sábado, fevereiro 20, 2010

Falar verdade sem a dizer - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um acidente de viação em Portugal

Esta táctica de fazer focar a atenção em algo que, podendo ter pouco significado, pode ofuscar tudo o resto, não só permite desviar a atenção de um quadro geral mais completo e que, por vezes, aponta no sentido contrário, mas permite também criar percepções ou sensações manipuladas por quem escreve uma dada notícia.

Outras técnicas, no entanto, também existem, como comparar o incomparável ou omitir variáveis que introduzem factores de alteração, que podem ir, por exemplo, desde condições meteorológicas distintas, do que resulta uma sinistralidade díspar, passando pelo número de veiculos em circulação, muito menor em época de crise, ou pela própria altura do mês, dado que esta é determinante para a disponibilidade financeira de muitas famílias.

Fácil também é fazer perder quer a perspectiva mais geral, focando em demasia detalhes, quer entrar em generalidades, que de tão vagas permitem conclusões díspares, quase sempre erradas, mas que, sendo em sí verdade, distorcem a realidade.

Sem olhar para os factores que realmente têm influência decisiva, as variaçõe são atribuidas de forma aleatória e casuística de acordo com os interesses de cada um em fazer passar uma mensagem que usa dados correctos para conduzir a audiência no sentido de uma conclusão errada, sem nunca recorrer à mentira, mas permitindo que esta prevaleça.

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Workshop sobre mecânica de Defender Td5

Vai-se realizar no dia 13 de Março, entre as 10:30 e as 17:30, no Aeródromo da Lousã, um "workshop" sobre a mecânica dos Land Rover Defender Td5 promovido pela LandLousã, sendo monitor o Paulo Bré.

Os temas a abordar vão incluir medidas que previnam possíveis avarias, as falhas mais frequentes neste modelo, como aumentar a fiabilidade dos veículos, os catálogos electrónicos bem como o sistema de diagnósticos Nanocom, específico para os Td5.

Serão igualmente abordados os equipamentos e acessórios mais comuns, bem como a condução fora de estrada, incluindo a conduta a adoptar e as técnicas mais comuns.

A inscrição é gratuita e esclarecimentos adicionais podem ser obtidos através do endereço de correio electrónico landlousa@gmail.com ou no "site" da LandLousã.

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Homologar pneus num Land Rover Defender - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Alargamentos para um Defender

Com a declaração da LTA entregue e a guia provisória recebida, um passo fundamental estará dado, mas, lamentavelmente, este é um investimento individual, a ser efectuado para cada veículo, não sendo os resultados aplicáveis mesmo em viaturas idênticas.

Chamamos a atenção para o facto de ser necessário recolocar as palas nos pneus, devidamente posicionadas, caso estas tenham sido removidas ou, pela sua posição, deixem de ser eficazes para o propósito da sua instalação.

Os valores acabam por ser elevados, envolvendo peças, que neste caso custaram perto de centena e meia de euros, a que acrescem perto de duas centenas para fins burocráticos, parte dos quais seriam evitados caso a Land Rover, a exemplo de diversas marcas de origem nipónica, emitisse as declarações que permitem usar os pneus da dimensão pretendida caso estes não representem perigos para os utentes da via.

No entanto, este processo acaba por ser a única possibilidade de, actualmente, homologar pneus nos Land Rover quando estes não se encontrem previstos de início na ficha de homologação do modelo em causa.

Oficina Land Rover na zona de Lisboa - 2ª parte

Após um viaduto e umas centenas de metros, imediatamente antes do edifício da Sociprime, que fica antes da Carglass, vira-se à direita, seguindo-se a estrada até um local onde o pavimento foi recentemente reparado dado que se encontrava bastante danificado, surgindo do lado esquerdo uma entrada com um sinal de via sem saída.

Entrando nessa via, vira-se à direita, encontrando-se a oficina instalada no penúltimo dos armazéns do lado direito que aí se encontram, sendo que o número de Land Rovers nas proximidades será mais que suficiente como forma de orientação nas derradeiras fases do percurso.

Em caso de dúvida, sugerimos que contactem o Alexandre através do telemóvel 917979320, mas estamos crentes que com as indicações dadas será fácil de encontrar esta oficina, caso venham pelo lado de Sintra.

Esta é, na nossa opinião e não desmerecendo as restantes, a melhor oficina para Land Rovers na região de Lisboa, pelo que será um espaço a visitar e conhecer mesmo antes que tal possa vir a ser necessário.

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Gmail disponibiliza funções de rede social - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Google Buzz

A privacidade da informação disponibilizada é configurada pelo utilizador, tal como acontece noutras redes sociais, com diversos níveis que permitem escolher o equilíbrio entre a divulgação de actividades e a reserva pessoal.

A versão do "Buzz" para telemóvel permite ainda incluir a localização geográfica do utilizador e partilhá-la pelos seus contactos, algo que pode ser extremamente interessante em excursões ou expedições, mesmo sabendo que os sistemas de localização por GSM em áreas remotas tende a ser de baixa precisão.

A entrada do Google no universo das redes sociais já tinha sido anunciado, com convites para testes a serem disponibilizados a quem os solicitou, mas com algumas restrições inclusivé nos "browsers" suportados, sendo que este passo vem tornar o "Buzz" muito mais abrangente e capaz de começar a competir numa área em franca expansão.

Com a força do Google e a integração com diversos produtos, é expectável que o "Buzz" cresça rapidamente e possa colocar em perigo os seus rivais, alguns dos quais se renovaram recentemente antes da chegada desta nova ameaça.

