sábado, agosto 22, 2020

A Xiaomi "Nextool" - 2ª parte

Esta lanterna, com apenas 160.5 milímetros de comprimento e 34 de diâmetro, pesa apenas 203.5 gramas, revelando-se resistente, suportando quedas de até 1 metros sobre uma superfície rígida, é à prova de água, obedecendo à norma IPX4, o que a torna muito fácil de transportar e adequada a inúmeras situações.

Tendo em conta o tamanho e peso, a "Nextool" revela-se particularmente potente e polivalente, substituindo com vantagem diversos utensílios, demonstrando ser muito fácil de utilizar em todas as suas vertentes, o que permite explorar as suas potencialidades ao máximo, mesmo em condições mais difíceis.

O foco, ajustável, em termos de potência e concentração e dispersão, é o ponto mais forte, iluminando bem, mesmo na sua função de luz de trabalho, para o que a possibilidade de orientação é determinante, e todo o sistema de controles ajustes é prático e funcional, transmitindo uma sensação de segurança e durabilidade, mas por este preço um sistema adicional de retenção, como um mosqueteiro, e um de transporte, como uma bolsa com espaço para cabos, seriam justificáveis e melhorariam o produto, tornando-o ainda mais interessante.

O preço da "Nextool" ronda os 25 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, sendo improvável que incorra em direitos alfandegários ou no pagamento de IVA, um preço mais elevado do que uma lanterna com as mesmas características em termos de iluminação, mas que parece justo face a todas as funcionalidades que inclui.

sexta-feira, agosto 21, 2020

A câmara de vídeo Ordro EP7 - 2ª parte

Uma das grandes vantagens deste modelo é dipor de um "gimbal" interno, bem como estabilização por "software", o que, conjuntamente com o sensor de alta qualidade da Sony, permite obter vídeos de elevada qualidade, mesmo nas resoluções mais elevadas e em movimento, dando origem a resultados de nível profissional.

A câmara, que obedece à norma IP65, pode ser operada no exterior, mesmo sob condições severas, suportando temperaturas entre os 0 e os 40º, tem dimensões de apenas 94 x 23 x 27 milímetros, pesando soment 78 gramas, pelo que, quando devidamente ajustada na cabeça do utilizador, não é incómoda ou intrusiva, o que permite manter os movimentos naturais e, consequentemente, uma reprodução gravada realista do que este observa.

Com WiFi incorporado e USB 2.0 para conexões, possui ua bateria interna de iões de lítio de 1000mAh a 4.35V, que é recarregável via porta USB a operar a 5V e 2A, o que garante uma extensa autonomia, que irá varias substancialmente conforme o tipo de utilização e configurações, mas que dificilmente acabará numa falta de bateria.

Estão visíveis três "leds" indicadores de estado, ligado, carga e WiFi e disponíveis botões para foto, vídeo, ligar e desligar e "reset", sendo fornecida uma pulseira que permite, igualmente, aceder às funções de forma mais simples e rápida.

quinta-feira, agosto 20, 2020

Google vai integrar o "Duo" no "Meet" - 1ª parte

O Google irá encerrar o "Duo", enquanto plataforma de comunicação autónoma, integrando-no no "Meet", onde já se encontram presentes grande parte das funcionalidades do "Duo", unificando assim as duas plataformas sob o nome desta última.

Esta opção faz todo o sentido, uma vez que existe uma partilha de tecnologias e o objectivo é idêntico, com a maior diferença a centrar-se na percepção de o "Meet" se destinar a interacções de grupo e o "Duo" a estabelecer um processo semelhante entre dois utilizadores, ou, eventualmente, pequenos grupos informais.

O Google já descontinuou ou encerrou diversas plataformas, na maior parte dos casos integrando-as noutra, consolidando as respectivas tecnologias em redor da mais avançada, pelo que centrar no "Meet" os sistemas de comunicações entre utilizadores, seja a nível individual, seja colectivo, é um passo lógico, mas que deve ser dado com cuidado.

A comunicações via "Meet" tem algumas vertentes diferentes, face ao "Duo", que nos parece mais intuitivo e simples em termos de utilização, algo que deverá ser compensado por novos clientes para o "Meet" que o tornem mais acessível e imediato, sem necessidade de uma estrutura, como o conceito de salas, que reduz a expontaneidade e pode levar alguns utilizadores a optar por outras soluções, como o "Zoom".

quarta-feira, agosto 19, 2020

A câmara de vídeo Ordro EP7 - 1ª parte

As câmaras destinadas a serem transportadas ou envergadas de modo a proporcionar a visão do utilizador e proporcioná-la a terceiros, tal como acontece com as que equipam muitos drones, têm-se vindo a popularizar, tornando-se mais sofisticadas e acessíveis.

A Ordro EP7, um modelo para utilizar na lateral da cabeça, permite gravar vídeos em defenição 4K e com até 60 imagens por segundo, com som, obtido através de dois microfones incorporado, tendo ainda um altifalante, pelo que consegue recolher imagens e som ambiente de forma muito realista.

