sábado, outubro 15, 2011

Em teste, uma réplica do Land Rover Phone - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
O verso do réplica e a chave de abertura junto do comando de imobilizador do Defender

Numa primeira observação exterior, esta é uma réplica bastante fiel, com os logotipos da Land Rover, da Sonim, a certificação IP 57, com a respectiva descrição no referente a protecção contra poeira, água e impacto, a reproduzirem fielmente os originais.

Mesmo as cores disponíveis, o tipo de teclado, bem como as borrachas envolventes, parecem idênticos aos do modelo original, tal como as gravações que descrevem a câmara como sendo de 2 megapixels, quando nesta réplica é, efectivamente, de apenas 1.3.

Após uma visualização do exterior, que é indiscutivelmente muito bem finalizado, e depois de instalado o cartão SIM, que no nosso caso é da TMN, e a bateria, torna-se necessário proceder ao carregamento da mesma para passar a testes mais funcionais a nível de comunicações.

Para carregar a bateria é necessário aceder ao conector parecido com um mini-USB mas não padronizado, protegido por uma peça em borracha, que cobre igualmente o conector para os auriculares, e que portanto necessita de estar aberta durante o uso do rádio FM e durante o carregamento, após o que isola estes dois conectores.

sexta-feira, outubro 14, 2011

Em teste, uma réplica do Land Rover Phone - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma réplica do Land Rover Phone no Defender

Tal como acontece com a maioria dos manuais de produtos provenientes da Ásia, este está escrito em chinês e inglês, numa tradução de má qualidade, sem ilustrações explicativas e numa letra demasiado pequena para permitir uma leitura ou consulta rápida, sendo manifestamente inadequado para quem necessite de mais explicações ou detalhes.

O alimentador, tal como o cabo de alimentação, que acabam por formar um conjunto, mas que pela sua universalidade permitem ser usados com outros equipamentos compatíveis, cumpre adequadamente a sua função, tal como os auriculares, apesar de a qualidade ser sofrível quando comparada com modelos mais dispendiosos.

Temos, finalmente a bateria, de grandes dimensões e com capacidade de 1850 mAh, que ostenta os logos da Sonim e será compatível com as originais, e que, segundo as especificações permitirá entre 10 a 15 dias entre carregamentos, dependendo da utilização efectuada.

A chave serve para remover os dois parafusos que fecham o compartimento selado por borracha onde se instala o cartão SIM, um cartão de memória micro SD opcional, e a bateria, sendo fechada por uma tampa que ao ser aparafusada comprime uma junta em borracha destinada a proporcionar alguma estanquicidade.

quinta-feira, outubro 13, 2011

Um mês de viagem da Ásia até à entrega - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um centro de distribuição dos CTT

Portanto, neste caso concreto, demorou um mês exacto desde a aquisição à entrega, sendo de esperar que, sem formalismos alfandegários, o transporte demorasse aproximadamente duas semanas, tal como suceder com items que dispensaram este tipo de formalidade.

Chamamos a atenção para o facto de, caso seja incluida uma factura comercial credível, a demora na Alfândega tende a ser inferior, mas o facto é que raramente os vendedores no EBay o fazem, pelo que a solução passa pelo envio, quando solicitado, da cópia da página referente à aquisição.

Também passou a ser obrigatório o pagamento em numerário dos direitos alfandegários das encomendas, pelo que se aconselha a efectuar o seguimento e ter disponível um montante suficiente para efectuar o pagamento, sem o que será necessário proceder ao levantamento na estação dos correios.

Este texto, para além de informar, serve também para alertar os nossos leitores que, caso pretendam adquirir as prendas de Natal no EBay, fora da Comunidade Europeia, que o façam até ao início de Novembro, de modo a evitar surpresas desagradáveis resultantes de atrasos inesperados.

Em teste, uma réplica do Land Rover Phone - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma réplica do Land Rover Phone na caixa

Disponíveis em grande número e por um preço módico no EBay e em numerosas lojas "on line", as réplicas dos telemóveis da Land Rover, produzidas pela Sonim e com os logos da marca, surgem como atractivas para os adeptos deste veículos.

Dado que conseguimos dispor de um destes equipamentos para testes, não queremos deixar de partilhar algumas experiências com os nossos leitores, sabendo que existe interesse por parte de alguns nesta réplica que pode ser adquirida por pouco mais de meia centena de Euros, incluindo portes, aos quais se devem adicionar direitos alfandegários.

