sábado, março 12, 2022

A lanterna Xanes 2000lm - 2ª parte

A luz lateral, do tipo COB, tem uma cobertura de aproximadamente 30 metros quadrados, sendo suficientemente suave para não encandear, pelo que pode ser utilizada para diversos tipos de trabalho ou luz ambiente, para iluminação de pequenos espaços, como o interior de uma tenda.

No interior encontra-se uma bateria de iões de lítio recarregável do tupo 18650, que se carrega através de um cabo USB, ligado a um conector com tampa, que evita entrada de água, e proporciona até 4 a 5 horas de funcionamento, assumindo um tipo de uso padrão, recorrendo aos vários modos, podendo ir, no limite até perto da dezena de horas, caso se opte pelos modos que mais poupam energia.

Neste tipo de bateria é de evitar carregamentos rápidos, que a podem detriorar, devendo, naturalmente, proceder-se periodicamente ao respectivo recarregamento depois de um período longo sem uso, como forma de garantir que estão prontas para funcionar, devendo ser armazenadas sempre num local seco, com um mínimo de humidade.

Vendidas em conjunto de duas, cada uma com o respectivo cabo USB para carregamento, estas Xanes OSL 2000 custam pouco menos de uma dezena de Euros, o par, incluindo portes e IVA, o que resulta num preço unitário inferior a 5 Euros, sendo uma boa opção para quem necessite de uma lanterna pequena e compacta, seja para ter numa viatura, seja para ter em casa.

sexta-feira, março 11, 2022

A guerra após a pandemia - 1ª parte

Dificilmente um tema se pode sobrepor à guerra na Ucrânia, bem como a todos os efeitos colaterais que este conflito tem num Mundo que começava a recuperar de uma pandemia, sendo certo de que as consequências, ainda imprevisíveis, mas, indiscutivelmente pesadíssimas, irão prolongar-se muito para além do termo das operações militares.

Não iremos analizar o conflito que resulta da agressão efectuada contra um país independente e soberano, e que viola a legislação internacional, quaisquer que sejam as justificações que se pretenda introduzir, mas justifica-se pensar um pouco no impacto que esta guerra, mesmo assumindo que não se irá alastrar, o que ainda não é certo, irá ter entre nós.

O aumento do preço dos combustíveis, que todos experimentamos, é apenas um aviso, um pronúncio do que nos espera, e deve servir de alerta para que, na medida do possível, se antecipe outras consequências, o que passa pela necessidade de medidas concretas e um plano realista, a ser desenvolvido com urgência, mas também na mudança de hábitos individuais, antecipando as alterações que se avizinham e que, para muitos, podem ser tanto ou mais devastadoras do que as resultantes da pandemia.

Com o Parlamento dissolvido e o Governo em gestão, naturalmente existe um conjunto de medidas que, mesmo sendo urgentes, terão que ser adiadas, enquanto outras, por estarem dependentes de decisões a nível Europeu, implicam um acordo entre os vários países envolvidos, do que resulta, mais uma vez, um atraso na sua adopção, pelo que restam as decisões individuais, que devem, efectivamente, ser adoptadas de imediato.

quinta-feira, março 10, 2022

A lanterna Xanes 2000lm - 1ª parte

Por serem especialmente úteis, e muitas vezes esquecidas até serem necessárias, o tema das lanternas de bolso recarregáveis é recorrente, sendo óbvio que as novas tecnologias permitem dispor de modelos com boa capacidade de iluminação, de utilização flexível, com baterias de longa duração, suficientemente compactas para serem transportadas num bolso de maiores dimensões, e que podem ser adquiridas por um valor módico.

A Xanes 2000lm, como o seu próprio nome indica, é uma lanterna cuja luz principal é de 2000 lumens, compacta e recarregável, com um microprocessador no seu interior, destinado a gerir o uso de energia e modos de funcionamento que são selecionados através de um único botão, de fácil acesso, e que, sendo premido sucessivamente, vai selecionando os vários modos disponíveis.

Esta lanterna, de apenas 140 x 61 x 30 milímetros e 130 gramas de peso, é construída em plástico ABS e liga de alumínio, e obedece à norma IPX4, o que permite ser utilizada à chuva, embora não se destine a usos sub-aquáticos, sendo suficientemente resistente para ser usada para partir o vidro de um veículo.

Está disponível um sistema de LED frontal do tipo OSL, com 3 modos de funcionamento, incluindo dois níveis de intensidade, o mais potente com 2000 lm, e um intermitente, com o foco a projectar-se a uma grande distância, emitindo uma luz branca e intensa, sendo visível a centenas de metros, o que ajuda a localizar o portador em caso de necessidade.

quarta-feira, março 09, 2022

Comunicações encriptadas com o Signal - 3ª parte

O Signal tem um bom desempenho, ao nível dos seus concorrentes directos, é estável, proporcionando comunicações seguras e de qualidade, mesmo quando a velocidade da Internet não é elevada, sendo óbvio que foi concebido para ser utilizado em situações complexas ou ambientes hostis, onde ultrapassa em termos de segurança rivais como o Telegram ou o Whatsapp.

Naturalmente, para que todo o sistema funcione de acordo com o pretendido, a aplicação deve ser utilizada por todos os participantes na comunicação e devem estar instaladas todas as actualizações, seja para a aplicação, seja para o sistema operativo base, para além de serem observadas as normas de segurança habituais e recorrer às configurações para estabelecer o nível de segurança e privacidade pretendido.

