sábado, agosto 02, 2025

O rádio Baofeng F22 PMR - 2ª parte

Outras funcionalidades incluem o bloqueio de teclado, um sistema de controle e configuração simples, bem visível num écran LCD retroiluminado, o alerta sonoro de bateria fraca, um conector de fones de ouvido do tipo Kenwood de 2 pinos e conector USB tipo C para carregamento.

Internamente, estão três pilhas AAA NiMH recarregáveis, incluidas no conjunto, e que podem ser substituídas, permitindo um longo periodo de utilização, sendo muito fácil de serem substituídas, caso não seja possível, na altura, serem recarregadas, via porta USB de um dispositivo ou através de um carregador.

Este rádio é simples de operar, leve e de pequenas dimensões, com apenas 175 milímetros de altura, por 55 de largura e 34 de espessura, que disponibiliza as funcionalidades básicas presentes num "walkie talkie", tendo bons acabamentos e uma robustez que, não sendo exemplar, é adequada à maioria das utilizações de um rádio PMR, com alguns extras que podemos considerar interessantes.

O conjunto inclui dois rádios, com os respectivos "clips" de cinto e alça de mão, bem como o manual do utilizador, tendo um preço que fica pelos 22.50 Euros, incluindo o IVA e os portes a partir da Ásia, o que coloca o preço unitário pouco acima da dezena de Euros, caso sejam encomendados vários conjuntos, resultando numa relação preço qualidade imbatível.

sexta-feira, agosto 01, 2025

Opera Neon em testes preliminares - 3ª parte

Este tipo de operação é complexa, implica que o agente investigue as características originais, em termos funcionais de visuais, ficando o objecto alojado na "cloud" e podendo ser partilhado com outros utilizadores, mas muitas outras são possíveis, como gerar tabelas comparadoras de preços, nos mais diversos sectores de actividade, ou outros relatórios de apoio à decisão.

Um exemplo proposto pela equipa que desenvolve o Neon é bastante esclarecedor, quando sugere que o Neon pode analizar um currículo do LinkedIn, descobrir empregos adequados e construir currículos específicos para cada um deles, podendo, inclusivé, adicionar uma carta e proceder ao envio.

A lista de espera continua a crescer, com inúmeros pedidos, pelo que sugerimos aos nossos leitores que tenham interesse em usar o Neon que se inscrevam o mais depressa possível, dado que a lista será respeitada por ordem cronológica, sem esquecer que o produto defenitivo será pago, dado que envolve um conjunto de recursos muito extensos em termos de processamento e de alojamento de dados.

Mesmo para quem não pretenda subscrever o serviço, conhecer o Neon é essencial para todos quantos se interessam pelas novas tecnologias e pretendem antecipar um pouco do que o futuro nos reserva, com a participação da Inteligência Artificial a estar cada vez mais presente no dia a dia, num processo de interacção com o utilizador cada vez mais intenso, onde a complementaridade e subsidariedade irão passar a ser a norma.

quinta-feira, julho 31, 2025

ChatGPT 5 deve ser disponibilizado no início de Agosto - 1ª parte

As últimas informações apontam para o início de Agosto como data de lançamento do ChatGPT-5, incluindo-se versões mini e nano, com as mesmas fontes a confirmarem que a nova versão será gratuita e sem limite na troca de mensagens, melhorando substancialmente um dos mais populares modelos de Inteligência Artificial.

A OpenAI já apontara para diversas datas, mas a necessidade de efectuar testes exaustivos resultou no adiamento de modo a que fossem efectuados diversos melhoramentos, nomeadamente numa melhor contextualização e numa melhor adequação das respostas ao pretendido pelo utilizador, mas também num menor número de alucinações, um problema que, infelizmente, continua a verificar-se.

Haverá um melhoramento significativo na arquitectura de redes neuronais onde on ChatGPT se baseia, do que vai resultar um processamento de dados mais rápido e eficiente, esperando-se que seja mais parametrizável, menos complexo e capaz de responder melhor às necessidades de cada utilizador ou instituição, mas desconhece-se se existirá alguma forma de implementação de AGI, ou Artificial General Intelligence.

O AGI é um conceito de máquina inteligente, capaz de se desempenha muitas das tarefas de actualmente atribuidas a um ser humano, com capacidades cognitivas que lhe permitam agir com um grau elevado de autonomia, resultando de uma capacidade de aprendizagem significativa, o que o levará a efectuar tarefas para as quais não foi programado, mas que teve capacidade para aprender.

quarta-feira, julho 30, 2025

Opera Neon em testes preliminares - 2ª parte

O Neon Chat permite ao utilizador conversar com um agente de Inteligência Artificial, de forma semelhante ao do ChatGPT, mas está construído sobre o Aria, uma plataforma desenvolvida pelo Opera, destinada aos seus navegadores, e que já encontra presente nos actuais navegadores, permitindo uma interação muito directa com a navegação, podendo-se colocar questões directas acerca das páginas visitadas ou obter um resumo destas.

O Neon Do é o componente mais activo, onde é possível dar comandos directos, dos quais resultam uma acção, como, por exemplo solicitar que efectue a compra de um dado produto, com características específicas, numa determinada loja, podendo ser conferido ao agente diversos graus de autonomia, inclusivé na finalização do processo de compra, que pode ficar completamente por conta deste, deixando ao utilizador apenas a fase de conferência e pagamento.

