sábado, junho 02, 2018

Para um Verão que se avizinha - 1ª parte

Com o tempo de férias, e a saída de ambientes urbanos, a aproximarem-se, vimos sugerir alguns equipamentos ou acessórios que poderão revelar-se úteis, contribuindo para uma melhor segurança e qualidade de vida, sem que resultem onerosos ou de difícil operação.

A primeira sugestão vai para a garrafa em plástico, de 21.5 centímetros de comprimento e 580 mililitros de capacidade, com filtro de carbono activado, que permite utilizar água de fontes menos seguras, purificando-a, e que é particularmente aconselhável para quem se desloque fora dos circuitos onde o abastecimento de água ofereça garantias de segurança.

O filtro permite até 300 utilizações, o que corresponde a perto de 150 litros de água filtrada, após o que o filtro deve ser substituído, ou o carvão substituído, algo reservado aos mais habilidosos e que pretendam poupar algum dinheiro, rentabilizando da melhor forma uma garrafa que tem um preço que ronda os 11 Euros, incluindo portes a partir da Ásia.

A pequena bolsa com sistema "Molle" construída em Nylom 1000D, que permite a fixação a outras unidades que sigam o mesmo padrão, tem apenas 18 x 12 centímetros e pesa 100 gramas, sendo extremamente resistente e tem no exterior uma rede para pequenos objectos e velcro para adicção de paineis informativos.

sexta-feira, junho 01, 2018

Alerta de fogos por SMS já em uso - 1ª parte

Depois de uma fase de testes, e de alguns erros conhecidos, o sistema de alerta de incêndios florestais via SMS arrancou, com o propósito de alertar as populações do nível de risco na zona onde residem e facilitar a antecipação de situações de maior perigo, permitindo adoptar meidas preventivas.

O sistema for preparado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), conjuntamente com a Autoridade Nacional para as Comunicações (ANACOM) e pelos vários operadores, não resultando num custo para o Estado, destinando-se a alertar as populações quando exista um nível da alerta vermelho no distrito onde se encontram.

O conteúdo é definido pela ANPC, que não terá acesso aos números de contacto, pertença das operadoras, e existirão versões do texto em inglês, destinado a emigrantes ou estrangeiros, e um número de apoio para esclarecimento de dúvidas, tendo no seu primeiro envio, com destino a perto de 1.400.000 destinatários, em distritos com alerta, uma taxa de sucesso de 87%, correspondendo a perto de 1.200.000 mensagens entregues.

É de notar que este não é um sistema destinado a alertar contra fogos ou perigos específicos, nem para dar instruções sobre como agir, destinando-se apenas a colocar as populações em alerta quando se verifique um conjunto de condições climatéricas que propicie a propagação de incêndios que, naturalmente, podem nem ocorrer.

quinta-feira, maio 31, 2018

Já em curso a campanha do "Pirilampo Mágico" de 2018

Já se encontra nas ruas, e agora com maior disponibilidade de material, a popular campanha do "Pirilampo Mágico", que visa angariar fundos paras as diversas instituições apoiadas pela Federação Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), sendo o protagonista, naturalmente, o conhecido boneco que, em grande medida, representa esta iniciativa.

Em 2018 o popular "Pirilampo Mágico", o boneco, tradicionalmente peludo, cuja cor muda anualmente e tem uma fita de tecido com a indicação do ano, foi substituído por um modelo em plásico pintado, eventualmente mais adequado a crianças pequenas, mas que alguns apontam como feito em materiais mais poluentes.

Tal como em anos anteriores, o "Pirilampo Mágico" custa 2 Euros, encontrando-se à venda um pouco por toda a parte, desde cafés a farmácias, passando por mercearias ou restaurantes, contando com a solidariedade dos muitos que contribuem com a sua disponibilidade para o sucesso desta campanha, cujo sucesso é essencial para a vida de muitas instituições.

Convidamos os nossos leitores a ser solidários, seja através da aquisição do material da campanha, seja através de donativos ou mesmo da sua colaboração nesta acção que, devido a dificuldades de abastecimento, decorrerá até 17 de Junho, com uma segunda fase, excepcional, em Outubro, que será anunciada oportunamente.

quarta-feira, maio 30, 2018

Fixações para capacetes com calhas - 2ª parte

A construção tende a ser num polímero ou fibra de nílon, de alta resistência, ou em alumínio, podendo ter um "offset" ou deslocação lateral, ou uma elevação vertical, o que deve ser equacionado na altura da aquisição, sobretudo quando o equipamento tenha que ser direccionado ou tenha efeitos colaterais, como a geração de calor ou mesmo o possível encandeamento do utilizador.

Outro factor a ter em conta é a volumetria gerada, do que resulta uma maior possibilidade de impactos em obstáculos que, para além de poderem danificar os equipamentos, podem desequilibrar ou mesmo magoar o seu portador, para além de o condicionarem durante o movimento ou gerarem desconforto, resultante do peso e do equilíbrio de massas do conjunto.

Existem, naturalmente, adaptadores com o mesmo tipo de encaixe destinados a outros fins, como prender correias ou servir de elementos de ligação com outros tipos de encaixes, produzidos em diversas cores e materiais, mas que, pela sua especificidade, serão pouco relevantes para os propósitos mais comuns fora do âmbito militar, podendo os leitores mais interessados encontrá-los através de uma simples pesquisa.

