sábado, março 08, 2014

Barras de iluminação para Land Rover da "T-Rex Fabrications"

Image Hosted by Google Barra de luzes para Defender ou Serie

A "T-Rex Fabrications" é uma empresa que concebe e produz barras de iluminação para tejadilho para diversos modelos da Land Rover, para além de algumas marcas japonesas, incluindo os Defender e Series com tejadilho rígido e em lona, bem como os Discovery 1 e 2 e um modelo designado como "universal".

Estão disponíveis várias variações, com suporte para 4 e 6 faróis, com diversas fixações, incluindo modelos que dispensam parafusos, e em versões para a frente e rectaguarda do tejadilho, sendo que nas primeiras está incluido um suporte para antena de rádio.

Não estão incluidos os faróis ou focos de luz, que terão que ser adquiridos separadamente, mas os modelos que se instalam aparafusando no tejadilho incluem todos os acessórios necessários à fixação, que é feita sem furar o veículo sobre as calhas de escoamento de água.

Os preços são bastante acessíveis, com os modelos mais em conta a custar menos de uma vintena de Euros, a que acresce perto de uma dúzia para portes, que podem ser gratuitos para encomendas cujo valor excede a centena de Libras inglesas, sendo estes valores bastante competitivos e convidativos para uma compra conjunta de cinco a seis unidades.

sexta-feira, março 07, 2014

Parlamento Europeu aprova implementação do sistema "eCall" - 2ª parte

Image Hosted by Google Esquema de funcionamento do "eCall"

Por questões de privacidade, não é permitido o seguimento em permanência do veículo, cabendo aos fabricantes implementar essa restrição, e o serviço será público, universal e gratuito dentro da União Europeia, devendo ser implementado nos veículos novos a serem comercializados a partir de Outubro de 2015.

É de salientar que diversos fabricantes, a título individual, já implementaram sistemas de alerta semelhantes, sobretudo a nível de marcas ou de modelos de topo de gama, pretendendo o Parlamento Europeu, ao aprovar esta norma que determina a obrigatoriedade do sistema, universalizá-la.

As estatísticas apontam para mais de 25.000 vítimas mortais anuais resultantes de acidentes de viação em toda a União Europeia, sendo de prever que com a implementação do "eCall" este número possa ser reduzido em 10%, aceleranto a rapidez do socorro em 40% em zonas urbanas e até 50% nas rurais.

A redução do número de mortes, bem como menores consequências para os feridos, igualmente como resultado do menor tempo de resposta do socorro, depende, obviamente, da estrutura e dos meios disponíveis, bem como da prontidão da assistência nas urgências hospitalares, pelo que esta estimativa, que parece optimista, pode variar grandemente de um país para outro.

quinta-feira, março 06, 2014

Equipamentos "Android" como substitutos de câmaras em veículos - 5ª parte

Image Hosted by Google Écran do "DailyRoads Voyager" para "Android"

Infelizmente, recorrer a equipamentos mais antigos pode ser impossível, por não possuirem o desempenho adequado, mas para quem disponha de um "tablet" com uma câmara com resolução adequada e GPS, poderá encontrar nele uma plataforma utilizável, sem sacrificar o telemóvel, desde que consiga instalar o equipamento de forma correcta, com bom angulo de gravação e sem obstruir a visão.

Efectivamente, poucos são os telemóveis que possuem sistema de estabilização de imagem por "hardware" para efeitos de gravação de vídeo, e o seu custo tende a ser elevado, ao nível dos modelos S4 da Samsung ou de alguns Nokia Lumia de topo, sendo dúbio que seja atribuida a um equipamento com este valor e complexidade uma função de câmara para veículo.

Apesar dos resultados obtidos, que consideramos positivos quando num equipamento com bom desempenho, continuamos a preferir a câmara K5000 de que dispomos, por ser fiável e pela qualidade de imagem, mesmo reconhecendo a limitação resultante da ausência de GPS e sensor G integrado, factores que não têm diminuido a utilidade da mesma nas funções que lhe atribuimos.

Concluimos que, sobretudo em situações mais críticas, portanto excluindo utilizações ocasionais relacionadas com o lazer ou quando possa ser possível proceder à repetição do percurso a gravar, o uso de uma câmara destinada a veículos, com estabilização de imagem, e, se possível, com GPS, sensor G e "software" de ligação a mapas digitais, esta será a opção mais segura e a que poderá assegurar sobretudo resultados mais consistentes.

quarta-feira, março 05, 2014

Parlamento Europeu aprova implementação do sistema "eCall" - 1ª parte

Image Hosted by Google Esquema de funcionamento do "eCall"

O "eCall" ou "Emergency Call" consiste num sistema instalado em viaturas que, em caso de acidente, detectado pelos mesmos sensores que activam os "airbag", envia de forma automática um alerta para o 112, incluindo um conjunto de elementos que facilitam o envio do socorro.

No fundo, o "eCall" acaba por ser algo muito idêntico aos localizadores de modelo fixo que tantas vezes mencionamos, incluindo um módulo GPS, que fornece a localização, hora, direcção e velocidade, e um módulo GSM, que procede ao envio de dados através de uma rede móvel, sendo implementadas algumas funcionalidades adicionais.

