sábado, janeiro 11, 2014

Relatório dos fogos de 2013 deve ser revelado na totalidade? - 1ª parte

Image Hosted by Google Ferido no combate a um incêndio florestal

Após a divulgação de parte do relatório sobre os fogos florestais do passado Verão, da responsabilidade de uma equipa dirigida pelo professor Domingos Xavier Viegas, durante os quais se contabilizaram nove vítimas mortais, oito das quais eram bombeiros, surgem dúvidas quanto à disponibilização pública do conteúdo actualmente em estudo no Ministério da Administração Interna (MAI).

Houve um conjunto de reacções adversas perante o conteúdo do relatório agora conhecido, chegando-se a levantar questões relacionadas com a competência ou eventuais interesses dos seus autores, algo que apenas se pode explicar como consequência da emotividade que sempre resulta destas situações, sabendo-se que, no passado, a competência dos autores, mesmo quando emitiam documentos polémicos, nunca fora questionada.

A atribuição das causas das mortes a erros, como falhas no posicionamento, a atitudes, tal como o não abandonar uma viatura em situação de extremo perigo, à falta de qualidade de alguns equipamentos, sendo exemplo o uso de botas que não oferecem protecção adequada, à utilização deficiente de tácticas, como o contra fogo, naturalmente serão difíceis de aceitar sem alguma emotividade e contestação, pelos operacionais que deram o melhor de sí mesmo no teatro de operações e perderam alguns dos seus companheiros de luta.

Entre as críticas, ganham especial relevo para a falta de uma responsabilização efectiva da estrutura superior que dirigiu as operações, nomeadamente a Autoridade Nacional de Protecção Civil, surgindo a ideia de que, como tende a acontecer entre nós, a culpa irá morrer solteira.

sexta-feira, janeiro 10, 2014

"Kit" de mãos livres com leitor de MP3 - 2ª parte

Image Hosted by Google Um "kit" de mãos livres com leitor de MP3

No entanto, também podem ser alojadas músicas em formato MP3 no próprio equipamento, gravadas num cartão de memória "Micro SD", que são selecionadas através do comando, sendo o título da mesma e informação complementar afixada no pequeno écran LCD com iluminação, que sendo de pequenas dimensões, não deixa de permitir uma leitura fácil.

Existe uma função DSP para redução de ruído, as configurações são mantidas, mesmo com o equipamento desligado, memorizando onde recomeçar a reproduzir uma música, possuindo ainda um conector USB, a partir do qual se pode alimentar um equipamento que suporte esta forma de carregamento.

Este pequeno tansmissor que suporta "bluetooth" e FM é fácil de instalar, bastando instalar o cartão de memória, o que é opcional, introduzir o conector na tomada de isqueiro e proceder à ligação ao rádio do veículo, que deve ter um conector "AUX" e modo FM, verificando-se se o comando tem a bateria colocada e desprotegida.

Seguidamente, deve-se proceder ao emparelhamento com o telemóvel, seguindo o processo habitual, e sintonizar os canais FM, após o que temos, de forma básica, este equipamento pronto a desempenhar as suas funções mais habituais, a que pode acrescer a função de alimentar um equipamento via USB, que pode ser o próprio telemóvel.

quinta-feira, janeiro 09, 2014

O meteoro de Chelyabinsk nas câmaras dos automóveis

Image Hosted by Google Imagem do vídeo do "National Geographic"

O hábito de os automóveis na Rússia possuirem uma câmara instalada, algo que deriva da necessidade de gravar situações anómalas, como acidentes de trânsito, e da relação difícil com as autoridades policiais, permitiu ao "National Geographic" reconstituir a queda de um meteoro que recentemente atingiu a cidade de Chelyabinsk desse país.

Estas filmagens, que foram complementadas pelas obtidas por alguns telemóveis, demonstram a utilidade deste tipo de equipamento, muito para além do seu propósito incial, revestindo-se de uma importante valia a nível científico, permitindo reconstituir e analizar eventos tão raros quanto inesperados.

Quando instalamos a primeira câmara no Defender, com uma resolução óptica de apenas 640 x 480, a ideia era a de filmar trajectos na Natureza e espécies selvagens em liberdade, não a de possuir evidências em caso de incidente, tendo os equipamentos evoluido de forma muito substancial em termos técnicos desde então, com os preços a baixar muito substancialmente.

Actualmente, por meia centena de Euros é possível adquirir uma câmara de alta resolução 1080P com GPS incluido, a qual, para além de gravar as imagens, georeferencia-as, facilitando, através de "software" adequado, integrá-las num mapa digital, sendo esta uma opção a ter em conta por quem efectue expedições ou passeios e os pretenda documentar.

quarta-feira, janeiro 08, 2014

E não sobrou ninguém

Image Hosted by Google Numa prisão qualquer...

