sábado, agosto 13, 2011

Força Aérea diz-se preparada para combater fogos florestais - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um Kamov Ka-32 numa missão de salvamento

Assim, a extinção da EMA, bem como a integração dos seus meios noutra entidade, seria uma questão de tempo e ocorreria na altura em que as contas do Estado assim o determinassem e os responsáveis pela sua criação fossem substituidos, algo que resultou das recentes eleições legislativas.

Por outro lado, funções relacionadas com a segurança, e a EMA não desempenha apenas missões a nível do combate aos fogos e no socorro em geral, mas também no suporte de operações de carácter policial, devem ser asseguradas directamente pelo próprio Estado, que deve ter o exclusivo de missões relacionadas com a soberania nacional, pelo que estas não devem ser delegadas em empresas, mesmo que de capitais públicos.

Esta vertente, que ultrapassa questões económicas e a própria política partidária, deveria, só por sí, ser suficiente para determinar o fim da EMA, integrando-a em organismos do próprio Estado, que poderá ser a FAP, mas que poderia igualmente ser um ramo da Protecção Civil, tendo os seus funcionários um estatuto idêntico ao de outros elementos dependentes directamente do próprio Estado.

Aliado a uma falta de sustentabilidade financeira, e recordamos que a vertente empresarial da EMA nunca funcionou, algo que implica um prejuizo para o Estado e derrota parcialmente o objectivo do formato escolhido, toda a história desta empresa acaba por demonstrar a falha da aplicação do conceito que presidiu à criação de algo dúbio, que seria impossível de rentabilizar.

sexta-feira, agosto 12, 2011

30 anos de computador pessoal

Image Hosted by ImageShack
O IBM 5150

Comemora-se hoje o aniversário do IBM 5150, aquele que é considerado por muitos como o primeiro computador pessoal com expressão no mercado e que serviu de percussor aos inúmeros modelos e desenvolvimentos verificados desde então.

Baseado no Intel 8088 a 4.77MHz, equipado com 16 Kb de memória RAM, expansíveis até aos 256 Kb, o 5150 possuia duas "drives" para disquetes de 5 1/4 de baixa densidade e não dispunha nem de disco rígido, nem de capacidade gráfica nativa.

O preço desta configuração era de 1.565 dólares, e quem pretendesse algum dos poucos opcionais disponíveis, que foram sendo lançados, como disco rígido ou uma placa CGA, que permitia algum suporte gráfico e cores, pagava um preço substancialmente mais elevado.

A este computador, que usava o sistema operativo MS-DOS da Microsoft em disquetes, sucedeu o célebre PC-AT, com processador Intel 80286, que representou um passo significativo em termos de desempenho e ajudou a estabelecer o rumo da evolução neste segmento.

Dois veículos dos bombeiros destruidos num fogo - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Bombeiro combate um incêndio florestal

No incêndio que consumiu mato em Carvalho de Egas, concelho de Vila Flor, no distrito de Bragança, ficaram destruidos dois veículos das corporações que enfrentaram as chamas, depois de ficarem encurraladas e sem possibilidade de serem removidas.

A súbita mudança da direcção do vento e o terreno acidentado impediram as viaturas de sairem do local onde estavam, algo que os elementos envolvidos no combate puderam fazer, ficando apenas um adjunto do comando de Vila Flor ligeiramente ferido na cara.

O fogo acabou po destruir completamente um veículo ligeiro de combate a incêndios (VLCI) dos bombeiros de Macedo de Cavaleiros e um veículo especial de combate a incêndios (VECI) da corporação de Vila Flor, que foram tomados pelas chamas.

Para além da mudança do vento, foram as acessibilidades que decidiram o destino destas duas viaturas, situação que tende a ser cada vez mais problemática devido ao abandono de muitas zonas florestais, à falta de manutenção dos acessos e a fenómenos como a erosão, que resulta em muitos casos dos próprios incêndios.

quinta-feira, agosto 11, 2011

Desconto de 5% na Paddock até dia 12

Image Hosted by ImageShack
Um écran do site da Paddock

Até à próxima sexta feira, dia 12 de Agosto, as compras feitas via Internet na Paddock Spares beneficiam de um desconto de 5%, para o que basta, na altura do "checkout", usar o cupão AUG5.

O desconto incide apenas sobre produtos, não sobre os portes, que continuam fixos e nos valores habituais para pesos até aos 30 Kg, sendo a operação realizada de forma automática para o comprador.