Embalado numa caixa em cartão com os logos da Land Rover, ligeiramente alterados para não serem considerados como violação de direitos, este é o primeiro alerta para o uso quase certamente indevido de todo um conjunto de logotipos registados por diversas marcas, as quais duvidamos que recebam algum tipo de direitos de imagem.

No interior da caixa, encontra-se o telemóvel, devidamente acondicionado numa plataforma expositora, sob a qual se encontra um transformador, diferente conforme o local de expedição do equipamento, um cabo mini-USB destinado a alimentação, um conjunto de auscultadores, que serve igualmente de antena para recepção de rádio FM, a bateria, uma chave de abertura com o logo da Sonim e o manual de utilizador.

quarta-feira, outubro 12, 2011

Chrome permite controle remoto de computadores

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Google Chrome

O Google disponibilizou, ainda em versão "beta" o "Chrome Remote Desktop", uma aplicação gratuita que permite controlar computadores remotamente, desde que tenham o Chrome instalado.

Desta forma, torna-se possível aceder remotamente a computadores que corram um sistema operativo como o Windows, o Linux, o Mac e o Chrome OS sobre os quais seja possível instalar o Chrome, sendo gerado, na altura da instalação, um código individual que será utilizado com forma de validação do acesso.

Lembramos que o permitir acessos remotos, bem como o uso de aplicações ainda em fase de teste, deve ser equacionado com precaução, dado estarem a ser adicionados factores de vulnerabilidade ao sistema, podendo facilitar acessos indevidos.

As sondagens e os resultados das eleições na Madeira - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
O cartaz do PSD nas eleições da Madeira

Aliás, esta diferença fica abaixo de outras, decorrentes de actos eleitorais menos polémicos, mas onde o desfazamento entre as sondagens e os resultados apurados nas urnas indiciavam situações menos claras ou uma maior pressão sentida por parte do eleitorado.

Mesmo sabendo que existe uma permanente propaganda, resultante de um sem número de obras públicas cujas inaugurações são calendarizadas de acordo com interesses governamentais, e que existem orgão de comunicação social dependentes de dinheiros públicos e, portanto, sem qualquer independência, esta influência é contrariada pela presença de outras fontes de informação, nem sempre favoráveios ao poder vigente.

Em contrapartida, uma rede de dependências a vários níveis, que existem em sempre que o Estado, e aqui incluimos os governos regionais, ou as autaquias são o principal empregador e adjudicador, tem um muito maior peso, dado manter uma ligação de alguma subserviência e de uma manifesta falta de independência.

Adiciona-se a este factor sempre preocupante, um pressão psicológica típica de locais pequenos e isolados, e neste caso o facto de a Madeira ser um arquipélago e de, comparativamente com a maioria das regiões do Continente, ter poucos habitantes, a tendência para uma união contra forças externas, facilmente fomentada, é sempre de ter em conta.

terça-feira, outubro 11, 2011

Sistema de mãos livres integrado no espelho retrovisor - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
O sistema de mãos livres integrado no espelho

Existem também conectores mini-USB e para cartões de memória SD/MMC sendo alimentado por uma bateria recarregavel de lítio de 1700 mAh que permite até 120 horas de "stand by" ou através de uma ligação ao isqueiro do carro.

Para quem pretender uma solução completa, evitando problemas de compatibilidade, existe a possibilidade de adquirir este sistema com uma câmara "wireless" e com iluminação por "leds" compatível, que permite ter uma visão adequada da rectaguarda do veículo.

O valor para o modelo com câmara, incluindo portes a partir da Ásia, ronda os 70 a 80 Euros, podendo acrescer direitos alfandegários, e, para quem necessitar de substituir um espelho interno danificado, esta pode ser uma opção que evite a sua substituição pelo modelo original, tal como o é para quem pretenda instalar uma câmara de rectaguarda.

Um mês de viagem da Ásia até à entrega - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
O seguimento no sistema dos CTT

Como exemplo do tempo que demora um equipamento electrónico desde a Ásia até ser entregue, incluindo o processo de desalfandegamento, publicamos um pequeno cronograma da viagem de um item adquirido no EBay.

