sábado, outubro 16, 2021

"Hoodie" de alta visibilidade

Com a aproximação do tempo frio, peças de vestuário que simultaneamente aqueçam e contribuam para a visibilidade de quem as enverga será de ter em conta, podendo ser úteis seja para fins profissionais, seja em actividades ao ar livre, como a corrida ou o ciclismo, podendo evitar acidentes.

Popularmente conhecidos como "hoodies", os "pullover" com capuz ajustável e bolsos frontais, com ou sem um fecho éclair frontal, são particularmente populares nas estações intermédias, revelando-se confortáveis e leves, proporcionando uma protecção razoável contra o vento e o frio, podendo proteger de chuva ligeira.

Construídos em poliéster de alta visibilidade, laváveis na máquina, com faixas reflectoras equivalentes às dos coletes usados nos automóveis, embora possa não ter etiqueta de homologação, o que, caso aconteça, terá consequências legais, se usado quando a lei a isso o obriga, este tipo de vestuário está disponível com níveis de qualidade muito diferentes, a que correspodem preços igualmente distintos, devendo cada modelo ser avaliado individualmente.

Este modelo concreto, um de entre uma infinidade disponível no mercado, está disponível em verde, amarelo e laranja, em tamanhos que vão desde o pequeno ao extra largo, tem um preço que fica um pouco acima dos 25 Euros, incluindo portes a partir da Ásia e IVA, pelo que é dispensada a intervenção do destinatário durante as formalidades alfandegárias, esperando-se que, após o pagamento, demore perto de um mês a ser entregue.

sexta-feira, outubro 15, 2021

Gasolina ultrapassa os 2 Euros - 1ª parte

Era absolutamente expectável, face aos constantes aumentos dos preços dos combustíveis, mas o ultrapassar da barreira psicológica dos dois Euros tem um impacto óbvio na percepção que os consumidores têm sobre estes aumentos, e a possibilidade de um aumento generalizado de preços de um vasto conjunto de bens torna-se mais real, dada a dependência de sistemas logísticos que dependem dos combustíveis fósseis.

A opção do Governo em manter a fórmula de cálculo fiscal, que se traduz por um aumento bruto sempre que os preços sobem, dado que existe proporcionalidade, entre o custo e os impostos cobrados, resulta num enorme aumento de receitas para o Estado, sob a forma de um imposto indirecto para os consumidores.

Acresce o facto de no Orçamento de Estado proposto, a carga fiscal aumentar percentualmente, sempre alegando questões ambientais, mas que, efectivamente, e porque a receita é utilizada para outros fins que não a reconversão da economia para modelos menos poluentes, visa exclusivamente obter maiores receitas fiscais.

Lembramos, a título meramente exemplificativo, a introdução de uma contribuição para ser utilizada na reflorestação do país, e que, efectivamente, nunca foi utilizada para o fim proposto, revertendo para uma simples receita fiscal adicional, numa óbvia falsidade que foi esquecida pela maioria.

quinta-feira, outubro 14, 2021

Unidades de alimentação ininterrupta, uma necessidade nos dias de hoje - 2ª parte

Na escolha devem ser tido em conta factores como a potência necessária, que no caso de um computador deve incluir o respectico écran, bem como quanta autonomia a unidade de alimentação deve proporcionar e se deve incluir algum "software" que desligue de forma correcta o equipamento nela conectada, o que implica uma ligação através de uma porta de comunicações, tipicamente uma USB.

Existe uma enorme variedade de unidades de alimentação, com as mais diversas características, pelo que o limite tenderá a ser o que deriva do orçamento disponível, mas convém estabelecer um limite inferior, que depende, essencialmente dos equipamentos a alimentar, sendo de equacionar um computador, um écran e ou um router.

Mais uma vez, o consumo destes equipamentos varia enormemente, sendo completamente distintos os consumos de um simples computador de secretária face a outro com diversos melhoramentos e que se destina, por exemplo, a processamento gráfico, pelo que cada caso terá de ser estudado individualmente, mas, tendo em conta os modelos e preços, podemos apontar para um limite inferior de 360W a 400W para modelos de computador mais comuns.

Mais difícil de avaliar é qual a autonomia necessária, que depende, em muito de factores bastante difíceis de ponderar, mas que podem ser analizados de forma estatística, selecionando-se um modelo que evite o desligar na maioria das situações, algo que é válido quando os cortes ou falhas são de pequena duração, na ordem dos poucos minutos, valendo a pena fazer o esforço financeiro para adquirir um modelo que evite o desligar dos equipamentos.

quarta-feira, outubro 13, 2021

O Windows 11 e o TPM 1.2 - 2ª parte

Outra opção é a de adicionar de forma automática as entradas no registo, fazendo a descarga deste ficheiro, descomprimindo-o e selecionar "EnableUnsupportedUpgrades.reg" adicionando-o ao do equipamento, sendo que a outra chave que consta do ficheiro comprimido retira esta modificação.

É necessário confirmar que se quer proceder a esta alteração, com o sistema a avisar para riscos de modificar o "registry" desta forma, ou seja, sem ser através de um programa certificado, sendo que, qualquer que seja o método utilizado para proceder a esta modificação, a alteração só fica activa após reiniciar o equipamento.

