sábado, abril 14, 2012

O bote pneumático Intex Challenger 2 - 1ª parte

Image Hosted by Google Um bote pneumático Intex

Se bem que a imprevisibilidade do tempo possa dificultar o planeamento dos meses de Verão que se aproximam, será de esperar que dentro em breve o tempo aqueça e comece a convidar para actividades ao ar livre. Entre as actividades possíveis, e que complementam o todo o terreno, o alargar dos percursos por cursos de água, nomeadamente rios, lagos ou outras superfícies onde a corrente e ondulação seja diminuta, será uma opção a ter em conta. Um modelo acessível, com capacidade para dois adultos, é o Intex Challenger 2, um pequeno bote pneumático, capaz de suportar até 170 quilos de peso, e que pode ser adquirido num conjunto que inclui remos e bomba de enchimento manual. Com dimensões de 236 X 114 X 41 cm, o Challenger 2 é construído em vínil de grande resistência e inclui três camaras de ar, incluindo uma auxiliar interna na parte inferior que garante uma flutuabilidade extra.

sexta-feira, abril 13, 2012

Guia Prático de Todo o Terreno 2011/2012 nas bancas

Image Hosted by Google Um guincho Superwinch

Já se encontra nas bancas a edição de 2011/2012 do Guia Prático editado pela Fórmula Todo o Terreno, uma revista de origem espanhola, que ao longo de 116 páginas ilustra e descreve um sem número de equipamentos destinados a veículos fora de estrada. É de notar que esta é uma revista generalista, não abrangendo apenas os Land Rover, mas a profusão de equipamentos e opcionais apresentados, mesmo os não compatíveis, ajudam em muito a escolha e mesmo a descoberta de novas opções. Estão incluidos desde pneus e jantes a guinchos ou tendas de tejadilho, passando por amortecedores, molas, protecções, snorkels, electrónica e tantos outros equipamentos, muitos deles descritos em tabelas comparativas e com indicações de preços. Por um preço de 4.50€, que consideramos perfeitamente aceitável, este é um número especial que se justifica guardar para consulta futura, revelando-se particularmente na altura de adquirir peças ou equipamentos.

quinta-feira, abril 12, 2012

Actualizações de segurança de Abril

Image Hosted by Google Um écran do Windows 7

Foi lançado um conjunto de actualizações para a plataforma Windows, que para além das correcções da Microsoft, incluem "updates" por parte da Adobe, que actualizou igualmente a sua plataforma Flash, instalada na maioria dos computadores pessoais. Assim, será previsível que um grande número de computadores pessoais, ao correr automaticamente estas actualizações, que visam desde o Internet Explorer ao Framework, passando pelo "anti-spyware" da Microsoft, vejam também o Windows Live e o Flash Player serem actualizados. Este processo irá implicar o "restart" sucessivo dos computadores, quase certamente num mínimo de três para quem tenha a totalidade do "software" instalado, podendo resultar num período de inactividade algo prolongado, pelo que o início das actualizações devem ser devidamente planeadas. No entanto, independentemente do tempo que o processo tenha, são actualizações mais que necessárias, pelo que não devem ser adiadas mais do que um ou dois dias, dado corrigiram vulnerabilidades que podem ser exploradas por ataques maliciosos, razão pela qual aconselhamos os nossos leitores a efectuar este procedimento com a brevidade possível.

quarta-feira, abril 11, 2012

Suicído é problema de saúde pública - 3ª parte

Image Hosted by Google Fome em Portugal

O reconhecimento desta realidade por parte da classe médica é um alerta importante, conferindo uma força oficial a um fenómeno tantas vezes ocultado, sendo naturalmente esta uma das causas do aumento do número de suicídios nas estatísticas, mas o real impacto desta postura dos médicos é difícil de determinar. Mas o suicídio não é apenas aquele que é objectiva e directamente resultante de um acto, mas também o que resulta de comportamentos de risco, que se agravam na medida em que o amor próprio e a esperança diminuem, dando origem a acidentes evitáveis, que noutras circunstâncias nunca ocorreriam. Entre estas situações incluimos os acidentes de viação resultantes de atitudes temerárias, a falta de cuidado no seguimento de prescrições médicas, a falta voluntária, não determinada por circunstâncias, a consultas ou tratamentos, e tudo o que revele desinteresse pela vida e a coloque em risco. Está previsto para este ano o lançamento de um plano nacional de prevenção de suicídio, algo que deve existir em permanência e não apenas em período de crise, sendo necessário dispor de pessoal devidamente preparado, com a formação e perfil adequados, capazes de intervir imediatamente sempre que necessário.

