sábado, novembro 09, 2024

Programador sem fios para rádios - 2ª parte

Podem ser acedidas as habituais configurações, como a atribuição de frequências a canais, a conexão a repetidores, com uma funcionalidade que permite importar a lista dos repetidores próximos, que podem ou não ser utilizáveis, dependendo de estarem ou não reservados ou protegidos, sendo necessário permitir o acesso da aplicação à localização para que sejam conhecidos os repetidores mais próximos.

A facilidade de utilização desta aplicação, que se aproxima bastante das que quem programa os Baofeng via cabo, permite mesmo aos menos experientes programar muito rapidamente os rádios, desde que conheçam os parâmetros a utilizar, mas podem também carregar ficheiros existentes, com toda a programação feita, o que dispensa conhecimentos extensos, bastando conhecer a operação básica do programa.

Este tipo de "interface" tem um preço que fica abaixo da vintena de Euros, incluindo IVA e portes, e é compatível com um bom número de rádios, que, para além de muitos Baofeng, incluem, por exemplo, modelos da Tidradio, Tddit ou RT, tendo actualizações periódicas, o que permite suportar novos modelos e disponibilizar outras funcionalidades no futuro.

Para quem necessita de programar diversos rádios, ou quer poupar tempo e dispor de algumas funcionalidades extra, como o conhecimento dos repetidores nas próximidades, este tipo de programador faz todo o sentido, sendo um investimento pequeno face às vantagens que se pode extrair, permitindo programar vários rádios num curto espaço de tempo, replicando configurações testadas e aplicando-as quando necessário.

sexta-feira, novembro 08, 2024

Sistema automático para subsituir operadores na linha 112 - 1ª parte

A ideia de substituir técnicos especializados no atendimento de chamadas para a linha 112, quanto o tempo de espera ultrapasse os 3 minutos, por um sistema de atendimento automático, mesmo que com respostas por voz simplificadas, parece-nos perigosa, tendo em conta o estado em que, em muitos casos, se encontra quem precisa de socorro.

Para quem precisa de socorro, 3 minutos parecem uma eternidade, sobretudo se é a própria vítima a ligar, podendo estar num estado de menor discernimento, pelo que a sua capacidade para entender e responder a questões, mesmo que com um simples "sim" ou "não", seguindo para a próxima pergunta, numa sequência que pode ser longa, morosa e, na prática, impossível de seguir por parte de quem se encontra numa situação de desespero.

Aliás, em muitos casos, quem efectua a chamada mal pode falar ou tem dificuldades de conexaão, e apenas a experiência dos técnicos e a geolocalização da chamada permite o envio de socorro, por vezes efectuando várias chamadas para o número de origem para obter mais dados e coordenar todo o processo de envio e acompanhamento de meios de socorro.

Mesmo no caso de uma sequência curta, o exito deste processo pode ser reduzido, ficando em aberta a questão de como é feito o atendimento final, que pode ser automatizado ou não, ou seja o sistema pode dizer que o pedido está concluído e será efectuado um contacto para o número a partir do qual a chamada foi realizada, mas tal sucederá, obviamente, quando houver disponibilidade.

quinta-feira, novembro 07, 2024

Auditoria vai analizar atrasos no atendimento do 112 - 2ª parte

O outro caso ocorreu no passado sábado, na freguesia de Molelos, concelho de Tondela, com uma mulher de 94 anos em paragem cardíaca, tendo um familiar ligado para a linha 112 pelas 09:34, mas só pelas 10:19 a chamada foi transferida para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), o que representa cerca de 45 minutos de espera.

A falta de recursos para atendimento é conhecida, mas a situação actual surge como particularmente grave, podendo estar em espera mais de uma centena de chamadas, com o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) a falar de caos e colapso, como resultado de condições de trabalho a degradar-se devido à escassez de profissionais.

Para o STEPH, o Governo tem a responsabilidade da situação ao não tomar as medidas necessárias para resolver o problema da escassez de técnicos, do que resulta, obviamente, o atraso no atendimento de chamadas na linha 112, bem como a falta de meios de emergência médica como resultado da falta de profissionais.

A auditoria deverá estar concluída dentro de um mês, esperando-se que as suas conclusões permitam obter pistas para que o Governo adopte as medidas necessárias para corrigir este conjunto de problemas que tem um efeito grave a nível do socorro, coloca em risco as populações e, efectivamente, resulta não apenas em sofrimento, que não tem preço, mas em prejuízos objectivos na perda de produtividade e nos custos de recuperação das vítimas.

quarta-feira, novembro 06, 2024

Cheias em Valência - 3ª parte

Mesmo com vários factores a contribuir para esta tragédia, e o atraso no envio de mensagens da alerta para as populações terá tido o seu impacto, a actual configuração da cidade de Valência, com este parque no antigo leito do rio, continua a ser perigosa, o que leva a equacionar se o desvio do rio do seu leito original como forma de evitar cheias fará sentido e os resultados não estarão afastados dos pretendidos.