É de notar que o agente vai-se apercebendo das preferências do utilizador, o que permite ir aperfeiçoando as soluções apresentadas, com o utilizador a poder interagir e, com base nas respostas do agente, adicionar novas condições ou abrir novas possibilidades, como a de poder procurar noutras lojas produtos alternativos, mantendo as características, mas, eventualmente, obtendo produtos similares a melhor preço.

O Neon Make permite construir elementos a partir da Inteligência Artificial, incluindo-se aqui não apenas textos ou imagens, como é tradicional, mas também recriar, com base em "prompts", o célebre jogo da serpente, presente nos antigos Nokia 3210, sendo possível recriar outros jogos, inclusivé que permitam jogar contra outros jogadores, desde que ambos tenham gerado o mesmo jogo.

terça-feira, julho 29, 2025

ANACOM quer nova legislação contra o "spoofing" - 3ª parte

Apesar de a ANACOM vir agora sugerir medidas legislativas e alterações por parte dos operadores, o que, em teoria, é positivo, o facto é que o regulador tem uma acção fraca na manutenção das ordem no sector das comunicações, bem patente nos preços dos vários operadores a operar no mesmo sector ou no desastroso desempenho dos CTT, que se permite atrasos inadmissíveis enquanto mantém a concessão do serviço postal universal.

Provavelmente terão que ser os responsáveis pelo "software" dos dispositivos móveis, complementados pelas respectivas plataformas de inteligência artificial, a responderem ao "spoofing", já que dificilmente os operadores nacionais irão implementar novos filtros, mesmo que como resposta a nova legislação, que demora a ser aprovada e, quase sempre, se revela tecnicamente deficiente e de difícil implementação, resultando na sua inutilidade.

Também as empresas cujo nome é utilizado deviam ter uma intervenção mais acertiva, intervindo imediatamente na defesa dos seus clientes, tal como empresas prestadoras de serviços, uma vez alertadas, e caso não hajam num prazo determinado, e forçosamente muito curta, são essenciais para combater este tipo de crime, o que passa pela penalização severa da inação face a denúncias fundamentadas, assumindo a responsabilidade por prejuízos de terceiros.

Assim, a melhor defesa contra o "spoofing" continua a ser a educação dos utilizadores e a sua sensibilização para a necessidade de denunciar ataques, recorrendo às ferramentas disponíveis nos próprios dispositivos, selecionando as opções que aumentem a segurança e melhorem a privacidade e, acima de tudo, mantendo a calma e bom senso caso surjam ataques, evitando cair em qualquer das inúmeras armadilhas proporcionadas pelas tecnologias dos dias de hoje.

segunda-feira, julho 28, 2025

Opera Neon em testes preliminares - 1ª parte

Enquanto as versões preliminares do Neon vão avançando, as equipas de programação vão disponibilizando novas informações, que partilham com os potenciais interessados, seja para manter o interesse, seja para que estes contribuam para divulgar este navegador que pretende revolucionar a forma como o utilizador se relactiona com a Internet e a forma como interaje online.

Num conjunto de vídeos, algo extensos, é abordado desde os conceitos iniciais, à implementação de agentes de Inteligência Artificial, passando pelas várias implementações dentro do Aria, cujo desenvolvimento e experimentação são essenciais para que o Neon tenha as várias funcionalidades que se pretende disponibilizar aos utilizadores.

O Neon será proactivo, ou seja, terá agentes que seguem as instruções do utilizador, mas também outros que funcionam de forma autónoma, operando mesmo quando o utilizador está ausente ou a efectuar outras tarefas, mas também na capacidade de antecipar solicitações, baseado no tipo de acção do utilizador e dos seus padrões de trabalho.

Numa altura em que cada vez mais interacções, incluindo com aplicações, funcionam dentro de um navegador, este quase se assume como a ligação entre o utilizador e o seu espaço virtual, incluindo-se aquie as várias plataformas e aplicações com as quais interage, pelo que a possibilidade de atribuir missões a agentes dentro do navegador corresponde a um substancial aumento de produtividade, enquanto a independência da plataforma física vai aumentando.

domingo, julho 27, 2025

O rádio Baofeng F22 PMR - 1ª parte

A Baofeng é uma dos fabricantes de rádios mais conhecidos do Mundo, disponibilizando um vasto número de modelos, com características muitos distintas, alguns destinados a uma utilização profissional, enquanto outros são mais modestos, de menores dimensões, com menos potência, mas que, não obstante, oferecem um conjunto de funcionalidades interessantes.

O F22 é um rádio de 0.5 a 3W. de pequenas dimensões, disponível em dois modelos, a operarem em duas frequências, a PMR que usa os 446MHz e se destina aos países europeus, incluindo, por exemplo, Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Alemanha, e a FRS, que opera nos 462MHz e é utilizável nos EUA, Canadá, México ou, Brasil.

Estão disponíveis 22 canais, incluindo modo de monitoramento duplo, digitalização de canal, 155 códigos de privacidade, totalizando 2662 combinações, função de chamada com 8 opções de toque, função mãos-livres VOX e qualidade de áudio de alta defenição, comunicando com outros rádios de outras marcas que operem no mesmo canal e códigos CTCSS DCS.

Este é um rádio multifuncional, com um bom alcance, de entre 3 a 5 quilómetros, e que inclui uma lanterna potente, capaz de proporcionar iluminação adequada durante a noite, tem alarme meteorológico, o que é uma vantagem durante actividades ao ar livre, via 12 canais meteorológicos NOAA, sendo recebido um alerta caso uma situação meteorológica o justifique.