É de notar que instalar o Windows 11 em equipamentos não oficialmente suportados é desaconselhado pela Microsoft, mas este processo é permitido, com a instalação decorre sem falhas, tendo que ser feita através de uma imagem do Windows 11 obita através do "Media Creator", não podendo ser efectuada de forma automática, como sucede nos equipamentos oficialmente suportados.

Ainda é impossível perspectivar qual a atitude da Microsoft face a instalações de Windows em equipamentos não certificados e se diferenciará, e como aqueles a que reconhece terem as especificações mínimas, pelo que qualquer actualização para este sistema operativo deve ser equacionada com precaução, evitando este procedimento nos computadores mais críticos ou que exijam uma maior disponibilidade.

terça-feira, outubro 12, 2021

Unidades de alimentação ininterrupta, uma necessidade nos dias de hoje - 1ª parte

Infelizmente, das actuais políticas energéticas, que aludindo a objectivos nobres, como a redução de emissões poluentes, tenderão a resultar falhas de abastecimento cada vez mais frequentes, que poderão ir deste a simples instabilidade a cortes de maior ou menor duração.

O apagão que se verificou a apenas algumas semanas, e que terá tido origem em França, afectando o Sul desse país, bem como Espanha e Portugal, é exemplificativo do que podemos esperar, tal como o são um conjunto de pequenos cortes e oscilações dos quais resultaram o desligar de diversos equipamentos, com tudo o que tal implica em termos de possíveis danos e inevitável perda de produtividade.

Natualmente, uma solução completa para este tipo de ocorrência, é dispendiosa e implica instalar um conjunto de equipamentos, como geradores, baterias e sistemas de gestão inteligentes, algo que apenas se justifica em situações e para entidades muito específicas, como em hospitais, centros de comunicações ou serviços de socorro, sendo que, para outros casos, e quando o orçamento não o permita, será de apontar para soluções mais simples e menos dispendiosas.

Na maior parte dos casos, uma unidade de alimentação ininterrupta, com uma potência suficiente para manter electricamente alimentados os equipamentos nela conectados por um período que permita evitar que venham a desligar-se ou, pelo menos que evitem serem desligados repentinamente, dando tempo para gravar os trabalhos em curso e proceder a um desligar controlado, será a opção a ter em conta.

segunda-feira, outubro 11, 2021

Gases da erupção de La Palma aproximam-se do continente

A erupção do vulcão de La Palma mantém-se activa, num período de actividade que já ultrapassou as três semanas, tendo-se verificado um agravamento da situação no terreno, com a abertura de novas fendas e respectiva expansão e desmoronamentos, afectando directamente a ilha, mas também aumentando a possibilidade de provocar danos noutras regiões.

Os mapas interactivos que permitem acompanhar a evolução da situação têm vindo a ilustrar esta evolução, bem como a perspectivar a sua evolução, concretamente a nível das áreas que serão afectadas pelos gases emanados, os quais já se alastraram por boa parte do Mediterrâneo, Norte de África e Europa, podendo atingir Portugal continental em breve.

No mapa de onde retiramos a imagem que ilustra este texto, e que é o da previsão para terça-feira, é possível verificar que as concentrações de dióxido de enxofre tenderão a aumentar substancialmente no sul de Portugal continental, atingindo um valor mais elevado neste dia, com tendência a uma posterior diminuição, mas tratando-se de uma previsão, a evolução pode seguir noutro sentido, menos favotável.

Sugerimos aos nossos leitores que acompanhem a situação, seja através de informação "online", seja consultando os "sites" de entidades nacionais ligadas à saúde, à meteorologia e à protecção civil, onde, em caso de necessidade, deverão ser colocados alertas e instruções que visam proteger sobretudo os mais vulneráveis, que, caso a situação se agrave, poderão receber indicações para permanecer na residência.

domingo, outubro 10, 2021

Land Rover Owners de Novembro de 2021 já nas bancas

Já se pode adquirir nos pontos de venda habituais a edição de Novembro de 2021 da Land Rover Owners International, indo o protagonismo para o extenso guia de compra do Discovery 3 e 4, dois modelos que, no Reino Unido, podem ser adquiridos por um preço bastante favorável, representando um excelente valor pela quantia paga.

Outros artigos de interesse abordam o processo de recuperação de um excelente Series IIB em amarelo brilhante, o primeiro passeio fora de estrada, nas florestas do Zimbabue de um Serie I reconstruído, bem como um teste ao Defender 90 L663, o modelo novo, que agora enfrenta os difíceis percursos da florestas do norte do País de Gales, sendo avaliadas as suas reais capacidades como todo o terreno.

Um impressionante modelo de um Serie I, construido artesanalmente, a reconstrução da caixa de velocidades automática de um Freelander 2, a recuperação de interiores ou a recuperação de um Defender 110, do modelo anterior, dão origem, igualmente, a artigos interessantes e úteis, sobretudo para os proprietários de veículos idênticos.

Completam este números as secções habituais, incluindo a apresentação de novos artigos e produtos e testes ao um conjunto de produtos e equipamentos já em uso, que são complementados por uma extensa publicidade temática, e que também pode ser inspiradora, bem como o relato de actividades dos clubes e a participação dos leitores e diversos artigos técnicos e de divulgação, muitos dos quais merecem leitura atenta.