sábado, maio 30, 2009

"Service Pack 2" para o Windows Vista disponível


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Um Windows Vista Ultimate

Já se encontra disponível no "site" da Microsoft o "Service Pack 2" (SP2) para o Windows Vista, o sistem operativo deste fabricante que será proximamente substituido pelo novo Windows 7.

A actualização é feita de modo automático quando o computador esteja configurado para o fazer e teiver instalado o primeiro "Service Pack" para este sistema, vindo corrigir alguns erros, como a degradação do desempenho em determinadas situações ou falhas que podem obrigar a reiniciar o computador.

É também adicionado o suporte para gravação de discos Blu-ray e para a norma Bluetooth 2.1, revisto o suporte para alguns dispositivos e incluido, cumulativamente, um conjunto de actualizações dantes obtidas individualmente.

Para aqueles que se obstinam em manter este sistema operativo, aconselhamos a efectuar esta actualização, mas, sobretudo, a avaliar a migração para o novo Windows 7, o qual, mesmo na versão "release candidate", é francamente mais estável e apresenta um desempenho muito superior ao do Vista.

sexta-feira, maio 29, 2009

UNESCO aprova Parque Gerês/Xurés como reserva da biosfera


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Uma vista do Parque Nacional da Peneda-Gerês

A UNESCO aprovou as candidaturas a reserva mundial da bioesfera da ilha das Flores, nos Açores, e do Parque Internacional Luso-Galaico Gerês/Xurés devido à sua riqueza florestal, pela importância dos ecossistemas e pelo alto nível de espécies endémicas auctóctones.

Segundo a UNESCO o conjunto do Parque Nacional da Peneda-Gerês e do Parque do Baixo Limia são centros de desenvolvimento sustentável, que envolvem as comunidades locais e regionais e integram estruturas de desenvolvimento que suportam os municípios a porem em prática critérios de sustentabilidade ambiental.

O Parque Transfronteiriço Internacional de Gerês/Xurés foi criado em 1997, incluindo o Parque Nacional da Peneda-Gerês e do Xurês/Baixo Límia, na Galiza, Espanha, juntando assim áreas sob jurisdições naionais diferentes mas com continuidade geográfica e políticas comuns de perservação e conservação da riqueza natural que possuem.

Apesar de reconhecidas internacionalmente, as reservas da biosfera dependem da iniciativa e continuam sob jurisdição dos governos nacionais, funcionando como exemplos de conservação e gestão integrada e facilitando estudos sobre a Natureza, a biodiversidade e a sustentabilidade.

Guardas florestais manifestam-se frente ao MAI


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Um incêndio florestal

Um conjunto de guardas florestais, representando as centenas que integram desde 2006 o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana (GNR), manifestaram-se em frente ao Ministério da Administração Interna, em Lisboa, para exigir melhores condições de trabalho.

Efectivamente, as reivindicação não são novas e incluem desde os cartões de identificação, absolutamente necessários e de custo reduzido, passando pelos novos uniformes, que deviam ter sido atribuidos após integração na GNR, passando por uma formação adequada.

Também a diferença salarial, cifrada em perto de 300 euros relativamente aos militares da Guarda com funções semelhantes, são um motivo de queixa dos antigos guardas florestais, que muito contribuiram para a prevenção de incêndios florestais e que hoje se vêm abandonados pela instituição onde foram integrados por opção da tutela política.

Conferir dignidade e atribuir os meios a estes elementos, hoje integrados na GNR, para além de um acto de justiça perante os serviços prestados, contribui para uma maior coesão desta força e, consequentemente, para que esta desempenhe melhor as suas missões que abrangem uma importante vertente ambiental e na prevenção dos fogos que, inevitavemente, continuarão a assolar o nosso País.

quinta-feira, maio 28, 2009

Casas em pedra transportáveis


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Um dos modelos da Graniminho

Conseguir um equilíbrio entre a estética, devidamente integrada numa paisagem e estilo de construção tradicional, e a funcionalidade, onde seja agradável habitar, deve um objectivo a ter em mente por quantos pretendam construir uma habitação numa zona rural do Interior, onde a desertificação facilita a aquisição de terrenos.

Entre as várias alternativas que encontramos, quase todas em madeira, algo que pretendemos evitar por não corresponder à nossa tradição e apresentar algumas vulnerabilidades, optamos por mencionar um modelo que pode ser adquirido completo, devidamente equipado e pronto a ser instalado no local pretendido.

Estas casas pré-fabricadas, com uma área que ronda os 50 m2 e um peso superior às 20 toneladas, têm um prazo de entrega de aproximadamente quatro meses e podem ser fornecidas em diversas configurações, mais adaptadas a habitação, em dois estilos, ou para escritório, com a possibilidade de adaptações a pedido do cliente.

Outra característica a ter em conta é a possibilidade de, para além de ser transportada completa para o local de destino, poder ser novamente transportada para outro local sem a necessidade de ser desmontada, facto que confere uma flexibilidade interessante para quantos sintam a necessidade de mudar periodicamente de local de residência.

Mencionamos este tipo de habitação sobretudo porque, em alternativa à recuperação de habitações antigas, a construção de novas casas deve integrar-se na paisagem e estilo que as rodeiam e o turismo rural e repovoamento do Interior é um factor determinante para a solidariedade e coesão nacional, para a prevenção de fogos e para o equilíbrio ecológico, sendo que para tal é absolutamente necessário um projecto rápido de angariação de novos residentes ou de um esforço de investimento no turismo ambiental.

Canonical perto de instalar aplicações Android em netbooks


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Uma aplicação Android a correr sobre Ubuntu

O Android estará cada vez mais perto de chegar aos "netbooks" pela mão da Canonical, uma empresa conhecida pelo desenvolvimento de "software" ligado ao sistema operativo Ubuntu, uma das variantes de Linux mais conhecidas e utilizadas.

A nova tecnologia permite instalar aplicações programadas para a plataforma móvel Android do Google nos "netbooks" existentes no mercado de forma directa e sem alterações, compatibilizando-as com o Ubuntu, acabando por ter uma função algo semelhante aos emuladores que permitiam correr programas concebidos para uma plataforma sobre outra.

Uma demonstração das potencialidades desta solução já foi demonstrada num encontro de programadores de Ubuntu que decorreu em Barcelona, antecipando assim as previsões do Google quanto à utilização do Android em plataformas distintas daquelas para as quais foi inicialmente concebido.

A possibilidade de usar aplicações Android noutras plataformas abre, obviamente, novas perspectivas para quem desenvolva "software" e que assim ganha acesso a novos mercados, rentabilizando investimentos e tornando muito mais atractivo o sistema desenvolvido pelo Google, o qual parece estar presente em cada vez mais mercados.

Rede de radares da GNR em risco de colapso - 2ª parte


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Uma lancha da GNR

A renovação desta rede, que está orçada em perto de 30.000.000 de Euros, deve ser um projecto integrado, com funções e objectivos flexíveis, que incluam as vertentes policiais, militares e de socorro, evitando duplicação de meios, como a implementação de sistemas independentes que duplicam recursos sem obterem vantagens de maior e podem levar às típicas situações de falta de coordenação de de irresponsabilização.

Instalar uma rede para socorro, dependente da Marinha, em paralelo a uma com fins de segurança, sob o controle da GNR, para além de redundante, é um desperdício de meios inaceitável no actual estado do País, mas implica também limitações operacionais que podem ser ultrapassados por uma visão mais abrangente.

Sabendo-se que, infelizmente, existem sectores que merecem maior atenção do que outros e que infelizmente a segurança e o salvamento nem sempre tem estado na prioridade do poder político, enquanto os gastos com a defesa são tantas vezes dificilmente aceites pelo cidadão comum, um sistema misto e polivalente terá uma maior aceitação generalizada, fruto de uma compreensão por parte dos vários sectores da sociedade.

Este será, consideramos, o caminho a seguir nesta e noutras áreas, promovendo a cooperação e a integração e eliminando sistemas redundantes e o custo inerente, de forma a obter um máximo de eficiência com um mínimo de encargos, lbertando assim recursos para outras das inúmeras necessidades que facilmente encontramos no nosso País.

quarta-feira, maio 27, 2009

Manual do CompeGPS Two Nav 2.0 disponível para descarga


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Prospecto do TwoNav

O manual do Two Nav 2.0 do CompeGPS está disponível para descarga em versões inglesa, espanhola e alemã, destinando-se não apenas aos utilizadores deste programa de navegação, mas também a quem esteja a avaliar a sua aquisição e pretenda aprofundar as suas caraterísticas.

