sábado, abril 04, 2020

Burlas em tempo de crise - 2ª parte

Este tipo de ataque, porque é disso que efectivamente se trata, também pode ser dirigido a um dispositivo móvel, sob a forma de um SMS, sendo que, nalguns casos, em vez do número surge o nome de uma entidade, com um nome que pode conferir alguma credibilidade, incluindo sempre uma ligação destinada a infectar o dispositivo que efectua o acesso, pelo que, em caso algum, se deve seguir essa ligação, devendo-se denunciar às autoridades competentes.

Alguns destes ataques são internacionais, recorrendo ao nome de empresas que operarm em muitos países, as quais, supostamente, fazem ofertas como forma de atenuar os efeitos do confinamento, alegando estar a contribuir para que esta pandemia passe mais depressa, mas redirecionando o utilizador para um "site" infectado ou no qual são pedidos dados pessoais.

Consideramos igualmente uma burla o atribuir a produtos ou substâncias efeitos que não efectivamente têm, sendo exemplo a publicidade a produtos naturais que, começando por falar numa melhor resposta do organismo, passam depois ao combate ao vírus, nalguns casos fazendo menção específica a um dado efeito na luta contra este, sem que exista nenhum teste científico de que tal seja verdade.

Também surgem os falsos peditórios e pedidos de ajuda, muitas vezes com uma aparência credível, e que, quase sempre, se socorrem da imagem de uma instituição, como forma de credibilização, a qual deve ser contactada antes de qualquer contribuição e, caso o pedido não seja legítimo, denunciá-lo às autoridades com a brevidade possível, dado que este será um crime em curso, potencialmente afectando outras vítimas e a própria instituição, com efeitos na confiança geral neste tipo de acção, do que resulta uma menor contribuição para pedidos de apoio legítimos.

sexta-feira, abril 03, 2020

O fim de um velho Mundo - 2ª parte

Não será de imediato que o turismo irá recuperar, face à quebra de confiança e ao receio que se irá prolongar no tempo, o que afectará sectores relacionados, alguns de alta tecnologia, como a aeronáutica, esperando-se que a tendência seja para uma menor mobilidade a muitos níveis, pelo que o tele-trabalho será, sem dúvida uma opção cada vez mais contemplada.

Apenas estas diferenças podem ter um impacto substancial na forma como as sociedades se organizam e como as pessoas interagem e se relacionam, inclusivé do ponto de vista pessoal, podendo levar a um maior afastamento físico e a um recurso mais insistente a outras formas de conexão, acabando por prolongar no tempo, e consolidar, uma parte das alterações agora impostas e que, no futuro, podem ser adoptadas voluntariamente por muitos.

Não esperamos, ao contrário do que temos ouvido da boca de diversos dirigentes e responsáveis, que dentro de meses se possa pensar em recuperação, pois muito antes desta acontecer, será necessário recuperar os que lhe sobreviveram e passaram por um processo traumático que se pode aproximar, em termos de consequências psicológicas, pela passagem por uma guerra, sendo de prever que os danos causados a este nível podem, para muitos, ser irreversíveis.

Apesar de parte do processo ser paralelo, somente após a recuperação na vertente humana se pode pensar que a economia vai efectivamente recuperar para níveis compatíveis com os que conhecemos, mas este patamar será, sem dúvida, alcançado de outra forma, fruto de alterações comportamentais e reequilíbrios económicos que, paulatinamente, determinarão uma nova realidade.

quinta-feira, abril 02, 2020

Burlas em tempo de crise - 1ª parte

Já foram emitidos vários alertas, mas é sempre de reforçar que em épocas de crise surgem sempre oportunistas, criminosos que tentam tirar partido das fragilidades de muitos para desenvolver esquemas ilícitos, que podem assumir diversos contornos e, dependendo da duração desta crise, assumir várias formas.

Alguns destes esquemas já começaram a surgir, sendo disso exemplo o falso formulário que permitiria a quem ficar em casa receber um valor diário, e que aponta para um "site" localizado na Itália, o que é incompatível com uma página legítima do governo português, ou a venda de produtos inexistentes, como vacinas ou remédios eficazes contra este vírus.

A venda de material por preços absurdos configura um crime económico, mas existe, em alternativa, a venda fraudulenta de bens, sobretudo de protecção individual ou desinfeção que, por terem preços particularmente convidativos, são facilmente encomendados, como alternativa à inexistência destes no mercado nacional, mas que nunca serão entregues, perdendo o comprador o dinheiro gasto na compra.

Consideramos igualmente uma burla o atribuir a produtos ou substâncias efeitos que não efectivamente têm, sendo exemplo a publicidade a produtos naturais que, começando por falar numa melhor resposta do organismo, passam depois ao combate ao vírus, nalguns casos fazendo menção específica a um dado efeito na luta contra este, sem que exista nenhum teste científico de que tal seja verdade.

quarta-feira, abril 01, 2020

"Hub" polivalente da Bakeey - 2ª parte

Igualmente interessante, é a porta Ethernet que comunica entre os 10 e os 1.000 Mbps, raramente implementada num "hub", e que permite ligações por cabo, mas que, por estar presente na maioria dos computadores e a ligação ao "hub" ser via USB 3.0, pode constituir apenas um recurso de substituição, a usar em caso de necessidade, mas que, quase certamente, poucos utilizarão salvo se, tendo um portátil, queiram dispor de um equipamento onde todos os cabos estejam centralizados.

