sábado, março 19, 2011

Caneca para ligar à tomada de isqueiro

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Uma caneca para ligar à tomada de isqueiro

As canecas para ligar a tomadas de isqueiro de viaturas, capazes de aquecer e manter quente uma bebida, como um café, chá ou leite, não são novidade e, sobretudo em países frios, são bastante populares.

Nesta caneca, o sistema de termóstato mantém a temperatura a 60º, ligando-se a uma vulgar tomada de isqueiro padronizada de 12 volts através de um cabo de perto de um metro de comprimento

As dimensões são de aproximadamente 85.7 mm de diametro e de 161.9 de altura, compatível com a maioria dos suporte incluidos em veículos, sendo de parede dupla, com uma tampa que fecha a vácuo e evita derrames.

O preço de uma destas unidades ultrapassa em pouco a dezena de Euros, incluindo portes a partir de Inglaterra, e, mesmo não sendo um acessório de primeira necessidade, é um conforto adicional para quem faz viagens longas e aprecia bebidas quentes.

sexta-feira, março 18, 2011

Land Rover TUM XD Wolf W.M.I.K. da Hobbyboss escala 1/35

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Caixa do Land Rover TUM XD Wolf W.M.I.K. da Hobbyboss

A Hobbyboss disponibilizou recentemente um modelo do Land Rover TUM XD Wolf W.M.I.K., actualmente em uso pelo Exército Inglês no Afeganistão, sob a forma de modelo para montar na escala 1/35.

Esta é uma novidade nesta escala, dado que o modelo da Airfix, ainda não disponível é produzido na escala 1/48 e não inclui as peças metálicas em foto-incisão que adicionam realismo ao modelo da Hobbyboss, que tem a vantagem adicional de ser compatível com inúmeras figuras nesta mesma escala.

Este não é um modelo para principiantes, dado envolver um conjunto significativo de peças, algumas delas pequenas, e exigir um acabamento cuidado, pelo que será aconselhável sobretudo a modelistas mais experientes.

O preço, com portes, ronda a trintena de Euros, encontrando-se disponível através de lojas "on line" ou no EBay, sendo este um valor perfeitamente aceitável para uma miniatura desta qualidade.

NNN instalada no Defender - 1ª parte

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A centralina MSB retirada do Defender

Finalmente foi instalada no Defender a unidade de gestão electrónica, ou ECU, de modelo NNN, programável, que substitui a MSB original, a qual apenas pode ser modificada através da substituição da "eprom" onde estão armazenados os parâmetros de funcionamento do motor.

A substituição de uma centralina implica guardar num ficheiro, caso possível, os parâmetros da unidade anterior, procedendo à sua gravação antes de a desmontar, a qual possui dados que, por exemplo, facilitam o futuro emparelhamento com o imobilizador, bem como escolher qual o ficheiro que contém os mapas de gestão a usar.

Em termos físico, susbtituir a centralina é simples e rápido, bastando aceder ao compartimento sob o assento direito, removendo a base, o forro e a tampa para que esta seja visível, podendo-se então desligar as duas fichas e remover os três parafusos que a seguram.

A montagem da nova centralina faz-se seguindo os mesmos passos, colocando-a no local, apertando os parafusos, ligando as fichas e recolocando o assento, sendo que todo este processo em termos físicos deve ser efectuado com o motor desligado e verificando se existe óleo na cablagem.

quinta-feira, março 17, 2011

Inversor de corrente no Defender - 2ª parte

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O inversor de corrente com os suportes instalados

Em alternativa, podem-se usar rebites de 4 mm, que permitem uma fixação simples, rápida e muito pouco dispendiosa, mas com o inconveniente de serem de remoção bem mais difícil do que recorrendo a parafusos.

A forma mais fácil de furar nos locais certos é usar um cartão como molde, no qual serão feitas as marcações e testes, após o que este é colocado no local pretendido, preso com fita isoladora, efectuando então os furos com uma broca de 4 mm para metal.

Desta forma, ou de outra equivalente, a fixação é francamente simples, bastando efectuar quatro ou oito pequenos furos, após o que ligamos o cabo nos polos negativos e positivos do inversor de um dos lados e num ponto de corrente do outro.

Ligando directamente à bateria, via caixa de fusíveis para efeitos de protecção, existe a vantagem de o inversor funcionar mesmo com o veículo desligado, algo que deve ser equacionado com cautela de modo a não descarregar excessivamente a bateria, podendo-se, como alternativa, efectuar a ligação num circuito existente que só esteja activo com o sistema eléctrico ligado.

Faróis suplementares no Defender - 1ª parte

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Os faróis suplementares da Wipac

Há muito que sentiamos que a capacidade luminosa dos faróis instalados no Defender não era a mais adequada para uma condução segura, sobretudo em condições meteorológicas adversas, pelo que se impunha reforçá-la.