Com modos de 4K a 60 e 30 imagens por segundo, esta última a configuração inicial, 2.7K a 30 imagens, FHD a 60 e 30 imagens, HD a 60 imagens e VGA a 30, tem um sensor Sony de 1/3 de polegada com uma abertura F/No: 2.2 f=4.88mm, ângulo de visão de 90º e focagem entre os 10 centímetros e infinito.

É possível obter imagens estáticas com resolução de 20M (5200 x 3900), 14M (4320 x 3240), 10M (3648 x 2736), 8M(3264 x 2448), 5M (2592 x 1944), 3M (2048 x 1536), 2M (1920 x 1080) e 1M (1280 x 960), gravando-as em formato JPG num cartão de memória do tipo Micro SD, com capacidade até 256 Gb, cujo conteúdo pode ser transferido fisicamente, introduzindo o cartão num leitor ligado a um computador, por cabo ou via WiFi.

terça-feira, agosto 18, 2020

O inversor SP 4000 - 3ª parte

É de notar que este é um inversor de onda modificada, adequado para um conjunto de dispositivos, com portáteis, telemóveis ou máquinas de barbear, por exemplo, mas que não é universal, havendo equipamentos que necessitam de onda pura, para o que existem inversores específicos que, naturalmente, têm um preço francamente mais elevado, mas serão, em muitos casos, a única solução possível.

Também o tipo de conector dos equipamentos a utilizar devem ser verificados, podendo ser necessário um adaptador do formato britânico, por exemplo, para o europeu, aconselhando-se a recorrer a um modelo com fusível, o que garante uma protecção adicional caso surja algum tipo de problema eléctrico.

Selecionar um inversor implica um conjunto de critérios e uma atenção especial aos detalhes, que vão desde o tipo de equipamentos a conectar à potência da bateria do veículo, passando pelo local de instalação, pelo que sugerimos a todos quantos não se sentem à vontade e confiantes para fazer uma escolha, que se aconselhem com um profissional do ramo, evitando assim riscos ou dissabores.

O preço de um SP4000 ronda os 22 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, pelo que não deve incorrer no pagamento de direitos alfandegários, sendo exemplo do tipo de inversor que pode ser adquirido por um preço baixo, com características interessantes, mas que, não obstante, pode não servir a todos aqueles que necessitem de um equipamento deste tipo.

segunda-feira, agosto 17, 2020

Piloto morre em queda de Canadair - 2ª parte

Por outro lado, especialistas questionam a utilização deste tipo de aeronave numa área com este tipo de orografia, cujas dimensões, peso e potência torna particularmente mais difícil de operar, resultando num risco acrescido de acidente com consequências graves, tal como sucedeu neste caso concreto, bastando uma perda de potência de um motor quando o reservatório de água está cheio para acontecer uma tragédia.

Acresce o facto de, mantendo uma altitude de segurança, essencial numa zona montanhosa, a largada de água é efectuada a alguma distância do fogo, pelo que a precisão, dispersão e evaporação diminui a eficácia, podendo-se por em causa se pode ser justificável recorrer a este tipo de aeronave num local como a Peneda-Gerês ou se, efectivamente, não haveria alternativas.

Também o socorro está a ser questionado, tendo surgido diversas versões quanto ao tempo que o INEM demorou a estar presente no local do acidente, tendo surgido demoras tão díspares como três horas, que seria intolerável, e uma hora, como defende o próprio INEM, e que, tendo em conta o local da ocorrência, seria perfeitamente razoável.

Embora só o inquérito possa revelar o que efectivamente se passou, tanto a nível do acidente, como do socorro, como uma avaliação da condução das operações de combate e da opção por este tipo de meio áereo, não podemos deixar de considerar como alarmante a sequência de acidentes com vítimas mortais ocorridos nas últimas semanas e que, neste momento, já não podemos encarar como meras coincidências.

domingo, agosto 16, 2020

O inversor SP 4000 - 2ª parte

O SP4000 uma potência de operação de 300W e pico de 4000W, o que permite alimentar pequenos equipamentos eléctricos, e dispõe ainda de duas portas USB de carregamento rápido, com 4.2V, que podem ser utilizadas em simultâneo, mas que concorrem para o limite de energia fornecido.

Um pequeno écran LED apresenta os valores momentâneos da corrente de entrada e de saida, monitorizando o funcionamento do inversor e podendo alertar para situações anómalas ou que necessitem de uma intervenção, com a descarga da bateria do veículo ou uma potência excessiva do equipamento nele ligado, facilitando a tomada de decisões de que o opera.

Os cabos incluídos permitem ligar o inversor a uma tomada de isqueiro ou directamente à bateria, mas, para quem pretenda uma utilização mais permanente, sugerimos que a ligação seja via caixa de fusíveis e o equipamento aparafusado numa superfície plana, sem ficar encostado a esta.

Também alertamos para o facto de a alimentação via tomada de isqueiro ser limitada, pelo que não permite tirar todo o partido deste inversor, e que o local de operação é relevante, não devendo ser colocado em locais com pouca ventilação ou em contacto com zonas metálicas condutoras de energia que possam provocar um curto-circuito.