sábado, agosto 01, 2015

Guias Norauto disponíveis

A Norauto, uma cadeira internacional de lojas de equipamentos e produtos para automóveis disponibilizou um conjunto de guias sobre um conjunto de temas que na época de Verão, altura escolhida por muitos para férias, durante as quais são efectuadas viagens mais longas e com maior carga, ganham uma maior importância.

Estão disponíveis, actualmente, os guias sobre pneus, manutenção, equipamentos de transporte e mobilidade, todos em formato PDF, que podem abertos directamente a partir do "site" ou serem descarregados e lidos localmente recorrendo ao "Acrobat Reader" ou a um dos muitos programas que suportam este formato.

Naturalmente que os leitores são orientados no sentido de adquirir produtos comercializados pela Norauto, mas tal não invalida a utilidade de alguns conselhos e sugestões, ou mesmo o alerta para a existência de uma dada solução, cabendo a cada um utilizá-la directamente ou procurar uma alternativa mais de acordo com as suas necessidades entre as múltiplas ofertas existentes no mercado.

Com uma média de 40 páginas por guia, a leitura é simples e as imagens permitem uma avaliação rápida dos conteúdos, pelo que uma leitura, ou a sua simples observação, parece-nos justificada, como forma de relembrar alguns conceitos que podem estar um pouco esquecidos ou negligênciados.

sexta-feira, julho 31, 2015

O telemóvel com rádio VHF/UHF Runbo X1 - 1ª parte

Em locais mais remotos, um telemóvel convencional, por melhore desempenho que tenha, pode enfrentar sérias dificuldades, seja por falta de rede, seja porque é submetido a condições ambientais ou mesmo físicas extremas, dando origem a um pequeno nicho de mercado que a Runbo, com o modelo X1, pretende ocupar, satisfazendo um conjunto de potenciais clientes.

Este não é um telemóvel convencional, e menos ainda um "smartphone", mas um equipamento pensado especificamente para operar em circunstâncias extremas, suportando a rede GSM nas quatro frequências mais habituais, 850, 900, 1800 e 1900 MHz, e CDMA a 800MHz, o que o compatibiliza com a maioria das redes móveis existentes, independentemente da sua localização.

Em termos de características, este é um equipamento menos sofisticado do que alguns que temos descrito, baseando-se no processador MTK 6252, possuindo 4 Gb de memória interna e tendo as capacidades de um simples telemóvel, efectuando comunicações de voz e por mensagens, suportando diversos formatos de áudio e vídeo, possuindo alguns programas simples, que permitem ler e visualizar textos e imagens.

Acresce uma câmara de baixa resolução, com apenas 0.3 megapixels, suporte de rádio FM, comunicações via "bluetooth" 2.1 e "wifi", recorrendo às normas 802.11 b/g/n, dispondo de GPS, com as funções de navegação limitadas ao "software" interno do equipamento, num conjunto de funcionalidades interessante para o fim a que se destina este modelo.

quinta-feira, julho 30, 2015

Ainda se noticiam os fogos? - 3ª parte

Muitas das mais recentes reportagens a que assistimos foram confrangedoras, plenas de frases sem sentido, generalidades aplicáveis a todas as situações, falta de rigor ou mesmo incapacidade de entender a situação, enquanto as imagens pouco adiantavam, oscilando entre a filmagem a longa distância, onde apenas o fumo era visível, e alguns planos próximos, centrando-se num conjunto de labaredas virtualmente indistintas que podem ser encontradas em qualquer incêndio.

Entendemos que existem custos inerentes à contratação de profissionais especializados, que necessitam de tempo para se integrar num meio que muitos desconhecem, bem como a formação e acompanhamento que permita adquirir os conhecimentos que facultem a capacidade de interpretar os eventos que presenciam, mas este é o preço a pagar pelo rigor da informação que todos merecemos.

Ao invés, dispor de uma infinidade de estagiários quase em permanência a acompanhar os teatros de operações pode sair barato, mas os conteúdos tendem a ser quase irrelevantes, mesmo quando incluem entrevistas a comandantes operacionais, que respondem a perguntas vagas enquanto se vêm imagens de chamas que difilmente ajudam a entender qual a situação real no terreno ou os contornos do combate.

Tal como em todas as actividades, o profissionalismo é essencial, e se este, a bem de todos, inclusivé dos próprios, é exigível aos bombeiros, o mesmo se exige a quem os acompanha e relata as suas acções, sem o que a qualidade de informação, para além de irrelevante, é facilmente manipulável acrescentando um risco a todos os que já enfrentam todos quantos lutam contra as chamas.

quarta-feira, julho 29, 2015

A câmara para veículo F90G com GPS - 15ª parte

O próprio desligar, que parece ser algo perfeitamente normal, implica alguns cuidados, de modo a que a gravação decorra de forma correcta até ao final, sendo o mais seguro esperar que a câmara se desligue por sí própria, o que acontece 12 segundos após ter sido cortada a alimentação externa, proveniente do circuito eléctrico do veículo.

Para descarregar os conteúdos, aconselhamos a recorrer a um cabo mini USB, sem nunca remover o cartão de memória, sendo quase certo que se deve adquirir um cabo de substituição, pois com aquele que vem no conjunto, nenhum computador reconheceu a câmara como uma unidade de armazenamento, não permitindo assim gerir os ficheiros gravados no seu interior.