Os utilizadores da versão 1.0 podem fazer a actualização gratuita da versão "pocket" ou "tablet", sendo que para os restantes interessados o preço deste novo produto custa 59 Euros.

Os manuais encontram-se no popular formato PDF, para o que é necessário ter o Acrobat Reader, que pode ser obtido gratuitamente no "site" da Adobe, caso não esteja desde já instalado no computador.

A opção pelo TwoNav é sempre de ter em conta, como alternativo a outras versões do mesmo fabricante desenvolvidas para outras plataformas, como os computadores pessoais, devido à implementação de um conjunto de funções semelhantes e a "interfaces" comuns, que reduzem em muito o tempo de aprendizagem.

Rede de radares da GNR em risco de colapso - 1ª parte


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Uma lancha de partulha da GNR

A notícia recentemente publicada que revela um facto há muito conhecido, o da degradação da rede de radares de vigilância gerida pela Guarda Nacional Republicana (GNR) aborda, essencialmente, a vertente policial, razão primária da instalação destes meios, os quais, no entanto, têm outras valências.

Destes sete equipamentos com uma vintena de anos de idade, apenas dois funcionam durante o dia, estando os restantes desligados, sendo que o contrato de manutenção expirou em Dezembro passado e uma substituição implica um prazo que poderá chegar aos dois anos, abrindo assim um intervalo dificil de justificar para a segurança nacional e falhando um componente essencial na orientação dos meios navais ao serviço da corporação de de entidades que possam beneficiar da informação recolhida por um sistema de radar.

Os sistemas de radar instalados ao longo da costa, destinados a localizar e seguir embarcações, para além de missões de combate ao tráfico de estupefacientes e contrabando, permitem identificar situações de perigo que vão desde a eminência de colisões até â localização de embarcações em perigo, pelo que a sua manutenção e futura renovação abrange questões relacionadas com a eficácia do próprio socorro e de complementaridade com outras entidades.

Não é apenas uma questão de segurança nacional ou de soberania, para a qual os investimentos tendem a ser contestados por parte do espectro político e da própria opinião pública, mas também um problema de segurança individual, sobretudo para todos quantos fazem do mar o seu local de trabalho.

terça-feira, maio 26, 2009

Preços do Windows 7 anunciados em Junho


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Um écran do Windows 7

Está previsto para o próximo mês de Junho a divulgação dos preços do Windows 7, indiciando que o lançamento no novo sistema operativo da Microsoft poderá estar mais cedo do que inicialmente previsto.

Obviamente, os principais fabricantes de computadores não só já saberão o preço do Windows 7, como do reposicionamento dos restantes sistemas operativos da Microsoft, informação essa que também já estará na posse dos principais distribuidores.

A perspectiva actual é a de os preços serem ligeiramente superiores ao seu antecessor, o Vista, aquando da altura do seu lançamento, facto que pode ser justificado pelo salto qualitativo face a um sistema operativo que se revelou um completo fracasso e pelo qual, confessamos, era quase absurdo pedir qualquer tipo de pagamento.

Falta agora, para além da concretização dos preços, a data defenitiva do lançamento do Windows 7, sendo cada vez mais previsível que seja para breve, evitando assim prolongar a vida do XP e acabando defenitivamente com a infeliz aventura do Vista.

Condutores de veículos ligeiros vão poder conduzir motociclos - 2ª parte


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Um motociclo ao serviço do INEM

Não será apenas em termos do tráfego particular que esta medida terá impacto, mas abrirá novas possibilidades seja para as entidades oficiais, seja no desempenho dos actuais veículos de quatro rodas, que, em menor número, passarão a ter uma maior facilidade de circulação.

Lembramos que mesmo a nível do socorro, sobretudo em meios urbanos, os motociclos já se afirmaram como uma alternativa a ter em conta, sendo a melhor opção em situações de elevada densidade de tráfego, mas o mesmo pode verificar-se em vias rodoviárias de menor dimensão ou cujo traçado previlegie a agilidade sobre a velocidade.

Também em muitas estadas e caminhos rurais onde o patrulhamento ou mesmo uma primeira intervenção rápida são essenciais, os motociclos terão um papel de relevo, caso as suas potencialidades sejam utilizadas e exploradas, diminuindo os custo hoje suportados por inúmeras entidades que recorrema a veículos mais pesados e tantas vezes inadequados às vias em que se deslocam.

