A versão 109 final do Opera, o navegador que temos utilizado ao longo dos últimos anos, já pode ser descarregada, reportando a compilação 109.0.5097.35, baseada no Chromium 123.0.6312.46 ou posterior, estando presentes novidades e melhoramentos na navegação, concretamente nas "tabs", bem como um conjunto de correcções, nalguns casos bastante necessárias, dado que a versão 108 tinha erros.
O foco principal vai para a circulação entre "tabs", facilitada pelo conjunto de teclas "Ctrl" e "Tab", e pela ferramenta de pesquisa dentro das "tabs", recorrendo às teclas "Space" e "Tab", bem como pela maior integração com a versão móvel, que, igualmente, recebeu melhorias neste campo.
Entre as correcções, incluem-se maus alinhamentos de menus, do posicionamento de opções, que se sobrepunham ao conteúdo das páginas, sem divisórias, com a carteira, ou "wallet", uma extensão presente de origem e que fica agora desactivada até nova opção do utilizador, bem como uma série de pequenas correcções, menos visíveis, mas que fazem diferença durante o uso do navegador.
Naturalmente, a actualização para a nova versão é aconselhável, dado que as falhas da versão 108, que foi disponibilizada recentemente, eram bem patentes, necessitando de ser evitadas, algo que apenas pode ser feito com esta nova versão, que inclui um conjunto de melhorias a nível de estabilidade e desempenho que, só por sí, justificam a actualização, que inclui, igualmente, uma melhoria na segurança.
sábado, março 30, 2024
sexta-feira, março 29, 2024
Rádio Android 1 DIN - 4ª parte
É de notar que usar este tipo de câmara passa pela instalação de "software" de suporte no equipamento Android, tipicamente uma APK, e que pode requerer a actualização do "firmware" da câmara, tendo esta uma função de auto-calibragem que permite um funcionamento correcto, com a emissão de avisos sempre que o programa de suporte está activo.
O desempenho, não havendo constrangimentos em termos de comunicações, o que implica conexões estáveis a nível de WiFi a um equipamento adequado e com ligação rápida à Internet, é satisfatório, sendo óbvio que dispondo de mais memória RAM melhoraria, sobretudo nos casos em que se utilizam múltiplas aplicações em simultâneo, mas sem que uma perda de desempenho venha a comprometer a estabilidade do sistema ou das aplicações em uso.
Naturalmente, tendo um écran de pequenas dimensões, apenas uma aplicação pode ser usada com conforto, com as opções mais comuns a serem a de navegação, tipicamente via Google Maps, ou a assistência à condução recorrendo à câmara ADAS, havendo uma interrupção em termos de visualização caso se necessite de efectuar ajustes no rádio ou recorrer a outras funções, pelo que, para quem pretenda uma utilização mais complexa, será de optar por um modelo com écran de maiores dimensões.
A praticabilidade também depende do modelo do veículo em que é instalado, o que condiciona a visão e mesmo a operação, sendo sempre de ter em conta as dimensões do écran e o ângulo de visão, e lembramos que o écran não é orientável, bem como a distância a o rádio fica do condutor, que tem que o operar, sem se distrair da condução, mesmo quando necessita de observar as instruções do écran.
O desempenho, não havendo constrangimentos em termos de comunicações, o que implica conexões estáveis a nível de WiFi a um equipamento adequado e com ligação rápida à Internet, é satisfatório, sendo óbvio que dispondo de mais memória RAM melhoraria, sobretudo nos casos em que se utilizam múltiplas aplicações em simultâneo, mas sem que uma perda de desempenho venha a comprometer a estabilidade do sistema ou das aplicações em uso.
Naturalmente, tendo um écran de pequenas dimensões, apenas uma aplicação pode ser usada com conforto, com as opções mais comuns a serem a de navegação, tipicamente via Google Maps, ou a assistência à condução recorrendo à câmara ADAS, havendo uma interrupção em termos de visualização caso se necessite de efectuar ajustes no rádio ou recorrer a outras funções, pelo que, para quem pretenda uma utilização mais complexa, será de optar por um modelo com écran de maiores dimensões.
