sábado, novembro 21, 2020

Android TV x86

Quando um computador antigo chega ao fim da sua vida útil, enquanto tal, pode ainda ser reaproveitado para diversas funções, sendo uma delas proporcionar o suporte físico a um dispositivo destinado a fornecer os serviços da "Android TV", dispensando assim a aquisição de "hardware" novo.

Com base no projecto "Android-x86", esta implementação da "Android TV x86" em plataforma Intel ou AMD requer um equipamento com, no mínimo, um processador com dois núcleos a 1.2 GHz e uma placa gráfica Intel, NVIDIA ou AMD GPU, com um mínimo de 64 Mb de memória vídeo, para além das habituais ligações a uma rede e um mínimo de memória RAM que deve ser de 4 Gb ou superior.

Com esta configuração, pode-se proceder à instalação de um ficheiro em formato ISO que irá instalar, após um processo semelhante ao do Linux, as várias funcionalidades inerentes à "Android TV", mas também as aplicações básicas do Google, incluindo a da "Play Store", a partir da qual se podem instalar novas aplicações destinadas a esta plataforma.

Apesar de algumas limitações ou falhas, e esta versão da "Android TV x86", tem algumas que foram reportadas, proporciona uma boa experiência, sendo de esperar que, com a disponibilizações de actualizações e novas versões, se revele mais estável, com melhor desempenho e com um maior número de funcionalidades, concorrendo directamente com a versão original, destinada a plataformas Android.

sexta-feira, novembro 20, 2020

Correr atrás do prejuízo - 9ª parte

Custa a aceitar a falta de medidas diferenciadas, mais adequadas a cada realidade local, baseadas em métricas e critérios bem defenidos, e que sejam implementadas de forma rigorosa, com um controle efectivo por parte das autoridades competentes, penalizando efectivamente quem não cumpre as disposições em vigor.

Mais grave é o facto de não haver um sistema de critérios a nível individual, estabelecendo de forma objectiva quais os limites de cada indivíduo, baseado num conjunto semelhante ao utilizado noutras situações para determinar qual o nível de risco individual, como o que se usa para estabelecer o risco de doença ou suicídio.

Este tipo de avaliação baseia-se num conjunto de condições, consideradas como relevantes para o efeito, como idade, condições sociais, familiares, habitacionais ou laborais, problemas de saúde ou outras fragilidades, para mencionar alguns dos mais relevantes, mas a que se podem adicionar muitos outros, incluindo comportamentais ou geográficos, atribuindo uma pontuação a partir de uma tabela na qual se valoram os vários factores.

Obtida a pontuação final, determina-se o nível de risco individual, que será confrontado com o resultado de outra tabela, com critérios que estabelecem até que ponto, nas actuais circunstâncias, existe necessidade de manter sem restrições esse indivíduo concreto, prevalecendo a que tiver uma pontuação mais elevada, do que resulta a possibilidade, ou obrigatoriedade, dependendo do enquadramento legal, de estrições na mobilidade ou da autorização para manter as rotinas habituais, dentro das precauções e limitações exigíveis a todos.

quinta-feira, novembro 19, 2020

Construir uma "roulotte"

Regressamos ao tema dos "Instructables" para apresentar um projecto que consideramos como particularmente interessante, com excelentes potencialidades, e que permite, com algum trabalho, construir uma "roulotte" do tipo "tear drop", um modelo muito popular por aliar habitabilidade a um volume relativamente reduzido.

Estão previstas diversas alternativas, em termos de equipamento e acabamento, de acessórios, que, neste caso, contempla uma grade superior, na qual é instalada uma tenda, bem como vários sistemas opcionais, como a nível de cozinha ou da instalação eléctrica, que surge como particularmente bem conseguida.

A descrição feita pelo autor é particularmente detalhada, não apenas a nível dos passos a seguir, os materiais utilizados, incluindo a sua lista e preço, bem como nas considerações que vai tecendo e nas conclusões que permitem melhorar o projecto, caso alguém opte por seguí-lo de acordo com o que aqui é apresentado.

Mesmo sabendo que este projecto não estará ao alcance de todos, por requerer alguma habilidade e espaço, bem como um investimento que o autor estima em perto de 3.000 Euros, menos de um terço de um modelo equivalente produzido industrialmente, cremos que alguns dos nossos leitores se sentirão tentados a construir este tipo de atrelado que confere uma grande autonomia, dispensando hóteis e outros serviços que podem ser proibitivos para quem pretende férias longe de casa.

quarta-feira, novembro 18, 2020

Correr atrás do prejuízo - 8ª parte

Mesmo algumas medidas de compensação, como as que foram anunciadas para o sector da restauração, particularmente afectado pelas actuais restrições, parecem meros paleativos, sendo muito dúbio que se revelem eficazes, sobretudo caso as medidas em vigor se mantenham por algumas semanas, algo que, actualmente, parece inevitável.

Este conjunto de medidas, que aparecem tardiamente, de forma improvisada e mal estruturada, parecem ineficazes, podendo ter, no máximo, um pequeno impacto no controle da pandemia, sendo provável que necessitem de ser reconfiguradas e ampliadas, eventualmente de forma selectiva, com maior incidência nos concelhos mais atingidos, alguns dos quais enfrentam situações particularmente críticas.

Naturalmente, do seu prolongar no tempo, e tendo em conta que o número de concelhos abrangidos tenderá a aumentar, poderão sentir-se alguns efeitos, mesmo que difíceis de apurar, mas estes, tendo em conta o período de incubação, apenas serão perceptíveis passadas duas a três semanas, um espaço de tempo que se afigura longo face ao aumento da pressão e à aparente inconsequência das medidas adoptadas.

Uma comparação com outros países, e pode-se aprender muito com alguns, permite obter outro tipo de informações, sendo patente que Espanha e Itália têm apresentado melhorias, com uma estratégia diferente, que pode, em antecipação a outras experiências, eventualmente arriscadas e incertas, oferecer algumas alternativas a ter em conta e que podem ser implementadas antes que se corra, novamente, atrás do prejuízo.

terça-feira, novembro 17, 2020

O "Instructables"

Um dos "sites" que consideramos particularmente interessante, por ser dedicado a quem gosta de pequenos projectos, e alimentado por quem os planeia e concretiza, é o "Instructables", onde uma vasta comunidade partilha os seus trabalhos e encoraja os restantes membros a realizar novos projectos ou replicar os existentes.

Existem áreas sobre os mais diversos temas, desde a electrónica à robótica, passando pelo artesanato, culinária ou pela pintura, com especial ênfase na partilha, pelo que os diversos projectos incluem instruções e esquemas que permitam a sua replicação, estando ainda disponíveis áreas específicas para aprendizagem.

Face a tal variedade, será possível a quem aprecie estas actividades, que podem ser meramente lúdicas, mas também permitem realizar pequenos trabalhos que, de outra forma, teriam que ser pagos ou, inclusivé, aprender o que pode dar origem a uma fonte de rendimento extra, só mesmo uma visita ao "site" permite apreciá-lo em toda a sua extensão.

Fizemos uma máscara, inspirada nas que foram utilizadas pelos médicos na altura da peste que assolou a Europa, baseando-nos num dos projectos que constam do "site" e no qual introduzimos pequenas alterações, inevitáveis face ao tipo de material e ferramentas disponíveis, mas que demonstra o quão inspirador pode ser o "Instructables".

segunda-feira, novembro 16, 2020

Correr atrás do prejuízo - 7ª parte

Sem dúvida que, vão acrescer aos problemas habituais os que resultam da substancial redução de horário dos supermercados ao fim de semana, do que resulta uma inevitável acumulação de clientes nas escassas horas a que estes funcionam, do que pode resultar um aumento da transmissão do vírus e uma potencial conflitualidade, sobretudo se houver filas de espera na entrada e a impossibilidade de atender todos os clientes no horário de funcionamento, que implica o encerramento pelas 13:00.

A opção por encerrar os supermercados pelas 13:00, anunciada numa 5ª feira pela hora de jantar, deixa menos de 48 horas para quem necessita de bens essenciais efectuar essas compras, o que pode não estar ao alcance de todos, sendo de prever que, após uma compreensão pelo que parece ser uma retaliação contra o anúncio de abertura das lojas do Pingo Doce às 06:30, que levou a uma revolta por parte de diversos consumidores, esta decisão do Governo tenha efeitos muito contraproducentes.

Várias questões ficaram por responder, como a manutenção ou não da actividade política, de diversas competições e provas desportivas, mesmo que sem público, de um conjunto de actividades não essenciais, o prolongamento de prazos para documentos que expirem durante este período ou a suspensão ou redução de taxas ou outros encargos referentes a actividades que dificilmente podem ter o retorno esperado, bem como as consequências para quem não cumpra as medidas agora aprovadas, do que depende, em muitos casos, o seu efectivo cumprimento.

Outras medidas, como os números de novas admissões de pessoal para o Serviço Nacional de Saúde, incluindo-se médicos, enfermeiros e auxiliares, para além de apontarem para datas de admissão muito tardias, dificilmente resultarão em contratações, tais as condições oferecidas, com vencimentos absurdamente baixos face à realidade nacional e às exigências acrescidas dos dias de hoje.

domingo, novembro 15, 2020

O localizador Enusic CJ720 - 3ª parte

A alimentação deve ser feita por corrente entre os 10 e os 50V e o consumo varia entre os 40 mA em operação, 1 mA em "stand by" e sobe instantaneamente para os 45A no momento em que o sistema de corte de corrente é accionado, devendo a instalação ser feita por quem tenha conhecimentos de electrónica e do funcionamento do veículo em questão.

Deve ser tida em especial atenção a questão do corte de combustível, incluindo-se aqui quais as voltagens em causa, de modo a que estas sejam suportadas pelo localizador e que do corte, caso necessário, não decorram problemas para o funcionamento do veículo, bem como a respectiva localização, de modo a evitar muitas mexidas nas cablagens.

Este localizador pode ser armazenado em ambientes com temperaturas entre os -40° e os 85° e opera entre os -20° e os 55°, com humidade, sem condensação, entre os 5% e os 95%, aconselhando-se a ser colocado numa zona discreta, que pode ser o compartimento do motor, desde que suficientemente afastado dos orgãos onde se verifiquem temperaturas mais elevadas, como colectores ou turbo.

O preço deste equipamento fica abaixo da vintena de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, incluindo o equipamento, com cablagem de ligação protegida por fusível e o manual de operação, que também pode ser descarregado da Internet, sendo que consideramos o preço mais que justo face às potencialidades e funcionalidades que revela.