Para quem tenha disponibilidade e pretenda efectuar aquisições na Paddock, sugerimos que as realizem durante esta semana, aproveitando assim este desconto que, na época de crise que atravessamos, tem sempre um efeito benéfico.

Força Aérea diz-se preparada para combater fogos florestais - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um Ka-32 combate um fogo florestal em Portugal

Uma fonte do ministério da Defesa, com base num estudo da Força Aérea Portuguesa (FAP) assegura que este ramo das Forças Armadas está preparada para desempenhar missões de combate aos incêndios florestais a partir de 2012.

O objectivo desta medida, ainda em fase de estudo, permitiria ao Estado rentabilizar meios e reduzir custos, e implicaria a extinção da polémica Empresa de Meios Aéreos, dependente do Ministério da Administração Interna, o qual também está a estudar esta possibilidade.

Desta forma, os meios aéreos da EMA, entre os quais os helicópteros pesados Kamov Ka 32 e os Ecureill, transitariam para a FAP, poupando-se a nível da estrutura dirigente e administrativa da EMA, embora o valor total desta redução ainda não seja conhecida.

Relativamente à sustentabilidade da EMA, bem como ao seu enquadramento legal e aos pressupostos que determinaram a sua criação, já nos pronunciamos por diversas vezes, e a conclusão, desde essa altura, era a de que esta empresa era inviável e resultava num prejuizo para o Estado, tendo como objectivo primário uma engenharia financeira inaplicável na prática.

quarta-feira, agosto 10, 2011

Microsoft lança conjunto de "updates" de Agosto

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Windows Update

A Microsoft lançou um novo conjunto de correcções destinadas à plataforma e produtos Windows que deverão começar a ser instalados a partir de 09 de Agosto.

Entre os produtos a que se destinam as correcções, incluem-se o próprio sistema operativo, a nível de segurança, o Internet Explorer, e o Anti-Spyware da Microsoft, sendo igualmente corrigidos produtos como o Framework.

Estas correcções são instaladas de forma automática, caso esta seja a configuração do Windows, ou de forma manual, obrigando a uma instrução por parte do utilizador, mas aconselha-se a verificar a instalação destes "updates" a partir do dia 11, caso não surja informação do sistema operativo.

Acidentes no IC 19 e 2ª Circular duplicaram em 4 anos - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um acidente no IC 19

Existem ainda outros factores, como o envelhecimento do parque automóvel ou a descida do nível de manutenção dos veículos, como resultado da crise que se atravessa, e mesmo situações em que algumas tentativas de poupança, como o transporte de passageiros ou carga em excesso, mesmo em veículos mal mantidos, aumenta o risco de circulação.

Será, pois, aos condutores que se deve imputar a maioria dos acidentes ocorridos nestas vias, e o facto de se verificar uma elevada intensidade de tráfego, sendo um factor de agravamento em termos de número de acidentes, por outro lado contribui para a diminuição do número de vítimas, sobretudo em termos das de maior gravidade.

Por outro lado, sendo vias essencialmente urbanas, que correm ao longo ou entre localidades, os meios de socorro estão relativamente próximos, embora se possam debater com dificuldades em circular entre o trânsito intenso que aí se verifica nas horas em que se contabiliza um maior número de ocorrências, mas os tempos de resposta continuam bastante mais favoráveis do que em vias mais remotas.

terça-feira, agosto 09, 2011

Protecção de depósito de combustível para 90 Td5

Image Hosted by ImageShack
Uma protecção de depósito de combustível para 90 Td5

Existem numerosos modelos de protecção para os depósitos de combustível dos Defender 90 Td5, o qual fica localizado na traseira do veículo, em posição central, e pode, em determinadas circunstâncias ou manobras sofrer um impacto.

A Storm 44 desenhou um modelo 3D em CAD, recorrendo depois a um corte por laser e a dobragem em equipamentos CNC, produzindo uma protecção de baixo custo, mas suficientemente resistente para evitar danos num depósito que fica algo exposto.

Image Hosted by ImageShack
Uma protecção de depósito de combustível para 90 Td5

Esta protecção é em aço de 8 mm, galvanizado para evitar corrosão, e possui os orifícios nos locais correctos, de modo a poder ser aparafusado no local com facilidade, o que pode ser efectuado sem ferramentas específicas.

