sábado, janeiro 07, 2012

Bombeiros de Amadora e Sintra deixam de efectuar transporte de doentes não urgentes - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma ambulância de transporte

O transporte de doentes não urgente, que permitia alguma margem de manobra às corporações, não pode ser entendido como uma actividade isolada, independente de um todo, e que deva apresentar um saldo neutro, sem o que estariamos na presença de um lucro numa actividade considerada como humanitária.

A margem resultante desta actividade compensa outras, igualmente essenciais, onde se verifica um permanente sub-financiamento por parte do Estado através dos canais instituidos, como é o caso do socorro ou do combate aos fogos, os quais absorvem grande parte dos recursos das corporações.

Desta forma, as anteriores regras não podem ser entendidas como um benefício, mas como uma simples engenharia financeira que visa um equilíbrio, mesmo que delicado, das corporações, onde as múltiplas vertentes, umas com margem positiva, outras negativa, tenderão, tanto quanto possível e com contributos de outras fontes, a equilibrar-se.

Ao reduzir os valores pagos pelo transporte de doentes não urgentes, mesmo que daqui resultasse apenas um saldo neutro nesta área de actividade, afecta-se todo o equilíbrio financeiro, impossibilitando a transferência interna de verbas, sem que surja outra forma de compensação, que poderia passar, por exemplo, pelo reforço das verbas atribuidas ao socorro.

sexta-feira, janeiro 06, 2012

Androzic, os mapas do Ozi em Android - 4ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Androzic

Dado que este programa não é feito pelos autores do Ozi, os quais desenvolvem um concorrente para a mesma plataforma, surgem algumas incompatibilidades, nomeadamente a necessidade de recorrer ao Img2Ozf na versão 3.03 ou anterior.

Outra limitação, talvez mais grave, é a impossibilidade de colocar a aplicação e os próprios mapas no cartão de memória, o que se pode tornar francamente limitativo dada a habitual extensão dos mapas utilizados.

Apesar destas limitações, e da uma óbvia ausência de cooperação com a equipa que desenvolve o Oziexplorer, o facto de ser gratuito e implementar um conjunto interessante de funcionalidades permite aconselhar o seu teste e mesmo a sua utilização como alternativa ao conhecido Oruxmaps.

Bombeiros de Amadora e Sintra deixam de efectuar transporte de doentes não urgentes - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma ambulância de transporte

A Associação Portuguesa dos Insuficientes Renais considera que a suspensão do transporte de doentes não urgentes decidida pelas corporações de bombeiros de Amadora e Sintra pode colocar em risco a vida dos doentes que dependem da hemodiálise.

Esta declaração aparece na altura em que esta dezena de corporações de bombeiros, anunciaram que deixam de efectuar o transporte de doentes não urgentes contratualizado com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo devido à alteração dos valores pagos.

Com a introdução das regras de pagamento que constam do novo Sistema de Gestão de Transportes de Doentes, prevêm-se quebras de 70% a nível da facturação nesta área de actividade essencial para a sustentabilidade as corporações, do que pode resultar a sua inviabilização.

Naturalmente, e de forma inevitável, serão os doentes que necessitam deste tipo de serviço os mais prejudicados, incluindo não apenas aqueles que carecem de hemodiálise, mas todos os que sofrem de uma doença crónica e necessitam de um serviço de transporte semelhante, mas convém, antes de efectuar acusações, analisar as causas desta decisão.

quinta-feira, janeiro 05, 2012

Androzic, os mapas do Ozi em Android - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Androzic

As capacidades de pesquisa envolvem a busca de coordenadas em diversos formatos, bem como das rotas percursos ou pontos de passagem, bem como de localidades via Google Geocoder.

Também é possível navegar directamente para um determinado ponto de passagem, configurar as unidades de medida, bem como grelhas de mapas, inclusivé defenidas pelo utilizador, existindo um suporte de coordenadas UTM nativo bem como o reescalar automático de mapas para a melhor dimensão.

A aplicação acede à lista de contactos para envio de SMS de forma a reportar a posição ou para a recepção, de modo a receber localizações e pontos de passagem, pedindo permissão para este tipo de acesso aos dados.

Também suporta "tablets" de vários modelos, incluido "Honeycomb", diversos modelos de ratos e de "trackball" ou D-Pad, funcionando perfeitamente em "landscape" ou "portrait", com rotação automática.

quarta-feira, janeiro 04, 2012

Google tem nova página de pesquisa

Image Hosted by ImageShack
A nova página de pesquisa do Google

O Google começou a testar um novo desenho da página inicial, aquela onde se encontra o mais popular motor de pesquisa da Internet, associando-a a um conjunto de "sites" aos quais o acesso é agora facilitado.

Desaparece a barra superior de cor negra onde se incluem alguns acessos, para incluir informação proveniente de redes sociais ou "sites", como o Gmail, o Google+, o Youtube ou mesmo o Facebook, onde o utilizador tenha igualmente conta e possam ser sujeitos a alterações.

Esta nova página ainda não está universalmente disponível, mas começa a surgir, apontando no sentido do que poderá vir a ser o aspecto deste popular motor de pesquisa dentro de muito pouco tempo.

Androzic, os mapas do Ozi em Android - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um écran da bússola do Androzic

No fundo, adaptado ao "interface" do "Android", temos aquilo que se espera encontrar num ambiente Windows, com suporte para as mesmas funcionalidades, que incluem um sistema de índices de mapas, que permitem mudança automática, zoom e arrastamento, de forma a que os vários mapas constituam um único mapa virtual.

São apresentadas informações relativas a posição, velocidade, orientação, elevação e projecção da direcção, de forma a mais facilmente aferir do local de destino, estando ainda disponível uma bússola e um conjunto de informações posicionais caso não se disponha de cartografia.

