sábado, fevereiro 23, 2013

E as alterações no Defender são... - 1ª parte

Image Hosted by Google O interior do Defender na sua configuração actual

Conforme mencionamos anteriormente, começamos agora a descrever algumas das alterações recentemente introduzidas no Defender, sendo algumas mais visíveis que outras, o que não implica que sejam as mais importantes na evolução do veículo.

A alteração mais visível de entre estas modificações foi a adição dos faróis de longo alcance, o que implicou substituir a consola original, em plástico, por uma cortada em alumínio e que inclui, para além do comando do limpa para brisas traseiro e da tomada de isqueiro, um conjunto de três interruptores com iluminação.

Destes interruptores, optamos por escolher o de cor azul para accionar os faróis de longo alcance, que apenas funcionam com os máximos ligados, e o de cor amarela para o farol de trabalho, ficando o vermelho disponível para uma barra de luzes no tejadilho.

É de notar que a posição do isqueiro e do comando do limpa para brisas traseiro ficaram invertidos, trocando da direita para esquerda e vice versa, dado que a consola respeita a posição usada em Inglaterra, onde foi fabricada, destinando-se, primariamente a veículos de condução à direita.

sexta-feira, fevereiro 22, 2013

10 horas de trabalho no Defender...

Image Hosted by Google Será que volta tudo a funcionar?

Um dia completo de volta do Defender, na companhia do Alexandre, do Paulo e do Carlos permitiu efectuar alguns dos trabalhos previstos, mas muitos outros ficaram por concluir, nomeadamente a instalação do "intercooler" que necessita de mais adaptações.

No entanto, os faróis suplementares, bem como a nova consola, os cabos para o inversor de corrente e para o localizador foram instalados, tendo ainda sido efectuadas algumas pequenas reparações, como o farolim e pisca traseiro ou um comando do imobilizador.

Os restantes trabalhos, e mesmo mais algumas pequenas reparações, por falta de tempo ou condições, não puderam ser realizadas, esperando-se que sejam concluidas em breve, seguindo-se adicionar mais algumas opções, bem como testar o conjunto agora instalado.

Este dia, que se iniciou pelas 09:00 e terminou perto das 20:00, deixou pouca margem para preparar textos para este "blog", mas brevemente começaremos a descrever as alterações agora introduzidas no Defender.

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Dia de Defender...

Image Hosted by Google O Defender, na sua configuração actual

Após algumas semanas de espera, esta 5ª feira é dia de introduzir no Defender algumas das alterações que consideramos essenciais para melhorar o seu desempenho a vários níveis, incluindo nestes a potência do motor, bem como a iluminação, que consideremos insuficiente.

O objectivo é o de tornar o Defender, tanto quanto possível, mais flexível e adequado a um maior número de funções, mesmo sabendo que, em virtude do número de lugares disponíveis e mesmo do espaço de carga, haverá sempre limitações insuperáveis.

Tentaremos descrever e ilustrar estas alterações, de forma a que os nossos leitores que se interessam pelo tema possam extrair algumas ideias e a forma de as concretizar em termos práticos, podendo assim seguir o nosso exemplo, ao adquirir peças genéricas e adaptá-las a funções específicas, substituindo equipamentos normalmente adquiridos por valores muito superiores.

Tal como anunciaramos, estes trabalhos decorrerão na oficina do Alexandre Ideias, na Beloura, perto do Autódromo do Estoril, local onde sempre assistimos e modificamos os Land Rover de que dispomos e que tem merecido sempre a nossa total confiança.

quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Relógio com termómetro para carro

Image Hosted by Google Um relógio para carro

Pode parecer um preciosismo, mas a falta de um relógio no painel de instrumentos do Defender sempre constituiu um pequeno incómodo, pelo que optamos por adicionar um modelo que não carece de qualquer instalação, bastando fixá-lo no local pretendido para ficar operacional.

Neste modelo, para além da função original de relógio, tem funções de termómetro, apresentando a temperatura interna e externa, recolhida através de uma sonda, sendo configurável para graus Célsios e Fahrenheit, fornecendo um alerta para temperaturas baixas com risco de neve ou gelo.

Este relógio, em plástico de cor preta, mede apenas 117 x 26 mm, pesa 47 gramas e o cabo com a sonda de temperatura externa mede 150 cm, sendo completamente autónomo, dado recorrer a uma bateria interior, pelo que pode ser utilizado tanto num automóvel como em casa.

O preço ronda os dois Euros e meio, incluindo portes a partir da Ásia, menos de metade de um modelo equivalente vendido em Portugal em lojas como o Lidl, e o conjunto inclui o relógio, com sonda, instruções e, dependendo do fornecedor, bateria de alimentação.

terça-feira, fevereiro 19, 2013

"Entre fantasmas e memórias" na segunda fase do concurso

Image Hosted by Google O Defender em acção

O projecto "Entre fantasmas e memórias", conforme uma mensagem recebida durante o dia de hoje, passou à segunda fase do concurso "Realize o seu sonho", que decorre até ao final do corrente mês de Fevereiro, prazo para a conclusão de mais um questionário.

Relativamente ao projecto de turismo rural, que também submetemos, não foi recebida qualquer resposta, nem a uma pergunta concreta que colocamos, pelo que, muito provavelmente, não terá sido seleccionado para uma fase onde está presente um número desconhecido de concorrentes.

É, efectivamente, a falta de transparência, patente nos sucessivos erros, adiamentos, falta de informação, mesmo quando solicitada, que tem vindo a retirar credibilidade a este concurso, onde nem sequer há uma justificação para decisões que, sendo subjectivas, também devem ser objecto de esclarecimentos.

Iremos, no entanto, continuar a participar neste concurso, pelo menos enquanto este mantiver alguma consistência, dado que o projecto seleccionado tem para nós um especial interesse, constituindo uma oportunidade de preservar um conjunto de património histórico-cultural em risco de se perder defenitivamente.