terça-feira, abril 10, 2012

Multiferramenta no Lidl

Image Hosted by Google Uma multiferramenta no Lidl

Já apresentamos algumas ferramentas de múltiplos usos em textos anteriores, mas a utilidade deste tipo de equipamento e o facto de a sua presença ser aconselhável em viaturas ou durante expedições leva-nos a insistir na divulgação deste tipo de utensílio. Entre as várias ferramentas inclui-se o alicate de pontas e de corte, tenaz, lima com funções de aparafusar, dado incluir a ponta adequada a essa função, chave de estrela e de fendas, bem como serra, faca e abre-latas. O modelo da Rocktrail custa 6.99 Euros, estará disponível nas lojas da cadeia Lidl a partir do dia 16 de Abril, incluindo estojo de transporte com presilha para o cinto, sendo exemplo da imensa variedade disponível no mercado.

Suicído é problema de saúde pública - 2ª parte

Image Hosted by Google Fome em Portugal

Naturalmente que o problema da detecção é dos mais complexos, sabendo-se que nem sempre os sinais de alerta são visíveis ou perceptíveis, pelo que o alerta pode nunca existir, sendo que neste caso um sistema de sinais indiciários pode ser importante, podendo-se usar como exemplo os questionários usados por muitas entidades policiais ou de saúde. No entanto, as restrições resultantes desta crise, aumentam o número de factores que contribuem para o suicídio, e que afecta particularmente aqueles que se encontram mais isolados e sem apoio familiar, entre os quais os mais idosos, sobretudo os que vivem sós, e muito especialmente aqueles que subitamente se vêm privados de companhia. E se o caso dos idosos a situação é conhecida, entre faixas etárias mais jovens factores com a maior dificuldade de acesso a cuidados de saúde, neles se incluindo a saúde mental, conjugado com o crescente desemprego, a falta de perspectivas de futuro ou as dificuldades económicas, o risco também tem aumentado. Também é inegável que os próprios médicos começam a ultrapassar alguma objecção, e mesmo o estigma social que recai sobre quem pratica o suicídio, e escrever nas certidões de óbito a causa real da morte, deixando de omitir esta realidade, sendo que daqui decorre uma maior visibilidade desta realidade, com o número oficial a aumentar também na medida em que o encobrimento diminui.

segunda-feira, abril 09, 2012

Binóculos no Lidl

Image Hosted by Google Os binóculos no Lidl

Na época de férias que se avizinha, e útil em qualquer altura do ano, um par de binóculos de qualidade a um preço módico pode ser uma aquisição interessante seja para o lazer, seja para uma utilização mais profissional, caso o nível de exigência não implique modelos mais sofisticados. Este modelo dispõe de prismas BaK-4, que permitem uma boa reprodução de imagem, mantendo um bom contraste de cores, de forma a que a nitidez se mantenha mesmo em condições menos favoráveis. O diâmetro da objetiva é 50 mm, com um campo de visão de 114 m a 1000 m de distância e uma ampliação de 10x, tendo uma roda de focagem, ajuste de afastamento das lentes, de forma a estarem de acordo com a morfologia do utilizador, bem como uma rosca de ligação para tripé integrada. O preço unitário é de 21.99 Euros, e este modelo estará disponível nas lojas da cadeia Lidl a partir do dia 16 de Abril, incluindo estojo de transporte com alça, correia de transporte e protecções para as lentes.

Suicído é problema de saúde pública - 1ª parte

Image Hosted by Google Fome em Portugal

Declarações de responsáveis governamentais e o sucedido na Grécia, onde a taxa de suicídios aumentou com a crise e o suicídio de um idoso, arruinado pelas restrições económicas deu origem a mais um episódio de revolta popular, merece uma reflexão. Se na Grécia, onde o impacto da crise e das medidas restritivas já levou a um substancial aumento da taxa de suicídios, com as autoridades cientes do problema, em Portugal não há ainda medidas, não obstante ser considerado como um problema de saúde pública. Anteriormente, abordamos a problemática do suicídio em situações e profissões específicas, nomeadamente entre os elementos das forças de segurança, resultante de um conjunto de factores, entre os quais a pressão psicológica, stress ou dificuldades económicas, que cada vez mais se alastram ao resto da população. Assim sendo, começa a ser necessário antecipar os efeitos da crise na saúde mental e os riscos que tal implica, e ter em atenção grupos de risco, como os recém desempregados ou desalojados, os que sofrem de rupturas familiares ou abandono, criando mecanismos de alerta que permitam uma intervenção atempada.