sábado, outubro 22, 2011

Em teste, uma réplica do Land Rover Phone - 8ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma réplica do Land Rover Phone

Outras funcionalidades, como o conversor de moedas, calendário ou alarmes, são bem vindos e de utilização simples, enquanto outros tal como o jogo seriam dispensáveis, dado o pouco interesse que têm, mas constituem um óbvio instrumento de marketing para alguns mercados.

Infelizmente, funcionalidades mais sofisticadas, como o 3G, WiFi, GPS ou TV não estão disponíveis, mas o suporte de Java é adequado, a calculadora é de uso fácil e o sistema de selecção de fusos horários permite facilmente saber a hora noutros países do Mundo.

Os poucos toques disponíveis de origem não são do nosso agrado, mas podem ser adicionados novos, e o controle de som deste, bem como o da vibração do telefone e a iluminação são adequados e de fácil configuração, cumprindo as suas funções sem grandes críticas.

Mais complexo de testar, sem ultrapassar os limites deste equipamento, é a sua resistência, e mesmo as réplicas, como esta, são anunciadas como sendo resistentes pelos vendedores e capazes de suportar impactos, poeira e água, mas duvidamos que aguentem o mesmo que os originais, os quais demonstram não ser tão estanques como anunciado.

sexta-feira, outubro 21, 2011

Em teste, uma réplica do Land Rover Phone - 7ª parte

Image Hosted by ImageShack
Os acessórios da réplica do Land Rover Phone

A câmara de 1.3 megapixels ou 1.280 x 1024, de resolução inferior aos 2.0 do modelo original da Sonim, é fácil de operar, com menus de configuração no écran, que permitem para além de fazer variar a resolução, também aceita diversas frequências vídeo, o uso de iluminação, gravação automática ou selecção de unidade de gravação.

Está igualmente disponível uma ligação "bluetooth" 2.0, suportando transferência de dados e A2DP, o que permite usar este telemóvel com os "kits" de mãos livres que usem este protocolo, bem como outros periféricos que usem esta ligação.

A existência de um rádio FM, que requer o uso dos auscultadores externos, que também servem de antena, poderá ter algum interesse, sobretudo na falta de alternativa, e o facto de a bateria ser de boa capacidade permite o seu uso sem recear que esta fique sem carga prematuramente.

Uma das particularidades deste telemóvel é dispor de uma lanterna, a qual fornece um foco de luz com uma intensidade superior à de muitas lanternas de bolso, capaz de iluminar uma divisão de uma casa, tendo como inconveniente o facto de obrigar a percorrer alguns menus para ligar e desligar o foco.

Hobby Boss lança RSOV com lança-granadas na escala 1/35

Image Hosted by ImageShack
Imagem do RSOV da Hobby Boss

A Hobby Boss, uma marca de miniaturas de origem asiática, lançou um RSOV, um veículo de combate baseado no Land Rover Defender armado com lança-granadas, sob a forma de "kit" para montar na escala 1/35.

RSOV é a abreviatura de Ranger Special Operations Vehicle, sendo um dos raros modelos de Land Rover em uso nas forças armadas americanas, estando disponíveis 12 em cada uma das companhias Alfa do 75º Regimento de Rangers, onde são acompanhados por motociclos Kawasaki KLR250, num total de 4 de cada por cada um dos três pelotões da companhia.

A miniatura da Hobby Boss é realmente ao nível do melhor que se produz, com numerosas peças de excelente moldagem, algumas delas em foto incisão, pneus em borracha e decalques, num total de perto de 280 peças para um modelo com 134.6 mm de comprimento onde os detalhes abundam.

O preço desta miniatura, que inclui um sem número de detalhes e cujas instruções de montagem podem ser observadas nas ligações deste texto, rondará os 40 Euros, e é uma das melhores reproduções de veículos de combate baseados em Land Rover que conhecemos.

quinta-feira, outubro 20, 2011

Leitor de cartões micro SD para porta-chaves

Image Hosted by ImageShack
Um leitor de cartões micro SD para porta-chaves

Com o difundir dos cartões de memória, que podem ser adquiridos por 3 a 4 Euros para unidades de 2 Gb, o suficiente para a maioria dos utilizadores, os sistemas de leitura ganham nova importância, indo a nossa preferência no sentido daqueles que podem ser ligados directamente à porta USB de um computador.

Este adaptador tem capacidade para ler e escrever cartões de memória micro M2, T-Flash, TF e Micro SD nas versões até 16 Gb, sendo compatível com os modelos mais antigos, e dado que padronizamos o formato dos cartões que possuimos, recorrendo a adaptadores quando necessário, permite ler as várias unidades que usamos nos vários equipamentos de que dispomos.

A alimentação provém da porta USB onde pode ser conectado, dispensando cabos ou adaptadores e suporta os protocolos USB 2.0 e 1.1, tendo a vantagem de ser extremamente compacto, fácil de transportar, pesando apenas 2 gramas.