A primeira ideia que ocorre era a de manter o antigo leito e construir o novo, o que permitiria ir regulando os caudais de acordo com as necessidades, obtendo um maior nível de controle, regulando fluxos, o que, conjuntamente com um sistema de escoamento adequado, permitisse reduzir a possibilidade de cheias, parecendo algo imprudente a solução actual, tal a orografia da região.

Seria de reequacionar esta solução, corrigir eventuais erros e estudar o sucedido, não apenas para prevenir situações semelhantes no futuro, mas também para avaliar este tipo de opção, concretamente no respeitante ao desvio do leito de um rio a ao tipo de aproveitamento que se pode fazer do leito original, de modo a que este não coloque em risco as zonas circundantes.

Esta tragédia, para além das vítimas e de todos os prejuízos, promete um terramoto político em Espanha, face ao desastroso socorro prestado às populações, às reações perante as visitas dos Reis, do chefe do Governo e do presidente da junta local, e ao prolongar das acções de socorro, que parecem incapazes de controlar uma situação que continua crítica e à mercê das condições climáticas, mantendo uma insegurança que irá perdurar por um período indeterminado e com consequências imprevisíveis.

terça-feira, novembro 05, 2024

Auditoria vai analizar atrasos no atendimento do 112 - 1ª parte

O Governo, através do Ministério da Saúde, solicitou uma auditoria interna ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para analizar as condições em que foi prestado o atendimento e subsquente socorro em duas ocorrências, nas quais se verificaram duas mortes e que aconteceram no espaço de três dias.

Em ambos os casos, alegados atrasos no atendimento na linha 112, terão contribuído para este trágico desfecho, tendo ocorrido num período em que os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar se encontram a realizar uma greve de zelo, fazendo-se sentir atrasos a nível de atendimento de chamadas para a linha de emergência.

Um destes casos aconteceu na passada quinta-feira, em Bragança, quando a mulher de um homem, que estava, igualmente, em paragem cardíaca. tentou durante mais de uma hora e meia ligar para o 112, altura em que foi efectivamente atendida e informou o operador do sucedido.

É de notar que a viatura médica baseada no hospital de Bragança estava disponível na altura e poderia ter sido activada, estando a dois minutos do local da ocorrência, mas quanto foi prestado socorro já nada haveria a fazer, tendo o óbito sido declarado no local.

segunda-feira, novembro 04, 2024

Cheias em Valência - 2ª parte

Há muitos anos, durante uma visita a Valência, o leito de um rio terraplanado, onde estavam colocadas balizas de futebol, era intrigante, sendo óbvio que não se tratava de um curso de água que secara por razões naturais, estando bem patente a intervenção humana.

A ideia de desviar um rio, que atravessava a cidade, construindo um parque urbano no antigo leito pode parecer estranha, mas esta foi uma decisão tomada após inundações ocorridas em 1957, do que resultou a perda de 80 vidas e enormes prejuízos materiais, como consequência da inundação de grande parte da cidade.

O rio, considerado difícil de controlar, foi, portanto, desviado para Sul enquanto no leito, depois de longas discussões, foi construído um parque urbano, considerado hoje como um dos símbolos da cidade, mas que não terá tornado a cidade mais segura, podendo ter contribuido para outro tipo de problemas que agora são particularmente evidentes.

Houve uma inevitável maior impermeabilização dos solos e o escoamento pluvial proporcionado pelo antigo leito foi comprometido, tendo sido substituido por uma rede de escomento que, sendo eficaz, tem limites que, uma vez ultrapassados, resultam em inundações mais repentinas do que na altura em que o rio percorria a cidade, pelo que, em situações limite, o perigo aumentou.

domingo, novembro 03, 2024

Opera continua a ser actualizado dentro da versão 114

Apesar de se manter na versão 114, têm continuado a surgir actualizações no Opera, o navegador que escolhemos como padrão, actualmente na versão estável 114.0.5282.144, baseada no Chromium 128.0.6613.186, tendo sido adicionadas novas funcionalidades e melhoramentos que, nalguns casos, são mais relevantes do que quando uma versão muda.

A última actualização inclui "players" de música e vídeo que podem ser movidos e destacados livremente, novas capacidades a nível de "tabs" e da plataforma de inteligência artificial e nos temas dinâmicos do navegador, sendo possível parametrizar, entre outros, cores, intensidade, animação ou sons.

É agora possível trabalhar numa janela com écran dividio, a forma de organização das "tabs" foi melhorada, com identificação mais simples, recorrendo a "emojis" e traços ou rasto, facilitando, igualmente, o seguimento das "tabs" que foram sendo sucessivamente utilizadas.

Já não é necessário autenticação para usar os recursos de inteligência artificial, melhorados a nível das respostas, mais elaboradas e contextualizadas, com possibilidade de as respostas serem audíveis e não apenas escritas, da identificação e geração de imagens, aumentando a integração com as plataformas móveis, garantindo uma transição simples e coerente, que melhora a experiência de utilização deste navegador.