A praticabilidade também depende do modelo do veículo em que é instalado, o que condiciona a visão e mesmo a operação, sendo sempre de ter em conta as dimensões do écran e o ângulo de visão, e lembramos que o écran não é orientável, bem como a distância a o rádio fica do condutor, que tem que o operar, sem se distrair da condução, mesmo quando necessita de observar as instruções do écran.
quinta-feira, março 28, 2024
Telegram temporariamente suspenso em Espanha - 1ª parte
Demorou um par de dias a suspensão do Telegram em Espanha, resultante de uma ordem judicial, posteriormente revogada, e que tem na origem o carregamento e utilização por parte de utilizadores de conteúdos com direitos de autor, do que resulta um uso abusivo e que viola disposições legais.
Independentemente de tal ser verdade, e assumimos que sim, tendo em conta o número de utilizadores do Telegram e a virtual impossibilidade de controlar todos os conteúdos, não podemos deixar de nos interrogarmos quanto à decisão de suspender uma plataforma deste tipo, que serve, essencialmente, para comunicar em segurança, pelos motivos apontados pela justiça espanhola.
Ao contrário do Whatsapp, que tem uma origem tipicamente comercial, outras plataformas similares partiram de necessidades, concretamente de disponibilizar comunicações gratuitas e seguras a partir de países onde a liberdade de expressão não existe e quem a pratica, opondo-se ao regime vigente, corre sérios riscos, inclusivé de perder a vida, optando por meios de comunicar seguros e independentes.
Inevitavelmente, qualquer plataforma pode ser utilizada para fins ilegais, e quem frequenta redes sociais facilmente se apercebe de anúncios fraudulentos, muitas vezes tentanto passar pelos de empresas ou entidades legítimas e que, sendo reportados, são mantidos activos, em grande parte devido à incapacidade de os sistemas de verificação se aperceberem da sua ilegitimidade.
Independentemente de tal ser verdade, e assumimos que sim, tendo em conta o número de utilizadores do Telegram e a virtual impossibilidade de controlar todos os conteúdos, não podemos deixar de nos interrogarmos quanto à decisão de suspender uma plataforma deste tipo, que serve, essencialmente, para comunicar em segurança, pelos motivos apontados pela justiça espanhola.
Ao contrário do Whatsapp, que tem uma origem tipicamente comercial, outras plataformas similares partiram de necessidades, concretamente de disponibilizar comunicações gratuitas e seguras a partir de países onde a liberdade de expressão não existe e quem a pratica, opondo-se ao regime vigente, corre sérios riscos, inclusivé de perder a vida, optando por meios de comunicar seguros e independentes.
Inevitavelmente, qualquer plataforma pode ser utilizada para fins ilegais, e quem frequenta redes sociais facilmente se apercebe de anúncios fraudulentos, muitas vezes tentanto passar pelos de empresas ou entidades legítimas e que, sendo reportados, são mantidos activos, em grande parte devido à incapacidade de os sistemas de verificação se aperceberem da sua ilegitimidade.
quarta-feira, março 27, 2024
Rádio Android 1 DIN - 3ª parte
Este é um equipamento muito flexível, com inúmeras possibilidades de configuração, inclusivé em termos de linguagem sendo possível usar uma ligação para imagem dos telemóveis Android e iPhone, revelando-se fácil de configurar e usar, requerendo, para aceder à Internet, a conexão a um ponto de acesso, que pode ser um telemóvel, preferencialmente 5G, ou um "router" portátil instalado no veículo.
Dependendo da cablagem disponível, a instalação pode ser simples, recorrendo a um conector de 20 pinos, essencialmente dois de 10 pinos colocados lateralmente, sendo necessário conectar as antenas de rádio, de GPS e de WiFi, havendo ainda entradas para colunas, vídeo, para o que também existe uma porta de saída, e microfone, podendo ser todos usados ou apenas alguns.
Num modelo como um Defender anterior a 2002, a instalação física de um rádio é francamente muito simples, estando ao alcance da maioria, bastando dispor de uma chave Philips, podendo apenas atingir uma maior complexidade caso se pretenda adicionar uma câmara de marcha-atrás que ligue quando a mudança é engrenada, sendo necessário efectuar a ligação da alimentação ao farol respectivo, de modo a ligar em simultâneo com o engrenar da mudança.
Outro opcional, que necessita de ser adquirido separadamente, é a câmara ou gravador de viagem e que pode ter funcionalidades ADAS, sigla de "Advanced driver assistance systems", e que permite receber alertas auditivos e visuais quando sejam identificados obstáculos ou uma saída da faixa de rodagem, contribuindo para uma condução mais segura, sendo, igualmente, fácil de instalar, bastanto posicioná-la e orientá-la correctamente e fazer a ligação ao sistema via cabo ou WiFi, dependendo do modelo concreto.
