sábado, abril 16, 2011

Microsoft lança Streetside na Europa

Image Hosted by ImageShack
Uma imagem do Streetside

A Microsoft anunciou o lançamento do Streetside na Europa, dois anos após a aprensentação nos Estados Unidos, começando pelo Reino Unido, rivalizando assim com o Street View do Google, um serviço de fotografias baseado em mapas digitais que oferece visualizações ao nível da rua.

As funcionalidades são muito semelhantes às do rival, com visualizações em 360º, possibilidade de aproximar ou afastar objectos, mudar perspectivas, que são tridimensionais, adicionar fotos, criar trajectos ou adicionar informações.

Tal como aconteceu com a Google aquando do lançamento do Street View, a Microsoft está em diálogo e negociações com entidades relacionadas com a defesa da privacidade de forma a alcançar um consenso quanto ao tipo de informação a disponibilizar e a forma de a apresentar.

Esta funcionalidade é uma extensão dos Bing Maps, onde se integra de forma semelhante ao do seu rival, correndo em qualquer plataforma onde seja possível um acesso à Internet com visualização de imagens, esperando que a sua chegada promova a concorrência e a melhoria dos vários serviços.

sexta-feira, abril 15, 2011

O Galileoscope na fotografia - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um adaptador T2 para a LX3

Usar um Galileoscope em conjunto com uma câmara digital, neste caso uma Panasonic Lumix LX3, implica adquirir algumas peças, de forma a obter um conjunto solidário, onde o alinhamento de lentes e objectiva seja correcto, permitindo ainda a focagem do objecto a fotografar.

Em primeiro lugar, é necessário dispor de um anel adaptador, designado por T2, com duas roscagens, uma das quais de 45 mm enrosca na LX3, enquanto no outro extremo, com o afastamento suficiente para a extensão da objectiva, fica uma rosca fêmea de 52mm, onde podem ser adicionados acessórios.

Image Hosted by ImageShack
Uma extensão para o adaptador T2

Existem várias soluções para prender o Galileoscope, podendo ser adquirido um suporte para lentes anamórficas, que basicamente é um tubo roscado em que três parafusos a cada 120º apertam o telescópio, promovendo o correcto alinhamento.

Dado que este adaptador custa perto de 40 Euros, o mesmo pode ser improvisado recorrendo a uma simples extensão cilíndrica, devidamente roscada, na qual serão feitos os furos onde serão introduzidos parafusos de fixação e ajuste.

Período crítico de incêndios entre 01 de Julho e 30 de Setembro - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um incêndio florestal em Portugal

O Governo estabeleceu que a época crítica para incêndios florestais em 2011, aquela em que estarão disponíveis mais meios, decorrerá entre o dia 01 de Julho e o dia 30 de Setembro, altura em que estarão em vigor as habituais restrições, que incluem a circulação em áreas protegidas.

Este tem sido o período habitual para o maior esforço, não obstante a distribuição dos fogos ter sido mais homogénea em vários dos últimos anos, sendo que, em virtude das restrições orçamentais, em 2011 estarão disponíveis menos meios aéreos e, muito possivelmente, uma menor disponibilidade dos meios terrestres, eles também afectados em termos de efectivos e operacionalidade.

Está proíbidos, tal como em anos anteriores, tudo o que possa provocar fogos, como o lançamento de artifícios de fogo, bem como fazer fogueiras ou efectuar queimadas, impondo-se ainda cuidados especiais em diversas actividades das quais possam resultar incêndios, nomeadamente no uso de motores de explosão.

Chamamos também a atenção a todos, mas sobretudo a quantos sejam adeptos do todo o terreno, que existem restrições na circulação de veículos motorizados em áreas florestais, abrindo-se apenas excepções para situações muito específicas que não incluem actividades relacionadas com o lazer.

quinta-feira, abril 14, 2011

O Galileoscope na fotografia - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um Galileoscope montado

O Galileoscope é uma luneta astronómica, desenvolvida segundo os princípios do telescópio desenhado e construido por Galileu Gallilei, com o propósito de difundir a astronomia entre as camadas mais jovens.

Vendido desmontado, por um preço que ronda a trintena de Euros, a que acrescem portes de envio a partir da Alemanha, o Galileoscope tem uma excelente relação qualidade/preço, incorporando um conjunto de lentes de boa qualidade num desenho que parece algo rústico, mas se revela eficaz.

