sábado, dezembro 24, 2011

Feliz Natal

Image Hosted by ImageShack
Um Natal muito feliz

Desejamos um a todos os nossos amigos e leitores Feliz Natal de 2011, agradecendo a vossa presença ao longo destes anos neste espaço de reflexão, e esperamos continuar a contar convosco durante o ano de 2012 que aproxima.

O ano de 2011 foi difícil para todos, viveram-se muitas situações complicadas, mas também outras de grande alegria, onde é necessário ir buscar a esperança e força para enfrentar o futuro.

Esta época é também para relembrar, e se calhar mais do que em anos anteriores, os que estão sós, os que nada têm, os que esperam pela paz ou anseiam por liberdade, bem como todos os que sofrem ou precisam de consolo, e que estão nesta época, mais do que nunca, nos nossos pensamentos.

Para todos, os mais sinceros votos de Festas Felizes.

sexta-feira, dezembro 23, 2011

Insa Turbo Dakar 265/75R16 para o Defender - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Piso de pneus Insa Turbo Dakar novos

A questão do barulho, tendo em conta que o Defender não é exactamente um veículo silencioso, é de menor importância, mas o comportamento, sobretudo em termos de travagem e deslizamento lateral já tem para nós uma importância que influi na escolha.

Naturalmente que com os Insa o comportamento será substancialmente diferente, mas o facto é que, sendo o Defender o veículo usado no dia a dia, os 33" actuais são demasiado volumosos e largos e revelam-se pouco económicos, para além de já terem muito uso e, inclusivé, alguns danos.

Fica a faltar, naturalmente, um conjunto de jantes de 16", que terão que ter um "off set" que coloque o conjunto à face das abas largas que colocamos no Defender, estando agora em estudo qual o modelo a adquirir, o que também dependerá das oportunidades que surgirem no mercado.

Estações de trabalho por uma centena de Euros - 4ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um leitor de cartões 3,5"

O modelo pelo qual optamos tem um preço que supera em pouco o par de Euros, incluindo portes, e suporta a leitura e escrita dos formatos de cartões de memória mais populares, entre eles mini e micro SD, SD Card, Memory Stick Pro, Duo e Pro Duo, SDHC e muitos outros, num total de quatro ranhuras, ou "slots" e um conector USB adicional.

Entre as características encontram-se a auto-detecção de formatos, a ligação de alta velocidade, luz indicador de leitura, compatibilidade com a maioria dos actuais sistemas operativos, necessitando apenas de controlador adicional para o ultrapassado Windows 98SE e uso de protocolos USB 1.1 e 2.0.

Esta é também uma solução barata, completa, dado incluir os cabos e parafusos necessários para a instalação, e que adiciona funcionalidades interessantes a esta estação de trabalho, compatibilizando-a com equipamentos e soluções mais actuais.

Assim, ao valor base do equipamento, com mais uma vintena de Euros, aumentou-se substancialmente o desempenho e a flexibilidade de utilização, pelo que, por menos de uma centena de Euros foi possível obter uma estação de trabalho compacta perfeitamente funcional, à qual basta ligar um teclado, rato e écran para ser utilizável.

quinta-feira, dezembro 22, 2011

Insa Turbo Dakar 265/75R16 para o Defender - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Os pneus Insa Turbo Dakar 265/75R16

A impossibilidade ou impraticabilidade de homologar em tempo útil os pneus 33/12.5R15 que usamos no Defender, levou a optar pela aquisição de pneus alternativos, devidamente homologados, com possibilidade de serem usados em estrada e fora dela e com um diametro que se aproxime do actual.

A opção em termos de medida há muito que se encontrava tomada, tendo recaido nos 265/75R16, os mais largos que se encontram homologados e inscritos no documento do Defender, ficando em aberto a escolha do modelo.

Por uma questão de oportunidade, devido à disponibilidade e ao preço a que foi possível efectuar a aquisição, que ficou pelos 150 Euros para o conjunto de quatro, a nossa opção recaiu nuns Insa Turbo Dakar usados mas ainda com bom piso.

Este modelo é resistente, permite um uso em condições aceitáveis em estrada e fora dela, incluindo areia, lama e mesmo rochas, e tem um perfil que os coloca perto do diametro dos 33" actualmente em uso, pelo que a altura do Defender se mantém sensivelmente idêntica.

O "carjacking" e seguimento via "smartphone" - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
O Google Latitude num "Android"

Em textos anteriores, descrevemos o "Google Latitude", sobretudo numa perspectiva relacionada com a orientação ou na segurança em expedições e outras actividades de lazer, mas esta ferramenta tem outras potencialidades, podendo ser aplicada em situações resultantes da actividade criminal, sobretudo no caso de ser necessário efectuar um seguimento.

