sábado, maio 24, 2025

Campanha do Pirilampo Mágico de 2025

Já está a decorrer, entre os dias 09 de Maio a 01 de Junho, a campanha do Pirilampo Mágico de 2025, promovida, tal como nos anos anteriores, pela FENACERCI, a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, sendo apoiada por diversas entidades, como a Antena 1, a RTP, o banco Montepio e o Pingo Doce.

Este ano, o Pirilampo Mágico, que, desde há alguns anos é em plástico, tendo perdido o pelo que tanto o caracterizava, aparece em tons de roxo e violeta, cores associadas à sabedoria, à iluminação espiritual e à transformação que pretende introduzir num conjunto de pessoas que necessitam de apoio para obterem tudo aquilo a que têm direito.

Entre os locais onde o Pirilampo pode ser adquirido encontram-se os balcões do banco Montepio, as lojas da cadeia Pingo Doce, lojas e estações dos CTT e diversas lojas, estabelecimentos escolares e superfícies comerciais, para além das acções de rua incluídas na própria campanha.

Não podemos deixar de apelar aos nossos leitores e amigos que se solidarizem com esta iniciativa, adquirindo o popular Pirilampo, sabendo que o seu contributo será utilizado da melhor forma para apoiar o enorme trabalho que as CERCI realizam diariamente, ao longo de anos, e que necessita sempre do contributo de todos para alcançar os seus nobre propósitos.

sexta-feira, maio 23, 2025

"Rescue Drone" repetidores via drone - 1ª parte

Durante um estudo na área de comunicações de emergência, deparamo-nos com um trabalho que ilustra um dos conceitos que consideramos justificar atenção, concretamente o recurso a drones como repetidores para comunicações em situações nas quais os sistemas convencionais deixarem de operar.

Apesar de ter alguns anos, o estudo do "Rescue Drone", essencialmente um repetidor de comunicações via rádio instalado num drone, com alguma capacidade de carga e uma autonomia que se pretende a maior possível, vem demonstrar que, mesmo quando os repetidores em terra de uma dada área estão operacionais, existe a possibilidade de activar um sistema de recurso com rapidez.

As vantagens de um sistema de repetidores instalados em drones, e será de usar este tipo de dispositivo em conjuntos, de modo a que, durante o período de rotação, inevitável para troca de bateria, as comunicações se mantenham, para além de garantir uma maior largura de banda, melhor distribuição geográfica e redundância, são óbvias, com uma relação entre funcionalidades e custo muito favoráveis.

Dependendo da tecnologia utilizada, e existindo sistemas em que, embora de forma limitada e com menor desempenho, os próprios equipamentos terminais têm função de repetidor, encaminhando comunicações como um nó de rede intermédio, a possibilidade de usar outro tipo de configuração e solução está presente.

quinta-feira, maio 22, 2025

Viaturas de bombeiros voltam ao serviço após verificação - 2ª parte

Na altura, a imobilização deste lote de viaturas foi inevitável, havendo fundadas suspeitas quanto a todo o processo de modificação que, partindo de um chassis motorizado e cabinado, resulta num veículo de combate a incêndios, tendo-se, num conjunto de textos, analizado esta situação que, naturalmente, levantou várias questões quanto à qualidade do trabalho efectuado.

Era óbvio que uma inspecção de todos os veículos deste lote era necessário, mas tal passaria por um conjunto de teste muito rigoroso, que teria que incluir os "roll bar", submetendo-os a uma força compatível com a que é exercida durante um capotamento ou queda, com o reservatório de água cheios e com os típicos bonecos de teste no interior.

A expressão "verificação" usada na nota é particularmente alarmante, com pouco significado prático, e o facto de tal ter cabido ao IMT e não a um instituto especializado em estruturas, leva a crer que o processo foi, essencialmente burocrático, tendo sido verificados, por exemplo, documentos, certificações e especificações, mas não a real adequação dos "roll bar" instalados à sua função ou os testes necessários à verificação da sua valia.

No fundo, continuamos sem saber se o que sucedeu a 01 de Janeiro pode repetir-se ou se a burocracia substituiu uma testagem exigente, sendo de recear que, caso ocorra um novo acidente, a segurança dos ocupantes da viatura estará assegurada, o que, não acontecendo por falha do "roll bar", leva este assunto para o domínio crimimal, tal o grau de negligência envolvido.

quarta-feira, maio 21, 2025

Investigação sobre falha do SIRESP emitida hoje

No Jornal da Noite a ser emitido hoje, na SIC Notícias, será emitido o resultado de uma investigação sobre as comunicações de emergência verificado durante o apagão do dia 28 de Abril, do que podiam ter resultado consequências trágicas, caso coincidisse com uma vaga de incêndios ou uma catástrofe que implicasse uma vasta coordenação de meios.

Segundo elementos de várias corporações de bombeiros, o SIRESP, o sistema de comunicações que devia funcionar em caso de emergência, quanto as redes mais convencionais ficarem indisponíveis, foi o primeiro a colapsar, obrigando a utilizar métodos alternativos, como as plataformas de comunicações por IP, tipo Whatsapp.

O colapso do SIRESP é conhecido e já refletimos sobre essa lamentável realidade, mas todos os contributos e dados que possam complementar a informação disponível são essenciais, porque é absolutamente necessário que todos os residentes em território nacional tenham consciência deste problema, que consideramos de importância extrema, e exerçam pressão para que se encontre outra solução.

Não podemos deixar de aconselhar os nossos leitores a assitir ao trabalho que hoje, no Jornal da Noite, que será emitido a partir das 20:00, e que tirem as suas próprias conclusões, sobretudo num período pós eleitoral e depois de uma campanha onde assuntos tão relevantes como o socorro e a defesa foram, essencialmente, ignorados por parte da totalidade dos políticos, que têm a obrigação de apresentar a sua visão para problemas complexos e não ficar-se pelas promessas que, podendo garantir votos, não asseguram um futuro em segurança.

terça-feira, maio 20, 2025

Calças para actividades ao ar livre - 3ª parte

Na maior parte dos casos, estão disponíveis diversas cores lisas, na sua maioria adequadas ou compatíveis com uso militar, incluindo-se aqui o verde, azul escuro, negro ou amarelo escuro, bem como diversos padrões de camuflagem, estando coberta uma boa gama de tamanhos que devem ser verificados através das medidas fornecidas pelos vendedores, já que o mesmo tamanho tem interpretações diferentes em diversas partes do Mundo.

Na sua maioria, as calças deste tipo de gama média têm um acabamento razoável e os tecidos são confortáveis e de qualidade aceitável, revelando-se práticas e confortáveis, mas é patente que modelos mais dispendiosos, como os classificados como de quinta geração, são francamente melhores, o que justifica um preço que ultrapassa um pouco os cinquenta Euros e são mais adequadas para um uso mais intensivo ou profissional.

Podemo-nos interrogar se pagar os entre 10 e 20 Euros que acrescem para obter um modelo de 5ª geração em vez de um de 3ª geração se justificam, face a uma aparência bastante idêntica, mas o facto é que os detalhes são realmente distintos, começando no tecido, com uma tecnologia distinta e revestimento em teflon, protegendo melhor da chuva e sendo mais eficaz a dissipar a transpiração e finalizando nos acabamentos.

Nalguns detalhes as diferenças são óbivas, bastando analizar com alguma atenção a zona da cintura e a forma como os ajustes são efectuados, com um sistema em tecido e velcro, obviamente mais dispendioso a substituir as presilhas em borracha de modelos mais económicos, ou mesmo as presilhas para a passagem do cinto, que pode ser mais largo nos modelos de 5ª geração, para além de incluirem anilhas de fixação para acessórios.

segunda-feira, maio 19, 2025

Viaturas de bombeiros voltam ao serviço após verificação - 1ª parte

O conjunto de veículos de combate a incêndios florestais que foram retirados do estado operacional devido a suspeita de problemas nos "roll bar", as estruturas que evitam a deformação do habitáculo, voltaram a ficar disponíveis para participar nas operações de combate aos fogos.

Segundo uma nota emitida, esta decisão foi tomada após a "verificação, pelas entidades competentes, de que todas as viaturas se encontram devidamente homologadas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), cumprindo integralmente os requisitos legais exigidos para a sua circulação e utilização na atividade operacional dos bombeiros".

Estas viaturas estiveram indisponíveis durante mais de quatro meses, sendo libertadas de modo a poderem ser utilizadas no segundo período de combate aos fogos florestais, o que, sendo um reforço importante, não deixa de levantar questões, pela demora, pela ocasião e pela escassa informação fornecida quanto às verificações efectuadas.

Estamos a falar de um lote de 81 viaturas que, após um acidente ocorrido no dia 01 de Janeiro, que vitimou um bombeiro e feriu outros três, e onde a estrutura de protecção do habitáculo ficou visivelmente deformada, algo que, em caso algum, devia acontecer, levantando suspeitas quanto à qualidade do material utilizado ou relativamente à forma de instalação dos vários componentes de segurança.

domingo, maio 18, 2025

Within Temptation: The Invisible Force



"The Invisible Force" acompanha os fundadores da banda Within Temptation, Sharon den Adel e Robert Westerholt, numa visita à Ucrânia e no seu envolvimento e solidariedade com um povo que enfrenta uma guerra, consequência da invasão russa, e que continua a resistir ao inimigo há mais de três anos, superando dificuldades que muitos consideravam inultrapassáveis.

O envolvimento dos Whitin Temptation no apoio da causa ucraniana vem desde o início da invasão, sendo manifestada em concertos e em letras de canções, tendo agora evoluido para a realização de um concerto em Kiev, com o convívio com os fãs e a participação de músicos ucranianos, enfrentando as dificuldades inerentes a uma actuação numa zona permanentemente atacada.

Este documentário antecede o concerto, narrando alguns detalhes da sua preparação e o envolvimento da banda com os residentes de Kiev e com músicos ucranianos, incluindo-se aqui a banda Blind8, que foi convidada a participar na próxima digressão dos Whitin Temptation, o que pode ser complicado, dado que os jovens ucranianos podem ter que ficar no país para o defender.

Enquanto esperamos pela disponibilização de novidades e outras actuações dos Within Temptation, queremos recordar o "A Fool’s Parade", com participação de Alex Yarmak, que denuncia, igualmente, a invasão russa e salienta a extrema coragem e o sacrifício daqueles que se lhe opõe numa guerra que, ainda hoje, parece interminável.