sábado, junho 16, 2012

O telemóvel multi funções Vigis - 4ª parte

Image Hosted by Google O dínamo do Vigis

Com dimensões de 120 x 55 x 24 mm, obedecendo à norma IP 57, que implica ser submersível até 1 metro de profundidade e resistir a poeiras, o Vigis suporta quedas de até 2 metros de altura sobre uma superfície em cimento. A embalagem, para além do telemóvel, inclui os auscultadores ou "earphones", um par de baterias, o cabo USB, uma antena para a função de "walkie talkie", um carregador eléctrico para 100-240 V a 50Hz, um carregador manual tipo dínamo e outro para ligação ao carro, para além do manual de utilização. O preço deste equipamento, incluindo portes a partir da Ásia, ronda os 250 Euros, podendo acrescer direitos alfandegários, pelo que se pode esperar um preço final que ronde os 320 Euros, um valor algo elevado por um modelo com características únicas.

sexta-feira, junho 15, 2012

O telemóvel multi funções Vigis - 3ª parte

Image Hosted by Google Écrans de operação Vigis

Basicamente, trata-se de uma implementação de um PMR 466 integrada no equipamento e que visa, essencialmente, uma alternativa caso não exista cobertura GSM, recorrendo a uma norma conhecida e usada universalmente e cujos equipamentos podem ser operados sem licença. Naturalmente que preferiamos uma implementação diferente, com recurso a frequências VHF ou na banda dos 27 MHz, mais utilizados por meios de socorro, com os quais a comunicação será prioritária, enquanto os "walkie talkie" têm uso mais lúdico. A bateria recarregável de 1.400 MAh de polímero de li-ion permite uma autonomia de até 240 horas ou 10 dias em "stand by" e 11 horas de conversação, dependendo muito das funções utilizadas, e pode ser recarregada de através de um alimentador convencional ou de um mecânico. Este último carregador é basicamente um pequeno dinamo, accionado por uma manivela que permite carregar o par de baterias fornecidas com o conjunto mesmo sem o recurso a electricidade, o que aumenta em muito a autonomia deste telemóvel.

quinta-feira, junho 14, 2012

Capacetes de montanhismo austriacos

Image Hosted by Google Capacete de montanhismo austríaco

Várias actividades no ambito do deporto ou do socorro requerem o uso de capacete de protecção, para o que existem numerosos modelos disponíveis, alguns dos quais sem a necessária qualidade, o que implica extremo cuidado na sua selecção. Os capacetes do exército austríaco destinados a montanhismo são de tamanho universal, construidos em plástico de grande resistência, com orifícios de ventilação e almofadados interiormente, o qual pode ser ajustado de acordo com o pretendido.

Image Hosted by Google Capacete de montanhismo austríaco

Estão incluidos correia de fixação ajustável, em nylon, fecho de abertura rápida, sistemas para prender externamente pequenos acessórios, todos em bom estado, apesar de estes capacetes terem utilização prévia ao serviço do exército. Por perto de uma dezena de libras, a que acrescem portes a partir de Inglaterra, estes capacetes oferecem uma excelente relação preço/qualidade, sendo uma boa alternativa a modelos esteticamente mais apelativos, mas de muito menor resistência.

O telemóvel multi funções Vigis - 2ª parte

Image Hosted by Google O "walkie talkie" do Vigis

Tendo em conta o tipo de processador, semelhante ao da réplica do telemóvel da Land Rover que testamos, o "software" acaba por ser semelhante, embora mais sofisticado e abrangente, mas os menus de configuração e as opções neles disponíveis obedecem aos mesmos princípios. Assim, as dificuldades de navegação são as mesmas, com menus pouco claros, algumas incoerências, tradução duvidosa e uma metodologia que, confessamos, não será das que nos são mais intuitivas, mas que aprendemos a tolerar. O écran não é do tipo "touch", tem uma dimensão de 2 polegadas e uma resolução de 240 x 320 pixels e a câmara possui uma resolução de 2 MP, sendo incluido uma memória em formato micro SD de 4 Gb, que pode ser susbstituida por uma com até 16 Gb. O "walkie talkie" opera na frequência dos 400 MHz, sendo a mesma configurável e visivél no écran, e é incluida uma antena externa, de modo a que o alcance, dependendo do terreno, possa chegar aos 5 km.

quarta-feira, junho 13, 2012

O telemóvel multi funções Vigis - 1ª parte

Image Hosted by Google O telemóvel Vigis

Ocasionalmente, deparamo-nos com equipamentos interessantes e inovadores, com um conjunto de características que merecem destaque e podem levar à descoberta de outros modelos, eventualmente mais adequados ao uso específico dos nossos leitores. Com um exterior muito semelhante aos conhecidos Sonim XP, também comercializados pela Land Rover, e que prima pela resistência a impactos e à água, tornando-o adequado ao uso em situações extremas, o telemóvel Vigis implementa um conjunto de funcionalidades raro num equipamento deste tipo. Para além das características físicas, e neste caso remetemos para os textos que publicamos sobre a réplica do telemóvel da Land Rover, o Vigis inclui lanterna, GPS, termómetro, barómetro, bússola, e rádio do tipo "walkie talkie", obedecendo às normas e frequências padronizadas. Tal como muitos telemóveis de origem asiática, o Vigis baseia-se no "chipset" MTK6235, com um CPU a 208 MHz e 512 Mb de RAM, operando nas frequências de 850, 900, 1800 e 1900 MHz, não possuindo suporte para redes 3G.

terça-feira, junho 12, 2012

A OtterBox 2000 - 2ª parte

Image Hosted by Google A OtterBox 2000

Naturalmente que, enquanto a estanquicidade se obtém assim que os fechos são apertados, a protecção contra impactos depende sobretudo do bom acondicionamento do equipamento no seu interior, para o que se deve equacionar o uso de um enchimento apropriado. Está incluida uma correia de segurança, existindo versões em negro, amarelo e azul, todas com características idênticas, oferecendo também alguma protecção térmica, protegendo o interior de temperaturas extremas, seja negativas, seja positivas. Obviamente que, para além de equipamentos electrónicos, outros pequenos objectos, como dinheiro, documentos, maços de tabaco e isqueiro, protegendo-os de forma adequada, estando também disponíveis versões de maiores dimensões para volumes maiores, bem como modelos para telemóveis específicos. O preço, incluindo portes, ronda as duas dezenas de Euros, um valor que se justifica pela protecção que o OtterBox 2000 oferece, e que aconselhamos a quem utilize os frágeis "smartphones" em locais ou ambientes onde exista exposição a elementos ou impactos.

segunda-feira, junho 11, 2012

A OtterBox 2000 - 1ª parte

Image Hosted by Google A OtterBox 2000

Equipamentos sensíveis, como telemóveis, "smartphones", pequenas câmaras e outros que incluam electrónicas delicadas e pouca resistência física são frequentemente transportados em situações que os coloca em risco, podendo-lhe provocar avarias e torná-los inoperacionais, do que pode resultar perigo para quem deles depender. Uma das opções para os proteger é transportá-los no interior de caixas estanques e resistentes, capazes de absorver impactos, desde que o equipamento no interior esteja devidamente acondicionado, sendo disso exemplo a Otterbox 2000. O comprimento, largura e altura internos são de 146 x 80 x 25 mm, enquanto externamente são de 174 x 116 x 46 mm, o suficiente para a maioria dos telemóveis e "smartphones" existentes no mercado, mas que exclui alguns dos modelos de maior dimensão. Esta protecção em policarbonato, de alta resistência, tem fechos de pressão e mantém-se estanque até aos 30 metros de profundidade, suportando ainda impactos e protegendo o equipamento no seu interior de quedas e pancadas.

domingo, junho 10, 2012

Novo "intercooler" para o Defender - 2ª parte

Image Hosted by Google Local correcto do bocal para o Defender Td5

Esta é uma operação simples, mas que implica cuidados e uma extrema qualidade a nível do trabalho realizado e mesmo dos acabamentos, de forma a, mesmo sabendo-se que há alterações, não desvirtuem a qualidade deste equipamento. Esta operação foi realizada no Algueirão, perto de Sintra, na oficina José Carlos M. Cruz, situada na Rua do Rio, Quinta do Rebelo, Pavilhão G, cujo contacto telefónico é o 967312996 e o "site" é http://www.josecmcruz.co.cc . Optamos por esta oficina dado que é capaz de soldaduras especiais em alumínio, inox, titânio, inconeu, magnésio, cobre e aço, sendo ainda especializada em recuperação e diamantação de jantes e rectificação e reparação de cabeças de motores. Todo o trabalho demorou perto de um dia a ser concluido, sendo que, para além da qualidade e rapidez do mesmo, temos que salientar o excelente atendimento do proprietário, que alia competência e simpatia.