Um par de cabos com as características adequadas custa uma libra, incluindo portes, e desempenham bem a sua função de transferência de dados, tendo como limitações as pequenas dimensões, de apenas 90 centímetros, e alguma fragilidade, pelo que desaconselhamos que sejam submetidos a esforços ou dobrados e vincados durante arrumações ou acondicionamento.

Após a transferência do conteúdo, sendo o objectivo a sua visualização conjuntamente com a informação posicional, é inevitável substituir o "software" fornecido pelo "Datakam Viewer" na sua última versão, sendo aconselhável ir verificando no site do construído por que desenvolveu o programa se existem novidades, que podem incluir dicas ou informações complementares.

terça-feira, julho 28, 2015

Windows 10 chega dia 29 - 2ª parte

Por questões de compatibilidade, caso estejam instaladas aplicações cujo funcionamento é essencial à produtividade, sugere-se que apenas após ter a certeza de que estas continuam utilizáveis se deve dar início ao processo, sendo de adiar o "upgrade" sempre que surjam dúvidas e da falha de algum "software" resulte a suspensão de uma actividade profissional ou a redução desta de forma significativa.

Durante o "upgrade", após a fase de transferência, o equipamento fica impossibilitado de desempenhar outro tipo de tarefas, existindo a necessidade de voltar a arrancar, de modo a actualizar ficheiros em uso e a proceder a todo um conjunto de actualizações a nível de dispositivos.

No termo do processo, que pode implicar novos "updates", devendo-se correr manualmente esta funcionalidade, de modo a verificar se todas as actualizações estão devidamente instaladas, aconselha-se a testar os programas previamente instalados, verificando a sua funcionalidade, bem a integridade dos dados e todos os acessos e permissões, tal como se surgiram situações anormais, como falta de espaço em disco ou degradação a nível de desempenho.

Objectivamente, para todos quantos tenham dúvidas ou possuam equipamentos considerados críticos em termos profissionais, aconselha-se a evitar precipitações, aguardando pelo esclarecimento de quaisquer questões e pela confirmação de compatibilidades, procedendo ao "upgrade" de forma planeada, numa altura em que exista um plano de contingência que possa ser activado caso algo não corra como esperado.

segunda-feira, julho 27, 2015

A câmara para veículo F90G com GPS - 14ª parte

Assim, a selecção do cartão micro SD é fundamental, sendo muito mais relevante do que a capacidade, que necessita de ser no mínimo de 16 Gb, sem o que esgota muito rapidamente, passando a reescrever os conteúdos enquanto os ficheiros bloqueados, que não podem ser apagados, encherem todo o armazenamento disponível, a velocidade e mesmo a qualidade de construção.

No manual que recebemos, e disponibilizamos, é mencionado um cartão "classe 8", mas a opção real, e realista, é mesmo optar por um dos cartões "classe 10" ou superior de boa qualidade, originário de um fabricante conceituado, como a Kingston, que dispõe de modelos com 16 Gb de capacidade e as características adequadas por um preço que fica abaixo da dezena de Euros.

Esta câmara tem tendência a aquecer, algo que se espera de um equipamento que, para além de suportar a própria alimentação, alimenta o receptor de GPS e a câmara de rectaguarda, ligada por uma longa cablagem, pelo que cartões de memória mais frágeis ou de menor qualidade podem-se danificar, mesmo que tal não seja imediatamente perceptível.

Por outro lado, é manifesto que o recurso a um cabo USB como forma de alimentação apenas é viável caso o conector proporcione pelo menos 2.1A, algo que bem sempre acontece, com os modelos mais baratos a ficarem-se por 1A, do que resulta, naturalmente, o desligar da câmara após esgotar a bateria interna.

domingo, julho 26, 2015

LRO lança número especial sobre os Discovery

Embora as circunstâncias sejam diferentes para ambos os modelos, no seguimento do número especial sobre os Land Rover Defender, a Land Rover Owners International (LRO) publicou um guia sobre os Discovery, abrangendo os diversos modelos, desde o início até ao LR4, numa edição destinada, em grande parte aos colecionadores.

Esta edição, de uma centena de páginas, inclui conselhos sobre a escolha do modelo mais adequado a cada futuro proprietário, bem como relativamente ao processo de aquisição e aos pontos onde se deve concentrar a atenção do comprador, técnicas de restauro e informação sobre a manutenção periódica e mesmo pequenas reparações ou modificações que melhorem cada modelo.

Com este popular modelo a fazer 25 anos, e com os primeiros exemplares a serem autênticos clássicos, que podem ser adquiridos por um preço baixo quando comparado com outros modelos de todo o terreno, este guia inclui conselhos sobre como usufruir ao máximo de cada Discovery, seja em estrado, seja fora dela, mesmo em locais inóspitos e em viagens longas.

Em número limitado a 300 exemplares, numerados individualmente, está disponível uma edição especial autografada por Colin Green, que inclui um poster em formato A2, e uma capa diferente, a qual tem um preço de 20 libras e não se prevê esteja disponível fora do Reino Unido, pelo que a opção, para os interessados, será adquirir um exemplar via Internet.