclair e não por velcro, o que garante uma maior protecção contra o vento, e, sobretudo, dispor de um conjunto de quatro bolsos, um deles com múltiplos compartimentos que permitem acomodar canetas, isqueiros ou outros pequenos objectos em alvéolos separados, para além de um rádio e um telemóvel.
O preço, que ronda os 7 Euros, incluindo portes, é bastante superior ao dos coletes comuns utilizados pela maioria dos automobilistas, mas este é um modelo completamente diferente, de qualidade muito superior e com uma flexibilidade de uso que permite ser utilizado em situações distintas, adequando-se a uma utilização profissional, podendo ser impresso e assim ficando personalizado em nome de uma instituição ou organização.
domingo, outubro 06, 2019
Correntes para a neve - 1ª parte
Apesar de a neve não ser comum na maior parte do território nacional, uma deslocação ao interior da zona Norte pode implicar transitar sobre superfícies com neve, algo que deve ser antecipado, transportando no veículo um conjunto de correntes de neve, algo que é sobretudo essencial em modelos com tracção a apenas duas rodas que, consequentemente, são mais propensos a ficarem atascados quando a superfície é menos consistente.
Já apresentamos algumas soluções em textos anteriores, entre estas um modelo de abraçadeiras com uma textura que facilita a aderência, e que necessitam de ser cortadas após o uso, ficando inutilizadas, mas que podem ser uma solução em caso de emergência ou como recurso de baixo custo, mas que não serão nem o método mais eficaz de recuperar aderência, nem o que representa um melhor investimento caso haja necessidade de repetir a utilização, pelo que as correntes continuam a merecer a nossa preferência.
Existem numerosos modelos, algumas sendo, essencialmente, uma corrente que se ajusta ao pneu, o que implica alguma complexidade na instalação, movendo o veículo de modo a ter a posição ideal, ou um conjunto de peças autónomas, cujo posicionamento no pneu pode ser escolhido e que, caso necessário, podem ser acrescentadas ou complementas por novas unidades, podendo, igualmente, transitar de um pneu para outro, conforme as necessidades do momento.
Estas correntes são construídas por um misto de peças de plástico, aço e nylon, com um peso que ronda as 440 gramas para cada peça individual e destinam-se a serem usadas em pneus com entre os 165 e os 275 milímetros de largura, desde que instalados em jantes que permitam a passagem das correias de fixação.
Já apresentamos algumas soluções em textos anteriores, entre estas um modelo de abraçadeiras com uma textura que facilita a aderência, e que necessitam de ser cortadas após o uso, ficando inutilizadas, mas que podem ser uma solução em caso de emergência ou como recurso de baixo custo, mas que não serão nem o método mais eficaz de recuperar aderência, nem o que representa um melhor investimento caso haja necessidade de repetir a utilização, pelo que as correntes continuam a merecer a nossa preferência.
Existem numerosos modelos, algumas sendo, essencialmente, uma corrente que se ajusta ao pneu, o que implica alguma complexidade na instalação, movendo o veículo de modo a ter a posição ideal, ou um conjunto de peças autónomas, cujo posicionamento no pneu pode ser escolhido e que, caso necessário, podem ser acrescentadas ou complementas por novas unidades, podendo, igualmente, transitar de um pneu para outro, conforme as necessidades do momento.
Estas correntes são construídas por um misto de peças de plástico, aço e nylon, com um peso que ronda as 440 gramas para cada peça individual e destinam-se a serem usadas em pneus com entre os 165 e os 275 milímetros de largura, desde que instalados em jantes que permitam a passagem das correias de fixação.
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