Deslizamento de terras corta A8 - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um caminho coberto de neve em Portugal

No entanto, cortes de vias em localidades do Interior, para algumas das quais não existem alternativas viáveis, são extremamente comuns e quase escapam à comunicação social, com consequências gravosas para numerosas pequenas comunidades que, conjuntamente, terão a dimensão de uma pequena cidade.

Com os nevões dos últimos dias, este isolamento, que resulta de causas diferentes, mas ilustra o problema da falta de acessibilidade, é bem patente, sendo de notar seja a falta de alternativas, seja a má concepção ou qualidade de muitas vias, incapazes de serem utilizadas nestas condições.

Verifica-se que em vez de melhorar a qualidade de construção e a própria manutenção, tal como efectuar um planeamento adequado e equilibrado, se opta pela quantidade, concentrando as vias em locais onde surgem como redundantes e esquecendo onde realmente fazem falta e podiam contribuir para a sustentabilidade de uma região desfavorecida.

Muito do que hoje se gasta em construção devia ter como destino a manutenção ou melhoramentos de vias existentes, eventualmente corrigindo erros de concepção, grande parte das quais em mau estado, muitas vezes quase intransitáveis, mas que são ignoradas enquanto se dispende uma quantia muito mais elevada para construir uma estrada nova.

terça-feira, fevereiro 16, 2010

HP apresenta "netbook" com Android - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
O novo Compaq Airlife 100

Pelas suas características, este é um equipamento fácil de transportar mas obviamente muito limitado caso não esteja ligado à Internet, condicionado o utilizador em termos de utilização e, eventualmente, obrigando a uma fidelização ao operador.

Objectivamente, este modelo obriga a uma ligação quase permanente à Internet e a sua capacidade de armazenamento local implica que a maioria dos dados sejam gavados em sistemas remotos, traduzindo assim um dos conceitos de portabilidade e independência do Google.

Tal como acontece actualmente com os telemóveis, é expectável que as operadoras de serviços móveis entrem em parcerias que facilitem a aquisição de equipamentos especialmente concebidos para aceder aos seus productos e serviços, sendo que o "Android", como sistema operativo gratuito e integrado no "universo" Google poderá ser a escolha ideal.

Na Europa, o Airlife 100 poderá ser disponbilizado apenas em Espanha, com preço ainda a anunciar, mas é espectável que, caso tenha sucesso, operadoras noutros países sigam o exemplo e disponibilizem equipamentos semelhantes, adaptados às especificidades dos mercados locais.

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

HP apresenta "netbook" com Android - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
O novo Compaq Airlife 100

A HP anunciou o lançamento de um "netbook" baseado na plataforma "Android", desenvolvido pela Google e que deverá estar disponível na próxima Primavera.

O Compaq Airlife 100 resulta de um projecto conjunto entre a HP e a Telefonica destinando-se a aceder a serviços "on-line" através de banda larga móvel na Europa e América Latina, possuindo ligações 3G e "wi-fi".

Este pequeno "netbook" tem um écran de 10,1 polegadas, processador Qualcomm’s 1GHz Snapdragon um disco "solid state" com 16 Gb de capacidade, um "slot" para cartões SDTM, "webcam" integrada e uma bateria que permite uma autonomia de funcionamento de até 12 horas e até 10 dias em "stand-by".

Estão ainda incluidos os acessos a diversos programas e serviços multimédia da Telefonica, presumivelmente baseados nos disponibilizados pelo Google, e a "software" de navegação por GPS da NDrive.

Deslizamento de terras corta A8 - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma estrada recente em Portugal

Temos, portanto, no espaço de poucos dias duas vias importantes, a A9 e a A8, com secções intransitáveis e na perspectiva de esta situação se arrastar por um largo período de tempo, prejudicando assim as populações que serve em particular e os contribuintes portugueses em geral.

Acresce a duplicação de vias onde estas não são necessárias face ao nível de tráfego e à existência de alternativas, e a sua quase inexistência em locais mais remotos, onde populações envelhecidas já pouca capacidade reivindicativa ou peso eleitoral conseguem ter.

Para além do desperdício de verbas públicas, pagas por todos, existem prejuizos directos para os utentes, os quais nunca são ressarcidos, independentemente das consequência para a sua vida profissional e pessoal, sendo que o próprio enquadramento jurídico dificulta qualquer pedido de indemnização judicial.

Esta situação surge como habitual em Portugal, com maios destaque o Interior, onde estes problemas tendem a ser ignorados e, certamente, são pouco divulgados pela comunicação social, que prefere destacar os eventos acontecidos nos grandes centros populacionais, mais perto das redações e das suas audiências mais importantes.

domingo, fevereiro 14, 2010

Versão para 2010 do OpenOffice em português já disponível


Image Hosted by ImageShack
Um écran do OpenOffice 3.2

A versão de 2010 do OpenOffice, um conjunto de programas de productividade que inclui, entre outros, processamento de texto, folha de cálculo ou apresentação de gráficos, já se encontra disponível, incluindo a versão portuguesa.

A versão 3.2 é mais rápida no arranque, corrige falhas e vulnerabilidades, aumenta a compatibilidade com o seu equivalente da Microsoft e possui um conjunto de novas funcionalidades, suportando ainda novos formatos de documentos.

É a nível da maior compatibilidade com a norma aberta ODF (Open Document Format) e os formatos proprietários do Microsoft Office, bem como da maior facilidade de integração de gráficos, em sí melhorados, que os utilizadores vão sentir mais diferenças a nível prático.

Esta é uma actualização que se justifica, mais ainda por ser gratuita, seja por melhorar o desempenho do programa e a sua compatibilidade com formatos concorrentes, seja porque oferece maior protecção contra intrusões, algo que é da maior importância nos dias de hoje.
Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin