sábado, outubro 07, 2023

Android 14 permite usar câmara como webcam

O Android 14 permitirá, sem recurso a qualquer aplicação adicional, usar a câmara do dispositivo como uma "webcam" comum, ligada a um computador via USB, sendo que esta nova funcionalidade já se encontra disponível nas versões de teste lançadas mais recentemente.

Embora para muitos a obrigatoriedade da ligação por cabo possa ser desapontadora, e lembramos que a Apple já tem outras soluções, e existirem aplicações que adicionem esta funcionalidade, como a "Droidcam", a sua integração no sistema operativo tem óbvias vantagens em termos de segurança, desempenho e estabilidade, podendo ser um primeiro passo para uma evolução que torne esta possibilidade mais atractiva.

Esta funcionalidade encontra-se na opção de carregamento via USB que aparece nas notificações quando o dispositivo é ligado a um computador, podendo selecionar-se a opção "Webcam" dentro das opções que permitem selecionar a utilização a fazer do equipamento conectado, estando disponíveis opções de configuração como a nível de zoom ou qual das câmaras a utilizar.

Muito fácil de utilizar, esta funcionalidade, que esperamos que evolua no sentido de permitir conexões sem fios, representa uma vantagem para a nova versão de Android, o que, a par de novas implementações e uma segurança reforçada, justifica bem a actualização de todos os dispositivos que suportem a versão 14, que esperamos vir a estar disponível para alguns telemóveis do Google dentro de menos de uma semana.

sexta-feira, outubro 06, 2023

Quatro meses de uso do Realme Narzo 50 5G - 3ª parte

As câmaras não são, manifestamente, as adequadas para os amantes da fotografia, sofrendo com a falta de luminosidade ou durante movimentos mais rápidos, pelo que, sendo o suficiente para uma utilização padrão, delas não se pode esperar um resultado que se aproxime daqueles que modelos mais sofisticados, e dispendiosos, permitem.

Não obstante, com uma luminosidade razoável e fotografando um objecto imóvel, ou perto disso, os resultados podem ser interessantes, sobretudo para quem aprenda a usar as diversas configurações disponíveis, bem como as várias potencialidades das câmaras traseiras, que podem ser exploradas de modo a, com algum talento e imaginação, ultrapassar algumas óbvias limitações.

Não sendo excelente, o écran tem dimensões aceitáveis e pode ser usado mesmo com uma luminosidade elevada, reagindo bem ao toque, mas sendo muito propenso a ficar com pequenas marcas de uso, removíveis, o que pode justificar a colocação de uma película protectora adequada, eventualmente com a instalação efectuada por um profissional.

Na sua função como telefone, nada há a apontar, com o som a sair claro e audível e o microfone a transmitir com a qualidade necessária, sem ruídos parasitas, funcionando igualmente bem quando conectado via "bluetooth" a um auricular ou outro sistema de mãos livres, sendo a conexão recorrendo a este protocolo estável, não se sentindo perda de qualidade de som.

quinta-feira, outubro 05, 2023

Opera 103 final já disponível

A versão 103 final do Opera, o navegador que adoptamos como padrão, já pode ser descarregada, reportando a compilação 103.0.4928.16, baseada no Chromium 117.0.5938.132, sem que tenham sido introduzidas novas funcionalidades, optando pelo melhoramento das já existentes.

É sobretudo a nível de correcções que se pode avaliar a versão 103, já que a 102 foi a mais problemática com que nos defrontamos, resultando em falhas inaceitáveis nalgumas das compilações, como a impossibilidade de carregar ficheiros recorrendo ao explorador, do que resultava reiniciar o Opera, mas sem qualquer mensagem de erro, como se fosse iniciativa do utilizador.

No entanto, também estão presentes outras melhorias, constantes do "log" sobretudo a nível de segurança, no respeitante à gestão de chaves e palavras passe, bem como uma longa série de melhoramentos e correcções, quase todas invisíveis para o utilizador, mas com efeitos práticos, como a nível dos descodificadores vídeo e dos clientes para as várias plataformas de comunicações, alguns dos quais também apresentavam problemas na versão anterior.

Aconselhamos os nossos leitores a proceder a esta actualização, outra vez rápida e segura, ao contrário do que chegou a sucedor com a versão anterior, sendo óbvio que, após um período de implementação rápida de novas funcionalidades, que resultaram no Opera One, a aposta agora é numa evolução mais sustentada e com menos erros ou falhas, que confira ao utilizador uma maior segurança na utilização.

quarta-feira, outubro 04, 2023

Quatro meses de uso do Realme Narzo 50 5G - 2ª parte

Não sendo particularmente rápido, e os 4 Gb de memória RAM são, na nossa opinião, o limite mínimo para um desempenho aceitável e estável, sobretudo quando está instalada a última versão de Android e as aplicações mais recentes, o Narzo tem-se demonstrado estável e responsivo, apenas se notando uma maior lentidão na transição entre aplicações.

Também não deixa de ser relevante o facto de, quando existente, o acesso à rede 5G dispensar alterações contratuais ou custos adicionais, pelo menos na rede MEO, sendo a transmissão de dados francamente mais rápida do que no anterior telemóvel, que recorria à rede 4G, sendo manifesto que não apenas usa uma rede mais rápida, como mantém a estabilidade da comunicação.

