sábado, abril 28, 2018

Miniaturas de veículos de bombeiros com o Jornal de Notícias

A partir deste sábado, dia 28, e durante 6 semanas, pode ser adquirido em conjunto com o Jornal de Notícias, pagando um extra de 9.99 Euros, um modelo de um veículo de bombeiros, com carroçaria em metal e peças em plástico, na escala 1/43, uma das mais tradicionais para este tipo de miniaturas.

Sendo uma colecção com poucos modelos, a opção editorial foi selecionar um conjunto que tenta ser representativo, abrangendo diversas épocas, e com configurações completamente diferentes, por se destinarem a missões distintas e serem provenientes de vários países, orgininalmente construídos por diferentes fabricantes.

Veículos como a conhecida Magirus, Berliet ou GMC, este último numa versão dos bombeiros portugueses, num total de oito modelos distintos, acompanham cada Jornal de Notícias desde o dia 28 de Abril a 16 de Junho, sensibilizando os compradores para a problemática dos fogos, quando a época mais crítica se aproxima.

Tendo em conta os valores praticados no mercado para miniaturas deste tipo, que em termos de dimensão são muito maiores do que as dos automóveis na mesma escala, o preço praticado pelo Jornal de Notícias é bastante competitivo, pelo que será uma oportunidade a aproveitar por parte de todos quantos apreciem modelos de veículos de bombeiros.

sexta-feira, abril 27, 2018

Land Rover Owners de Maio de 2018 já nas bancas

Após o número especial de Primavera, já chegou aos locais de venda habituais a edição de Maio de 2018 da Land Rover Owners International, que comemora o 70º aniversário da marca, com o destaque da capa a ir para um Defender TDCi, profundamente modificado e com numerosos acessórios, mas cuja conclusão atinge valores elevados e um longo processo de recuperação e melhoramento.

As 14 páginas onde a história da Land Rover é descrita, através de modelos que ganharam especial protagonismo, incluindo alguns menos conhecidos, como o Centaur ou o Minerva, o teste de um Range Rover híbrido, dentro e fora de estrada, e a sugestão de uma trintena de novos produtos, adequados aos mais diversos orçamentos, onde se encontram diversos equipamentos ou acessórios úteis, encontram-se entre os artigos mais interessantes.

Apesar de muito afastado da realidade nacional, o guia de compra para o Range Rover Classic tem o mérito de apontar para um conjunto de questões que devem ser analizadas na altura de uma aquisição, o artigo técnico que aborda os problemas de direcção e comportamento, ou a análise de um conjunto de problemas algo escondidos do Discovery 3 justificam a leitura, sobretudo por parte dos proprietários destes modelos.

Completam este número a descrição de passeios e expedições, bem como a divulgação de actividades de diversos clubes, a apresentação de um conjunto de novos productos, complementada pela habitual publicidade e pelo teste prolongado a produtos disponíveis há mais tempo e que foram experimentados pelos editores, num conjunto interessante e que, por referir-se a uma data festiva, tem uma composição especial.

quinta-feira, abril 26, 2018

Capacetes para filmagens - 2ª parte

Aliás, entre os inúmeros acessórios disponíveis, encontram-se novos paineis para o interior, de melhor qualidade, mas também todo um conjunto de opcionais que aumentam em muito a flexibilidade de uso destes capacetes, destacando-se sistemas de fixação mais eficiente e confortáveis, coberturas, paineis de velcro suplementares, suportes para equipamentos ou bolsas com pesos para reequilibrar o conjunto.

Consideramos a multiplicidade de acessórios disponíveis um dos factores que mais diferenciam este capacete, sendo que o pouco conhecido contrapeso, que é composto por uma bolsa com velcro de fixação e para fecho do interior, onde um conjunto de pesos selecionados contribui para o equilíbrio, representa uma das maiores vantagens deste modelo, sobretudo quando utilizado em movimento sobre terreno irregular.

A montagem de uma câmara de filmar neste tipo de capacete, caso se opte pelo suporte frontal, originalmente destinado a um equipamento de visão noturna, implica a aquisição de um suporte específico, disponível para câmaras com o tipo de encaixe típico das Go Pro e que veio a ser adoptado por numerosos fabricantes das chamadas "câmaras de acção".

Existem diversos tipos de suporte, com um modelo mais compacto, que coloca a câmara em cima do suporte, e outro que a suspende, aproximando-a assim do nível dos olhos do utilizador, com pequenas variantes em termos de qualidade, do sistema de libertação e da eventual inclusão de acessórios, pelo que os preços, que começam perto da meia dúzia de Euros, se podem revelar muito díspares.

quarta-feira, abril 25, 2018

O "magnetic finger" da Terrafirma

Entre os produtos recentemente lançados pela Terrafirma, o "dedo magnético" tradução do original inglês "magnetic finger", é, tal como o próprio nome indica, uma dedeira em material resistente, cuja extremidade possui um revestimento magnético, o que permite segurar pequenas peças metálicas.

O parafuso na imagem é um M12 x 50, portanto uma peça com algum peso e volume, o que permite ver quais as proporções face à luva, obviamente também dependente da mão do utilizador, não obstante ser tamanho único, que pode ser considerado com um L ou XL, de acordo com comparação com modelos muito semelhantes que estão disponíveis no EBay.