Primeiro levaram os comunistas,
Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.

Em seguida levaram alguns operários,
Mas a mim não me afectou
Porque eu não sou operário.

Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.

Logo a seguir chegou a vez
De alguns padres, mas como
Nunca fui religioso, também não liguei.

Agora levaram-me a mim
E quando percebi,
Já era tarde.

Martin Niemöller
14 de Janeiro de 1892 – 06 de Março de 1984

Hoje serão os funcionários públicos, os reformados, os pensadores, todos aqueles que, num momento ou noutro, podem ser apontados como responsáveis pelo falhanço de uma política e serem constituidos como inimigos de uma sociedade conformista, incapaz de pensar e pronta a seguir as ideias simplistas e redutoras de um qualquer demagogo.

terça-feira, janeiro 07, 2014

"Lomo Camera FX" para "Android"

Image Hosted by Google O "Pirata" via "Lomo Camera FX"

Para os adeptos da fotografia que possuam telefones inteligentes que usem a plataforma "Android" ou "iPhone" e queiram obter alguns efeitos que reproduzem as características dos modelos analógicos, estão disponíveis diversos programas gratuitos, entre eles o "Lomo Camera FX".

Este programa é extremamente simples de utilizar, bastando, após a instalação via "Play Store", selecionar um dos modos disponíveis, que incluem, entre outros, efeito Lomo, Polaroid, fotograma, ou papel antigo, podendo ser descarregados efeitos adicionais.

Esta pequena aplicação após escolhido o modo permite apenas tirar a foto, sem opções adicionais, demorando um pouco a processá-la de acordo com o efeito pretendido, facto apontado como o maior problema deste programa, após o que surgem algumas opções relacionada com a gestão e partilha das fotos.

O resultado final depende em muito do equipamento em que é instalado, seja em termos da qualidade da foto, seja da rapidez de processamento, mas este programa gratuito acaba por ser fonte de diversão, resultando em fotos interessantes, com aspecto original, reproduzindo de forma aproximada as fotografias obtidas antes da era digital.

segunda-feira, janeiro 06, 2014

"Kit" de mãos livres com leitor de MP3 - 1ª parte

Image Hosted by Google Um "kit" de mãos livres com leitor de MP3

Com as alterações mais recentes do "Código da Estrada", o uso de sistemas de mãos livres, que permitam utilizar o telemóvel durante a condução, ganham nova importância, seja perante o acréscimo de segurança que representam, seja, para os mais renitentes, devido ao aumento das penalizações pelo uso indevido de telemóveis.

Existem inúmeros modelos, uns mais sofisticados do que outros, e com uma imensa descrepância de preços, mas, neste periodo de austeridade, decidimos limitar o valor da aquisição, fixando-a num máximo de 15 Euros, incluindo portes, de forma a que este equipamento seja acessível aos nossos leitores.

Para além do equipamento, alimentado e suportado através de uma vulgar tomada de isqueiro, está incluído um cabo de áudio, que vai permitir efectuar a ligação ao rádio do veículo, e desta forma ao sistema de som do mesmo, bem como um comando remoto, a partir do qual se acedem às diversas funções do "kit".

Este "kit" conecta-se a um telemóvel via "bluetooth", permitindo efectuar as funções básicas de chamada, como o atender ou rejeitar uma chamada, proceder à marcação de números via comando ou aceder às faixas musicais contidas no telemóvel, dependendo do modelo do mesmo esta funcionalidade.

domingo, janeiro 05, 2014

1ª fase do concurso "Realize o seu sonho" em Janeiro

Image Hosted by Google O logo de "Ideia qualificada"

Foram anunciadas quais as ideias qualificadas para o concurso de empreendedorismo "Realize o seu sonho", da responsabilidade da "Acredita Portugal", tendo sido apuradas as três ideias com as quais concorremos e que descrevemos, conforme o estipulado pelo regulamento, em escassas 200 letras.

Recordamos que concorremos com um projecto que visa fotografar e documentar locais de interesse histórico ou cultural hoje arruinados ou abandonados, outro no âmbito do turismo rural complementado por diversas actividades, e um terceiro mais tecnológico que implica a implementação de um serviço centralizado de geolocalização e seguimento.

Durante o mês de Janeiro decorre a primeira etapa, com o acesso ao "software" "Dreamshaper" a ser disponibilizado a partir do dia 07 e o 1º módulo do curso de empreendedorismo "online", designado por "Como modelar a sua ideia" a decorrer dois dias depois, entre as 20:00 e as 22:00.

Este passo termina no dia 19 de Janeiro, com a entrega das respostas que permitirão o acesso à 2ª etapa do concurso, dependendo da avaliação das mesmas, que, em anos anteriores tem seguido critérios indecifráveis e para os quais não são fornecidas justifcações.