Duas vias são possíveis, sendo a primeira a adição de faróis suplementares, nos suportes existentes no "A-bar" ou numa barra a colocar no tejadilho, ou substituir os faróis existentes por uns de xenon, o que teria implicações legais algo complexas.

Instalar faróis de xenon num veículo que não os tenha de origem implica instalar um sistema de lavagem de faróis, algo relativamente económico e simples de fazer, mas também um de nivelação, o que num Defender é manifestamente complexo e dispendioso.

Dado que esta solução, que seria a que oferece melhores resultados, não só é mais complexa, como bastante dispendiosa, com os acessórios e instalação a ultrapassar em muito o do "kit" de iluminação, optamos pelos faróis suplementares colocados no "A-bar" existente, mesmo reconhecendo que ficando em frente da grelha vai ter implicações em termos de refigeração do motor.

quarta-feira, março 16, 2011

Guia Prático do Todo o Terreno em espanhol - 2ª parte

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Página interna do Guia Prático

A título de exemplo, só a listagem de fabricantes e modelos de pneus ocupa uma dezena de páginas, em letra pequena e de forma condensada, cobrindo um sem número de opções, muitas das quais difíceis de encontrar.

Algo de semelhante ocorre com outras áreas, como a suspensão, carroçaria, que inclui toda a parte de arrumações, direcção, resgate, tendas auto, chegando à parte da alimentação em expedições, incluindo utensílios, tipos de alimentos e sua conservação, bem como uma parte respeitante a orientação, navegação e comunicações.

Os vários items listados incluem características básicas, um preço de orientação, que é superior ao praticado em Inglaterra, e contactos do fabricante ou representante no País vizinho, de forma a que possam ser obtidas informações suplementares ou mesmo proceder à sua aquisição.

Por um preço de 4.5 Euros, idêntico ao praticado em Espanha, este número especial justifica a sua aquisição, sendo um livro de consulta e de referência que, em conjunto com outras fontes, ajudará em muito a tomada de decisões, aconselhando-se a adquirir esta revista o mais rapidamente possível dado que parece haver poucos exemplares à venda.

Cedendo perante os fortes - 5ª parte

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Uma fila num posto de abastecimento

Com perto de meia centena de postos, sobretudo na zona da Grande Lisboa, já sem gasóleo, e alguns destes também sem gasolina, bem como a evidência de prateleiras vazias em alguns supermercados de menor dimensão, é óbvio que o impacto desta paralização de faz sentir mesmo antes do expectável.

Poucos dias após a manifestação da "geração à rasca", pouco depois do anúncio de novas medidas restritivas, divulgadas fora do País, sem aviso aos restantes orgãos de soberania, e neste caso será uma questão de forma e não de legitimidade, a simples sugestão de dificuldades a nível de abastecimento de bens de primeira necessidade pode ser a gota de água.

No entanto, é a incerteza no futuro e a falta de perspectiva que mais desgasta, resultando na sensação de que aos sacrifícios exigidos não corresponde um efeito prático, uma mudança de rumo ou, sequer, atitudes diferentes que apontem noutra direcção e no seguimento de uma estratégia de desenvolvimento perceptível.

Estamos na eminência de uma crise política, que parece sucessivamente adiada sem nunca encontrar uma solução final, que prolonga um clima de provisoriedade e incerteza que, quase certamente, terá efeitos mais graves do que um desfecho rápido, dado o tempo que se perde nesta lenta mas destrutiva corrosão.

terça-feira, março 15, 2011

Caixa de munições para o canhão Mk 1 - 2ª parte

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Uma caixa de munições M935

As dimensões externas aproximadas são de 65 x 23 x 24 cm e as internas, tomando como pontos de medição os locais mais estreitos são de 63 x 22 x 22, para um peso aproximado de 8.3 kg, sendo pintada num tom de castanho militar, havendo uma alternativa semelhante, a M935, que tem externamente 59 x 23 x 26.5 e pesa apenas 6.65 kg.

O preço é de ambas é de 24.99 Euros, a que acresce perto de outro tanto para portes no caso de aquisição de uma única unidade, mas que vai caindo para perto de uma quinzena de Euros ou menos se forem compradas múltiplas caixas, podendo o valor final aproximar-se dos 35 a 40 Euros.

Quem assim o pretender, pode aparafusar esta caixa no interior do veículo, usando os orifícios inferiores, podendo tapar os laterais, inclusivé os que irão resultar caso se removam as pegas, com rebites, após o que, facilmente, poderá usar um friso de borracha para tornar estanque a caixa.

Não sendo um modelo feito à medida que tipicamente terá 95 x 26 x 23 cm, as dimensões desda caixa adequam-se bastante bem a ser colocadas sobre os guarda lamas traseiros de um Serie ou um Defender de modelo curto, pecando apenas pelo escasso comprimento.

Cedendo perante os fortes - 3ª parte

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Uma manifestação de estudantes em Portugal

Acresce, naturalmente, o custo da contestação e agitação social, legítima e justificada, que se reflete em perdas de produtividade, bem como a recessão, que se vai agravando com a perda de poder de compra e de falta de confiança, bem como pelo aumento da emigração entre jovens qualificados, nos quais o País investiu sem obter retorno.

Com uma população envelhecida, onde a percentagem activa diminui, a perda desta camada jovem, que irá reforçar economias em crescimento, tem um impacto, que, sendo difícil de contabilizar, não deixa de ser substancial, sobretudo em termos de futuro, dado o reflexo na demografia e no número de nascimentos.

Esta recessão, que tenta ser compensada pelo aumento de impostos, incapaz de compensar o aumento dos encargos da dívida pública, significa objectivamente que a queda do produto interno bruto não só poderá ser mais severa do que o previsto, como as novas receitas do Estado serão insuficientes para inverter esta trajectória.

Resta, naturalmente, a habitual solução do recurso ao crédito, pagando juros exorbitantes, muito acima do comportável e com tendência a subir, situação que pode evoluir ainda mais desfavoravelmente após o recente terramoto do Japão e a possibilidade de aquele país asiático necessitar de contrair empréstimos.

segunda-feira, março 14, 2011

Greve de transportadoras

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Camiões numa paralisação

As consequências de uma greve de transportadoras, sobretudo no actual quadro social, onde a conflitualidade e descontentamento têm aumentado, em conjugação com a actual crise, tem efeitos dificilmente previsíveis. podendo-se projectar para além do expectável.

Para além de consequências diversas, há factores de ordem prática que devem ser equacionados, dado que a distribuição por via terrestre pode levar a situações de ruptura de stocks, mesmo a faltas de combustível, devendo-se prevenir, de alguma forma e dentro do possível para este tipo de possibilidade.

Obviamente, não se sugere a prática de açambarcamentos ou armazenamento em excesso, mas tão somente uma atitude prudente, a qual passa pela aquisição de bens de primeira necessidade suficientes para alguns dias e encher o reservatório do carro e, caso seja possível, possuir alguma reserva, que pode ser um "jerry can" de 20 litros.

Algumas reservas, para além de conferirem tranquilidade, evitam a especulação, bem como a perda de tempo à procura de produtos que possam escassear durante o período de greve, sendo certo que entre o termos desta e a normalização dos abastecimentos existe sempre a demora de alguns dias, que poderão aumentar em zonas mais remotas.

Facebook disponibiliza sistema de alerta de suicidio - 2ª parte

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Um écran do Facebook

Trata-se, essencialmente, de um formulário, cuja imagem e ligação disponibilizamos, que permite identificar o potencial suicida, as mensagens onde dará a entender a possibilidade de suicídio e alguma informação, a qual será complementada pela existente nos registos do próprio Facebook e de outras redes onde o utilizador também esteja inscrito.

Esta funcionalidade começou a ser testada em Inglaterra há perto de três meses e, segundo a Samaritan, todos os alertas recebidos tinham algum tipo de fundamento e nenhum deles se revelou ser falso.

Existem diversos questionários destinados a avaliar o risco de suicídio, sobretudo com base em características e vivências, sendo que o agora disponibilizado pelo Facebook se destina a avaliar de risco imediato resultante de um acto concreto e não de uma propensão ou de um comportamento passado, mas na sua maioria estes são pouco conhecidos e destinam-se a pessoal especializado.

Apesar de a prevenção do suicídio ter vertentes e implicações muito mais complexas, que se devem centrar essencialmente na prevenção, e do facto de um significativo número de suicidas não darem qualquer alerta, outros lançam alertas que permitem uma intervenção, a qual necessariamente terá que ser imediata, pelo que, apesar das suas limitações, o esforço do Facebook é mais do que benvindo.

domingo, março 13, 2011

Versão final do Internet Explorer 9.0 sai a 14 de Março

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Um écran do Internet Explorer 9.0

A versão final do Internet Explorer 9.0 (IE 9.0) estará disponível para descarga a partir do próximo dia 14 de Março, poucas semanas após ter sido disponibilizada a "Release Candidate" (RC) e alguns dias após uma revisão completa da "Bing Bar".

Esta versão final é bastante necessária, dado que mesmo a RC, não obstante significativas melhorias de desempenho e maior estabilidade, apresenta alguns problemas de compatibilidade, dificultando o acesso a numerosos "sites", sobretudo quando não é possível usar o modo de compatibilidade.

A actualização será automática para quem tem defenida esta opção em termos de actualizações, sendo aconselhável a todos quantos tenha instalado uma versão anterior do IE 9.0, mas pode ser prematuro para quem ainda tenha a versão 8.0 e pretenda manter um navegador estabilizado e compatível.

Numa altura em que a Microsoft pretende que as versões mais antigas do IE deixem de ser utilizadas, a actualização que fará mais sentido para a maioria dos utilizadores não profissionais continua a ser no sentido de usaram a versão 8.0, enquanto todas as questões de compatibilidade da 9.0 não se encontrarem defenitivamente resolvidas.
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