Não será também de desprezar o impacto económico que o aumento das vendas de motociclos pode ter a nível nacional, sobretudo para todos quantos apostarem no seu fabrico ou comercialização, bem como no conjunto de opções e acessórios que lhes são inerentes e cujo menor nível tecnológico, quando comparado com os automóveis, permite o acesso a unidades industriais e comerciais de menor dimensão.

O cair desta barreira, se devidamente explorado, oferece um conjunto de possibilidades de de oportunidades que merece ser analizado e explorado e que vai muito para além das importantes questões energéticas e ambientais, tornando-se possível conceber um sem número de soluções e de oportunidades que bem merecem ser utilizadas.

segunda-feira, maio 25, 2009

Força Aérea dos EUA garante a operacionalidade do GPS


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Um receptor de GPS

Poucos dias após a publicação do relatório do US Government Accounting Office (GAO), onde era previsto o colapso do sistema GPS, a Força Aérea dos EUA (USAF), gestora deste sistema de orientação, garantiu a funcionalidade do GPS para além de 2010.

Tal como descrevemos num texto recente, também a USAF considera que apenas existe o risco pontual de uma diminuição de performance, da qual não resultará a perda de funcionalidade, mesmo que seja possível verificar-se alguma pequena degradação em termos de precisão caso haja uma coincidência a nível de falhas de satélites num mesmo sector.

A falta de investimento, do que resulta o adiamento no lançamento de novo satélites, traduz-se, portanto apenas a nível de desempenho, mas não de funcionalidade e menos ainda em termos de colapso do sistema, algo que era manifestamente alarmista e não se coaduna com a forma de funcionamento do GPS.

Este anúncio vem, obviamente, tranquilizar todos quantos aceitaram o relatório do GAO como correcto, mas serve também de aviso contra perspectivas algo alarmistas que ignoram a estrutura de funcionamento de um sistema que inclui uma notável redundância que o coloca, mesmo com alguma degradação, longe da possibilidade de um real colapso.

Condutores de veículos ligeiros vão poder conduzir motociclos - 1ª parte


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Um motociclo de 125 cc

A proposta apresentada pelo Partido Comunista Português (PCP) que abre a possibilidade de os condutores com a carta de condução de veículos ligeiros poderem, após um pequeno exame, passarem a estar automaticamente habilitados para conduzir motociclos com até 125cc mereceu o apoio de todos os partidos representados na Assembleia da República.

O diploma do PCP prevê implementar em Portugal uma possibilidade comum em muitos países da União Europeia e que permite a atribuição de habilitação legal para a condução de motociclos com cilindradas até aos 125 centímetros cúbicos, a todos aqueles que possuam uma carta do tipo "B", habitualmente designada por "carta de condução de ligeiros", após uma prova que se baseia sobretudo na perícia do condutor, assumindo-se que este tem os conhecimentos adequados para se movimentar no trânsito.

Para além de facilitar a vida a muitos actuais automobilistas, esta proposta aumenta a mobilidade em centros urbanos, reduz o consumo de combustível, facilita o estacionamento e combate o flagêlo dos inúmeros automóveis que se deslocam nas cidades com apenas um ocupante.

O projecto vai ser discutido na especialidade, após o que regressará ao plenário para votação final global, sendo depois necessário regulamentá-lo, de modo a poder entrar em vigor, algo que se espera não venha a tardar dado a importância e o alcance desta medida.

domingo, maio 24, 2009

Microsoft vai lançar um motor de pesquisa inteligente


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Uma écran do novo motor da Microsoft

A Microsoft vai lançar um novo motor de busca inteligente, designado pelo nome de código de Kumo, rivalizando assim com os conhecidos Google e Yahoo.

O Kumo deverá ser apresentado já na próxima semana, na conferência "D: All Things Digital" e suportado por uma campanha de "marketing", mas os testes já decorrem desde há algum tempo a nível interno pelos funcionários da Microsoft.

Este novo motor usará um algoritmo próprio, com resultados relacionais que se pretendem mais organizados do que os obtidos pelos rivais e vem complementar a oferta "on-line" da Microsoft, tentando construir um universo semelhante ao do rival Google, que tem vindo a adicionar sucessivamente mais produtos e funcionalidades.

Apesar de o motor do Google ser francamente eficiente, a organização da informação e dos resultados nem sempre é a melhor e falta um sistema de relacionamento que permita estabelecer conexões e tirar ilações.