sábado, fevereiro 17, 2018

Equipamento de navegação em Defender - 3ª parte

Para quem não tenha nada sobre o "tablier", o mais simples será mesmo colocar o equipamento no centro, mesmo que sacrificando o cinzeiro, colocando um dos autocolantes com iman de cada lado, algo que deve ser feito após limpar cuidadosamente a superfície com um produto apropriado e ter efectuado os testes para determinar a melhor posição.

Naturalmente, um alinhamento que coloque a câmara numa posição central seria o ideal, mas admitimos que, dependendo de outros equipamentos instalados, das preferências do condutor, ou da necessidade de acesso por parte de outros ocupantes do veículo, possa ser escolhida outra posição sobre o "tablier", de modo a que a informação do écran e o acesso táctil ao mesmo seja fácil para todos.

Noutros veículos, com configurações diferentes, a instalação pode ser menos simples, seja por não haver uma superfície plana e desimpedida, seja porque a posição do écran obstrua parcialmente a linha de visão, o que, inevitavelmente, tem implicações graves a nível da segurança do veículo, podendo, no limite, verificar-se que existe uma incompatibilidade prática, sendo de optar por outro modelo com funcionalidades semelhantes.

Obviamente, caso se opte por um modelo com sistema de gravação, e aqueles que conhecemos têm a câmara dianteira incorporada na unidade principal, não haverá muitas opções em termos de posicionamento para além do "tablier", dado que sob o tejadilho implica adaptações e o sistema ficará menos visível e acessível, sendo que, nestes casos, uma unidade com formato DIN que substitua o rádio será o que julgamos mais adequado.

sexta-feira, fevereiro 16, 2018

"Kits" de reparação para motor de arranque de Td5 - 1ª parte

As falhas nos motores de arranque dos Td5 devem-se, na sua maioria, a pequenos componentes que, pelo uso, se vão desgastando, impedindo ou dificultando a passagem de corrente, e que podem ser substituídos recorrendo a peças individuais ou a um dos "kits" disponíveis no mercado e que têm um conjunto variável de peças.

Este tipo de falha no arranque pode impedir que o motor de arranque gire, ou que o faça a uma velocidade que não permita colocar o veículo em funcionamento, tendo tendência a aumentar de frequência, embora de forma algo aleatória devido ao reposicionamento interno dos componentes, até que pode ser permanente, pelo que, face a este tipo de sintomas, se deve agir com a rapidez possível, evitando uma imobilização definitiva até que a reparação seja efectuada.

Desde o "kit" que inclui apenas os contactos em cobre, aqueles que sofrem maior desgaste e dos quais resultam falhas intermitentes no arranque, até aos que incluem o solenóide, parafusos, porcas, anilhas, mola e isolamentos, está disponível uma grande variedade de opções, com preços que podem começar perto dos 8 Euros e que incluem tudo o que é necessário para proceder à reparação do motor de arranque.

Apesar de ser possível efectuar a substituição com o motor de arranque montado, abrindo-o no lugar de origem, esta é uma operação que pode revelar-se algo desagradável, pelas condições de acesso, posição de trabalho e, sobretudo, pela maior dificuldade em limpar adequadamente o interior, podendo ficar com resíduos que, mais tarde, poderão diminuir a eficiência dos contactos eléctricos.

quinta-feira, fevereiro 15, 2018

Os CTT, uma empresa a evitar - 4ª parte

É de notar que a credibilidade nos CTT, a cujo Estado recorre para inúmeros serviços, incluindo notificações judiciais, seja como instituição, seja a nível de funcionários, terá que ser inquestionável, acima de qualquer suspeita, sem o que a contestação poderá resultar na perda de validade de actos oficiais, ao que corresponderia um autêntico caos e um aumento substancial da litigância de do número de recursos.

Esta situação, que levanta dúvidas e pode não ser única, merece uma investigação atenta, que confirme ou desminta esta suspeita, e da qual se extraim as devidas elações e consequências, quaisquer que estas sejam, apurando-se, caso existam, todas responsabilidades existentes aos vários níveis, como única forma de credibilizar um serviço que se baseia na confiança do Estado e das populações.

Infelizmente, este não é um caso único, e mesmo correspondência ou objectos enviados via transportadora e geridos nacionalmente pelos CTT demoram uma semana entre a sua entrada no País e entrega, sem passagem pela Alfândega, sendo inúmeras as situações onde o mau serviço se revela prejudicial para particulares, empresas e o próprio Estado.

Face à presente situação, que consideramos insustentável, resultando num custo absurdamente elevado, vemos como opções uma imediata reestruturação dos CTT, o que implica uma gestão completamente diferente, ou a perda do serviço universal de correio a favor de outra empresa, que efectivamente os cumpra, acabando assim com o degradar de uma empresa que já foi de referência e hoje é uma sombra do que foi no passado.

quarta-feira, fevereiro 14, 2018

Equipamento de navegação em Defender - 2ª parte

Tendo em conta que o equipamento que selecionamos, o Junsun E28Pro 4G, possui câmara para gravação de percursos, o posicionamento do mesmo terá sempre que ficar directamente atrás do parabrisas, com a possibilidade de orientar a objectiva a permitir o alinhamento pretendido e a melhor captura de imagens, com os três cabos, um de alimentação, outro para a câmara traseira e o último para o receptor de sinal de GPS a terem que ser devidamente encaminhados.