Naturalmente, para que um "smartphone" com o "Google Latitude" seja usado como como forma de seguimento, devem ser adoptadas algumas precauções e feitas as necessárias configurações, que foram apresentadas anteriormente, devendo-se activar o serviço de dados via rede móvel e o GPS sempre que se pretenda usar o equipamento para estes fins.

Também deve estar configurado um ou mais endereços que possam aceder à localização do equipamento, na posse de quem esteja normalmente contactável e seja de confiança, dado que será através destes que se pode proceder ao seguimento e localização.

Finalmente, o "smartphone" deve ser colocado no interior do veículo num local escondido, sendo preferível que o proprietário possua um segundo telemóvel, mesmo que de baixo custo para uso corrente, ou que disponha de um dos muitos telemóveis com "Android" baratos já disponíveis destinado a servir como localizador.

quarta-feira, dezembro 21, 2011

Estações de trabalho por uma centena de Euros - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma "interface" "bluetooth"

Nesta caso concreto, optamos por um modelo de muito pequenas dimensões que se instala numa porta USB 2.0 e possui antena externa de 2 dBi, baseado no "chipset" Ralink RT5370, que opera nos 2.4 GHz e suporta os habituais canais e protocolos de encriptação de dados.

Outro melhoramento a ter em conta, até pelo baixo preço, é a adição de um "interface" "bluetooth", com ligação a porta USB e que permite conectar equipamentos como telemóveis, impressoras, ou tantos outros que recorrem a este protocolo.

Para o efeito, optamos pelo modelo que apresentamos previamente, dado que deu boa conta de sí e tem um custo, incluindo portes, que em pouco excede o Euro, acrescendo ainda a vantagem de ser extremamente compacto, o que evita acidentes ou a necessidade de ser removido aquando do transporte.

Uma último adicional, nesta fase, foi um leitor de cartões de memória de múltiplos formatos a ser instalado na baia de 3.5", onde tipicamente se instalam os leitores de "diskettes", hoje obsoletos, mas cujo local de instalação subsiste na maioria dos equipamentos.

O "carjacking" e seguimento via "smartphone" - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
O Google Latitude num iPhone

A questão do "carjacking" foi aqui abordada na altura em que este tipo de crime atingiu o seu auge, tendo sido sugeridas diversas medidas, desde o uso de localizadores até questões relacionadas com seguradoras, resultando num conjunto de sugestões enviadas ao Ministério da Administração Interna.

Após um período de acalmia, talvez como resultado da crise que se vive, este tipo de crime voltou a surgir em força, sendo de considerar não apenas reler os textos que publicamos, como acrescentar alguma informação resultante do avanço tecnológico que se verificou nos últimos meses.

Tal como é aconselhado pelas forças de segurança, deve-se evitar resistir a este tipo de crime violento, salvo quando se verifique que existe um risco ainda mais grave, mas podem ser adoptadas algumas precauções que ajudem a minimizar o problema recuperando a viatura.

O crescente número de telefones inteligentes, ou "smartphones", sobretudo aqueles que são baseados em "Android", constituem, sem adição de acessórios ou "software" pago, um sistema de localização eficaz, desde que sejam para tal configurados.

terça-feira, dezembro 20, 2011

Estações de trabalho por uma centena de Euros - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma placa de rede USB 802.11 B/G/N

Em primeiro lugar, sugerimos duplicar a memória RAM, passando de 1 para 2 Gb, a que corresponde um significativo aumento no desempenho, sendo possível encontrar no EBay módulos de memória DDR-2 a 667 MHz por valores que rondam a dezena de Euros, incluindo portes.

A aquisição de memória deve ser feita com particular atenção, dado que nem todos os equipamentos, e este ThinkCentre é um deles, suportam ECC ou paridade, devendo-se ainda ter em conta a velocidade da mesma, que pode ser retrocompatível para valores mais elevados, bem como o tipo de conector, normalmente de 240 contactos nos modelos "desktop".

Também sugerimos que seja adquirida uma placa de rede sem fios de baixo custo, que possa ser instalada numa das várias portas USB deste equipamento, o que permite deixar de depender da cablagem de rede ligada à placa Ethernet 10/100/1000 nativa.

No EBay podem-se encontrar numerosos modelos, com e sem antena externa, por preços que ficam abaixo dos cinco Euros, incluindo portes, e que usam "chips" padronizados, compatíveis com os sistemas operativos da família Windows e que obedecem às normas 802.11 B/G/N, com velocidades até aos 150 Mbps.