Este é apenas um exemplo, que pode variar grandemente, mas que ilustra a demora do processo mesmo quando ocorre fora de períodos mais complicados, como o Natal ou a passagem de ano, neste caso incluindo-se aquela que comemoramos, bem como o Ano Novo chinês.

Neste caso concreto, as datas registadas nos sistemas informáticos dos serviços de correio da origem e de destino, são as seguintes:

10/09 Compra e pagamento
13/09 Envio a partir de Singapura por via aérea
20/09 Chegada a Portugal e entrada no sistema dos CTT
21/09 Entrada na Alfândega para inspecção postal
27/09 Entrada no depósito temportário da Alfândega
29/09 Recepção e envio do postal e factura para desalfandegamento
04/10 Saída da Alfândega
07/10 Entrada no Centro de Distribuição dos CTT
10/10 Entrega e pagamento de direitos alfandegários

segunda-feira, outubro 10, 2011

Sistema de mãos livres integrado no espelho retrovisor - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
O sistema de mãos livres integrado no espelho

O modelo que propomos hoje inclui um sem número de funções, relacionadas com o telefone, rádio e inclui um écran de 3.5" que pode ser usado por uma câmara de marcha atrás "wireless", evitando assim a necessidade de um monitor adicional.

Na sua função primária, este é um "kit" de mãos livres convencional que se conecta via "bluetooth" a um equipamento telefónico, implementando as habituais funções de controle de chamadas, como aceitação, rejeição ou marcação, apresentando o número do equipamento originário num painel no espelho.

Para maior privacidade, está incluido um auricular, também "bluetooth", que ao ser usado silencia o sistema de microfone e altifalante incluidos no equipamento principal, onde se mantém o controle da chamada.

Este sistema também inclui um transmissor de FM que opera entre os 88.1 e os 107.9 MHz, configurável pelo utilizador, emissor de rádio-frequência e comunicações independentes com o auricular, evitando interferências ou intercepções.

As sondagens e os resultados das eleições na Madeira - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
O cartaz do PSD nas eleições da Madeira

Se a vitória do PSD-Madeira nas eleições regionais era um dado adquirido, os resultados e a sua evolução desde os anteriores actos eleitorais merece um pequeno comentário, nomeadamente quando comparado com as sondagens disponibilizadas.

Curiosamente, os maiores erros registados nas sondagens não dizem respeito ao PSD, mas ao PS, que perdeu uma muito substancial parte do seu eleitorado, bem como com o CDS-PP, que aumentou enormemente a sua expressão eleitoral, sendo aqui que se verificam falhas difíceis de justificar.

A queda do PSD-Madeira, que ronda os 15% desde as últimas eleições e, mantendo a maioria absoluta dos deputados, perde a dos eleitores, era esperada em termos de tendência, já que não em termos quantitativos.

Com sondagens que apontam para resultados entre os 53.5% e os 50.5% e um resultado final de 48%, o desvio médio acaba por ficar perto dos 3.5%, o maior número de votos expressos nas sondagens quando comparados com os obtidos pelo PSD nas urnas acaba por ter menos expressão do que aquela que seria suposto caso houvesse uma flagrante intimidação ou condicionamento.

domingo, outubro 09, 2011

Sistema de mãos livres integrado no espelho retrovisor - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
O sistema de mãos livres integrado no espelho

Um dos factores que mais contribuem para a falta de segurança rodoviária é o uso de telemóveis durante a condução, sendo este uma das infrações mais perigosas e comuns, a seguir ao excesso de velocidade, aferido por radares, e o estacionamento indevido, que também é controlado por entidades não policiais.

Os "kits" de mãos livres, que reduzem o perigo, sem no entanto o eliminar, dado que para além do gesto físico, a perda de concentração na condução, desviada para a conversação, pelo menos permitem evitar multas, contribuindo para a segurança rodoviária.

Os formatos disponíveis são numerosos, bem como as suas capacidades, sendo que no passado apresentamos modelos simples e compactos, mas a diminuição de preço e o aumento da sofisticação permite à maioria dos interessados adquirir um modelo bem mais interessante.

Os modelos para instalar no retrovisor interior estão entre os mais populares, bastando fixá-lo no espelho existente de origem através de um sistema de grampos ou molas e sincronizá-lo com o telemóvel, após o que pode ser utilizado.