Entre os dados a enviar encontram-se a localização exacta do veículo, a hora da ocorrência, o sentido de movimento, o número de ocupantes com base no número de cintos de segurança apertados, o tipo de combustível utilizado, podendo ser incluidas informações opcionais, caso existam sensores que permitam a sua recolha.

Estará igualmente disponível um botão de emergência, que ao ser premido envia os dados para a central de socorro e estabelecerá um contacto áudio, de forma idêntica a uma chamada para o 112, com a vantagem de um conjunto de informações já ter sido fornecida ao operador.

terça-feira, março 04, 2014

Equipamentos "Android" como substitutos de câmaras em veículos - 4ª parte

Image Hosted by Google Écran do "DailyRoads Voyager" para "Android"

Também a questão do sistema óptico pode ser relevante, tendo a maioria das câmara uma maior sensibilidade, como resultado da maior dimensão da óptica, a qual pode ser auxiliada por "leds" destinados a auxiliar filmagens noturnas, embora a eficácia destes seja duvidosa, sobretudo quando do posicionamento do equipamento resultem reflexos indesejados.

Os resultados provenientes de uma câmara para viatura e de uma integrada num telemóvel demonstram que, para uma mesma resolução, a primeira apresenta melhores resultados, como resultado da estabilização de imagem e de uma maior dimensão da óptica, sendo a diferença mais evidente em condições de luminosidade mais fracas ou quando a vibração aumenta, do que pode resultar a impossibilidade de ler matrículas através da câmara do telemóvel.

Também é óbvio, e intuitivo, que ao ser usado como câmara o telemóvel não permite a mesma facilidade de utilização, agravando-se os problemas caso seja necessário manipulá-lo, situação em que a funcionalidade como câmara de registo dificilmente se mantém, sobretudo caso o equipamento seja mudado de posição.

O custo desta solução pode ser virtualmente nulo, caso se recorra a um telemóvel e respectivo suporte já existentes e se instale um programa gratuito, o que compara favoravelmente face a meia centena a uma centena de Euros para um sistema dedicado, mas torna-se mais dispendioso caso seja necessário adquirir os equipamentos a utilizar para esta função.

segunda-feira, março 03, 2014

Land Rover Owners de Abril de 2014 já nas bancas

Image Hosted by Google A capa da Land Rover Owners de Abril de 2014

Já se encontra nas bancas a edição de Abril de 2014 da Land Rover Owners International, com o destaque de capa a ir para um "Bowler" 90, com 175 hp de potência, extensamente descrito e testado pela redação desta publicação, do que resulta um longo artigo de várias páginas.

Outro artigo comemora os 30 anos do Defender, cuja primeira versão, o "Ninety", foi lançado em 1984, motorizado pelo antigo bloco de 2.25 litros e pelo novo motor de 2.5 litros, na altura aspirados, mas que, passados um par de anos, recebeu um turbo, com a configuração a aproximar-se cada vez mais do Defender, nome que surge em 1990.

Também destacamos a segunda parte do artigo sobre a aventura em Portugal de um conjunto de Land Rover "Camel Trophy", com a descrição não apenas do percurso, como também a inclusão de numerosos detalhes que facilitam uma viagem semelhante que atravessa grande parte do território nacional.

Também são apresentados um conjunto de novos produtos, alguns dos quais poderão ser detalhados individualmente, a que acrescem as novidades que constam da publicidade temática da responsabilidade de empresas especializadas na comercialização de material para Land Rover, para além de um largo número de artigos que justifica a leitura deste número.

domingo, março 02, 2014

Equipamentos "Android" como substitutos de câmaras em veículos - 3ª parte

Image Hosted by Google Écran do "DailyRoads Voyager" para "Android"

Naturalmente que, sabendo-se que o espaço de armazenamento destes equipamentos é limitado, a gravação usa um sistema circular, em blocos de poucos minutos, com o espaço atribuido a ser reutilizado quando o limite estabelecido seja atingido, o que implica regravar sobre os ficheiros mais antigos que assim se perdem.

Algumas versões permitem o envio automático de ficheiros para a Internet, podendo ser configurado qual o tipo de conexão a utilizar, de modo a evitar a transmissão sem ser por WiFi, sendo também possível que o percurso fique afixado sobre um mapa digital de forma automática.

Quando comparados com uma câmara dedicada e construída para o efeito, que pode incluir GPS, acelerómetro, estabilização de imagem e um conjunto de "software" que permita a ligação a mapas digitais, o sistema baseado em "Android" surge como mais flexível, mas com algumas limitações em termos de óptica e de fiabilidade.

A questão da fiabilidade surge como das mais determinantes, sendo certo que nem sempre o "software" funciona de forma perfeita, pelo que será de esperar algumas falhas, as quais podem ocorrer em alturas críticas, algo que no caso de uma câmara só muito excepcionalmente acontece e quase sempre devido a questões externas, relacionadas com a alimentação eléctrica.