domingo, outubro 07, 2012

Morreu o professor Sid Watkins - 1ª parte

Image Hosted by Google O professor Sid Watkins e Ayrton Senna

Faleceu no passado dia 12 de Setembro o professor Sid Watkins, o neurocirurgião que ao longo de anos acompanhou as provas de Fórmula 1 e foi responsável pela introdução de medidas que tornaram este desporto automóvel cada vez mais seguro.

Como médico ao serviço da Federation Internationale de L'Automobile, ajudou a salvar a vida de diversos pilotos a seguir a acidentes de grande gravidade, entre eles, Pironi, Barrichello e Hakkinen, nos anos de 1082 a 1985, introduzindo técnicas e procedimentos cada vez mais eficazes.

Em 1994, após as mortes de Senna e Ratzenberger, Hatkins foi nomeado pela FIA para o "Expert Advisory Safety Committee", o que permitiu recomendar medidas que aumentaram substancialmente a segurança dos pilotos, sem comprometer o nível competitivo e a emoção das provas.

Foi graças à sua iniciativa que um conjunto de meios passou a estar presente nos circuitos, incluindo pessoal médico especializado em diversas áreas, helicóptero para evacuação aérea, equipamentos médicos mais sofisticados, bem como um treino e coordenação mais eficazes, permitindo uma intervenção mais rápida.
Enviar um comentário
Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin