sábado, fevereiro 11, 2012

Implementação de projecto de seguimento - 2ª parte

Naturalmente que só depois de testes e experiências equacionaremos a possibilidade de o estender a alguns utilizadores, dado que, mesmo sem entrar em exploração comercial, existe a inevitável expectativa de fiabilidade e segurança acrescida.

Do resultado dos testes dependerá a possbilidade de esta plataforma vir posteriormente a ser alargada, e qual o destino final deste projecto, algo que, actualmente, é uma completa incógnita.

Para o projecto arrancar, pretendemos a colaboração de alguém com alguma experiência em MySQL e de quem tenha conhecimentos de comunicações de TCP/IP, com quem trocar impressões e que ajude no arranque do sistema.

Assim, quem tenha alguma disponibilidade, "know how" e interesse nesta área e queira colaborar, agradecemos que entre em contacto, através do email nmcabecadas@gmail.com ou deixando um comentário neste texto, que entraremos em contacto assim que possível.

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Porta-chaves com o logo Land Rover

Image Hosted by ImageShack
O porta-chaves com o logo Land Rover

Entre os vário modelos de porta-chaves, alguns com uma fita que permita suspendê-lo ao pescoço, encontramos um com os logotipos da Land Rover que viemos a adquirir devido à qualidade de construção que possui.

Uma característica rara é o facto de a largura da fita ser de 25 mm, basicamente o dobro da maioria, enquanto o fecho, que permite remover as chaves, é de uma qualidade e resistência muito superior ao normal, tal como o são todos os acabamentos.

Existem dois tipos de terminação, sendo uma delas, tal como na foto, uma substituição do anel de um porta chaves, enquanto a outra é um mosquetão, onde pode ser colocado o aro original ou outro equipamento ou acessório.

O preço, incluindo portes, ronda os 7 Euros, o que é francamente superior ao de outros produtos equivalentes, mas a qualidade deste modelo parece-nos francamente superior e capaz de justificar o valor mais elevado.

Implementação de projecto de seguimento - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Écran do GPS Gate Server

Entre os vários projectos que temos em mão, inclui-se o de implementar um sistema de seguimento em tempo real, recorrendo ao GPS Gate, na sua versão servidor, o quel permite seguir até 5 equipamentos, que podem ser localizadores, sem que se torne necessário adquirir licenças originais.

O objectivo é testar o sistema nas suas diversas vertentes, de forma a averiguar das suas reais capacidades e, eventualmente, da sua expansão, de forma a poder ir ao encontro de necessidades de alguns dos nossos leitores e amigos.

Para o efeito já dispomos de um equipamento dedicado exclusivamente a essa função, concretamente um computador pessoal adquirido no EBay, bem como localizadores, telefones inteligentes e periféricos e ligação permanente à Internet, com o "software" necessário já instalado.

Assim, tanto podem ser seguidos veículos, como pessoas, que transportem um localizador, por exemplo, com afixação em tempo real da sua posição e recepção de avisos e alerta, o que pode contribuir para uma maior segurança dos mesmos ou para uma gestão mais adequada de recursos.

quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Placas de destascanço chegaram

Image Hosted by ImageShack
As placas de desatascanço

Os 35 pares de placas de desatascaço chegaram efectivamente no dia 09, depois de almoço, exactamente na data de entrega prevista e que anunciamos na semana passada.

Em Lisboa a recolha pode ser efectuada perto da Pr. de Londres, sendo que brevemente informaremos do local exacto, tal como o faremos em relação à zona de Mafra, e no Porto, pelo que agradecemos a informação do locais onde pretendem que as placas sejam recolhidas de forma a proceder à sua divisão.

Naturalmente que, para quem não puder recolher num dos locais previstos, nem houver uma boleia de quem o possa fazer, as placas serão enviadas por via postal, de forma a que todos as recebam com a brevidade possível.

Acessórios para automóveis no Lidl

Image Hosted by ImageShack
Um termómetro com relógio

A partir da próxima 2ª feira, dia 13, estarão disponíveis nas lojas da cadeia Lidl um conjunto de acessórios para automóveis que, mesmo tendo sido incluidos em anteriores campanhas, merecem algum destaque.

Entre estes queremos mencionar o extintor de 1 Kg, recarregável, que inclui manómetro e suporte, e pode ser adquirido por 8.99 Euros, o conjunto de carregador com múltiplos conectores para telemóveis, que custa 7.99 Euros e o termómetro interior e exterior com sonda, que inclui funções de relógio e tem um preço de 5.99 Euros.

Sobre a necessidade de um extintor em cada viatura já nos pronunciamos por diversas vezes, considerando que tal devia ser obrigatório, mas a vaga de frio que se sente leva-nos igualmente a considerar que um termómetro aumenta a segurança, dado permitir avaliar da possibilidade de neve ou gelo no pavimento.

Sugerimos aos nossos leitores que vão adquirindo alguns equipamentos, se possível a preços módicos, que aumentem a sua segurança na estrada e, inclusivé, que permitam prestar alguma assistência a terceiros em caso de necessidade.

quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Prémio Maníacos de Ouro para o melhor Artigo Técnico em Janeiro de 2012

Image Hosted by ImageShack
O prémio Maníacos de Ouro para o melhor Artigo Técnico

A atribuição do Prémio Maníacos de Ouro para o melhor Artigo Técnico em Janeiro de 2012 é sempre motivo de orgulho, dados os elogios ao conteúdo do artigo, mas lamenta-se a falta de concorrência, o que independentemente da competição, revela um menor empenho nesta área.

Obviamente, escrever artigos técnicos implica não apenas trabalho, e o tempo que tal envolve, mas também algum investimento, sempre que seja necessário proceder a experiências ou testes de equipamentos ou produtos que podem não se vir a revelar os mais adequados.

No entanto, o investimento em artigos, tal como em qualquer área do conhecimento, é reprodutivo e tem um impacto positivo alargado a todos quantos o leem e daí extraem conclusões, facilitando escolhas e evitando erros e experiências que se podem revelar dispendiosas.

terça-feira, fevereiro 07, 2012

Purificador de água para viaturas - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Os acessórios sistema de purificação de água

Existem diversos formatos e capacidades, entre os quais um que se adequa a ser instalado directamente na plataforma dos Defender, entre as paredes verticais dos guarda lamas, ficando devidamente acondicionado e carecendo apenas de ligação ao sistema eléctrico do veículo.

Um modelo típico tem 905 x 405 x 300 cm e capacidade para 100 litros, inclui os recessos, roscagens para conectores e fixações necessárias, encaixando correctamente no veículo a que se destina, evitando desperdícios de espaço na caixa da carga.

Os preços passam a cinco centenas de Euros, incluindo todos os acessórios necessários à sua instalação, e sendo um investimento de alguma monta, tem como compensação a possibilidade de efectuar abastecimento de água no local, independentemente da sua qualidade.

Para quem não dispuser desta verba, podem ser adquiridos separadamente os tanques, aos quais podem posteriormente ser adicionados acessórios, caso esta seja a opção tomada, sendo que neste caso o preço andará pelos 160 Euros.

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Consola de tejadilho da Terrafirma

A Terrafirma apresentou entre as novidades para 2012, uma consola de tejadilho para os Defender que não possuem tecto de abrir, sendo compatível com os diversos modelos com tejadilho rígido, desde os HTV aos "double cab".

Esta consola, para além de adicionar espaço de arrumação acessível, permite instalar facilmente um rádio com 1 DIN numa abertura dedicada, inclui uma luz adicional para além da que vem de origem no Defender, e possui um painel adicional para instrumentos ou interruptores.

Estão incluidas instruções de instalação passo a passo, bem como todos os acessórios necessários à fixação da consola na estrutura do tejadilho, sendo este um trabalho acessível a todos quantos possuam conhecimentos e ferramentas básicas.

A Terrafirma, para além desta consola, apresentou igualmente novos modelos de jantes e de parachoques para 2012, aumentando assim uma extensa oferta que tem sido recebida com agrado pelos proprietários de Land Rovers.

Purificador de água para viaturas - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Tanques do sistema de purificação de água

Entre os diversos equipamentos que fornece, a BOAB inclui sistemas de purificação de água, o que permite, em expedições em locais mais inóspitos e onde a qualidade da água seja duvidosa, utilizá-la para beber, sem recorrer a outros processos químicos.

A solução da BOAB é completa, de instalação muito simples e inclui, para além do reservatório, destinado a água, estão incluidos a bomba eléctrica Shurflo de 12 volts com interruptor externo e fusível, sistema de respiração, tubagens, filtros, conectores e demais acessórios.

Estão também incluidos os componentes para que este sistema seja usado como chuveiro, sendo o ideal para quem efectue expedições e possua, por exemplo, uma tenda de tejadilho com extensões e pretenda a maior autonomia possível.

O sistema de purificação tem uma classificação de 0.1 micron a nível de retenção, eliminando bactérias, vírus, pesticidas, herbicidas, quimicos diversos, bem como odores, sabores estranhos, incluindo cloro, deixando a água potável e com sabor aceitável.

domingo, fevereiro 05, 2012

Pulseira de corda enrolada

Image Hosted by ImageShack
A pulseira de corda enrolada

Uma forma prática e de acesso rápido de transportar uma corda de alta resistência é no pulso, como se de uma pulseira se tratasse, estando disponíveis inúmeros modelos, com diferentes características que incluem o tipo de corda utilizado.

Com um peso de 30 a 32 gramas e um comprimento de 24 cm, a pulseira é composta de corda de paraquedas enrolada, presa por um simples fecho rápido em plástico que pode incluir um apito, podendo ser facil e rapidamente desenrolada.

A ruptura desta corda que têm entre de 240 e 350 cm de comprimento quando esticada verifica-se perto dos 250 quilos, com versões mais resistentes a suportar até aos 500 quilos, e estão disponíveis em diversas cores, como o verde, negro, amarelo deserto ou laranja, entre outras.

O preço deste tipo de pulseiras começa nos dois Euros, subindo quando o fecho em plástico é substituido por uma manilha em metal, caso em que rondará o dobro deste valor, sempre incluindo portes a partir da Ásia.