Dependendo da cablagem disponível, a instalação pode ser simples, recorrendo a um conector de 20 pinos, essencialmente dois de 10 pinos colocados lateralmente, sendo necessário conectar as antenas de rádio, de GPS e de WiFi, havendo ainda entradas para colunas, vídeo, para o que também existe uma porta de saída, e microfone, podendo ser todos usados ou apenas alguns.
Num modelo como um Defender anterior a 2002, a instalação física de um rádio é francamente muito simples, estando ao alcance da maioria, bastando dispor de uma chave Philips, podendo apenas atingir uma maior complexidade caso se pretenda adicionar uma câmara de marcha-atrás que ligue quando a mudança é engrenada, sendo necessário efectuar a ligação da alimentação ao farol respectivo, de modo a ligar em simultâneo com o engrenar da mudança.
Outro opcional, que necessita de ser adquirido separadamente, é a câmara ou gravador de viagem e que pode ter funcionalidades ADAS, sigla de "Advanced driver assistance systems", e que permite receber alertas auditivos e visuais quando sejam identificados obstáculos ou uma saída da faixa de rodagem, contribuindo para uma condução mais segura, sendo, igualmente, fácil de instalar, bastanto posicioná-la e orientá-la correctamente e fazer a ligação ao sistema via cabo ou WiFi, dependendo do modelo concreto.
terça-feira, março 26, 2024
Toldo lateral no Aliexpress - 2ª parte
A instalação requer uma grade de tejadilho ou barras no sentido do comprimento, sendo muito fácil de efectuar, bastanto, essencialmente, fixar o toldo de forma a permitir o seu desenrolamento, com a operação a ser, igualmente, muito simples, consistindo na colocação das pernas na vertical, depois de selecionada a altura pretendida.
O fabricante disponibiliza uma versão com guarda lateral ou corta-vento, igualmente de muito fácil instalação e no mesmo tipo de tecido, o que faz o preço subir 60 Euros, e outra com sistema de iluminação, que aumenta o preço em 30 Euros, ambas face ao modelo base, mantendo as mesmas características em termos de qualidade.
Estão incluídos todos os acessórios e mesmo ferramentas para a instalação, bem como um estojo de transporte, com o preço total, incluindo portes e impostos, a ficar um pouco acima dos 270 Euros, que, na época da promoção cai para perto dos 250, o que representa um dos valores mais baixos que encontramos para este tipo de equipamento.
Esta é apenas uma de muitas opções disponíveis, com preços e características bastante variáveis, que demonstra a relação entre o preço e a qualidade que se podem encontrar no Aliexpress, sendo sempre aconselhável, caso se pretenda proceder à aquisição, a ter os habituais cuidados numa compra "online", para além de verificar se o modelo selecionado é compatível com a viatura onde vai ser instalado.
O fabricante disponibiliza uma versão com guarda lateral ou corta-vento, igualmente de muito fácil instalação e no mesmo tipo de tecido, o que faz o preço subir 60 Euros, e outra com sistema de iluminação, que aumenta o preço em 30 Euros, ambas face ao modelo base, mantendo as mesmas características em termos de qualidade.
Estão incluídos todos os acessórios e mesmo ferramentas para a instalação, bem como um estojo de transporte, com o preço total, incluindo portes e impostos, a ficar um pouco acima dos 270 Euros, que, na época da promoção cai para perto dos 250, o que representa um dos valores mais baixos que encontramos para este tipo de equipamento.
Esta é apenas uma de muitas opções disponíveis, com preços e características bastante variáveis, que demonstra a relação entre o preço e a qualidade que se podem encontrar no Aliexpress, sendo sempre aconselhável, caso se pretenda proceder à aquisição, a ter os habituais cuidados numa compra "online", para além de verificar se o modelo selecionado é compatível com a viatura onde vai ser instalado.
segunda-feira, março 25, 2024
Rádio Android 1 DIN - 2ª parte
Este modelo suporta o Apple CarPlay e Android Auto, sem fios e com fios, "bluetooth" A2DP para reprodução de música e como sistema de mãos livres, bem como recepção de rádio FM entre os 87.5 e os 108 MHz, com RDS, em modo estéreo, para o que é necessário dispor de uma antena apropriada, que pode ser a previamente instalada no veículo.