O sistema de edição de rotas é simples, carecendo sobretudo de alguma habituação a este "interface", sendo o percurso registado num ficheiro, implementando ainda sistemas de conversão de uma percurso percorrido para uma rota a seguir.

O suporte para os percursos ou rotas, bem como pontos de passagem, tal como a sua configuração, equivale-se bastante ao Oziexplorer, mas inclui ainda a possibilidade de optar pelos formatos KML, do Google Earth, ou o GPX, um formato de conversões para equipamentos GPS.

terça-feira, janeiro 03, 2012

Mercado das TI diminuiu quase 4% em 2011 - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um computador adquirido no EBay

Assim, torna-se essencial começar a equacionar o estabelecer configurações mínimas, bem como o valor considerado aceitável para cada posto de trabalho, de forma e, com tempo, ir preparando a rotação de equipamentos com antecedência, de forma a poder aguardar por boas oportunidades.

Para as nossas necessidades habituais, defenimos como configuração mínima um processador Pentium de núcleo duplo a 2 GHz, com alguma pequena flexibilidade no caso de portáteis, uma memória RAM de 2 Gb, um disco de 160 Gb, apesar de poder haver excepções caso o intuito seja acesso à Internet, e placa de rede.

Caso necessário, são adicionadas uma placa de rede WiFi, que obedeça à norma 802.11N, um "interface" "bluetooth" e leitor de cartões de memória, capaz de, mesmo que com um adaptador, suportar o formato Micro SD que usamos como padrão.

Androzic, os mapas do Ozi em Android - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Androzic

Uma alternativa gratuita para navegação em plataformas "Android" recorrendo aos mapas em formato ozf2 e ozf3 do OziExplorer é o Androzic, que implementa um conjunto de funcionalidades típicas deste tipo de programas de navegação.

Destinado ao uso fora de estrada, seja em todo o terreno, em caminhadas, bicicleta ou outros, estão disponíveis as funções habituais, mantendo-se os mesmos conceitos de rotas, pontos de passagem, itinerários e outros inerentes aos programas de navegação, funcionando de modo similar a alguns dos seus rivais mais conhecidos.

Essencial, é o acesso aos mapas, os mesmos utilizados no Oziexplorer, bem como os processos de calibragem e os conceitos geográficos necessários, que incluem conhecimentos de projecções, "datuns" e outros que são utilizados na concepção de mapas.

Também é possível usar mapas disponíveis na Internet, caso exista uma conecção disponível, recorrendo aos mapas do Google ou Open Street Maps, o que poderá ser uma alternativa interessante, sobretudo em zonas urbanas devidamente mapeadas.

segunda-feira, janeiro 02, 2012

Mercado das TI diminuiu quase 4% em 2011 - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um computador adquirido no EBay

O mercado das tecnologias de informação diminuiu quase 4% durante o ano de 2011, demonstrando que mesmo num sector considerado estratégico e vital para o desenvolvimento do País, a crise já começou a ser sentida.

A necessidade de reduzir custos pode, obviamente, levar a uma degradação de muitos sistemas ou parques informáticos, pelo que se justifica encontrar alternativas a baixo preço, que permitam manter o mesmo nível de desempenho e de segurança.

O degradar de um parque informático tem numerosas consequências, sendo a mais sentida no desempenho dos equipamentos, mas esta pode nem ser a mais crítica, dado que os maiores requisistos necessários para actualizações de "software" leva facilmente ao seu abandono, mantendo-se versões mais antigas de programas, os quais tendem a ser menos seguros.

Dado que vários fabricantes de "software" implementam sistemas de actualização obrigatório, algo que se verifica, por exemplo, com alguns "browsers", o desempenho com as novas, mais sofisticadas, e mais pesadas versões será inferior, resultando numa menor produtividade.

Já pode ser encomendado o manual de modificação de Defenders

Image Hosted by ImageShack
Capa do manual de modificação de Defenders

Pode ser encomendado, e será expedido a partir de dia 05, o manual de modificação de Defenders que mencionamos e descrevemos num texto anterior, sendo este livro recomendado para quem possua este modelo da Land Rover.

Sobre o conteúdo, pronunciamo-nos num texto anterior, mas recomendamos a quem pense em modificar um Defender que equacione adquirir este livro, dado que um erro na aquisição de peças ou um conceito errado pode representar uma perda substancial.

Dado que o valor de venda desta livro é de 15.99 Libras, algo que se aproxima dos 20 Euros, e está abaixo das 25 Libras que permitem o envio gratuito, sugerimos aos nossos leitores que o adquiram em conjunto com outro item, ou conjuntamente com outro interessado, de forma a não pagar portes.

Dado que este é um livro que pretendemos adquirir, caso haja algum interessado, preferencialmente da área de Lisboa, agradecemos que nos contacte de forma a encomendar dois exemplares, eliminando assim o pagamento de portes.

domingo, janeiro 01, 2012

Sapadores de Lisboa fazem 10 dias de greve - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Bombeiros sapadores de Lisboa

Como exemplo dos estranhos gastos da autarquia, podemos apontar a presença permanente de um elemento da Polícia Municipal junto da iluminação de Natal na Praça de Londres, a qual é composta por um simples conjunto de lâmpadas, cujo valor é muito inferior aos gastos com a respectiva segurança.

É sobretudo numa gestão racional, não apenas a nível do pessoal, mas também de equipamentos, organização de actividades, bem como gastos correntes, que substanciais poupanças podem ser obtidas, mas efectivamente é mais simples e imediato efectuar cortes no RSB do que optar por soluções que implicam outro estudo e planeamento.