Guia de aplicações para plataformas móveis

Image Hosted by ImageShack
A capa do Guia de aplicações

Apesar de ser uma informação disponível na Internet, um guia com uma extensa colectânea de aplicações destinadas a plataformas móveis, incluindo o "Android", iPhone e iPad, Blackberry e Nokia, revela-se prático e útil.

Disponível nas papelarias por 2.50 Euros, com um total de 68 páginas a cores, esta pequena revista inclui largas centenas de aplicações, gratuitas e pagas, destinadas às diversas plataformas, incluindo uma descrição e alternativas.

Para além da facilidade de consulta, fruto de as aplicações estarem agrupadas por temas, a comparação torna-se fácil, permitindo uma pesquisa na Internet onde podem ser obtidas mais informações, de forma a permitir a melhor selecção para cada caso ou propósito.

Obviamente, surgirá a tentação de instalar e testar um sem número de aplicações, algo que facilmente enche a memória da maioria dos dispositivos móveis, mas este guia é um investimento que aconselhamos como referência e por facilitar em muito a selecção de aplicativos, poupando muito o tempo de pesquisa "on line".

segunda-feira, dezembro 19, 2011

Estações de trabalho por uma centena de Euros - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um ThinkCentre M55 8810

Temos vindo a optar por computadores em 2ª mão, provenientes de retomas ou de "leasings", que, após recondicionados e testados, se revelam aquisições interessantes, com uma relação preço qualidade bastante favorável.

Obviamente, estes computadores destinam-se a executar tarefas profissionais em que o componente gráfico é reduzido, sendo sobretudo proveniente das páginas na Internet a que acedemos, pelo que a exigência é bem menor do que a requerida para jogos da última geração.

A título de exemplo, um "desktop" da Lenovo ou da IBM, com um processador de núcleo duplo a 2.8 GHz, uma memória RAM de 1 Gb e 80 Gb em disco, destinado essencialmente a estação de acesso à Internet, custa perto de 50 Euros, a que acrescem portes.

Este tipo de equipamento vem completamente funcional, podendo correr os sistemas operativos mais recentes, mas será sempre de equacionar alguns melhoramentos que permitam um melhor desempenho e mais flexibilidade no uso.

Compra conjunta de placas de destascanço

Image Hosted by ImageShack
Uma placas de desatascanço

As placas de desatascanço, também designadas por "sand ladders" existem em múltiplas configurações e nos mais diversos materiais e são um acessório essencial para quems e desloque em terrenos menos sólidos, como areia, neve ou lama.

Encontramos no EBay quem venda 10 pares por 250 libras mais portes, com dimensões de 1000 mm x 270 x 38 mm, com buracos de 32 mm, construidas em plástico reforçado por fibra de vidro e que pesam perto dos 7 kg.

O preço para um conjunto de 30 pares é de 750 Libras, a que acrescem portes do conjunto para Portugal, estimados em 194 Libras, pelo que cada par, segundo o câmbio actual, custará perto de 50 Euros, um valor que consideramos atractivo.

Em termos comparativos, um par de placas semelhantes, com perto de 1400 mm, vendido pela Paddock Spares, custa perto do triplo, incluindo igualmente os portes, pelo que, sendo esta uma opção interessante, queremos propor uma compra conjunta, que propomos no Fórum da LandMania, onde podem ser feitas as inscrições.

domingo, dezembro 18, 2011

Actualização de versão do Internet Explorer passa a ser automática

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Internet Explorer 8

As actualizações de versão do Internet Explorer vão passar a ser automáticas a partir do início do próximo ano, de forma semelhante ao que sucede actualmente com o Google Chrome.

Esta opção da Microsoft visa eliminar versões antigas, consideradas menos seguras e para as quais já não existem correcções, mesmo a nível de problemas de segurança, deixando a actualização de depender da autorização do utilizador.

Assim os utilizadores de Windows XP que ainda utilizem o IE 6 ou 7 vão migrar para o IE 8 e os que usam o Windows Vista ou Windows 7 e tenham o IE 7 ou 8 passarão a utilizar o IE 9, eliminando-se assim as versões mais antigas deste "browser".

A imposição de actualizações de versão para outras mais recentes, mas mais pesadas e mais lentas em equipamentos com menor desempenho pode ser discutível, mas sendo a Internet um espaço comum, a vulnerabilidade de um conjunto de computadores constitui um risco para os restantes, pelo que esta opção nos parece correcta, pecando apenas por tardia.