sábado, maio 20, 2023

Disponível a versão estável do Opera 99

Já se encontra disponível a versão 98 estável do Opera, um navegador baseado na versão 113.0.5672.93 do "Chromium", devendo, após a actualização, que pode ser automática, esperando que o processo seja activado, ou a pedido do utilizador, reportar a compilação 99.0.4759.9.

É de notar que a versão 99 do Opera não é idêntica, nem semelhante, à mesma versão do Opera One, que se mantém em fase de teste, embora ambas possuam um conjunto de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, cada vez mais presentes e com melhoramentos sucessivos, com as diferenças relativamente à versão 98 a serem pouco perceptíveis para o utilizador comum, aquele que não vai ler a lista de alterações registadas por quem desenvolve este produto.

No entanto, observando detalhes e o próprio "changelog", é manifesto que a ideia do Opera é que, num futuro breve, se verifique uma transição para o Opera One, deixando para trás esta longa linha de navegadores, que, apesar de uma evolução evidente, há muito que não davam um salto tão disruptivo como o que agora se prevê, trazendo uma nova realidade, modular e fluída, para o competitivo mundo dos navegadores.

Não sendo uma mudança substancial, ou implementando novas funcionalidades, algo que se espera que suceda sobretudo a nível do Opera One, justifica-se actualizar o Opera, dado que estão presentes modificações que constituem para uma maior segurança e estabilidade, corrigindo erros e falhas, algo que, actualmente, é da maior importância para uma navegação segura.

sexta-feira, maio 19, 2023

Truecaller passa a estar integrado no Whatsapp

O Truecaller anunciou que irá disponibilizar ao Whastapp os seus serviços de identificação de chamadas, sendo de esperar que a mesma funcionalidade seja adoptada por outro serviços similares, proporcionando aos utilizadores uma maior segurança na altura de atender uma chamada de um número que não consta da sua lista de contactos.

Esta funcionalidade já começou a chegar a versões Beta, visando não apenas os golpes de "phishing", mas também proteger os utilizadores de operadores de telemarketing, muitos dos quais recorrem a técnicas abusivas, sem qualquer respeito por quem tem o direito a não ser incomodado, sabendo que uma acção legal contra os abusadores raramente ocorre.

Com o Truecaller integrado, os utilizadores do Whatsapp podem identificar quem está na origem da chamada, incluindo nome, número de telefone, operador e, caso disponível, foto, permitindo bloquear contactos com base em distintos parâmetros, incluindo desde números individuais a países, alertando para números conhecidos por actividades ilícitas ou intrusivas.

Esta funcionalidade vem aumentar a segurança do Whatsapp, sendo essencial para os utilizadores de diversos países, sobretudo aqueles que ocupam cargos de algum relevo, e que tendem a ser os mais visados pelos esquemas de burla, com o conjunto de informação fornecido a ajudar todos quantos recebem chamadas a responder de forma mais segura e afirmativa sempre que exista uma validação por parte do Truecaller.

quinta-feira, maio 18, 2023

"Bard" vai revolucionar pesquisas na Internet - 2ª parte

Não podemos deixar de salientar que existem outras opções, umas mais avançadas do que outras e, nalguns casos, destinadas a fins mais específicos, incluindo-se aquie projectos como o ChatSonic, presente no Opera, o Jasper, o Open Assistant e o Wordtune, para além do Ernie Bot, presente no motor de pesquisa Baidu, de origem chinesa, esperando-se que, rapidamente, surjam muitas outras alternativas.

Desconhece-se ainda quando o "Bard" chegará a Portugal, nem quais os critérios de prioridade usados pelo Google que, naturalmente, previlegiou os Estados Unidos e Inglaterra, mas os mais interessados podem efectuar testes recorrendo a configurações alternativas e recursos adicionais, como o uso de uma VPN, de modo a que o sistema pareça estar localizado num dos países ou regiões onde esta importante ferramenta já se encontra disponível.

Apesar de a estes sistemas de inteligência artificial faltar algo de essencial, presente nos seres humanos, como a imaginação, a intuição ou um conjunto de valores e sentimentos, é inegável que são um extraordinário apoio à decisão, fornecendo a informação relevante para cada caso, podendo contribuir de forma decisiva para o progresso da humanidade, pelo que, este tipo de ferramenta deve ser acolhida com entusiasmo e prudência.

Os parâmetros de um sistema de inteligência artificial não são os nossos, enquanto seres humanos, não implementando um série de filtros que sabemos, pela experiência, adaptar a diversas situações, filtrando ou condicionando a informação, podendo formatá-la de distintas formas, na antevisão de uma reacção, perdento em objectividade, mas ganhando a nível de adequação a valores e reacções expectáveis.

quarta-feira, maio 17, 2023

10% dos portugueses que usam serviços financeiros online foram burlados - 3ª parte

Com a sua capacidade regulatória, e a simples influência de que dispõe, o Banco de Portugal podia ir mais longe, não ficando por acções de sensibilização ou formação, mas propondo ou construindo soluções efectivas, capazes de minorar este flagêlo que, naturalmente, terá tendência a aumentar na medida em que são cada vez mais os utilizadores da Internet para efeitos de transações financeiras.

Tendo em conta que, mais do que a falta de formação ou conhecimento, são as circunstâncias, incluindo-se aqui o cenário montado, bem como um conjunto de factores psicológicos que, na maior parte dos casos, resultam na concretização das burlas, e mesmo os mais prevenidos são, muitas vezes, vítimas, é necessário ir muito mais longe do que, simplesmente, incidir na sensibilização, tendo o Banco de Portugal e os operadores financeiros a obrigação de adoptar outro tipo de medidas.