Estão disponíveis entradas de 3.5 milímetros, para um microfone, USB, do tipo C, e que permite carregamento de dispositivos, ligação para câmara de marcha atrás, saída de vídeo e de áudio RCA e ligação via rede sem fios, o que permite diversos tipos de conexão, incluindo a ligação a um dispositivo que faça funções de "router", para acesso à Internet.
É possível usar controle no volante, para além dos comandos tácteis e físicos no rádio, facilitando o ajuste do volume, bem do controle do equalizador, sendo fácil ajustar sons graves, agudos e equilibrar os sons emitidos, com a potência de saída a ser de 45W através de quatro canais.
O equipamento permite navegação autónoma, dispondo de uma antena e electrónica que permite receber sinais do GPS, Glonass e Beidou, podendo-se descarregar para a memória interna os mapas a utilizar, uma faculdade do Google Maps, e que evita a necessidade de consumir tráfego ou reduzir o desempenho do sistema em função da disponibilidade de rede.
Estão disponíveis entradas de 3.5 milímetros, para um microfone, USB, do tipo C, e que permite carregamento de dispositivos, ligação para câmara de marcha atrás, saída de vídeo e de áudio RCA e ligação via rede sem fios, o que permite diversos tipos de conexão, incluindo a ligação a um dispositivo que faça funções de "router", para acesso à Internet.
É possível usar controle no volante, para além dos comandos tácteis e físicos no rádio, facilitando o ajuste do volume, bem do controle do equalizador, sendo fácil ajustar sons graves, agudos e equilibrar os sons emitidos, com a potência de saída a ser de 45W através de quatro canais.
O equipamento permite navegação autónoma, dispondo de uma antena e electrónica que permite receber sinais do GPS, Glonass e Beidou, podendo-se descarregar para a memória interna os mapas a utilizar, uma faculdade do Google Maps, e que evita a necessidade de consumir tráfego ou reduzir o desempenho do sistema em função da disponibilidade de rede.
domingo, março 24, 2024
CAN-BLOCK protege Land Rovers com entrada sem chave
O número de furtos de veículos da marca Land Rover com sistemas de entrada sem chave tem levado a um aumento, por vezes insuportável, dos prémios dos seguros, o que levou a Blackbox, um fabricante conhecido, sobretudo, pelos sistemas de diagnóstico electrónico, a desenvolver uma solução capaz de contrariar este autêntico flagêlo.
O CAN-BLOCK, um pequeno dispositivo electrónico, de muito pequenas dimensões, fácil de esconder, impede o acesso ao módulo de entrada, tornando-o indetectável aos equipamentos de diagnóstico, inclusivé os da própria Land Rover, pelo que o tipo de acesso feito pelos assaltantes para furtar veículos deixa de ser viável.
No entanto, o CAN-BLOCK não impede o furto recorrendo à técnica de "relay", quando o sinal da chave original é inteceptado e manipulado, sendo enviado para um emissor perto do veículo, evitando apenas que a aprendizagem de novas chaves possa ser utilizada como forma de entrada, mas sem interferir com a original ou uma cópia virtual desta.
Destinado aos Land Rover mais recentes, incluindo Discovery 4, Evoque, Freelander e Range Rover, nas versões produzidas, dependendo do modelo exacto, a partir de 2010 ou 2013, este dispositivo tem um preço que, com IVA, ultrapassa um pouco a centena de Euros, sendo, sem dúvida, um investimento a ter em conta para os proprietários destes veículos.
O CAN-BLOCK, um pequeno dispositivo electrónico, de muito pequenas dimensões, fácil de esconder, impede o acesso ao módulo de entrada, tornando-o indetectável aos equipamentos de diagnóstico, inclusivé os da própria Land Rover, pelo que o tipo de acesso feito pelos assaltantes para furtar veículos deixa de ser viável.
No entanto, o CAN-BLOCK não impede o furto recorrendo à técnica de "relay", quando o sinal da chave original é inteceptado e manipulado, sendo enviado para um emissor perto do veículo, evitando apenas que a aprendizagem de novas chaves possa ser utilizada como forma de entrada, mas sem interferir com a original ou uma cópia virtual desta.
Destinado aos Land Rover mais recentes, incluindo Discovery 4, Evoque, Freelander e Range Rover, nas versões produzidas, dependendo do modelo exacto, a partir de 2010 ou 2013, este dispositivo tem um preço que, com IVA, ultrapassa um pouco a centena de Euros, sendo, sem dúvida, um investimento a ter em conta para os proprietários destes veículos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)