Outros modelos, em poliester, com o mesmo tipo de reforços e de componentes, funcionalmente idênticos e cuja semelhança leva a suspeitar de não terão sido fabricados na mesma fábrica que os da Terrafirma, têm preços que rondam as 6 a 7 libras, pelo que serão uma escolha a ter em conta por parte de quem não tenha interesse no cor ou logotipo desta versão.

O preço deste "magnetic finger" da Terrafirma é de 9.99 libras, perto de 11.50 Euros, um valor que parece um pouco elevado, mesmo face à excelente qualidade de um produto simples e bem concebido que acaba por ser um autêntico "ovo de Colombo", simplificando algumas tarefas que, sendo simples, por vezes se complicam de forma algo inesperada.

terça-feira, abril 24, 2018

O Lynx da Omnitec - 3ª parte

Sendo distribuído pela Britpart, cujos produtos nem sempre estão ao nível do exigível em termos de qualidade, desconhecendo a sua proveniência, seria normal desconfiar da qualidade do Lynx, algo que, efectivamente, face à sua origem e ao facto de a Britpart apenas o distribuir, será facilmente ultrapassado e confirmado através da utilização do equipamento.

Devem ser evitadas aquisições de equipamentos em 2ª mão cujo licenciamento seja inadequado, por ser inexistente ou por ter sido efectuado para um modelo que não o pretendido, dado que uma licença adicional tem um preço que ronda as duas centenas de Euros, o que consideramos demasiado elevado, resultando numa opção pouco racional face a outras propostas existentes no mercado ou mesmo comparando com o preço de um equipamento novo.

Este equipamento necessita de ligação a um computador, sendo vantajoso que este seja um portátil cuja bateria forneça alguma autonomia, mas não necessita de um desempenho elevado, caso se destine unicamente a este fim, pelo que um equipamento em segunda mão, que já tenha pouca utilidade para outras aplicações, serve perfeitamente para este fim, podendo, caso não exista uma unidade disponível, ser adquirido por um preço bastante baixo.

Dado que o preço de um Lynx em 2ª mão é francamente inferior ao de um Nanocom, mesmo na sua versão inicial, para um particular que lhe dará uma utilização esporádica ou mesmo para um profissional que precise de montar uma estação fixa, esta será uma opção a ter em conta caso seja possível adquirí-lo por um preço que fique abaixo dos 150 Euro, incluindo o licenciamento pretendido.

segunda-feira, abril 23, 2018

Capacetes para filmagens - 1ª parte

As filmagens em monumentos em ruínas, quando este tenham ainda paredes com alguma altura ou tectos, implica, para além da capacidade de recolher imagens, algum tipo de protecção, sendo essencial dispor de um capacete que ofereça algum tipo de protecção contra a queda de pequenas pedras ou outros fragmentos.

Por questões de peso, que tem implicações no conforto, e de preço, a opção natural é por modelos não balísticos, em plástico ABS resistente, e, sempre que possível, com suportes que facilitem a fixação de câmaras ou outros acessórios, essenciais em muitas situações, incluindo explorações, libertando assim as mãos e permitindo filmar de forma muito semelhante ao que o portador vê.

Os capacetes designados por "fast helmet", "PJ helmet" ou "Emerson helmet", vendidos no EBay são réplicas de baixo custo do modelo militar, utilizado pelas forças especiais dos Estados Unidos e que se destinam, essencialmente, a proporcionar protecção contra impactos, enquanto suportam equipamentos de visão noturna e outros acessórios.

Este tipo de capacete, construído externamente em plástico ABS de alta resistência, pesa perto de 500 gramas, sem acessórios, e pode ser utilizado confortavelmente por quem tenha o diâmetro da cabeça entre os 58 e os 61 centímetros, com as peças de acolchoamento internas a poderem ser modificadas para aumentar o conforto, pelo que a possibilidade de melhoramento do sistema inicial se revela bastante interessante.

domingo, abril 22, 2018

Windows 10 "Spring Creators Update" prevista para 24 de Abril

Depois de um adiamento algo inesperado, a grande actualização do Windows prevista para esta Primavera, a "Spring Creators Update", está prevista para a próxima terça-feira, dia 24 de Abril, incluindo numerosas alterações, algumas das quais evidentes e que poderão implicar alguma habituação para serem devidamente exploradas.

O "timeline" será a alteração mais evidente, facilitando o acesso ao historial do uso de aplicações e documentos ou acessos a "sites" ao longo do tempo, permitindo uma pesquisa mais simples e a visualização da sequência de acções, num registo extenso que se assemelha muito a uma "caixa negra" do sistema operativo.

A reorganização do acesso a configurações ou parâmetros, que passam a concentrar-se mais no painel de controle e na aplicação de configuração, o desaparecimento do "home group" como forma de partilha, a possibilidade de bloquear aplicações, impedindo-as de arrancar, a possibilidade de fazer "reset" à "password" no écran de entrada ou de determinar o que o Windows regista, encontram-se entre as novidades desta versão.

Este tipo de actualização sendo mais morosa do que os habituais "updates" mensais, centrados sobretudo na segurança, mas que não implementam novas funcionalidades, é, igualmente, completamente automática, dispensando intervenção do utilizador e mantém as configurações e parâmetros existentes, não obstante substituir o essencial do sistema operativo, transportando-o para uma nova "build" ou compilação.