sábado, novembro 03, 2018

Land Rover Owners de Dezembro de 2018 já nas bancas

Já chegou aos locais de venda habituais a edição de Dezembro de 2018 da Land Rover Owners International, e o destaque da capa vai para um conjunto de modelos da Land Rover com alguma idade e que foram restaurados, promovendo assim a aquisição dos clássicos da marca, que podem incluir modelos tão diversos, e distintamente valorizados, como o Discovery 1, o Serie 3 ou o Range Rover P38, que no Reino Unido podem ser adquiridos por valores bastante módicos.

Merece igualmente destaque a versão "camping" de um antigo Serie 2A, com uma configuração e habitabilidade completamente diferente daquela que esperamos num veículo mais actual, contrastando em absoluto com o Discovery 4, devidamente equipado e onde está presente muita da mais actual tecnologia automóvel.

Um destaque especial vai para o Afonso Cerejo, e para o "Camel Trophy Club", bem como para as diversas iniciativas deste, o que vem, mais uma vez, confirmar que o mundo Land Rover está bem vivo em Portugal, seja em termos generalistas, seja num âmbito mais temático, atraindo sempre um grande número de interessados.

Entre os artigos técnicos, a mudança da caixa de direcção de um Discovery 2, da correia de distribuição e bomba de água de um Freelander 2 merecem destaque, tal como são de ler os diversos artigos que descrevem as actividades de vários clubes, tal como a apresentação de novos produtos, complementada, como sempre por testes prolongados a produtos já lançados e a um conjunto de secções regulares, que incluem a participação dos leitores, através do envio de correspondência ou fotos e do esclarecimento de dúvidas por estes colocadas.

sexta-feira, novembro 02, 2018

Alternativas para descarregar documentos do "Scribd"

Já apresentamos uma opção para descarregar documentos do "Scribd", gravando-os localmente em formato PDF, mas das experiências realizadas verificamos que estas nem sempre resultam, sendo frequente falhar na obtenção do documento ou gravá-lo com 0 bytes, pelo que propomos duas alternativas.

Para além do "Docdownloader", talvez o mais conhecido, existe o "Scribddownloader" e o "Docdownloader", todos muito simples de utilizar, bastando colocar a ligação na caixa de diálogo e, quando o processamento termina, indicar onde se pretende que o ficheiro seja gravado, ficando imediatamente disponível.

Sem que nenhum dos sistemas seja perfeito, ou que tenha funcionado na totalidade das utilizações, será o último, o "Dlscribd", o que nos tem oferecido uma maior probabilidade de exito, pelo que será, neste momento e sob pena de alteração, a primeira escolha para este tipo de operação, muito embora tenhamos verificado erros com todos eles.

Quanto tal acontece, sugerimos o acesso a um do numerosos repositórios de PDF os quais, quase sempre, estão acessíveis e permitem uma descarga directa, ou ao "Issuu", cujo utilitário para descarga nunca deixou de funcionar, podendo-se encontrar nestas alternativas boa parte do conteúdo do "Scribd" sem que se verifiquem os mesmo problemas.

quinta-feira, novembro 01, 2018

Para um Inverno que se avizinha - 3ª parte

Um acessório de baixo custo que pode trazer várias vantagens, sobretudo em modelos com vidros laterais altos, como o caso do Defender, são os deflectores para vento e chuva, que permitem abrir as janelas sem que disso resulte o desconforto inerente à entrada de ar frio e de água da chuva.

Um par de deflectores para as janelas dianteiras, de boa qualidade e incluindo os "clips" de fixação, tem um preço que ronda a trintena de Euros, sendo a instalação muito simples, destinando-se a ser efectuada pelo proprietário, e resultando num maior conforto e funcionalidade, permitindo conduzir com a janela aberta sem uma grande exposição aos elementos, opção que, fora de estrada, sucede com alguma frequência.

A aquisição de um conjunto extra des tapetes em borracha, em PVC resistente, cortados de acordo com a configuração de cada viatura, com uma textura mais rugosa, a prever a existência de água e lamas, é uma opção a ter em conta, com um conjunto a custar entre os dez e os vinte Euros, neste último caso, se compostos por dois tapetes para a frente e outros dois para a rectaguarda.

Dispor de um par extra de tapetes durante a época das chuvas, sobretudo tendo em conta o baixo preço, será uma opção a ter em conta, por permitir uma rápida troca, deixando a secar os que se encontrem molhados ou sujos, o que aumenta o conforto, e a própria higiéne, do interior, permitindo viagens com maior conforto.

quarta-feira, outubro 31, 2018

Governo avalia época de fogos - 3ª parte

A celebração de um final de Verão onde 12.000 incêndios consumiram 43.000 hectares, na sequência de um ano anterior devastador, sem a apresentação de medidas estruturais, nem detalhar adequadamente as que foram apresentadas, parece-nos absolutamente inadequado, sendo de prever que, a bem do equilíbrio orçamental, muito pouco irá ser concretizado, salvo na vertente punitiva, onde o valor das coimas engrossa as receitas do Estado.

Sem a atribuição da dotação financeira adequada, e face aos registos dos últimos anos existem fundadas dúvidas que sejam atribuídas as verbas necessárias, o conjunto de medidas propostas vai-se ficar pelo anúncio, nem sequer pela intenção, dado que para que esta existisse, estaria subjacente a sua integração numa perspectiva mais vasta, sendo sempre dúbio que medidas avulsas e desenquadradas venham a justificar o investimento que, independentemente dos resultados que se podem esperar, é necessário para as operacionalizar.