O preço por um par de unidades, que possuem um cordão com um pequeno mosquetão para ser preso, por exemplo, a um porta chaves, incluindo portes, é de perto de 1.20 Euros, e facilita em muito a leitura e escrita deste popular tipo de cartões de memória num equipamento com ligações USB.

Emblema G4 Challenge em alumínio

Image Hosted by ImageShack
Um emblema G4 Challenge em alumínio

Perante a dificuldade de obter os items originais, têm surgido numerosas réplicas de items utilizados pelos Land Rover G4, que vão desde peças a emblemas, passando por conjuntos de autocolante completos.

Este emblema tem aproximadamente 93 x 43 mm e é feito em alumínio de alta qualidade, pintado a esmalte, de forma a ser durável, sendo de aplicação muito simples, bastando remover o papel protector colocado no verso e pressioná-lo no local pretendido.

O preço, incluindo portes a partir da Ásia, é de 4.99 libras, a que acresce outro tanto para portes, mas estes podem ser reduzidos caso sejam encomendadas múltiplas unidades, sendo sempre muito mais baratao e fácil de obter que junto da Land Rover.

quarta-feira, outubro 19, 2011

Configuração WAP e MMS da TMN

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Facebook

Para os nossos leitores que necessitem de configurar manualmente ligações TCP/IP a servidores da TMN para efeitos de acesso à Internet ou de envio e recepção de mensagens multimédia (MMS) aqui fica a informação necessária:

WAP
Nome Perfil - gprstmn (escolher)
Endereço IP - 172.030.002.022
Porta - 8080
Página inicial - http://wap.mytmn.pt
Segurança - Activar
Tipo de Ligação - GPRS
APN - wap.tmn.pt
DNS 1 - 000.000.000.000
DNS 2 - 000.000.000.000
Utilizador - tmn
Password - tmnnet
Network Type - WWW

MMS
Nome Perfil - mmstmn (escolher)
Endereço IP - 010.111.002.016
Porta - 8080
Página inicial - http://mmsc/
Tipo de Ligação - GPRS
APN - mmsc.tmn.pt
DNS 1 - 000.000.000.000
DNS 2 - 000.000.000.000
Utilizador - tmn
Password - tmnnet

Estes foram os parâmetros utilizados na réplica do "Land Rover Phone" que testamos e que permitiram o acesso à rede, não obstante verificar-se alguma lentidão e o "browser" não ser compatível com a totalidade dos "sites", algo que por vezes acontece com dispositivos móveis deste tipo.

Para-choques da Safety Devices para Defender

Image Hosted by ImageShack
O para-choques da Safety Devices

Conhecida sobretudo pelos "roll bar", a Safety Devices produz também um para-choques com protecção tubular destinado aos Defender, como substituição directa do modelo original, recorrendo aos mesmos pontos de apoio.

Este para-choques inclui abertura e pontos de montagem para os guinchos Warn M6000, M8000, XD9000, XD9000i e 9.5XP, olhais de reboque, fixação para cabos de afastamento de ramos, 3 locais de montagem de faróis e para protecção das barras de direcção.

O acabamento zincado, à prova de corrosão, é finalizado em preto, apresentando a robustez típica dos produtos da Safety Devices, a qual será aumentada quando a protecção inferior, ainda não disponível, for instalada, protegendo assim toda a parte da frente do veículo.

Para os Defender que participem em expedições ou em missões mais complexas, este para-choques pode ser uma opção interessante, ou inspirar eventuais interessados na concepção de modelos alternativos que sirvam da melhor forma os seus objectivos.

terça-feira, outubro 18, 2011

Em teste, uma réplica do Land Rover Phone - 6ª parte

Image Hosted by ImageShack
Os menus principais do do Land Rover Phone

Em contrapartida a gestão dos contactos, que podem chegar aos 500, é fácil, permitindo agrupá-los para envios simultâneos, incluí-los em listas, que pode ser uma lista negra de contactos a ignorar, bem como efectuar cópias de e para o cartão de memória.

Também no caso de outro tipo de informação, como músicas, vídeos ou imagens, o processo será o de recorrer a um sistema de gravação de cartões de memória que suporte micro SD, gravar a infomação na unidade a utilizar e só depois introduzí-la no telemóvel, onde o conteúdo fica acessível e pode ser gerido através dos menus de configuração.

O leitor áudio suporta MP3, WAV, WMA, AMR, AAC e AAC e o microfone externo, cujo som é facilmente regulável através dos botões externos, permite uma reprodução aceitável dos formatos de música mais populares e mesmo partilhá-los com uma pequena audiència.

Também o leitor de "ebooks", que suporta os formatos mais populares, como txt, doc ou pdf e os visualizadores de imagens, que aceita jpg, jpeg e gif bem como o de filmes, que aceita 3GP, MP4 e WMV são funcionais, não obstante a pequena dimensão do écran, que penaliza a visibilidade dos conteúdos.