Image Hosted by ImageShack
As peças de um Galileoscope

Com uma objectiva de 50 mm e uma distância focal de 500 mm, o Galileoscope duas lentes Barlow e permite aumentos de entre 25X e 50X, tendo ainda a possibilidade de ser utilizado em conjunto com uma máquina fotográfica, factor que foi determinante na escolha deste equipamento.

Não é objectivo explanar técnicas fotográficas em sí, mas tão somente abordar a questão da adaptação do Galileoscope a uma máquina fotográfica, podendo tal ser extrapolado para outros equipamentos desde que possuam roscagem para a adição de acessórios.

GpsGate Server gratuito para 5 utilizadores - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um écran do cliente do GpsGate Server

Dado que se integra com sistemas de mapas digitais existentes, para além de dispor de um programa para integrar mapas feitos pelos utilizadores, para além de outros programas que implementam funcionalidades adicionais, este é um sistema efectivamente gratuito e polivalente, capaz de responder à maioria das necessidades dos utilizadores.

Instalar o GpsGate Server implica ter instalado o Internet Information Server (IIS), que pode ser a versão incluida no XP Pro, para quem utilizar este sistema operativo, e uma versão do MySQL com conector ODB ou o SQL da Microsoft, em versões cuja compatibilidade entre sí devem ser verificadas.

No "site", para além de instruções, encontra-se um fórum onde pode ser obtido algum apoio, seja directamente, seja mesmo pelos restantes utilizadores, muitos dos quais partilham as experiências na utilização destes produtos.

Este é um programa que vamos instalar e testar com os TK-102 e TK-103 de que dispomos para efeitos de seguimento individual e de viaturas, esperando que os resultados dos primeiros testes possam ser disponibilizados brevemente.

quarta-feira, abril 13, 2011

Suporte múltiplo para "jerry cans"

Image Hosted by ImageShack
Uma suporte para 4 "jerry cans"

Existem numerosos modelos de suporte múltiplo para "jerry can", entre eles os da Outback, mas o preço por cada unidade transportada atinge valores elevados, ultrapassando o preço resultante da aquisição de suportes individuais.

No entanto, observando modelos existentes, como o que apresentamos na foto, é possível para quem disponha de uma máquina para dobrar metal e uma estação de soldadura construir suportes com capacidade para diversos "jerry cans".

Adquiridos em 2ª mão, provenientes de excedentes militares, o preço de um "jerry can" pode ficar pela quinzena de Euros, pelo que encarecer excessivamente cada unidade atravez de um custo demasiado alto dos suportes para os acondicionar faz com que esta opção deixe de fazer sentido.

Esta é uma sugestão que deixamos a todos quantos tenham a possibilidade de produzir suportes múltiplos e sejam capazes de os colocar no mercado a um preço convidativo, certos de que, como nós, haverá outros interessados neste tipo de acessório.

GpsGate Server gratuito para 5 utilizadores - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um écran do GpsGate Server

Estes equipamentos foram descritos em diversas ocasiões, ao longo de diversos textos, tendo em comum a recepção do sinal via GPS e a comunicação com um servidor ou com um equipamento receptor através de GPRS ou via SMS, para o que o GpsGate Server necessita de um programa adicional, disponível no "site" do fabricante.

Os clientes suportados, onde a informação pode ser disponibilizada, incluem numerosas plataformas, entre as quais o Windows, em múltiplas versões, mas também o iPhone, Android, BlackBerry e Symbian, compatibilizando-o com a maioria dos telefones inteligentes existentes no mercado.

Outras funcionalidades incluem suporte para diversas linguas nacionais, inclusivé desenvolvidas pelo utilizador, dispõe de suporte para desenvolvimento de aplicações e para diversos tipos de calendários e medições.

Também estão disponíveis vários tipos de relatórios, incluindo do seguimento de objectos, a exportação em tempo real de "feeds" KML, directamente para o Google Earth, bem como o envio de informação por correio electrónico de forma automatizada.

terça-feira, abril 12, 2011

Faróis suplementares no Defender - 4ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um interruptor com luz avisadora

Existem inúmeros interruptores com luz avisadora destinados a instalações de 12V e que podem ser facilmente instalados em orifícios de 12 mm, perfurados numa consola ou painel de um veículo, pelo que é importante escolher um cujas características se adequem à utilização em termos eléctricos e de resistência física ou mecânica.

No modelo que avaliamos, a temperatura de operação vai dos -55 aos 85 ºC, suporta uma voltagem AC 500 Volt a 50Hz por minuto, tem uma resistência de 30m Ohm e é activado por uma força de 10 a 35N, estando disponível em diversas cores, que incluem o vermelho, ambar e azul.

