Outra opção, sabendo que o eBay não faz o reembolso dos custos de desalfandegamento, é contactar o vendedor, explicar a situação e avisar que, sendo responsabilidade deste esta despesa, deverá suportá-la, algo que, naturalmente, fica ao critério do expedidor que pode recusar o reembolso, não podendo o destinatário fazer mais do que deixar um "feedback" negativo onde explique o sucedido.
Também é possível, seguidamente, contactar o Paypal, que, por sua vez, irá contactar o eBay, e solicitar o reembolso desta despesa, mas tal revela-se tão complexo quanto incerto, já que o eBay, que aconselha a proceder ao desalfandegamento, não se considera responsável pela despesa inerente, do que resulta um conflito entre um particular e uma empresa que opera a nível mundial.
É lamentável que o eBay dê um conselho do que resulta um encargo para o comprador sem que tenha a intenção de o assumir, já que a devolução do IVA não representa uma perda, sendo tratado contabilisticamente e recuperado posteriormente, em vez de verificar se a expedição foi efectuada de acordo com os procedimentos adequados e, caso tal não tenha acontecido, responsabilizar o vendedor ou expedidor.
Queremos salientar que este tipo de situação nunca sucedeu em compras no Aliexpress, que, como resultado de uma maior centralização, inclusivé em termos de etiquetagem e de uma relação directa com os CTT, garante uma muito maior segurança nesta vertente, com o processo alfandegário a ser rápido e efectuado antes de os objectos serem entregues aos correios para entrega ao destinatário.
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