Onda de calor bate record com 70 anos - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um fogo florestal em Portugal

Só assim se compreende que na passada 5ª feira, dia 13, tenha sido o dia com maior número de ocorrências verificado este ano, com um total que ultrapassou as 400 e que a necessidade de novos reforços continue a fazer-se sentir para além de meados de Outubro e com a previsão de mais uns dias de calor pela frente.

Também os dias mais curtos significam que os meios aéreos ainda disponíveis, essenciais em fogos de grande dimensão ou zonas de fraca acessibilidade, vão operar por muito menos tempo, diminuindo assim a sua capacidade de intervenção e o apoio que prestam ao combate terrestre onde os reforços demonstram ser insuficientes para a quantidade de ocorrências destes últimos dias.

Esta situação, indiscutivelmente séria, tem sido secundarizada face aos problemas económicos e financeiros que atravessamos e que, pela sua universalidade, acabam por ganhar primazia nos noticiários, mas tem um impacto severo na economia, sobretudo em zonas remotas do Interior, já de sí bastante depauperadas.

A projecção dos reais prejuizos, que vão ter impacto ao longo de anos, bem como os danos colaterais em cadeias produtivas ou distributivas, na verdade não é efectuada, menorizando assim a ideia de perdas, que fica muito aquém do seu valor real e das consequências decorrentes para as populações locais.

segunda-feira, outubro 17, 2011

Em teste, uma réplica do Land Rover Phone - 5ª parte

Image Hosted by ImageShack
O interior com os "slots" para SIM e micro SD

Aconselhamos a ter perto outro telemóvel do mesmo operador para ir revendo simultaneamente as configurações e proceder aos respectivos testes, sem o que todo o processo se torna extremamente fastidioso e passível de inúmeros erros.

Após completar estes dois perfís, na secção de "link" e "network count" na versão inglesa, é necessário atribuir cada um deles à sua função específica, após o que o telemóvel fica funcional, podendo ser utilizado de forma semelhante à de outros modelos com características semelhantes.

A primeira necessidade, com excepção daqueles que nunca possuiram um telemóvel ou por qualquer razão não pretendem migrar dados, é introduzir um conjunto de informações necessárias, como a lista de contactos ou mesmo alguma informação ou dados complementares.

O facto de não ter ligação a computador tem outros inconvenientes, como a impossibilidade de uma sincronização, pelo que o mais simples é usar um telemóvel com essa capacidade para gravar os contactos no cartão SIM antes de o introduzir neste modelo.

Onda de calor bate record com 70 anos - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um fogo florestal em Portugal

O mês de Outubro atípico, com temperaturas muito superiores à média, já resultou no prolongar da época de fogos por duas vezes, a primeira até ao dia 15 e a segunda até ao fim do corrente mês, durante o qual se contabilizou um total de incêndios florestais mais compatível com o Verão do que com o Outono.

Após o Agosto calmo que por diversas vezes mencionamos, e que foi excepcional comparado com outros anos, mas segue em linha com a evolução climática mais recente, e um Setembro onde foi desmobilizado parte do dispositivo e o número de ocorrências aumentou, o mês de Outubro arrisca-se a ser o pior do corrente ano de 2011.

Vários factores podem concorrer para que esta possibilidade improvável se verifique, começando nas altas temperaturas, passando pela redução de meios disponíveis e terminando na falta de um planeamento adequado e que contemplasse o prolongar da época de fogos muito para além do habitual.

Será, no entanto, o factor climático o mais relevante, e do que derivam os restantes, sendo que o calor que se verifica em Outubro, mesmo não atingindo temperaturas tão elevadas como as de Agosto, compensa com uma amplitude térmica e ventos fortes, que em muito dificultam o combate.

domingo, outubro 16, 2011

Em teste, uma réplica do Land Rover Phone - 4ª parte

Image Hosted by ImageShack
A bateria com o logo da Sonim pronta a ser colocada

Após o carregamento, o telemóvel liga, vendo-se o logotipo da Land Rover durante o arranque, e autentica-se na rede de GSM com rapidez, selecionando automaticamente uma das quatro frequências, 850, 900, 1800 e 1900 MHz disponíveis e que o torna universal, apresentando uma boa cobertura de rede.

No écran QVGA de 2.2", com 65.536 cores e uma resolução de 240 x 400 pixels, surge com nitidez a imagem de um Defender, que pode ser substituida por outra de um Range Rover ou um Freelander, também incluidas, ou por uma escolhida pelo utilizador e gravada no cartão micro SD ou enviada por mensagem.

O sistema de menus é fácil de utilizar e bem visível, recorrendo às teclas habituais, mas falta uma tecla de navegação mais eficaz, bem como atalhos mais acessíveis, o que, devido ao reduzido número de funções do telemóvel, não torna a utilização demasiado penosa.

Mais complexo é a configuração, que, para além do envio e recepção de chamadas e SMS, que no caso da TMN é automático, tem que ser efectuado manualmente, criando um perfil de comunicações para o acesso à Internet, via GPRS, e outro destinado ao envio e recepção de mensagens multimédia ou MMS.