Ao ficar-se pela mera sensibilização, independentemente das acções neste âmbito, existe uma óbvia desresponsabilização de todo um sector que, tendo adoptado medidas que protegem os seus sistemas, não previnem utilizações abusivas ou fraudulentas quando estas resultam de um logro no qual os seus clientes são induzidos, ficando estes, enquanto vítimas de um crime, com o prejuízo resultante, já que poucos serão aqueles que conseguem recuperar os valores perdidos.

Esta pode ser uma oportunidade para combater, de forma efectiva, esta autêntica praga, implementando um conjunto de medidas que, tanto quanto possível, previna crimes de burla informática, diminuindo substancialmente o número de ocorrências, o que permite aos investigadores e ao sistema judicial centrar-se naquelas que, mesmo com toda a prevenção, não puderam ser evitadas, do que resulta uma maior probabilidade de sucesso no combate a este tipo de crime.

terça-feira, maio 16, 2023

"Bard" vai revolucionar pesquisas na Internet - 1ª parte

Enquanto se espera que o sistema de inteligência artificial do Google, designado por "Bard", fique universalmente disponível, e abranja Portugal, as comparações com o ChatGPT são inevitáveis, mesmo sabendo-se que estamos no início de um longo processo de aprendizagem, que pode, a prazo, apontar para direcções e resultados muito distintos.

A maior diferença entre o "Bard" e o ChatGPT reside nas fontes de informação, sendo que no caso do produto do Google esta é continuamente actualizada, recorrendo ao que de mais recente existe na Internet, enquanto o seu concorrente se baseia numa base de dados actualizada até 2021.

Desda diferença decorre uma muito maior actualidade dos conteúdos, o que, num Mundo em permanente mudança, faz toda a diferença, seja porque se pode provar que factos anteriores considerados com verdadeiros são, entretanto, desmentidos, seja porque a simples contextualização, complementadas por informações recentes, modificam completamente o essencial do conteúdo, mesmo sem entrar em contradição com dados do passado.

Outra diferença substancial é o modelo de linguagem utilizado, o PaLM 2 no caso do Google, e o GPT-3.5 na versão livre e o GPT-4.0 no ChatGPT Plus, que é pago, mas que, actualmente, parece ser inferior em termos de resultados ao "Bard" que, após devidamente integrado no poderoso sistema de pesquisa do Google, parece levar vantagem sobre os seus concorrentes.

segunda-feira, maio 15, 2023

10% dos portugueses que usam serviços financeiros online foram burlados - 2ª parte

Face a estas dificuldades, resta a prevenção, e a iniciativa do Banco de Portugal faz todo o sentido neste âmbito, mas esta instituição pode ir mais longe, regulando de forma mais estrita o sector, sobretudo na área de pagamentos e transferências, estabelecendo regras mais rígidas e responsabilizando entidades que facilitam comportamentos criminosos, obrigando-as a suportar os custos inerentes a burlas que resultem de actuarem com menos cuidado do que o exigível.

Um exemplo clássico é a forma como entidades e referências multibanco são atribuídas e mantidas, mesmo quando surgem suspeitas resultantes de denúncias, ou o não bloqueio imediato de números de telefone usados como referência no MB Way, tal como a possibilidade de movimentar imediatamente os valores transferidos ou pagos desta forma.

A imposição de um simples compasso de espera para operações acima de um determinado valor, beneficiando entidades não financeiras ou com um registo verificado e uma actividade reconhecida, só por sí, evitaria um grande número de burlas, podendo-se, por exemplo, excepcionar operações consideradas habituais, como aquelas que tendem a acontecer entre indivíduos ou entidades que têm essa prática habitual.

Obviamente, existem muitos outros sistemas, mais sofisticados, que podem ser utilizados, todos eles impondo um pequeno compasso de espera, mas fazendo um conjunto de validações que asseguram, quase sempre, que uma dada transação é válida, baseando-se, por exemplo, em padrões comportamentais, localização ou horário, emitindo alertas e suspendendo a operação quando existam dúvidas fundadas quanto à sua legitimidade.

domingo, maio 14, 2023

Já começou a campanha do "Pirilampo Mágico" de 2023

Começou no passado dia 13, decorrendo até 04 de Junho, a popular campanha do "Pirilampo Mágico", com o objectivo de angariar fundos paras as instituições apoiadas pela Federação Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), sendo o protagonista das vendas, e da campanha, o popular boneco que dá o nome a esta iniciativa.

O "Pirilampo Mágico", tal em anos anteriores, é em plástico, de menores dimensões face aos seus conhecidos e populares antecessores com pelo, que tantos apreciavam, sendo este ano em tons de azul, mais uma vez sem a habitual fita com inscrições, que passam para a base do boneco, estando ainda disponíveis canecas, chávenas e sacos, mas o mais relevante será, sem dúvida, a solidariedade para com quem precisa.

O preço do "Pirilampo Mágico" mantém-se nos 2 Euros, podendo ser encontrado à venda em diversos estabelecimentos comerciais, incluindo-se aqui as que suportam a iniciativa, podendo-se destacar o Pingo Doce, os CTT ou o Montepio, seja em locais específicos, temporários, cujo local e horário pode ser consultado no "site" das instituições organizadoras.

Tal como em anos anteriores, convidamos os nossos leitores a serem solidários, adquirindo o popular Pirilampo, ou outros objectos integrados na campanha, fazendo um donativo ou ajudando a divulgar esta iniciativa, cujo resultado é essencial para a vida de muitas instituições de solidariedade, as quais enfrentam sempre grandes dificuldades.