Está igualmente presente um conector de 3.5 milímetros para áudio, bem como leitores para cartões de memória, nos formatos SD e micro SD, para além das mais comuns portas USB, em número de três para as que obedecem à norma 3.0 e duas do modelo USB-C.

Com um total de 11 portas ou conectores, incluindo os leitores de cartões, este "hub", cujo preço, incluindo portes a partir da Ásia, ronda a meia centena de Euros, incluindo portes, ao que pode acrescer o montante referente a impostos e desalfandegamento, será um dos mais interessantes e complexos que conhecemos, permitindo expandir facilmente um computador e conectar-lhe dispositivos para os quais não dispõe do conector adequado.

Este "hub" será uma solução interessante para ligar um portátil, podendo ter permanentemente ligados um conjunto de equipamentos ou periféricos, como écran, teclado, rato, ligação por cabo à rede, bastanto ligar o cabo USB ao computador para poder usufruir de todos os dispositivos ligados, situação que a solução da Bakeey pode fazer todo o sentido.

terça-feira, março 31, 2020

Entregas durante o período de restrições - 3ª parte

Por outro lado, todos os equipamentos transportados por empresas de logística, provenientes de diversos países europeus, chegaram dentro dos prazos previstos, muitas vezes no limite inferior do intervalo de previsão, o que atesta que, até este momento, este método continua a ser eficaz.

Entre estas empresas, queremos destacar a DHL, por se ter revelado a mais eficiente nestes últimos dias, praticando preços que consideramos razoáveis, com valores abaixo da vintena de Euros para o transporte de um objecto com volume e peso substanciais, como uma estação de trabalho ou um écran, a partir de Inglaterra ou da Alemanha, e entrega em perto de uma semana.

Este prazo de entrega, valores e qualidade de serviço, a nível de seguimento e sistema de avisos, é sensivelmente o mesmo que esperamos num perído considerado normal, sem restrições de circulação, sendo, obvitamente, impossível de prever se, com o evoluir da situação, que se degrada em muitos países europeus, este nível de serviço irá ser mantido ou se este será afectado.

Esta é uma situação dinâmica, mas que, actualmente, tende a piorar, com maior pressão exercida sobre os operadores de logística, pelo que não será de esperar, na actual conjuntura, que uma empresa melhore o seu serviço, sendo sim de esperar uma degradação progressiva, sobretudo quando opere a partir de países onde esta pandemia venha a ter maior peso e sejam impostas mais restrições.

segunda-feira, março 30, 2020

"Hub" polivalente da Bakeey - 1ª parte

A expansão de um equipamento informático, seja um computador a correr uma das últimas versões de Windows, seja MacOS, pode passar pela ligação de um "hub" com diversas portas, sendo que a variedade e desempenho destas pode determinar a escolha do modelo mais adequado.

Dificilmente se pode encontrar um "hub" com um tão grande número de portas e expansões para dispositivos de armazenamento, como o modelo da Bakeey que apresentamos, e que será, possivelmente, um dos mais polivalentes que encontramos, podendo solucionar muitas questões de expansão e de compatibilidade, permitindo conectar um conjunto de dispositivos que, nativamente, poderão não estar suportados.

Este "hub" liga-se ao computador via uma porta USB 3.0, que está devidamente assinalada e se destina especificamente a esse fim, comunicando a uma velocidade de até 5.0 Mbps, o que se pode revelar insuficiente, caso tenha muitos dispositivos de alta velocidade nele conectados e em operação.

Uma característica particularmente interessante são os dois conectores para écrans, um deles com uma ligação VGA, a mais comum, enquanto a outra é uma HDMI, apenas disponível nos equipamentos mais recentes, com o suporte gráfico a ser dado pelo sistema operativo instalado no computador e pelos respectivos controladores.

domingo, março 29, 2020

Entregas durante o período de restrições - 2ª parte

É de notar que os CTT, para além de não entregar objectos enviados via serviço expresso, alegam ainda que o fazem porque a "zona está interdida", algo absurdo e, manifestamente, do âmbito criminal, já que a determinação da interdição de uma zona cabe às autoridades de Saúde e nunca a um operador de logística, sobretudo ao que tem a concessão do Serviço Postal Universal.

Assim, e por mais de uma semana, não temos verificado qualquer tipo de entrega por parte dos CTT, pelo que desaconselhamos o recurso a esta empresa para qualquer fim, salvo se não existir alternativa, o que pode resultar de uma vertente legal, por esta empresa ter incumbências específicas, que não podem ser atribuidas a nenhum concorrente.

Verificam-se, igualmente, atrasos muito substanciais nas entregas a partir de lojas "online" das grandes cadeias de supermercados, que podem cifrar-se em várias semanas, o que, naturalmente, pode determinar a não utilização desta opção, já que, para bens alimentares, que constituem a maioria das encomendas, este é um prazo incomportável, acrescendo a possibilidade de nem serem entregues todos os items encomendados.

Estas limitações, a que acrescem suspensão de serviços em diversos locais, de que o de "pick up" é exemplo, ou alterações na forma de entrega, resultam na inadequação da oferta, pelo que, para muitos, provavelmente a maioria, a alternativa será a deslocação a uma loja física, com tudo o que isso implica em termos de segurança para sí próprio e para todos quantos contacte.