sábado, outubro 13, 2012

Adaptador objectivas Nikon para Canon de 2ª geração - 2ª parte

Image Hosted by Google Um adaptador objectivas Nikon para Canon de 2ª geração

Este adaptador, como os que possuem o "chip" de 2ª geração, é mais dispendioso do que a versão sem "chip", bastante limitada, dado que surgem erros inerentes a um circuito aberto, bem como as de primeira geração, que tem limitações a nível de abertura, que é fixa, tendo um valor que ronda a dúzia de Euros, incluindo portes para Portugal a partir da Ásia.

É de notar que estes "chips" não implementam muitas funções, mas têm a vantagem de evitar que surjam erros a nível do equipamento, simulando, por exemplo, uma objectiva sem focagem automática, mas com verificação de que esta está correcta, ou com variação na abertura.

No entanto, para quem disponha de objectivas Nikon, que tendem a ser dispendiosas e de muito boa qualidade, este é um investimento de pouca monta quando comparado com o custo de uma objectiva nova, que pode atingir diversas centenas de Euros, mesmo sabendo-se que algumas funcionalidades podem ser perdidas.

Se para algumas situações a perda de focagem automática, ou o uso de de objectivas de boa qualidade óptica mas sem estabilização de imagem, por exemplo, pode ser penalizador, noutras ocasiões a falta deste tipo de funcionalidade não é impeditivo de um resultado de qualidade, sendo que nestes casos um adaptador e uma objectiva mais antiga podem ser uma opção a ter em conta.

sexta-feira, outubro 12, 2012

Presidente e Comandante Nacional da Protecção Civil vão ser substituidos - 1ª parte

Image Hosted by Google O general Arnaldo Cruz

Foi anunciada a intenção de substituir o General Arnaldo Cruz, actual presidente da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), bem como o Comandante Nacional das Operações de Socorro, Vitor Vaz Pinto, algo que, de alguma forma, se esperava após os grandes incêndios ocorridos no Algarve.

Se relativamente ao presidente da ANPC existe uma vertente política, e o actual Governo optou por esperar até que o actual titular do cargo atinja os 70 anos, altura em que a substituição se impõe, o que evita uma sempre desagradável demissão, no caso do comandante nacional o caso muda de figura.

Após ter reconhecido alguma defeciência de coordenação nos incêndios no Algarve e o relatório, bastante crítico, do Professor Domingos Xavier Viegas, a substituição do comandante nacional era uma questão de tempo, esperando-se apenas pelo fim do período crítico dos fogos ou de mudanças hierárquicas para que tal acontecesse.

Acrescem os números trágicos registados este ano durante o combate aos fogos, incluindo seis mortos e uma área ardida que excede os 100.000 hectares, e quem em muito supera a de anos anteriores, bem como situações onde se verificaram falhas ou faltas, sendo disso exemplo os problemas de manutenção que implicaram a paragem dos helicópteros pesados Kamov.

quinta-feira, outubro 11, 2012

Adaptador objectivas Nikon para Canon de 2ª geração - 1ª parte

Image Hosted by Google Um adaptador objectivas Nikon para Canon de 2ª geração

Após uma análise do mercado, que oferece algumas opções, a opção por integrar uma objectiva Nikon nos conjuntos Canon de que dispomos, foi no sentido de recorrer a um adaptador de segunda geração, os mais recentes, e aqueles que implicam menos perdas de funcionalidades.

Basicamente, um adaptador é composto por aneis maquinados, um dos quais compatível com o sistema F das objectivas da Nikon, e outro adaptado ao sistema de montagem das Canon, tendo ainda um pequeno integrado, o qual implementa algumas funções a nível de electrónica.

Desta forma, é possível montar as objectivas Nikon do tipo F nas Canon EOS e EF, bastando para tal instalar o adaptador na objectiva, após o que o conjunto é aceite pela Canon, em termos físicos, como se tivesse sido concebido para este modelo de câmara.

A distância focal é fixa nos 50 mm mas a abertura vai desde F1.4 até F4.0, incluindo F1.4, F1.6, F1.8, F2.0, F2.2, F2.5, F2.8, F3.2, F3.5 e F4.0, recorrendo aos modos A/AV para exposição automática, perdendo-se grande parte dos automatismos da câmara.

quarta-feira, outubro 10, 2012

Até no EBay já há promoções - 2ª parte

Image Hosted by Google Um saco de transporte para Canon

Este é apenas um dos inúmeros modelos de saco, feitos em "nylon", com diversos compartimentos para a câmara, objectivas e pequenos objectos, como cabos, carregadores, baterias ou filtos, e que pode ser transportado na mão, ao ombro, ou à cintura.