O Signal pode ser descarregado e instalado num dispositivo móvel da forma habitual, através de uma loja de aplicações, ou via o próprio "site", onde se podem encontrar todas as informações necessárias para a sua utilização, sendo gratuito, sem anúncios, com o custo suportado por uma fundação, com o seu uso a ser aconselhado por figuras conhecidas, como Eduard Snowden ou Elon Musk, que o usam nas suas comunicações.

Muitos dos nossos leitores, provavelmente a maioria, já utilizam ou utilizaram o Whatsapp, alguns terão recorrido ao Telegram, pelo que conhecem o funcionamento deste tipo de plataforma, pelo que se sentirão à vontade com o Signal, não obstante as particularidades desta plataforma, podendo justificar-se testá-lo, sobretudo se tiverem necessidade de contactar quem esteja em locais onde a privacidade das comunicações seja essencial.

terça-feira, março 08, 2022

Emulador de imobilizador para Td5

É possível em vez de apenas desactivar, remover completamente o imobilizador de um motor Td5, instalado num Land Rover Defender ou Discovery, substituindo-o por um emulador, um pequeno dispositivo electrónico que devolve para a centralina o tipo de sinal do imobilizador, levando-a a crer que este está instalado e operacional, quando, na verdade, foi removido.

Este procedimento pode fazer sentido caso o imobilizador tenha problemas, seja inconveniente, ou se pretenda a sua substituição por outro sistema de alarme, que, naturalmente, deve estar presente, como forma de evitar furtos, permitindo assim remover o imobilizador original, que, na opinião de muitos, tem diversos problemas, que se vão agravando com o passar dos anos e o degradar da electrónica.

A instalação tem uma parte física, que passa pela remoção da centralina de alarme e ligação do imobilizador à centralina do veículo, e uma parte lógica, que implica um processo de emparelhamento entre ambas, que passam a reconhecer-se mutuamente e a comunicar, sendo de seguir escrupulosamente as instruções do fornecedor, como forma de assegurar o sucesso da operação e evitar que o veículo fique imobilizado.

O preço total, incluindo IVA e portes a partir de Inglaterra, fica entre os 65 e os 70 Euros, podendo acrescer o valor da instalação, que deve ser efectuada por um especialista, e que necessita de um equipamento de diagnóstico compatível com os Td5, como uma Nanocom, pelo que, quem não disponha dos recursos necessários, deve contar com um valor final francamente superior.

segunda-feira, março 07, 2022

Comunicações encriptadas com o Signal - 2ª parte

Também está disponível uma versão para computadores pessoais, com sistemas operativos Windows e Linux, distribuição Debian, as quais requerem que, previamente, o Signal tenha sido instalado num telemóvel, e que podem ser descarregados do "site" oficial, onde estão disponíveis todas as informações necessárias para operar a partir das diversas plataformas.

É de ter em atenção a integração do Signal com os vários programas ou funcionalidades do equipamento, do que depende em muito as suas reais capacidades, bem como todos os parâmetros de funcionamento, selecionando o equilíbrio mais adequado a cada situação entre o desempenho, a privacidade e a segurança, o que justifica uma exploração dos menus de configuração e verificar qual o efeito e o impacto real de cada selecção e a forma como estas interagem entre sí.

No "site" encontram-se também o despiste de erros, esclarecimento de dúvidas, as novidades que vão sendo apresentadas, o sistema de subscrição, que permite contribuir para o funcionamento da plataforma e desenvolvimento da aplicação, bem como para o apoio a iniciativas, que normalmente ocorrem em países onde falar livremente tem consequências severas, por vezes fatais.

O Signal usa sempre o seu próprio protocol de encriptação, designado por "Signal Protocol", com o desenvolvimento a ser suportado por doações, o que dispensa publicidade, recorre ao número de telefone que o utilizador possui, não pede endereços de correio electrónico ou localizações, e não tem qualquer sistema de seguimento ou "tracker" que possa comprometer a privacidade do utilizador.

domingo, março 06, 2022

Adicionar "bluetooth" a equipamentos antigos - 2ª parte

Outras possibilidades de uso é conectar o C28 a umas colunas ou uma televisão, recebendo o som nuns auscultadores sem fios, devidamente emparelhados, com a possibilidade de transmitir voz caso os equipamentos utilizados suportem esta funcionalidade, caso, por exemplo de uns auscultadores com microfone ligados através do C28 a um computador pessoal.

Uma vez conectado, o C28 opera até 4 horas, podendo ser ligado, desligado e activado facilmente via botão, o que evita a necessidade de o remover, proporcionando boa qualidade de som, sem distorções de relevo, com a principal limitação a residir no facto de poder apenas comunicar com um único dispositivo, dado suportar um único emparelhamento activo, o que reduz as suas possibilidades de utilização, sendo impossível usar dos C28 para comunicar entre sí.

O C28 é construído em plástico negro, com peças metálicas, é de muito pequenas dimensões, com apenas 59.5 x 22 x 12 milímetros, leve, e de muito baixo consumo, tendo no interior uma bateria com uma capacidade de 140Amh, vindo acompanhado de um cabo de carregamento, do conector de 3.5 milímetros e do manual do utilizador.

Com um preço, incluindo portes e impostos, que fica um pouco abaixo da quinzena e Euros, o C28 é fiável, com um desempenho bastante aceitável para esta gama de preço, muito fácil de configurar e compatível com a maioria dos equipamentos que comunicam através dos protocolos suportados, podendo ser uma opção interessante para quem necessitar de um equipamento deste tipo.