Os preços começam perto dos 2 Euros, para os modelos mais simples, ultrapassando a dezena para modelos mais sofisticados, com capacidade de ajuste do equipamento que suporta, ou para aqueles que possuem um sistema de libertação rápido, atingindo preços francamente elevados para os modelos com especificações militares, de muito alta qualidade, mas que dificilmente serão justificáveis fora do âmbito a que se destinam.

terça-feira, maio 29, 2018

Anunciada a contratação de 50 meios aéreos - 2ª parte

Independentemente do processo seguido, os 50 meios aéreos há muito previstos e por diversas vezes anunciados estarão agora contratados, embora alguns ainda necessitem do visto do Tribunal de Contas, algo que se pode inferir pela afirmação de que poderiam ser utilizados em caso de emergência, o que remete para uma situação de absoluta necessidade que, sendo declarada, permite contornar alguns pressupostos legais.

Todo o processo, que analizamos anteriormente, tal como o fizemos relativamente ao lamentável processo da extinta Empresa de Meios Aéreos ou da imobilização dos Kamov e dos litígios que rodeiam estas aeronaves, demonstra que se foram acumulando erros sucessivos, cada um com consequências nas decisões seguintes, resultando numa evolução no sentido negativo que foi impossível inveter face à escassez de meios no mercado e à necessidade imperiosa de dispor de aeronaves para o combate aos fogos.

Espera-se que, brevemente, os meios anunciados sejam confirmados e colocados nas bases a partir das quais irão operar, o que implica que estas tenham as condições para os receber, bem como o pessoal destinado a complementar a sua acção, caso das equipas aerotransportadas, e que as questões legais pendentes sejam rapidamente ultrapassadas, permtindo proteger adequadamente as populações, mas o processo de contratação, tal como decorreu, não pode ser esquecido.

É inegável que todo o processo de contratação foi mal gerido, que foram feitas afirmações, e mesmo ameaças de processos contra algumas empresas que operam no sector, e que, no final, as condições foram mais desfavoráveis para o Estado, mais penalizadoras para o erário público, revelando uma má gestão, particularmente irrealista, que não pode repetir-se, devendo ser apuradas as responsabilidades para o que sucedeu este ano, como forma de evitar que se repita no futuro.

segunda-feira, maio 28, 2018

Land Rover Owners de Junho de 2018 já nas bancas

Já se encontra nos locais de venda habituais a edição de Junho de 2018 da Land Rover Owners International, com o destaque da capa a ir para os 20 anos dos Discovery 2, o modelo desta série que utiliza o motor Td5, um dos mais versáteis e valorizados Land Rover da sua época e que continua a encerrar um grande potencial dentro e fora de estrada.

Para além de apresentar um conjunto de melhoramentos para este Discovery, bem como as fases do seu desenvolvimento e um guia de compras, adaptado ao mercado inglês, têm destaque um Defender, igualmente com motor Td5 e particularmente bem preparado, um Serie 3 Lightweight eléctrico, bem como um conjunto de modificações e reparações que são comuns na marca.

São descritas expedições no deserto do Mojave, um local particularmente inóspito, para além de diversos percursos em Inglaterra, um conjunto de artigos que abordam reparações ou reconstruções, como a de um Range Rover, ou a popular conversão para "soft top", uma opção que, entre nós, pode ter implicações legais, caso não contemplada de origem para o veículo em causa.

Estão ainda presentes a divulgação das actividades de diversos clubes, a apresentação e descrição de alguns novos productos, como sempre complementada pela extensa publicidade temática, a que acresce o teste prolongado de produtos, por vezes ao longo de meses, num número que será do maior interesse para os adeptos dos Discovery 2, os quais encontrarão motivos acrescidos de interesse num conjunto equilibrado e apetecível para os adeptos da marca.

domingo, maio 27, 2018

Comunicações em capacetes MICH ou Emerson - 1ª parte

Embora se possa recorrer a outras soluções, existem sistemas de comunicações que se integram nos capacetes que temos vindo a descrever e que permitem ser ligados a um rádio ou telemóvel, assegurando assim comunicações bidirecionais estáveis, isolando o ruído exterior e conferindo algum conforto e mesmo protecção adicional.

A maior parte dos auscultadores possui uma peça flexível que liga a unidade direita e esquerda, passando por cima da cabeça o que, sendo adequado e confortável na maior parte dos casos, pode ser desconfortável ou inviável caso se use um capacete, o que requer algumas modificações e o recurso a peças adicionais.

No caso dos capacetes que temos vindo a descrever, e que se destinam, entre outras funções, a integrar sistemas de comunicações, sendo essa a razão da sua configuração lateral, existem diversas opções que permitem eliminar a peça de ligação entre os auscultadores e obter uma fixação adequada e semi-permanente.

O sistema mais comum inclui um par de auscultadores almofadados, com regulação de som, e microfone, sistema de suporte e retenção, com o conjunto a ser preso nas calhas laterais e na correia de fixação, obtendo-se assim um conjunto rígido e estável que permite manter o uso do sistema de fixação frontal para uma câmara ou outro dispositivo compatível.