Com dimensões externas de aproximadamente 300 x 190 x 130 mm e internas que rondam os 250 x 170 x 110 mm, uma redução que deriva do revestimento almofadado para proteger os equipamentos transportados, este não é um dos maiores e mais sofisticados sacos disponíveis no mercado, mas por uma dúzia de Euros, incluindo portes, tem uma relação preço qualidade imbatível.

Naturalmente, mesmo perante este tipo de oportunidade, impõe-se a prudência habitual, verificando o "feedback" do vendedor, sobretudo nos tempos mais recentes, dado que este pode ter entrado em crise e começar a ter dificuldades em fornecer os items anunciados.

Juntamente com os "negócios do dia", as promoções diárias de produtos, normalmente realizadas por lojas sedeadas no Reino Unido, para quem utiliza o EBay deste país, os descontos oferecidos pelos fornecedores asiáticos devem ser tidos em conta, dado que constituem excelentes oportunidades para obter produtos a um preço muito inferior ao praticado entre nós, algo que, em tempos de crise, se justifica aproveitar.

terça-feira, outubro 09, 2012

Até no EBay já há promoções - 1ª parte

Image Hosted by Google Um saco de transporte para Canon

É inegável que a globalização trouxe inúmeras vantagens para produtores e consumidores, mas a interligação entre economias tem igualmente efeitos negativos, sendo evidente que, quando os mercados de consumo entram em recessão, fabricantes e vendedores, mesmo que do outro lado do Mundo, sentem as consequências.

Mesmo no EBay, e entre vendedores situados na Ásia, mas cujos principais mercados são a Europa e a América do Norte, é patente que as dificuldades que os seus clientes atravessam começam a ter implicações nos preços e a obrigar a descidas e promoções temporárias, as quais podem implicar descontos muito substanciais.

É de notar que, dado que os portes estão incluidos no preço, e estes serão constantes e independentes do valor da venda, o desconto real do item é muito superior, podendo exceder os 50%, o que demonstra a necessidade de aumentar as vendas neste período.

Um exemplo, talvez perto do limite, é o desconto de 35% que encontramos, quando pesquisavamos sacos de transporte para máquinas fotográficas, e que coloca o produto anunciado por este vendedor a um valor muito inferior ao de items iguais disponibilizados pela concorrência, o que demonstra que a redução de preço é real.

segunda-feira, outubro 08, 2012

Morreu o professor Sid Watkins - 2ª parte

Image Hosted by Google Sid Watkins e uma ambulância Mercedes

Carismático, sempre bem disposto, com uma impressionante capacidade de trabalho e a inteligência que permitia inovar, Sid Watkins demonstrou sempre uma enorme persistência na resolução dos problemas mais complexos na sua profissão, implementanto métodos inovadores e eficazes.

O seu trabalho na Fórmula 1 valeu-lhe a amizade de numerosos pilotos, entre os quais alguns reconhecem que lhe devem a vida, seja pela sua intervenção após acidentes, seja por ter feito implementar medidas que aumentaram a segurança das provas, evitando assim acidentes de maior gravidade.

No entanto, o papel de Sid Watkins na área da segurança e no socorro no meio automóvel, em muito ultrapasso o âmbito da Fórmula 1 e do desporto motorizado, já que as técnicas e ensinamentos que implementou e transmitiu são aplicadas em múltiplas situações.

Pelo seu extraordinário contributo para a segurança nos deportos motorizados, Sid Hatkins foi condecorado com a Ordem do Império Britânico e homenageado pela FIA e por inúmeros pilotos, para além de uma imensidão de cidadãos anónimos que reconhecem os feitos que realizou durante a sua vida.

domingo, outubro 07, 2012

Morreu o professor Sid Watkins - 1ª parte

Image Hosted by Google O professor Sid Watkins e Ayrton Senna

Faleceu no passado dia 12 de Setembro o professor Sid Watkins, o neurocirurgião que ao longo de anos acompanhou as provas de Fórmula 1 e foi responsável pela introdução de medidas que tornaram este desporto automóvel cada vez mais seguro.

Como médico ao serviço da Federation Internationale de L'Automobile, ajudou a salvar a vida de diversos pilotos a seguir a acidentes de grande gravidade, entre eles, Pironi, Barrichello e Hakkinen, nos anos de 1082 a 1985, introduzindo técnicas e procedimentos cada vez mais eficazes.

Em 1994, após as mortes de Senna e Ratzenberger, Hatkins foi nomeado pela FIA para o "Expert Advisory Safety Committee", o que permitiu recomendar medidas que aumentaram substancialmente a segurança dos pilotos, sem comprometer o nível competitivo e a emoção das provas.

Foi graças à sua iniciativa que um conjunto de meios passou a estar presente nos circuitos, incluindo pessoal médico especializado em diversas áreas, helicóptero para evacuação aérea, equipamentos médicos mais sofisticados, bem como um treino e coordenação mais eficazes, permitindo uma intervenção mais rápida.