Também em termos de conecção via WiFi os resultados são positivos, estando disponíveis os vários protocolos, até ao 802.11 ac, com a ligação a manter-se sem falhas mesmo em locais que, pelas suas características, como distância, obstáculos ou humidade, podem ter falta de sinal que, no caso deste telemóvel, não tem resultado em falhas de comunicação.

O sensor que permite o desbloqueio via impressão digital revelou-se eficaz, de reconhecimento imediato, e muito prático de utilizar, com o posicionamento lateral e no botão principal a ser bastante mais prático do que uma colocação na parte posterior, uma prática muito habitual mas que tem implicações em termos de praticabilidade e na velocidade de utilização.

terça-feira, outubro 03, 2023

Quando é pedido para desalfandegar compras no eBay - 4ª parte

Infelizmente, e dado que o Aliexpress recorre aos CTT, é normal que uma encomenda já desalfandegada, que fica na posse dos correios pronta para ser entregue, ainda demore um par de semanas a chegar ao seu destino, o que atesta bem o péssimo serviço prestado pela empresa que detem, sem concurso, a concessão do serviço postal universal, numa opção governamental absolutamente lamentável.

Pior, quando o número de seguimento começa por "QA", deixa de haver actualizações após entrada do objecto no sistema dos CTT, pelo que o estado de "Aguarda entrada nos CTT" pode manter-se até a uma eventual entrega, sendo que o expedidor nunca terá a confiramação da entrega, o que permite a compradores menos honestos pedir um reembolso, alegando extravio, dado que deixa de haver formas de localizar o volume, desconhecendo os CTT se procederam ou não à sua entrega.

Não obstante, em caso de preços, condições e origem comparáveis, a nossa opção recai sempre no Aliexpress, que também permite o pagamento por Paypal, em detrimento do eBay, reservado para a aquisição de artigos em segunda mão, o que, efectivamente esteve na origem desta plataforma, antes da invasão de empresas comerciais, sobretudo provenientes da Ásia, que desvirtuaram muito o projecto inicial.

Assim, e sabendo que apenas a devolução do IVA é certa, quem adquiriu um objecto no eBay e se defronte com um desalfandegamento vai ter que tomar algumas decisões, que podem tanto ser a nível ético como financeiro, e tentar, tanto quanto possível, evitar prejuízos cuja responsabilidade não lhe pode ser imputada, evitando, igualmente, prejudicar de forma desproporcionada o vendedor, mesmo que este esteja na origem dos prejuízos.

segunda-feira, outubro 02, 2023

Quatro meses de uso do Realme Narzo 50 5G - 1ª parte

Apesar de quatro meses poder não ser o suficiente para tirar todas as conclusões, sobretudo numa altura em que se aproxima a data de lançamento do Android 14, já é possível ter uma ideia bastante precisa da utilização regular do Realme Narzo 50 5G, um modelo de baixo custo e que permite usar a rede 5G.

A primeira característica de relevo que nos impressionou positivamente foi a rapidez com que a bateria carrega, recorrendo ao carregador fornecido, e que, mesmo partindo de quase zero, atinge a carga completa em menos de um par de horas, bem como a capacidade desta, que permite, dependendo da utilização, carregamentos com quatro dias de intervalo.

Obviamente, a duração da bateria depende, em muito, da utilização que se faz do telemóvel, bem como das respectivas configurações, que podem facilitar a poupança de energia, e que no Android 13, actualmente instalado, tem inúmeras opções, incluindo na forma como cada aplicação individual é gerida em termos de consumo de energia, pelo que a nossa avaliação pode ser algo subjectiva, resultando da utilização que fazemos do telemóvel.

Por outro lado, uma bateria com elevada capacidade tem como consequência um maior volume e, sobretudo um peso superior ao de muitos modelos da concorrência, assumindo-se que este será, invitavelmente, o preço a pagar por uma maior autonomia que, para alguns, pode não ser justificável face a um menor conforto no uso e no transporte.

domingo, outubro 01, 2023

Quando é pedido para desalfandegar compras no eBay - 3ª parte

Outra opção, sabendo que o eBay não faz o reembolso dos custos de desalfandegamento, é contactar o vendedor, explicar a situação e avisar que, sendo responsabilidade deste esta despesa, deverá suportá-la, algo que, naturalmente, fica ao critério do expedidor que pode recusar o reembolso, não podendo o destinatário fazer mais do que deixar um "feedback" negativo onde explique o sucedido.

Também é possível, seguidamente, contactar o Paypal, que, por sua vez, irá contactar o eBay, e solicitar o reembolso desta despesa, mas tal revela-se tão complexo quanto incerto, já que o eBay, que aconselha a proceder ao desalfandegamento, não se considera responsável pela despesa inerente, do que resulta um conflito entre um particular e uma empresa que opera a nível mundial.

É lamentável que o eBay dê um conselho do que resulta um encargo para o comprador sem que tenha a intenção de o assumir, já que a devolução do IVA não representa uma perda, sendo tratado contabilisticamente e recuperado posteriormente, em vez de verificar se a expedição foi efectuada de acordo com os procedimentos adequados e, caso tal não tenha acontecido, responsabilizar o vendedor ou expedidor.

Queremos salientar que este tipo de situação nunca sucedeu em compras no Aliexpress, que, como resultado de uma maior centralização, inclusivé em termos de etiquetagem e de uma relação directa com os CTT, garante uma muito maior segurança nesta vertente, com o processo alfandegário a ser rápido e efectuado antes de os objectos serem entregues aos correios para entrega ao destinatário.