Sendo o último ano desta legislatura, e com a ideia de que um orçamento com um défice mínimo, de 0.2%, terá um impacto positivo a nível eleitoral, entre desvios de verbas, cativações e atrasos, pouco será efectivado, sabendo o Governo que, independentemente do que suceder em 2019 em termos de incêndios florestais, não seriam medidas anunciadas agora que teriam um impacto decisivo, pelo que não se iriam traduzir numa vantagem na altura das eleições.

Com a previsão de um Inverno chuvoso, tendo em conta os ciclos de regeneração da vegetação nas zonas ardidas em 2017, o ano que se avizinha nada terá a ver com o que agora se aproxima do termo, pelo que se teme que um ciclo semelhante ao de 2003 e 2005, que muitos já terão esquecido e com o qual raros terão aprendido, se repita.

terça-feira, outubro 30, 2018

Acessórios para veículos no Pingo Doce

Apesar de o Pingo Doce não ser tipicamente associado a promoções de artigos para veículos, o facto é que, por vezes, este tipo de produtos surgem nesta cadeia de supermercados, e a preços competitivos, pelo que será de aproveitar algumas das oportunidades propostas, caso haja necessidade de algum dos artigos disponíveis.

Estão disponíveis cabos de bateria, corda ou cabo de reboque elástica, organizadores ou rede de bagageira, todos por 3.99 Euros, esteira magnética para aquecimento, por 9.99 e aspirador com ligação à tomada de isqueiro por 7.49, todos com um desconto de 50% face ao valor normal.

Os óleos Galp estão com 35% de desconto, com excepção do Performa 10W40, com 5 litros a serem vendidos por 13.45 Euros, o que corresponde a um desconto de 50%, sendo um óleo sintético compatível com muitos motores diesel e a gasolina, incluindo o instalado em alguns dos veículos mais populares do mercado.

Naturalmente, a adequação de cada um destes items às necessidades reais e especificações deve ser tido em conta, não apenas a nível de especificações dos óleos, mas também da resistência de cabos, amperagem suportada pelo cabo de bateria ou dimensões de redes ou organizadores, verificando se correspondem à utilização específica que deles se pretende fazer.

segunda-feira, outubro 29, 2018

Governo avalia época de fogos - 2ª parte

A criação de uma nova unidade de Protecção e Socorro e de novas forças de sapadores florestais, a obrigatoriedade de os municípios disporem de novos planos de protecção, encontram-se entre os anúncios feitos, para os quais não foram adiantados detalhes ou o respectivo enquadramento orçamental, sendo de temer que não passem do papel ou, como já aconteceu, corresponda a uma transferência de recursos, como acontece com os da GNR, que saem da segurança e ordem pública para o combate aos fogos.

Noutro âmbito, para evitar plantações não autorizadas, foi decidido que as multas para a produção de eucaliptos pode atingir os 44.000 Euros, no caso de empresas, e caso após notificação não tenham sido retirados, o valor pode vir a duplicar, sendo patente que, no ordenamento do território, as medidas punitivas continuam a ser o traço dominante.

A responsabilização dos eucaliptos, esquecendo que outras espécies, como as resinosas, são igualmente potenciadores de incêndios, ou que, tendo em conta a frequência com que os fogos devastam o País, apenas espécies de crescimento muito rápido poderão proporcionar alguma sustentabildiade a quem vive da floresta, continua a ser um dos argumentos repetidos, esquecendo que um eucaliptal ordenado é menos vulnerável do que um pinhal no estado caótico em que muitos, talvez a maioria, se encontram.

Naturalmente, na actual conjuntura e face ao cenário existente, a proibição de eucaliptos, ou o seu forte condicionamento, terá como resultado o favorecimento das madeireiras já em laboração e a impossibilidade de muitos pequenos proprietários rentabilizarem os seus terrenos, pelo absurdo que é investir num produto cujo ciclo de vida, para ser rentável, é muito superior ao dos fogos de devastam o País e que, com toda a probabilidade, destruiriam investimentos a médio e longo prazo.

domingo, outubro 28, 2018

Onde andam as cartas?

Para além dos atrasos, o serviço de entregas dos correios tem vindo a demonstrar um decréscimo de qualidade quase inacreditável, afectando todos e estendendo-se a todo o País, abrangendo inclusivé áreas urbanas onde, normalmente, erros ou perdas eram relativamente raros.

Em menos de uma semana, na mesma pequena rua, deparamo-nos com duas situações que apontam para uma falta de qualidade do serviço inaceitável, sendo uma delas, a mais típica, a entrega da correspondência destinada a um prédio noutro, problema resolvido pelo civismo de um residente que veio entregar as cartas colocadas nas caixas de correio erradas.

Mais absurdo, é ver um carteiro a queixar-se do mau endereçamento de uma carta, onde, alegadamente, faltaria a informação relativa ao apartamento, e que, após visualização da mesma, se destinava a outra rua, onde os prédios têm apenas um apartamento por piso, pelo que a morada estaria correcta e o erro residia apenas a falta de atenção de quem a deveria entregar.

Infelizmente, para além destas situações, ambas detectadas e corrigidas, esperando-se que tal tenha acontecido com o segundo caso, muitas haverá em que tal não sucede, sendo que entre a correspondência cuja entrega foi corrigida encontravam-se contas, informação proveniente de entidades públicas e extractos bancários, pelo que a sua perda poderia ter consequências que, naturalmente, dificilmente poderim ser imputadas a quem tão mau serviço presta.