sexta-feira, maio 17, 2013

Inquérito sobre suporte de "jerry cans"

Image Hosted by Google O inquérito sobre suporte de "jerry cans"

Conforme mencionamos num texto anterior, estamos a tentar apurar qual o interesse dos nossos leitores em suportes para "jerry cans", sendo necessário apurar qual o tipo de configuração que despertará um maior interesse e, consequentemente, qual o modelo que será apresentado a uma metalurgia.

Infelizmente a versão gratuita do "SurveyMonkey" não permite mais do que 10 questões, sendo que algumas são sacrificadas pela presença de fotos, pelo que não podemos colocar todas as questões que pretendemos, podendo os nossos leitores que o pretendam deixar um comentário neste texto ou contactar-nos por correio electrónico.

Pensamos que, tal como nós, vários dos nossos leitores terão interesse em suportes de "jerry cans", pelo que será vantajoso para todos consensualizar um modelo que possa ser fabricado a um baixo custo e comercializado por uma empresa que esteja ligado ao meio dos Land Rovers.

Agradecemos aos nossos leitores que preencham o inquérito, cuja ligação está na imagem e respectiva legenda, bem como que nos enviem sugestões no sentido de o melhorar ou mesmo relativamente aos modelos de suporte de "jerry cans" pretendidos, dado que nem todos os modelos podem constar deste pequeno inquérito.

quinta-feira, maio 16, 2013

Controle de câmaras digitais via Digicamcontrol - 3ª parte

Image Hosted by Google Um écran do Digicamcontrol

Torna-se possível gerir diversos perfis, tal como os dados e configurações armazenados na câmara, aceder e visualizar as fotos, incluindo histograma e metadata, podendo mesmo efectuar este tipo de operação com múltiplas câmaras operando em simultâneo e complementando-se.

Funções avançadas, como ver a imagem no écran antes de disparar, "bulb mode" para algumas Nikon, com velocidade parametrizada pelo utilizador, focagem e mesmo disparo baseado em detecção de movimentos, também estão disponíveis.

Também é possível usar o "software" de forma remota, através de um "browser", por exemplo baseado num "smartphone" ou num "tablet" dado incluir funcionalidades de "webserver", algo que pode ser útil quando o equipamento de gestão portátil não for baseado em Windows.

O programa é gratuito e vocacionado sobretudo para as Nikon, pelo que será aos proprietários desta marca de DSLR que sugerimos, em primeiro lugar, o recurso a este "software", mas quem disponha de uma Canon ou Panasonic também é convidado a testar as possibilidades oferecidas com a máquina de que dispõe.

quarta-feira, maio 15, 2013

Canetas com ponta para quebrar vidros

Image Hosted by Google Um caneta com ponta para quebrar vidros

Para além dos mais convencionais martelos destinados a quebrar vidros de veículos em caso de emergência, algumas canetas são construidas de forma a que uma das extremidades tenha a resistência e formato adequado a esta função, aliando isso a um formato adequado.

Este tipo de caneta tem uma dimensão que ronda os 15 cm, de forma a poder ser manuseada de forma adequada, bem como uma resistência elevada, sendo construidas em metal, que pode ser alumínio maquinado ou aço, normalmente pintado electrostaticamente de forma a proteger o metal.

Image Hosted by Google Um caneta com ponta para quebrar vidros

Para além desta funcionalidade acrescida, estas canetas escrevem recorrendo a cargas normais, que podem ser do tipo "roller ball" ou esferográfica, havendo modelos com sistema retráctil ou com tampa, sendo comum algum tipo de fixação para evitar perderem-se.

O preço deste tipo de caneta, incluindo portes, tende a variar entre os 15 e os 20 Euros, com alguns modelos de fabricantes mais conhecidos, normalmente ligados à indústria de armamento, a atingir valores ainda mais elevados.