A posição da câmara traseira, que também se destina a facilitar o estacionamento, tem que ficar centrada, sem o que os resultados apresentados no écran serão enganadores, pelo que terá que ser posicionada atrás do vidro da porta traseira ou aparafusado sobre esta, enquanto o receptor de GPS deve ficar no para-brisas, onde o sinal é de boa qualidade, sofrendo poucas interferências.

Em termos básicos, a disposição dos periféricos, é em tudo semelhante ao da câmara com GPS que utilizamos, podendo, inclusivé, ser usados os mesmos fornecidos com esse equipamento, incluindo a nível de alimentação, via tomada de isqueiro ou conector USB, bastando substituir a unidade central para a migração estar completa, o que, pela sua forma de instalação, pode ser feita de forma muito simples.

Pode-se colocar uma tomada USB no "tablier", ou fazer um furo por once passar os cabos, sempre tem em atenção que os diversos conectores têm que passar através dele, caso se pretenda uma instalação mais limpa, com menos cabos visíveis, podendo-se, para o efeito, fazer a passagem pelo espaço deixado livre pelo cinzeiro, do que resulta um menor número de cabos visíveis.

terça-feira, fevereiro 13, 2018

Os CTT, uma empresa a evitar - 3ª parte

Mesmo após o desalfandegamento, a 01 de Fevereiro, a encomenda fica na posse dos CTT por um período de uma semana, alegadamente para que sejam preenchidos os formulários, algo que sabemos ser automático, portanto com um volume de trabalho residual, mas que atrasa, mais uma vez, uma operação tão simples como a entrega e o recebimento de direitos que serão entregues ao Estado.

Portando, destes atrasos, para além dos prejuizos generalizados para particulares e empresas, com impacto negativo na economia nacional, os CTT não cobram atempadamente e portanto privam o Estado semanas a fio de um conjunto importante de receitas provenientes das taxas aduaneiras da infinidade de objectos paralisados nas diversas instâncias e que apenas esperam a entrega.

A resposta da Provedoria foi a de que via correio expresso o processo de desalfandegamento seria efectuado por via prioritária, demorando menos, o que é desmentido pelos 24 dias entre chegada a Portugal e entrega de um objecto enviado via EMS e cujos trâmites se encontram na imagem anexa, sendo facilmente verificável que a prioridade mencionada é inexistente ou ineficaz, resultando o recurso a correio prioritário num mero aumento do preço pago, sem que deste decorra nenhuma vantagem para o destinatário.

Caso tenham sido introduzidos dados errados, seja pelo seu conteúdo, seja pela data, que distorçam a realidade, estaremos diante de um crime de falsidade informática, cuja investigação cabe ao Ministério Público e cujo regulador do sector, a ANACOM, terá que ser informado por poder configurar uma situação com implicações no nível de serviço prestado pelos CTT e que, estando incluído no serviço universal de correio, deve ser investigado.

segunda-feira, fevereiro 12, 2018

Equipamento de navegação em Defender - 1ª parte

No interior algo rústico dos Defender construídos antes da introdução de alterações em 2002, a instalação de equipamentos de navegação pode ser difícil de integrar sem introduzir alterações na consola central ou adicionar novas consolas, sendo os modelos de tejadilho exemplo, pelo que deve ser estudada e ponderada com atenção.

Entre as opções a ter em conta inclui-se a manutenção do rádio no suporte de apenas 1 DIN, o que implica a indisponibilidade deste espaço para outro equipamento que, inevitavelmente, precisa de ter um écran retráctil ou desmontável, ou a sua remoção, substituindo-o por um modelo que contemple todas as funcionalidades pretendidas.

Mantendo o rádio, e expandindo o seu uso como complemento de um novo equipamento, o mais natural é que o local de instalação de um sistema de navegação seja o "tablier", cuja configuração plana facilita a instalação, mesmo que, para o efeito, seja necessário sacrificar o cinzeiro, que fica inacessível.

Dado que optamos por esta última solução, necessitamos de uma área de aproximadamente 20 centímetros de largura por 9 de profundidade onde o equipamento possa assentar, ficando num local onde o écran seja facilmente visível, o que implica colocá-lo, igualmente, de forma a que a luz solar não incida directamente, nem que o angulo de visão seja excessivo e diminua a qualidade da imagem.

domingo, fevereiro 11, 2018

"Battery Guard" da Britpart

Uma solução simples para monitorizar o estado de uma bateria de veículo é o "Battery Guard" recentemente apresentado e que permite uma verificação do estado via "bluetooth", recorrendo a uma simples aplicação instalada num dispositivo móvel, que pode ser um iPhone 4S ou superior, Android, a partir da versão 4.3, ou Windows 10.

Após estabelecer uma conexão via "bluetooth", a aplicação informa sobre o estado da bateria, podendo ser verificadas diversas baterias a partir de um único dispositivo móvel, numa apresentação gráfica muito simples, que não deixa quaisquer dúvidas ao utilizador, facilitando os alertas.

O dispositivo, de muito fácil instalação, dado que implica apenas uma ligação física e a configuração do "software", permite verificar baterias de 6, 12 e 24 volts, está protegido contra inversões de polaridade e tem um consumo muito baixo, de apenas 6 a 24 MW, quase insiginificante face à capacidade das baterias instaladas em veículos.

Com um preço que ronda os 40 Euros, esta é uma forma simples de controlar ou monitorizar uma bateria ou conjuntos de baterias, este dispositivo da Britpart obedece à norma IP68 e pode transitar facilmente de um veículo para outro, de acordo com as necessidades do momento, sendo uma alternativa a sistemas mais permanentes e que carecem de instalação.