O preço de um par de unidades ronda a meia dúzia de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, e inclui uma garantia de 180 dias, não obstante uma esperança de vida superior a 3.000 activações, o que corresponde a alguns anos de uso.

RetedLoad: DC 30 Vlot 0.5A
Contact Resistance: 30m Ohm
Insulation Resistance: 100M Ohm

GpsGate Server gratuito para 5 utilizadores - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um écran do GpsGate Server

O GpsGate Server Starter Pack License, que permite utilizar este produto com até 5 utilizadores, passou a ser gratuito para uso privado e comercial, podendo ser descarregado livremente a partir do servidor da empresa que o desenvolve.

Para quem precisar de mais licenças para este programa de seguimento de GPS baseado na Internet, que vem com diversas aplicações e funcionalidades pré-configuradas e suporta um grande número de dispositivos de localização, será, naturalmente, necessário adquirir mais licenças.

O GpsGate Server é usado para gestão de frotas, sistemas de seguimento ligados à segurança ou como fonte de informação, podendo o serviço correr num servidor próprio ou no da própria GpsGate, oferecendo um excelente número de funcionalidades que o coloca numa posição favorável em termos de escolha.

Um grande número de equipamentos de seguimento são suportados directamente, entre eles os populares modelos da Globalsat e da Xexun, que se vendem no EBay por algumas dezenas de Euros, e para os quais existem versões pessoais e para veículos.

segunda-feira, abril 11, 2011

Microsoft lança correcções para 64 vulnerabilidades

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Windows Update

A Microsoft vai disponibilizar "on-line" na próxima terça-feira, no dia 12 de Abril, um conjunto de actualizações de segurança destinados a corrigir um total de 64 vulnerabilidades em diversos dos seus produtos.

Entre os produtos que serão corrigidos encontram-se diversas versões do Windows, Office e o Internet Explorer, sendo que das actualizações 17 são classificadas como críticas, o nível mais elevado da escala da Microsoft, enquanto as restantes são consideradas como importantes, o segundo nível da escala.

Tal como noutras situações similares, as actualizações serão automáticas nos computadores configurados dessa forma, sendo aconselhável nos restantes, a partir do dia 12, correr manualmente o sistema de actualização de forma a que estas sejam instaladas.

Uma demissão inevitável - 9ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma manifestação em Portugal

É de admitir que esta nova etapa da vida nacional não possa ser conduzida pelos mesmos dirigentes que levaram o País a esta situação, pelo que será de considerar uma abertura constitucional que permita não apenas a responsabilização efectiva dos governantes, mas também que cidadãos independentes ou organizados de outra forma que não em partidos possam assumir novas responsabilidades.

Se a actual legislação não serve os interesses nacionais, mantê-la é inútil e obedecer-lhe, mais do que ilegítimo, é iníquo, dado que um instrumento regulador, essencial à vida em sociedade, não pode constituir um obstáculo ao progresso de um país.

Mantendo o actual sistema político facilmente resulta ou no completo afastamento das populações, do que resulta a falta de adesão a medidas restritivas, ou no surgimento de políticos demagogos, capazes de mobilizar os eleitores através de falsidades e arrastar o país para uma situação de potencial colapso.

Esta crise pode constituir a oportunidade para terminar um ciclo, que há muito devia ter sido encerrado, eliminando defenitivamente um conjunto de hábitos e tradições, muitos deles autênticos crimes, dando lugar a uma nova geração, onde a competência técnica e científica e o espírito de serviço substitua a manifesta falta de preparação e o aproveitamento dos cargos públicos que tem comprometido o desenvolvimento nacional.

domingo, abril 10, 2011

Clinómetro digital - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um clinómetro digital instalado

Para além desta informação, fornece também informação horária e a temperatura, sendo as configurações e ajustes efectuadas através de um conjunto de 4 botões, que também accionam o sistema de iluminação.

A alimentação é efectuada via 2 baterias AAA, ficando preso por um sistema de ventosa, pelo que não existe a necessidade de qualquer instalação, podendo ser facilmente removido e colocado noutro veículo em caso de necessidade.

As dimensões exteriores deste equipamento fabricado pela Niken, com caixa em plástico ABS negro são de 116 x 70 x 28 mm e o écran LCD tem 63 x 40 mm, que constitui uma dimensão perfeitamente aceitável para uma leitura rápida.

Sendo algo dispendioso, este é um sistema que se destina sobretudo a situações mais exigentes, onde a precisão e rapidez seja determinante, já que o facto de incluir relógio e termómetro, só por sí, não justifica o acréscimo relativamente aos sistemas convencionais.