Controle de câmaras digitais via Digicamcontrol - 2ª parte

Image Hosted by Google Um écran do Digicamcontrol

Recorrendo a este último protocolo, bem como às ferramentas disponibilizadas pelos próprios fabricantes, torna-se possível aceder e controlar a câmara de forma muito mais eficaz, podendo, inclusivé, nos modelos que o implementam, aceder ao "live view" e visualizar no computador, em boas dimensões, aquilo que surge no visor da câmara.

As câmaras suportadas são, essencialmente, as DSLR mais recentes da Nikon, algumas das quais são inteiramente controladas pelo "software", e as da Canon ou Panasonic, estas via o SDK do próprio fabricante, que disponibiliza as rotinas de interligação com a máquina, pelo que, neste caso, nem todas as funcionalidades podem ser acessíveis.

Através do controle via USB é possível controlar o sistema de disparo através do computador, ou do botão da câmara, vendo o resultado no écran do computador, fazer variar parâmetros, como a velocidade ou exposição, incluindo variações na sequência, que pode ser constante ou arbitrária.

A temporização permite, inclusivé, criar uma sequência semelhante a um vídeo, dependendo da máquina, mantendo a focagem correcta, ou mesmo introduzindo variações, de forma a obter um efeito específico.

terça-feira, maio 14, 2013

Controle de câmaras digitais via Digicamcontrol - 1ª parte

Image Hosted by Google Um écran do Digicamcontrol

O Digicamcontrol é um "software" grátis desenvolvido para controlar remotamente, via conexão USB com um computador pessoal baseado na plataforma Windows, uma câmara digital, tendo sido desenvolvido a pensar nos modelos DSLR da Nikon.

O "software" corre em plataformas Windows, sendo necessário instalar o .NET Framework 4.0 e efectuar todas as extensas actualizações que o "Windows Update" sugere, o que aumenta substancialmente o tempo necessário para ter o programa a funcionar.

O objectivo é o de controlar câmaras sofisticadas recorrendo ao computador, o que permite um acesso mais simples às opções disponíveis, evitando tocar no equipamento, que pode assim ficar completamente imóvel, imune a pequenos movimentos que podem comprometer fotos a curta distância.

Aliás, é mesmo a pensar em macros ou fotos em estúdio que o "software" foi desenvolvido, inicialmente com base no "Windows Image Aquisition" ou WIA, mas que depois evoluiu para um para o "Software Development Kit" ou SDK da Nikon e, finalmente, para o "Media Transfer Protocol" ou MTP.

segunda-feira, maio 13, 2013

Ferramenta múltipla para sobrevivência

Image Hosted by Google Uma ferramenta múltipla para sobrevivência

Já apresentamos diversos equipamentos, alguns de muito pequena dimensão, adequados a situações de emergência e que podem ser transportados com toda a facilidade, sem ocupar espaço e pesando escassas gramas, permitindo resolver alguns problemas com que nos podemos defrontar no dia a dia.

Este pequeno instrumento inclui um abre-latas, uma lâmina, chave de parafusos, régua, saca-rolhas, uma chave de porcas, com entalhes para diversas dimensões, serra, chave sextavada, serra, auxiliar de leitura de mapas e orifício para uma correia.

Image Hosted by Google Uma ferramenta múltipla para sobrevivência

Foi utilizado aço inoxidável de alta qualidade, resultando numa peça sólida, de pequenas dimensões, com apenas 70 x 54 mm, e extremamente leve, que pode ser transportado preso numa correia, junto com cartões de crédito ou na bolsa de transporte que é incluida no conjunto, mas verificamos que existem modelos de muito pior qualidade e utilidade duvidosa.

O preço deste equipamento varia bastante, tal como a qualidade do metal em que são feitos, mas é possível obtê-lo por menos de 5 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, no caso dos em melhor material, um valor que consideramos aceitável, podendo mesmo constituir um presente interessante e de custo módico para quem se dedique a actividades ao ar livre.