O preço desta protecção, sem incluir portes a partir de Inglaterra, é de perto de 45 Euros, um valor que parece ser verdadeiramente competitivo face a diversos modelos da concorrência, estando disponível em versões com o logotipo do fabricante ou do Defender Td5 ou apenas perfuradas.

Acidentes no IC 19 e 2ª Circular duplicaram em 4 anos - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um acidente no IC 19

Os acidentes de viação em duas vias com grande intensidade de tráfego, o IC 19 e a 2ª Circular, que pode ser considerado por alguns como um prolongamento da via anterior, duplicaram ao longo dos últimos 4 anos.

Este importante eixo de circulação, utilizado por muitos moradores da Linha de Sintra no acesso à zona Norte da cidade de Lisboa, não obstante alguns melhoramentos e um mais apertado controle de velocidade, concretamente na 2ª Circular, onde estão posicionados numerosas radares, continuam a ser das vias mais problemáticas do País, resultado de um trânsito intenso e de um elevado número de acessos.

Sendo uma via que percorremos com muita frequência, não consideramos como sendo particularmente perigosa, não obstante algumas curvas pronunciadas a seguir a descidas onde a velocidade excessiva por provocar um acidente, permitindo uma condução relativamente segura, se comparada com muitas das vias existentes no País.

E se para algumas questões de concepção poucas soluções existem, os melhoramentos introduzidos revelam-se incapazes de evitar o aumento de acidentes, que resulta, essencialmente, da densidade de tráfego e de erros dos condutores, muitos dos quais resultam parcialmente da exasperante lentidão do trânsito e da tensão que daí resulta.

segunda-feira, agosto 08, 2011

Um ano depois da partida do Princesinho

Image Hosted by Imageshack
Um amigo incondicional

Faz hoje um ano, à hora em que este texto é publicado, que o Princesinho partiu, após uma longa luta contra a SIDA e a leucemia, deixando uma imensa saudade e a recordação de momentos inesquecíveis, que o manterão vivo no coração de quantos partilharam a sua amizade e companheirismo.

Durante a sua curta existência neste Mundo, o Princesinho foi a prova de que um gatito lutador, caçador, capaz de trazer as suas presas para casa, era de uma ternura e dedicação ilimitada, enfrentando tratamentos com calma sempre que diante da presença de em quem confiava plenamente.

Não há palavras que traduzam a saudade, nem o sentimento de perda e de injustiça resultante da perda deste amigo verdadeiramente excepcional, pelo que esta é apenas uma pálida expressão dos sentimentos que neste dia são mais sentidos do que nunca.

31 das 42 VMER estiveram inoperacionais - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma das 42 VMER do INEM

Efectuar uma única chamada para efeitos de teste é como realizar uma sondagem interrogando um único indivíduo, resultando absolutamente inconclusiva, carecendo de qualquer possibilidade de tratamento estatístico e, naturalmente, podendo induzir em erro quem se depare com este absurdo.

Mais grave do que o "resultado", é a possível demora resultante desta, e o gesto de alguém que, pela responsabilidade das funções para as quais foi eleita, deveria evitar um gesto que, para além de condenável, e recordamos que o número de chamadas falsas para o INEM é elevado, é também punido por lei.

Esperamos pelo desenvolvimento deste lamentável episódio, que deve ser usado como exemplo num País onde a impunidade impera e onde o número de chamadas falsas continua a ser um flagelo, compromentendo meios que podiam ser empregues no salvamento de vidas.

domingo, agosto 07, 2011

Mais uma fase do concurso de projectos Acredita Portugal

Image Hosted by ImageShack
Um cartaz do concurso "Realize o seu sonho"

Como muitos dos nossos leitores saberão, temos vindo a desenvolver um projecto de turismo rural, apoiado por actividades complementares, e com um componente de solidariedade social com vista à sua implementação no concelho de Miranda do Douro.

Entregamos agora o questionário referente à 3ª fase do concurso, que inclui a proposta de um conjunto de questões que determinarão a viabilidade do projecto, as quais terão que ser divulgadas e repondidas, após o que serão tratadas estatisticamente, do que resultará a avaliação da viabilidade desta ideia.

Assim, prevemos que em breve iremos solicitar aos nossos leitores que respondam a um pequeno inquérito e que o divulguem, de modo a obter o maior número de respostas possível, algo que será essencial para a continuidade do projecto.

Agradecemos que, quando o questionário for disponibilizado, algo que prevemos para breve, contribuam na sua divulgação e resposta.